Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Santa Catarina

Assembleia Geral Ordinária do Nucleovet aprova contas de 2020

Também foram apresentadas ações da entidade e o planejamento para o cinquentenário

Divulgação

O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) aprovou as contas do ano de 2020 em Assembleia Geral Ordinária por unanimidade. Participaram os integrantes da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, do Conselho Deliberativo e demais associados. No encontro on-line também foi feita explanação das ações do ano passado e as atividades para 2021.

O presidente do Nucleovet, Luiz Carlos Giongo, apresentou as atividades previstas para a gestão 2020/2021, com destaque para o planejamento estratégico que contempla a execução de ações de interesse da sociedade em geral, a difusão de conhecimento para o mercado e para os associados e a evolução e inovação na realização dos três Simpósios: de Avicultura, de Suinocultura e de Bovinocultura de Leite. Também integram o planejamento as obras de melhorias que estão sendo realizadas na sede da entidade e a programação do cinquentenário do Nucleovet, comemorado no dia 9 de outubro deste ano, além de outras ações.

Entre as obras na sede da entidade, estão a construção do novo campo de futebol, novo salão de festas, muros, cercas, melhorias na parte elétrica e hidráulica e adaptações para atender as normas de acessibilidade. Com a conclusão, o Nucleovet terá uma estrutura moderna que também será alugada para eventos.

Giongo lembrou que 2020 foi um ano de desafios devido a pandemia, sendo que os Simpósios foram cancelados. Neste ano, os eventos foram retomados de maneira on-line: o Simpósio Brasil Sul de Avicultura foi promovido em abril e o Simpósio Brasil Sul de Suinocultura será no período de 10 a 12 de agosto. A comissão organizadora também já planeja o Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, que ocorrerá em novembro.

Em 2020 foram realizadas diversas lives com palestras sobre temas atuais de interesse da categoria. Também ocorreu o Pig Meeting on-line. “O evento foi sucesso e também serviu como uma experiência com iniciativas on-line, sendo base para os Simpósios de 2021 que estão sendo realizados de forma totalmente digital, com feira e espaço de networking virtuais para os participantes”, relatou Giongo.

Ações sociais

Outro assunto abordado na assembleia foi as ações sociais feitas pelo Nucleovet. Foram realizadas doações de conexões de respirador cardioverssor para o Hospital Regional do Oeste; kits de diagnóstico de covid-19 para a Embrapa; pelo Pig Meeting foi destinada uma tonelada de carnes para entidades, por meio de parcerias; por meio do SBSA, com a parceria da Biovet Vaxxinova, foram doadas 85 cestas básicas (1,5 tonelada) para a Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO) e o SBSA também doou parte do valor das inscrições pagas para o HRO.

Cinquentenário

Para os 50 anos do Nucleovet está em elaboração um projeto com resgate de fotos e fatos e da história da entidade com entrevistas dos ex-presidentes e sócios, além da criação do Selo dos 50 Anos. Também está sendo programado um evento para o dia 9 de outubro, com a inauguração das obras na sede. “A realização do evento e seu formato dependerá do momento da pandemia”, frisou o presidente.

Giongo ressaltou, ainda, a organização de uma comissão para propor um trabalho na área de pet e enfatizou que o Nucleovet vem ocupando espaços na representatividade dos interesses da classe, com geração de conhecimento e ensino, posicionando-se frente a assuntos de destaque, defendendo o agronegócio e realizando campanhas pontuais.

O presidente acrescentou que é importante que os integrantes de toda a diretoria e os demais associados participem das ações e das reuniões. “Dessa forma, todos ficam cientes e comprometidos com todos os assuntos da entidade, além de poderem dar sugestões”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Notícias No Rio Grande do Sul

Prazo para adequação da área de biosseguridade das granjas de suínos esgota em 40 dias

Primeiro passo, cujo prazo está correndo, é preencher, na Plataforma de Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul, o questionário com o plano de ação, onde o próprio responsável técnico irá indicar os prazos para cumprimento de cada item de exigência.

Foto: Divulgação/Fundesa-RS

Dezenas de responsáveis técnicos de agroindústrias e de produtores independentes participaram essa semana de encontro virtual do Conselho Técnico Operacional da Suinocultura (CTOS) do Fundesa-RS. O objetivo foi esclarecer os profissionais sobre a Instrução Normativa nº 10 da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul que prevê ações na área de biosseguridade.

O primeiro prazo para o cumprimento das obrigações sanitárias previstas pela IN se esgota em 40 dias (22 de maio) e o produtor que não realizar poderá ficar impedido de alojar novos animais. “Neste encontro, esclarecemos sobre os itens que precisam ser cumpridos e cada prazo”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Suídea no Rio Grande do Sul , Gabriela Cavagni.

O primeiro passo, cujo prazo está correndo, é preencher, na Plataforma de Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (PDSA-RS), o questionário com o plano de ação, onde o próprio responsável técnico irá indicar os prazos para cumprimento de cada item de exigência. Neste primeiro momento as exigências são básicas, não havendo necessidade de grandes investimentos. “Salientamos a importância da elaboração de um plano de ação com o cronograma de adequação da granja de acordo com os demais prazos estabelecidos na instrução normativa”, explica a consultora do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos, Ildara Vargas.

Encontros Regionais

Para alcançar o maior número de produtores nas principais regiões da suinocultura gaúcha, o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Superintendência do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria vão realizar no próximo mês uma rodada de capacitações.

Os encontros vão acontecer nos dias 27, 28 e 29 de maio em Estrela, Passo Fundo e Santa Rosa e vão contar com apresentações sobre a IN10, a PDSA e biosseguridade em granjas comerciais de suínos no Rio Grande do Sul.

27/05 – Estrela (tarde)
28/05 – Passo Fundo (manhã)
29/05 – Santa Rosa (manhã)

Fonte: Assessoria Fundesa-RS

Agronegócio impulsiona desenvolvimento do Oeste da Bahia

Produção de grãos está diretamente ligada aos altos Índices de Desenvolvimento Humano e da geração de emprego e renda.

em

Referência no segmento agrícola em diferentes cenários, o Oeste baiano segue em destaque no segmento da produção de grãos com 89,9% da produção estadual e 3,3% do montante nacional. Os dados do Núcleo de Agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), revelam a soma de 9,64 milhões de toneladas de soja e milho produzidos na Safra 2022/23. A projeção para a Safra 2023/24 é que haja variação de – 9,33% no total produzido destes grãos, sendo um total de 8,74 milhões de toneladas cultivadas, em função das adversidades climáticas e fitossanitárias enfrentadas pelos produtores rurais da região.

O PIB do agronegócio baiano, totalizou R$ 88,66 bilhões em 2023 e fechou o ano com crescimento de 4,2% e participação de 21,1% na economia baiana, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). No último trimestre de 2023, verificou-se crescimento de 3,0%. Ações sustentáveis realizadas por agricultores do Oeste baiano são apontadas como importantes contribuições na diferença e crescimento dos números.

“Hoje, a Bahia é um dos estados onde mais se aplica tecnologia agrícolas. Na região oeste, acredito que cerca de 90% das nossas áreas já utilizam o Sistema do Plantio Direto, um diferencial muito grande, e os veranicos não nos assustam mais. Além de dispor de solo, sol e água, fatores diferenciados e favoráveis à agricultura, aplicamos as melhores técnicas de plantio,  incremento de boas práticas agrícolas, alto investimento em tecnologia e maquinário, qualidade das sementes utilizadas na semeadura, e técnicas de manejo cada vez mais precisas, fatores que refletem positivamente no avanço das altas produtividades e o aproveitamento máximo de todos os recursos que envolvem a cadeia de produção”, ressalta o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Investimentos que fazem a diferença no resultado da produção de estados e municípios com maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB), crescimento populacional e geração de empregos e renda. No ranking de produção nacional da soja e milho, a Bahia detém a sétima colocação, apesar da variação de -16% na quantidade de grãos produzidos em relação à safra anterior. Um exemplo disso é o PIB, em que na escala nacional, a Bahia representa 4% do montante, e a nível estadual, o oeste baiano corresponde a 10%.

Já na participação total, 44% do PIB agropecuário da Bahia é derivado da atividade praticada em sete principais municípios produtores de soja e milho no Oeste baiano: São Desidério, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Correntina, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Jaborandi. São Desidério e Formosa do Rio Preto ganham destaque também no ranking nacional ocupando posições entre os 10 principais municípios que alavancam o PIB no setor agropecuário.

A produção de grãos está diretamente ligada aos altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Os municípios que obtiveram as maiores produções de soja e milho no Oeste da Bahia, também apresentaram os maiores índices de IDH Municipal, e acima da média estadual. Barreiras e Luís Eduardo Magalhães estão entre os dez IDH’s mais altos do estado.

Outro índice com reflexo do agronegócio é o de geração de emprego e renda. Em 2023, a Bahia gerou 71.924 empregos formais, e Barreiras e Luís Eduardo Magalhães lideram isoladamente o ranking de municípios com maior densidade populacional do extremo oeste baiano. Luís Eduardo Magalhães, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ocupou o 10º lugar na geração de empregos no estado em 2022 e em 2023, ficou na 8ª posição do ranking estadual, com 3.313 novos postos de trabalho criados, como parte das 131,6 mil novas vagas de emprego em toda a Bahia no mesmo período. Já em Barreiras, foram geradas 2.346 novas vagas com carteira assinada, registrados de janeiro a outubro de 2022.

“São mais empregos e renda gerados em torno do agro com a vinda dos agricultores e de empresas de máquinas, insumos e de outros segmentos. A economia é uma engrenagem, um setor depende do outro e as cidades crescem, precisa de mais profissionais e tudo é em função da agricultura, uma atividade essencial que nesses últimos 40 anos no Oeste da Bahia tem sido fundamental para a economia. Eu tenho 70, 80 empregos diretos na fazenda, então são cerca de 70, 80 famílias, o que dá em torno de 300, 400 pessoas. E esse dinheiro vai para o comércio local. Essa é a grande questão, às vezes olhamos o número específico do agro, mas não se sabe o que ele gera de emprego e renda para toda a região. As pessoas dos grandes centros do Brasil, precisam entender o que esse setor produz e gera de renda para a economia e desenvolvimento do país”, avalia o produtor rural Douglas Orth.

Os altos números da produção agrícola comprovam que o segmento está cada vez mais impulsionando os índices positivos e o desenvolvimento da região Oeste da Bahia.

Além da Aiba, instituições como a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) e o Senar, disponibilizam mais de quatro mil treinamentos em diferentes temáticas para qualificação profissional. O resultado desses investimentos se converte em números. São mais de 72 mil capacitados e 150 envolvidos diretamente.

Desde 2022, a Abapa está conveniada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para ministrar treinamentos de coordenador e executor de aviação agrícola no Oeste da Bahia. Essa aliança não apenas demonstra a complementaridade entre os setores rural e urbano, mas também reflete um compromisso conjunto em promover a qualidade e a sustentabilidade em todos os aspectos da agricultura, seja alimentar, econômica ou social.

Fonte: Assessoria da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia
Continue Lendo

Vídeo mostra pé de soja que parece uma árvore

Capturado por um agricultor brasileiro em uma fazenda no Paraguai, as imagens revelam um pé de soja que desafia todas as expectativas, com dimensões que mais lembram uma árvore do que uma planta convencional.

em

Um vídeo surpreendente tem chamado a atenção dos internautas nas redes sociais.

Com um diâmetro e altura extraordinários, a planta exibe milhares de vagens, um espetáculo visual que claramente impressiona o interlocutor.

O agricultor responsável pelo registro expressa seu espanto diante da magnitude da planta.

Embora não seja incomum encontrar pés de soja robustos, esse exemplar em particular se destaca pela dedicação dos agricultores em mantê-lo em pé por meio de amarras. Até um cercado foi feito em volta para que animais não danifiquem a planta.

Fonte: O Presente Rural
SIAVS 2024 E

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.