Empresas App Digital Agro
Aplicativo de venda de grãos da BRF ultrapassa marca de 50 mil toneladas de insumos cadastrados
Ferramenta digital estimula a sustentabilidade e oferece oportunidade de diversificação dos negócios nas granjas.
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, está reforçando entre seus mais de dez mil produtores integrados a possibilidade de venda direta de grãos para a Companhia por meio do App Digital Agro. A plataforma permite aos criadores de aves e suínos manter controles online de produção e, em 2021, passou a oferecer um recurso para que os agricultores também fizessem cotação e venda de grãos diretamente para a BRF. Em sete meses, durante a fase de implantação da ferramenta e testes, aproximadamente 50 mil toneladas de grãos foram cadastradas por integrados na plataforma.
Além dos tradicionais milho e soja, grãos com menor liquidez no mercado também têm espaço para a venda digital. Em 2022, passado o período de testes e com mais tempo de utilização pelos produtores, o recurso ganhará ainda mais relevância, por exemplo, para quem deseja vender sorgo, de acordo com o diretor de agropecuária da Companhia para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Hugo Urso.
Culturas de inverno
O executivo explica que o sorgo e outras culturas de inverno, como triticale, também são usados na alimentação animal e têm um mercado mais restrito. “Com o aplicativo, o produtor tem na palma da mão, facilmente, a possibilidade de vender o grão direta e rapidamente para a BRF, sem perder tempo buscando compradores, por exemplo. O sorgo é uma excelente opção para que os integrados agreguem ainda mais rentabilidade ao seu negócio”, reforça Urso.
Como usar?
O uso da ferramenta é bastante simples. Em apenas três cliques o integrado consegue se conectar e fazer a comercialização dos grãos direto com a BRF. Para obter a cotação é preciso informar dados referentes ao lote que gostaria de comercializar, especificando o tipo de grão, o volume médio disponível, prazo e local preferencial de entrega. Assim que sinalizar sua intenção em negociar grãos via aplicativo, a mensagem será automaticamente enviada para o time Comercial de Commodities, que entrará em contato com este integrado para dar início à negociação.
“Esse modelo ainda é novo para os produtores, que são, em geral, tradicionais na hora de fazer negócios, mas aos poucos, testando e efetuando vendas, vimos que muitos integrados rapidamente passaram a usar a ferramenta com bom domínio dos recursos”, explica Gilson Ross, diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF, área parceira do time da Agropecuária no desenvolvimento da funcionalidade.
Hugo Urso reforça que os extensionistas da BRF, diariamente em campo, também têm auxiliado produtores a utilizar e conhecer melhor essa alternativa oferecida pelo App Digital Agro. “Pela característica do negócio, os integrados estão sempre próximos da BRF, de alguma forma, e pensando em termos de distância para enviar o grão, também com frequência estão mais perto da Companhia do que de qualquer outro comprador”, explica o diretor de Agropecuária da BRF.
Processo de venda simplificado
Um dos produtores que já utilizou o aplicativo para negociar grãos diretamente com a BRF, foi Gezo Rodrigues de Almeida, de Goiás, para venda da safrinha de milho em 2021, entre os meses de julho e agosto. Pelo app, ele comercializou cerca de 4 mil sacas. “Foi ágil, sem papelada e necessidade de coletar diversas assinaturas e sem gasto de energia para fechar o negócio”, conta Almeida, que apesar de certo receio inicial assegura que a ferramenta simplificou o processo e pretende voltar a utilizar para vender parte da safrinha no início do segundo semestre de 2022.
Portal AgroBRF
“Por meio da outra ferramenta, no Portal AgroBRF, o produtor conta, ainda, com a opção de efetuar a venda futura. Desta forma, ele pode planejar melhor o seu próprio negócio e ter a certeza da aquisição futura, por um valor previamente acordado conforme negociação e contrato fechado com o time comercial de grãos da BRF”, acrescenta Gilson Ross.
Compra Sustentável de Grãos
A tecnologia também contribui para o cumprimento de Política de Compra Sustentável de Grãos. A Companhia tem como compromisso a rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos na Amazônia e no Cerrado até 2025, que está em sintonia com uma das frentes de ação para a Companhia se tornar Net Zero até 2040. A política, anunciada em 2020, tem como foco a preservação de áreas de alta vulnerabilidade social e ambiental, com risco de desmatamento. Desde então, a BRF vem ampliando ações para gestão sustentável de toda a cadeia de grãos
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.