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Apesar de menor disponibilidade interna de carne suína, oferta elevada de carne bovina impede reação dos preços
Do lado das exportações o volume embarcado tem sido recorde para o início do ano, chegando a 429,3 mil toneladas de carne suína in natura no acumulado de janeiro a maio/23, superando em quase 15% os volumes do mesmo período do ano passado

A tendência de redução drástica do ritmo de crescimento da produção de suínos no Brasil foi consolidada nos últimos 5 meses de 2023, quando comparado aos últimos anos. No acumulado de janeiro a maio de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado houve um aumento de aproximadamente 2% no abate em cabeças (gráfico 1). Com números definitivos do primeiro trimestre (IBGE) e preliminares dos meses de abril e maio/23, estima-se que o crescimento da produção em toneladas de carcaças tenha sido ao redor de 1,2% somente.
A título de comparação, quando se analisa os primeiros 5 meses de 2023 em relação aos anos anteriores, nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022 o crescimento da produção em toneladas neste mesmo período foi de 8,0%, 6,9%, 9,4% e 7,3%, respectivamente, reforçando a efetiva redução do ritmo de crescimento da produção de suínos em 2023.
Gráfico 1. Percentual de crescimento/redução do abate brasileiro de SUÍNOS (cabeças) mês a mês em 2023, comparado com 2022.
Média de crescimento de janeiro a maio de 2023, em relação a 2022 ao redor de 2%.
Elaborado por MB Agro, com dados do IBGE e SIF.
Dados de janeiro a março/23 são definitivos e de abril e maio/23 são preliminares (ainda não publicados).
Do lado das exportações o volume embarcado tem sido recorde para o início do ano, chegando a 429,3 mil toneladas de carne suína in natura no acumulado de janeiro a maio/23 (tabela 1), superando em quase 15% os volumes do mesmo período do ano passado. Números parciais de exportação do mês de junho/23, publicados pela Secex, referentes aos embarques entre 01 e 16 de junho/23, indicam manutenção do viés de alta, com média por dia útil de 5.150 toneladas, com potencial para chegar próximo de 100 mil toneladas no fechamento deste mês, contra 83,6 mil toneladas de junho do ano passado.
Tabela 1. Volumes exportados totais e para a China de carne suína brasileira in natura de janeiro a maio de 2023 (em toneladas) e comparativo com o mesmo período do ano passado.
Elaborado por Iuri P. Machado, com dados da Secex.
Quando se faz o balanço comparativo entre o que foi produzido e exportado nos primeiros cinco meses de 2023 e 2022, estima-se que a disponibilidade interna de carne suína reduziu este ano ao redor de 30 mil toneladas em relação a 2022, como demonstrado na tabela 2. Esta redução, embora relativamente pequena, significa um recuo projetado de 340g per capita/habitante/ano, sendo que nos últimos anos o consumo per capita de carne suína vinha subindo acima de 1kg/habitante/ano. Com este recuo na disponibilidade interna era esperado um aumento nos preços pagos ao produtor, porém desde março/23, as cotações têm recuado, atingindo o menor patamar neste mês de junho (gráfico 2).
Para entender melhor este movimento dos preços é preciso enxergar o contexto geral do mercado de commodities em franca retração e principalmente o comportamento da carne bovina, que ao longo dos últimos anos tinha perdido muito mercado para a suína, em função da escassez e preço muito elevado. Na tabela 2 é feito um comparativo entre o balanço das carnes bovina e suína; enquanto nestes primeiros cinco meses a carne suína reduziu a disponibilidade interna em 30 mil toneladas, a carne bovina aumentou em quase 300 mil toneladas a oferta no mercado doméstico quando comparado com o mesmo período de 2022.
Tabela 2. Produção, exportação e disponibilidade interna de carne bovina e suína nos primeiros cinco meses de 2022 e 2023 e a diferença em toneladas e percentual de um ano para o outro, com o equivalente em consumo per capita ano adicionado/reduzido em 2023.
Elaborado por Iuri P. Machado, com dados do IBGE, Secex, MB Agro e SIF.
Dados de janeiro a março/23 são definitivos e de abril e maio/23 são preliminares.
Gráfico 2. Preço do suíno vivo (R$/kg), nos últimos 6 meses, nos estados de SP, MG, PR, SC e RS. Média de junho/23 até dia 16/06.
Fonte CEPEA
Este aumento de oferta de carne bovina em 2023 se deve ao aumento do abate (gráfico 3) e à redução das exportações em comparação com o ano passado. Não à toa, a cotação da carcaça bovina em São Paulo vem despencando nos últimos meses, atingindo neste mês de junho o pior patamar dos últimos anos (gráfico 4).

Gráfico 3. Percentual de crescimento/redução do abate brasileiro de BOVINOS (cabeças) mês a mês em 2023, comparado com 2022.
Média de crescimento de janeiro a maio de 2023, em relação a 2022 ao redor de 9%.
Elaborado por MB Agro, com dados do IBGE e SIF.
Dados de janeiro a março/23 são definitivos e de abril e maio/23 são preliminares (ainda não publicados).
Gráfico 4. Preço do boi gordo (R$/@), nos últimos 2 anos em São Paulo. Média de junho/23 até dia 16/06.
Fonte CEPEA/B3
Com a carne bovina mais ofertada e barata houve uma redução considerável da competividade da carne suína no atacado, pois a diferença de preço entre as duas carcaças (spread) está bem menor do que em anos anteriores (tabela 4).
Tabela 4. Preço da carcaça suína especial (SP) e da carcaça do boi gordo (CEPEA/B3) nos primeiros seis meses de 2022 e 2023, e spread entre as duas. Média de junho/23 até dia 16/05.
Elaborado por Iuri P. Machado, com dados do CEPEA.
Preço de insumos ainda em queda, mas relação de troca recua
O alento ao setor vem da queda consistente no preço dos principais insumos: milho e farelo de soja nos últimos meses (gráfico 5). Com a colheita da segunda safra de milho iniciada, e com perspectivas de volumes ainda maiores do que o esperado quanto ao plantio, as cotações deste cereal devem se manter em patamar relativamente baixo por alguns meses.
Gráfico 5. Preço do milho (R$/SC 60kg) em CAMPINAS-SP, de janeiro a junho/23 (até dia 16/06/23).
Fonte: CEPEA
Porém, é preciso ficar atento ao comportamento da safra norte-americana, já plantada e que deve ser colhida a partir de setembro. Segundo a consultoria MBAgro, a acentuada queda de preços do milho e soja no Brasil nos últimos meses é uma realidade nacional e não mundial, refletindo o momento de alta oferta diante dos entraves de armazéns e logística no país. Os prêmios nos portos foram fortemente negativados, mas os preços no mercado externo não caíram na mesma proporção que no mercado interno. Se a reação no mercado externo for consolidada pela piora da condição das lavouras norte-americanas, esse movimento deve ser acompanhado no Brasil, visto que uma eventual quebra na safra americana deve aumentar a procura pelo produto brasileiro.
Mesmo com a queda do preço do suíno nos últimos meses, a relação de troca do suíno vivo com os principais insumos que em maio/23 aumentou significativamente, recuou um pouco até meados de junho, mas se mantém acima de 5 no mercado de Minas Gerais (gráfico 6). Lembrando que uma relação de troca superior a 5 em granjas com produtividade boa, garante margem positiva na atividade.
Gráfico 6. Relação de troca do kg do suíno vivo (em Minas Gerais) com o kg de MIX milho (740g) + farelo de soja (260g), em R$/kg, de jan/21 a junho/23 (até dia 16/06/23).
Elaborado por Iuri P. Machado, com dados do CEPEA.
Esta situação não se restringe ao estado de Minas Gerais ou outros da região sudeste e centro-oeste do país, cuja cotação do suíno vivo normalmente é mais alta que os principais estados produtores da região sul do Brasil. Mesmo nos estados sulistas o mês de maio já se apresenta como um ponto de inflexão nas margens financeiras da atividade suinícolas, conforme a tabela 5, a seguir.
Tabela 5. Custos totais (ciclo completo), preço de venda e lucro/prejuízo estimados nos três estados do Sul (R$/kg suíno vivo vendido), em 2021, 2022 e janeiro a maio de 2023.
OBS: A EMBRAPA revisou os coeficientes técnicos a partir de jan/23 e as principais mudanças foram a redução da conversão alimentar de rebanho em 12%, o aumento do peso final em +14% e o aumento na produtividade das matrizes em 13%.
Elaborado por Iuri P. Machado com dados: Embrapa (custos) e Cepea (preço).
Importante destacar que os custos e a relação de troca são baseados na cotação média do mês. Porém, animais abatidos em determinado período “carregam” o custo de meses anteriores, além disso, o valor médio real de insumos estocados ou mesmo comprados antecipadamente pelos suinocultores são diferentes do “preço do dia”. Portanto, há um “delay” de alguns meses entre a queda das cotações dos insumos no mercado e o reflexo efetivo nos custos de produção.
Considerações finais
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que em um mercado com oferta crescente de carcaça bovina, cuja cotação continua em queda, não há ambiente para altas significativas no preço pago ao produtor de suínos, a menos que a oferta de carne suína reduza substancialmente no mercado doméstico. “Com as safras brasileiras recorde de soja e milho consolidadas, os olhos voltam-se para o desenvolvimento da safra norte-americana, sob ameaça climática, e cuja redução pode resultar em pressão para maior exportação de nossos grãos. Até que isso se confirme a janela de oportunidade para aquisição dos principais insumos da atividade estará aberta.”
Ele completa explicado que a acentuada queda nos custos, mesmo com preço do suíno relativamente baixo, já determina margens positivas na atividade. “Porém, além do tempo necessário para que isso se reflita no fluxo de caixa dos produtores, há um prejuízo acumulado de quase dois anos de crise, muitas vezes agravado pelo endividamento a juros elevados, que levará algum tempo para que seja compensado”, conclui.

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Governo define cronograma para destravar mercado de carbono e prevê normas até 2026
Nova secretaria do Ministério da Fazenda inicia estruturação do sistema que deve operar em 2030 e promete elevar competitividade, atrair investimentos e apoiar a transição para economia de baixo carbono.

Até dezembro de 2026, o governo pretende publicar todas as normas infralegais necessárias para a adoção do mercado regulado de carbono no país, disse na quinta-feira (27) a secretária extraordinária do Mercado de Carbono do Ministério da Fazenda, Cristina Reis.

Criada em outubro, a secretaria será responsável por estruturar o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), previsto para entrar em operação em 2030.
A secretária disse que o mercado de carbono tem potencial para gerar oportunidades econômicas, renda e redução de desigualdades, mas lembrou que não se trata de uma “bala de prata” para enfrentar a crise climática.“Essa jornada é de quase três anos no governo atual, mas é também de muitos anos de espera pela aprovação da lei do mercado regulado”, afirmou.

Foto: Juliana Sussai/Embrapa
Segundo ela, o trabalho envolve todo um ecossistema, incluindo setor público, empresas, setor financeiro, comunidades tradicionais e povos indígenas.
Cristina Reis disse que a nova estrutura tem caráter extraordinário, com começo, meio e fim, até que o governo institua um órgão gestor permanente. De acordo com projeções citadas por ela, o mercado de carbono pode elevar o crescimento adicional da economia em quase 6% até 2040 e 8,5% até 2050.
Segundo estimativas do Banco Mundial, as emissões de gás carbônico dos setores regulados poderiam cair 21% até 2040 e 27% até 2050. O preço da tonelada de carbono pode chegar a US$ 30 por tonelada, avançando para US$ 60 numa segunda fase.
Estudos
A subsecretária de Regulação e Metodologias da nova secretaria, Ana Paula Machado, informou que o governo conduz estudos e uma análise de impacto regulatório com foco em ampliar o escopo do mercado e aumentar sua eficiência. Segundo ela, o Ministério da Fazenda pretende preparar a economia brasileira para um cenário internacional em que a precificação de carbono seja considerada irreversível. “Um país como o Brasil precisa estar equipado para monitorar emissões, precificar o carbono no processo produtivo e se inserir de forma competitiva no cenário internacional”, disse.
Para ela, o Estado deve estar preparado para apoiar os agentes econômicos na transição para uma economia de baixo carbono.
Janela de oportunidade

Foto: Divulgação/Arquivo OPR
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a criação da Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono aproveita uma “janela de oportunidade” aberta com a reforma tributária. Ele explicou que o órgão integrará a estratégia do governo para fortalecer o Plano de Transformação Ecológica e modernizar instrumentos de financiamento, como o Fundo Clima.
Durigan destacou que o governo segue uma programação contínua desde 2023 para avançar na agenda de descarbonização. “A nova secretaria é um passo concreto e fundamental para que a gente estruture o mercado de carbono regulado no Brasil. Este é o primeiro passo de anos de trabalho”, afirmou.
A Fazenda avalia que a regulamentação do mercado de carbono deve estimular investimentos em atividades de baixo carbono, contribuir para a competitividade da indústria e apoiar a transição ecológica do país.
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Paraná é reconhecido nacionalmente por projeto que leva internet ao campo
Conectividade Rural conquista o Prêmio Espírito Público ao transformar a realidade de comunidades rurais com expansão de torres, inclusão digital e inovação produtiva.

O projeto Conectividade Rural, do Governo do Paraná, foi um dos vencedores da 7ª edição do Prêmio Espírito Público, do Instituto República.org, que reconhece projetos e servidores da administração pública brasileira. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27), durante a cerimônia da premiação, em Brasília.
Ao todo, a iniciativa contou contou 858 inscritos de todo o País, concorrendo em sete categorias. O Conectividade Rural ficou entre os 14 finalistas gerais e foi campeã na categoria Gestão e Transformação Digital, em que concorreu na final contra a iniciativa App Servidor, do Rio Grande do Sul.
Coordenada pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), o projeto visa melhorar a qualidade de vida de moradores de zonas rurais, impactar na produção e produtividade na atividade agropecuária e promover a democratização do acesso à internet através da ampliação da cobertura de conexão móvel em diversas regiões do Paraná.
O projeto é executado pela SEIA, em conjunto com a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, Secretaria da Fazenda e 17 órgãos estaduais e instituições do Paraná. Também envolve 15 players do setor privado, como operadoras e empresas de tecnologia, e mais seis entidades representantes da sociedade civil.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani comemorou o prêmio e destacou a importância do programa para melhorar a vida dos cidadãos de áreas rurais, e impulsionar o desenvolvimento no campo. “Conquistar uma premiação nacional como essa é motivo de orgulho, e também mostra que estamos no caminho certo para ampliar o acesso à conectividade em todas as regiões do Paraná. Esse projeto serve não só para melhorar a vida dos produtores, mas criar condições para que o agro paranaense continue crescendo com inovação”, afirmou.
Para o coordenador do projeto, Julio César Oliveira, o Conectividade Rural é uma ação que está mudando a realidade do campo. “Não é só no aspecto social, como no econômico também. Aumenta a geração de empregos, aumenta a arrecadação, e assim o PIB cresce e o Paraná prospera. Receber esse prêmio mostra que dá para fazer política pública de verdade, que transforme a vida das pessoas.”
Recentemente o projeto de ampliação móvel do Governo do Estado recebeu um aumento nos investimentos por meio do Programa de Melhorias do Sistema de Telecomunicação e Conectividade Rural do Paraná – ParanáConectado, sancionado pela lei nº 22.788/2025.
Com a nova lei, o projeto de Conectividade Rural passa a fazer parte das ações do ParanáConectado, que além de trabalhar para ampliação internet banda larga e telefonia móvel, vai possibilitar que agricultores usem de ferramentas digitais para consultar dados meteorológicos, acompanhar cotações de produtos, adquirir insumos e vender mercadorias pela internet, além de ampliar o acesso à educação e à segurança rural.
Mais conexão
O projeto de Conectividade Rural já realizou o mapeamento técnico de 980 localidades desconectadas, o que permitiu a contratação de 541 torres de internet e telefonia desde 2023, quando os trabalhos foram iniciados. Dessas, 350 torres já foram instaladas.
Com as instalações, 88 municípios de diversas regiões do Estado, receberam cobertura, desde o Litoral, com Guaraqueçaba, até o Oeste e Sudoeste, em municípios como Cascavel, Toledo, Palotina e Francisco Beltrão. Também foram contempladas cidades dos Campos Gerais (Ponta Grossa e Castro), Norte e Noroeste (Londrina, Maringá e Paranavaí), Centro-Oeste (Campo Mourão) e Centro-Sul (Guarapuava).
As estruturas beneficiaram uma série de comunidades como populações ribeirinhas, escolas rurais, comunidades indígenas, além de produtores agrícolas, áreas de cooperativas e até a região da fronteira com o Paraguai.
Para isso, o programa contou com a governança dos órgãos envolvidos e fomento via compensação de ICMS (sem uso direto de recursos públicos).
Colunistas
Produção On Farm avança com marco legal e puxa nova onda de inovação no agro
Biofábricas nas propriedades, gestão digital e conectividade aceleram o uso de biológicos, reduzindo gastos e fortalecendo a agricultura regenerativa.

O agronegócio brasileiro vive um momento de forte crescimento, conforme apontam dados do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor registrou alta de 6,49% no primeiro trimestre de 2025. O investimento no segmento também segue em expansão, alcançando R$ 608 bilhões, segundo o Boletim de Finanças do Agro, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Nesse cenário positivo, o modelo On Farm vem ganhando protagonismo por sua capacidade de gerar impacto econômico, ambiental e tecnológico. Com a aprovação do Projeto de Lei PL 658/2021 na Câmara dos Deputados, o chamado Marco Civil do Setor de Bioinsumos, a produção On Farm, passa a contar com regras claras e estruturadas. Essa regulamentação define parâmetros para a multiplicação de microrganismos diretamente nas propriedades rurais, garantindo aos agricultores o acesso a produtos de qualidade, fiscalizados e seguros para o consumidor.
Vantagens do modelo On Farm

Artigo escrito por Laerte Nogueira, Squad Leader da Everymind; e Bruno Arroyo, gerente de Marketing Estratégico da Agrobiológica.
Além da segurança jurídica, que protege o produtor e exige um cadastro simples dos biológicos multiplicados On Farm (quando para uso próprio), o modelo traz impactos diretos na agilidade do manejo. Com as biofábricas instaladas nas propriedades, o próprio produtor, com apoio de um time técnico, ganha autonomia para produzir seus biodefensivos e bioestimulantes, reduzindo custos logísticos, por exemplo.
Outro ponto importante é o avanço na qualidade dos prestadores de serviço e das empresas do segmento. A nova legislação permite que os bioinsumos sejam tratados conforme suas características, sem passar pelos mesmos trâmites burocráticos dos produtos químicos. Isso oferece ganhos significativos em registro e disponibilização de novas ferramentas biológicas no mercado.
Com a segurança jurídica estabelecida, o setor tende a atrair ainda mais investidores, impulsionando a inovação em biotecnologia e acelerando o desenvolvimento do modelo. Além disso, com a agricultura de precisão cada vez mais presente e a busca constante por produtividade, o On Farm se consolida como um grande aliado do produtor rural.
Tecnologia apoia avanço do On Farm
Nos últimos anos, a evolução tecnológica das empresas que atuam com o modelo On Farm aproximou essa produção, antes artesanal, de um padrão industrial. Produtos e processos avançam significativamente. Um exemplo são os meios de cultura para fungos, que hoje apresentam alto grau de eficiência e estabilidade.
A tecnologia está presente em todas as fases do processo, desde a biotecnologia aplicada aos meios de cultura e aos biorreatores, até a gestão completa da produção. Essa integração permite ao produtor ser mais preciso e ágil na proteção de suas lavouras contra pragas, doenças ou impactos climáticos, realizando a produção em larga escala dentro da própria fazenda.

Foto: Shutterstock
O avanço da conectividade rural também tem papel essencial nesse cenário, uma vez que a expansão das redes 4G e 5G e o uso de conexões via satélite possibilitam a coleta de dados em tempo real das biofábricas, favorecendo análises rápidas, maior controle de produção e agilidade nos processos de cadastro e fiscalização.
Além dos biorreatores cada vez mais tecnológicos, os softwares de gestão têm contribuído para otimizar a operação, tendo em vista que essas ferramentas permitem que fornecedores de meios de cultura, que são a matéria-prima para o On Farm, administrem contratos de comodato dos biorreatores, antecipem pedidos e renovem contratos com mais eficiência, integrando o campo à gestão digital.
Redução de custos
A redução de custos é um dos principais atrativos do modelo On Farm, pois o produtor precisa adquirir apenas uma pequena quantidade de inóculo para multiplicar os biológicos na própria fazenda, alcançando rendimentos até sete vezes maiores em volume. Isso reduz gastos em toda a cadeia, desde embalagens e fretes até revendas intermediárias.
Aumento da eficiência
A eficiência operacional também é ampliada, a multiplicação dos biológicos próxima à lavoura permite aplicações mais rápidas e eficazes no combate a pragas, doenças e na correção de deficiências do solo. Em algumas situações, a economia pode variar entre 45% e 60%, com respostas agronômicas altamente positivas. O uso de microrganismos benéficos tem se mostrado eficiente no manejo do solo, reduzindo a pressão de patógenos e pragas.
Impacto ambiental e desafios
O uso de insumos biológicos já é, por si só, uma prática sustentável, pois promove uma proteção natural e regenerativa das lavouras, além de contribuir para a saúde do solo. Com o Marco Legal dos Bioinsumos (Lei nº 15.070), o modelo On Farm facilita a expansão dessa prática, permitindo a produção em escala e o uso mais amplo dos biológicos.
Ao substituir manejos químicos, o produtor reduz custos e amplia o uso dos bioinsumos em frentes como o manejo do solo e controle de nematoides, além de melhorar o aproveitamento de nutrientes. Essas ações contribuem diretamente para o avanço da agricultura regenerativa no país.
No entanto, o principal desafio enfrentado pelo modelo é a formação e qualificação de equipes técnicas para operar as biofábricas com segurança e eficiência. Outro ponto crítico é a fiscalização sobre o uso e a eventual comercialização indevida dos biológicos multiplicados para uso próprio.
Por outro lado, com regulamentação sólida, suporte tecnológico e investimentos crescentes, o setor tem diante de si uma oportunidade única de unir produtividade, sustentabilidade e inovação, elementos essenciais para o futuro da agricultura nacional.



