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ApexBrasil leva delegação recorde à Gulfood 2024, em Dubai

A maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio recebe este ano a maior delegação do Brasil. Até sexta-feira (23), 117 empresas brasileiras realizarão negócios com compradores internacionais do mundo todo.

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Foto: Divulgação

Começou a 29ª edição da Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, e uma das maiores do mundo, na última segunda-feira (19), em Dubai. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que é responsável pela delegação do Brasil no evento desde 2009, já registra recorde na edição de 2024: são 117 empresas brasileiras participantes.

Em parceria com entidades setoriais do agronegócio, a ApexBrasil organizou seis pavilhões para acomodar a delegação brasileira, além de uma série de ativações para promover a culinária nacional. Até sexta-feira (23), os exportadores terão a oportunidade de expor seus produtos para os cerca de 150 mil visitantes do mundo todo que passam pela feira, e conquistar novos mercados.

A cerimônia de abertura do pavilhão do Brasil contou com a presença da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, do diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Embaixador Alex Giacomelli, e do secretário adjunto de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Júlio César Ramos.

Repezza ressaltou a diversidade da delegação e o potencial de negócios da ação. “Essa delegação traz apenas produtos tradicionais brasileiros, já reconhecidos no mercado, como as carnes, mas também produtos inovadores, como o açaí e os pulses, que vêm ganhando cada vez mais mercado e relevância aqui no Oriente Médio”, destacou. “Nós trouxemos empresas de diversos setores, de diversos portes. Desde empresas que já exportam há muito tempo para o mercado árabe até empresas cuja primeira ação internacional está sendo a Gulfood”, acrescentou.

A Gulfood é a maior feira de alimentos e bebidas do mercado árabe, mas também recebe compradores de outras regiões, como do norte da África e da Ásia. Para esse ano, a expectativa de vendas da delegação ultrapassa US$ 2,4 bilhões.

As empresas brasileiras estão distribuídas em seis pavilhões organizados pela ApexBrasil: o nacional, multisetorial; um de bebidas; um de especiarias, grãos e cereais; e três de proteínas animais – de trading companies, de aves, em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e de bovinos, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

O gerente de Agronegócio da ApexBrasil, André Müller, destacou a relevância da região para as exportações brasileiras de alimentos e bebidas. Para o setor de carnes de aves, por exemplo, o Oriente Médio é o destino de mais de um terço do total exportado. “É uma região muito importante para as exportações brasileiras do agronegócio. A gente acaba levando todo o agronegócio brasileiro, como cafés especiais, feijões e frutas”, explica.

Culinária brasileira em Dubai

Para que os visitantes possam sentir um pouquinho do sabor dos produtos brasileiros, a ApexBrasil organizou uma série de ativações culinárias ao longo da feira. No pavilhão nacional, ocorrem diariamente três apresentações gastronômicas com degustações de receitas elaboradas com ingredientes das empresas expositoras. Já no pavilhão de bebidas, são elaborados drinks não alcoólicos, duas vezes ao dia, e café especial é servido durante todo o dia.

Nos pavilhões das entidades parceiras (ABPA e Abiec) também são realizadas degustações diárias. No pavilhão da ABPA, são servidos omelete e shawarma de frango e de pato. Já no pavilhão da Abiec, é servido churrasco com os cortes nobres de carnes brasileiras.

Além dessas atividades culinárias nos pavilhões brasileiros, a Câmara de Comércio Árabe-Brasil (CCAB), em parceria com a ApexBrasil, aderiu a agenda gastronômica da Gulfood, em que chefs de renome internacional preparam pratos halal e revelam as tendências da gastronomia mundial.

Para representar o Brasil, ApexBrasil e CCAB convidaram o chef Ian Baiocchi, eleito o melhor chef brasileiro em 2023 pela revista Prazeres da Mesa. Além de participar da programação gastronômica da feira, ele também realizará um cooking show no Pavilhão Nacional, no dia 22 de fevereiro.

O dinâmico mercado halal

Um dos destaques do Brasil na feira são as proteínas animais. Hoje o país já é reconhecido pela produção de carne halal confiável e de qualidade e tem ganhado cada vez mais esse mercado. “Só em alimentos e bebidas, o mercado Halal representa US$ 1,6 trilhões, e o Brasil tem participação crescente. Estamos falando de mais de 2,2 bilhões de pessoas que têm esse hábito de consumo, e o Brasil está se posicionando muito bem nesse segmento”, ressalta André Müller.

O gerente ressalta que o Brasil apresenta uma produção muito bem-organizada e certificada, com alto potencial de expansão. “É um dos mercados que cresce mais rapidamente e a gente, da ApexBrasil, está muito atento, sempre em parceria com o setor privado e com as entidades setoriais”, celebra.

Fonte: Assessoria ApexBrasil

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Sindiavipar critica decisão do STF sobre desoneração da folha de pagamento

Sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

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Foto: Jonas Oliveira

O Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) manifestou, nesta sexta-feira (26), sua preocupação diante da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país.

Anteriormente, esta medida havia sido aprovada pelo Congresso Nacional com ampla maioria de votos.

De acordo com o Sindiavipar, a decisão do STF responde a um pedido do governo federal e pode impactar negativamente o emprego, elevar os custos de produção, agravar a inflação e acentuar a insegurança jurídica no país.

Diante disso, o sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

Confira a nota na íntegra: 

É com extrema preocupação e profunda decepção que o Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) recebe a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país, que havia sido duplamente referendada pelo Congresso Nacional por esmagadora maioria de votos dentro do mais transparente processo democrático.

Além de ferir o princípio constitucional da equidade dos três poderes, a lamentável medida, que atende inoportuno pedido do governo federal, expõe mais uma intromissão indevida do STF em atribuições que são exclusivas do legislativo, com potencial para levar à demissão milhões de trabalhadores, restringir novas contratações, elevar os custos de produção com forte impacto inflacionário e aumentar a insegurança jurídica do Brasil, fator que já vem desestimulando novos investimentos na economia e travando o crescimento nacional.

O Sindiavipar espera que os senadores e deputados federais, representantes legítimos dos interesses e das aspirações da população brasileira, tomem as necessárias e urgentes providências para derrubar o ato infeliz do ministro do STF e restaurar a vontade soberana do Parlamento, evitando um grave retrocesso que trará desastrosos prejuízos econômicos e sociais para o país.

Sindiavipar

Curitiba, 26 de abril de 2024

Fonte: O Presente Rural
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Com presença de autoridades, 89ª ExpoZebu será aberta oficialmente neste sábado

Expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

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Foto: Divulgação/ABCZ

Será aberta oficialmente neste sábado (27), a 89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, fará a abertura da solenidade às 10 horas no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Confirmaram presença no evento o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.

A expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

A ExpoZebu deste ano ressalta a força da cadeia produtiva da carne e do leite destacando avanços da genética zebuína, a relevância dos subprodutos da pecuária, trazendo ampla gama de produtos e serviços especializados.

Além disso, evidencia para criadores, investidores, profissionais do setor, estudantes e toda a comunidade as mais recentes técnicas de produção, manejo de rebanhos, nutrição animal, inovação tecnológica e oportunidades de negócios, apresentando muito mais do que uma exposição de gado.

Esta edição conta com 2.520 animais que participarão dos julgamentos entre os dias 28 e abril a 4 de maio. A programação também inclui o 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu), o 44º Torneio Leiteiro, 38 leilões, 8 shoppings de animais, palestras educativas, workshops práticos, demonstrações ao vivo voltadas ao impulsionamento da eficiência e produtividade porteira adentro.

Além disso, atrações para todos os públicos como a tradicional Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, a 39º Mostra do Museu do Zebu e shows, o que contribui para a movimentação da economia com geração de 4.200 empregos diretos e indiretos.

O Parque Fernando Costa estará aberto para visitação durante os dias de feira das 7h30 às 22h. Especialmente neste sábado, os visitantes poderão degustar pipoca e algodão doce gratuitamente no período da manhã.

A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, Neogen, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa – Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.

Fonte: Assessoria ABCZ
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ABCZ lança campanha para valorização do produtor rural e da produção de carne e leite

Vídeos educativos serão exibidos em painéis no Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu.

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A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) inicia a 89ª ExpoZebu, maior feira de pecuária zebuína do mundo, uma campanha de valorização do produtor rural e da produção de carne e leite. Trata-se de vídeos educativos com informações importantes sobre o setor.

‘Conhecer para Admirar’ é uma série de 3 episódios com histórias de personagens que tiveram as vidas transformadas pelo agronegócio. A ABCZ também divulgará dois vídeos educativos evidenciando os benefícios da carne e do leite.  “Nós precisamos ampliar o diálogo com a população para combater informações equivocadas sobre a pecuária e agronegócio. Por isso, na campanha, mostraremos exemplo de trabalho e superação na produção rural, além dos benefícios da carne e do leite: empregos gerados, produtos e subprodutos, e principalmente as qualidades nutricionais indispensáveis para a nossa saúde. Tudo isso é fruto do melhoramento genético”, destaca o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

O trabalho desenvolvido pela ABCZ contribuiu para o desenvolvimento da genética no país. Entidade ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a ABCZ é responsável pelos registros de animais zebuínos no Brasil. Ao longo de seus 105 anos, a associação já registrou cerca de 23 milhões de animais. E esse progresso genético levou o Brasil ao topo do ranking de exportadores de carne bovina.

Os vídeos serão lançados nesta sexta-feira (26), durante reunião da Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB). Em seguida, serão publicados nas redes sociais da ABCZ e serão divulgados nos telões do Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu, por onde passam cerca de 400 mil pessoas.

Fonte: Assessoria ABCZ
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CBNA – Cong. Tec.

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