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Apesar de ano difícil, faturamento da Coopavel cresce 10% em 2022

Essa foi uma das informações apresentadas pela diretoria durante Assembleia Geral Ordinária, na manhã desta quarta-feira, em Cascavel, na presença de cooperados e autoridades.

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Fotos: Divulgação/Coopavel

A geopolítica mundial e as oscilações de mercados fizeram de 2022 um ano particularmente desafiador ao agronegócio brasileiro. Mesmo assim, o faturamento da Coopavel no exercício foi 10% maior em comparação ao do ano anterior. Essa foi uma das informações apresentadas pela diretoria durante Assembleia Geral Ordinária, na manhã desta quarta-feira, em Cascavel, na presença de cooperados e autoridades.

“Precisamos contar com a solidez de nosso planejamento e com a estruturação e segmentação dos negócios da cooperativa para enfrentar, e com bons resultados, os desafios impostos pelo ano de 2022”, destacou o presidente Dilvo Grolli. Os principais motivos que fizeram desse um ano complicado à gestão das empresas foram os resquícios da pandemia, os reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que chega há um ano, e oscilações no mercado internacional de carnes.

O faturamento da Coopavel em 2022 foi de R$ 5,43 bilhões contra R$ 4,94 bilhões do exercício anterior. “Apesar das dificuldades, destinamos R$ 367,3 milhões a investimentos, isso representa mais de R$ 1 milhão por dia ao longo do ano passado, preparando a cooperativa para um cenário de mudanças importantes e de também oportunidades”, conforme Dilvo. O lucro obtido no período foi de R$ 103 milhões.

No último dia útil de 2022, a Coopavel tinha em seus quadros 6.968 cooperados e 7.118 colaboradores. A produção da indústria de sementes foi de 493,8 mil sacas, a da indústria de fertilizantes de 122,2 mil toneladas e a da indústria de esmagamento de soja de 263,4 mil toneladas. A indústria de rações, por sua vez, produziu 520,1 mil toneladas, o moinho de trigo 162,7 mil toneladas e as produções das indústrias de fertilizantes foliares e de produtos de higiene e limpeza, respectivamente, foram de 830 mil e 176,3 mil litros.

A AGO apresentou números detalhados do balanço patrimonial e aprovou também as metas para 2023, com projeção de faturamento de R$ 6,5 bilhões. Os principais objetivos da Coopavel para este novo ano são ampliações, melhorias e construção de novas filiais, de novas indústrias de insumos e industrialização de grãos e melhorias na estrutura organizacional e financeira.

A Assembleia Geral Ordinária elegeu, por aclamação, os integrantes do novo Conselho Fiscal da Coopavel, com mandato no ano de 2023. Os novos membros são os seguintes: Darcy Antônio Liberali, Gustavo Riepenhoff, Júnior Antônio Brandini, Luis Felipe Orsatto, Luiz Boni e Valdérico Jorge Mantovani.

Cooperação

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, participou da AGO da Coopavel e deu um recado de otimismo aos presentes: “A hora exige ainda mais trabalho e determinação. O cooperativismo é uma mola fundamental ao processo de desenvolvimento do País e o Paraná é um modelo em organização e bons resultados”. Ricken lembrou que as cooperativas do Estado têm dez mil vagas abertas e que os investimentos em novas agroindústrias, considerando outras empresas e incentivos, estão estimados em R$ 30 bilhões.

Em função de acontecimentos que afetam todo o mundo, o ano de 2022 foi realmente de dificuldades, mas mesmo assim de avanços, reconheceu o presidente da Ocepar. “Precisamos trabalhar mais em 2022 para obter o mesmo resultado do ano anterior. A Ocepar monitora inúmeros indicadores e temos cooperativas, a exemplo da Coopavel, que são altamente profissionais e registram uma trajetória de crescimento impressionante”, destacou Ricken.

Fonte: Ascom Coopavel

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Valor Bruto da Produção atingirá R$1,31 trilhão na safra 24/25

São abrangidos 19 relevantes produtos da pauta da agricultura e cinco das atividades de pecuária.

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Foto: ANPC

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou a primeira estimativa do Valor Bruto da Produção para a safra 2024/2025. O valor atingirá R$1,31 trilhão, um aumento de 7,6%. Desse montante, R$ 874,80 bilhões correspondem às lavouras (67,7% do total) e R$ 435,05 bilhões à pecuária (32,6%).

Em relação à safra 2023/2024, as lavouras tiveram aumento de 6,7%, e a pecuária avançou 9,5%.

Principais culturas

Para as culturas de laranja e café a evolução dos preços foram fatores mais relevantes nestes resultados e, para a soja e arroz foi o crescimento da produção a maior influência. Nos rebanhos pecuários foi a melhoria dos preços o mais significativo no resultado.

Considerando a participação relativas das principais culturas e rebanhos pecuários no resultado total (em R$ bilhão):

Participação relativas

O Valor Bruto da Produção é uma publicação mensal do Ministério da Agricultura e Pecuária, com base nas informações de produção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e nos preços coletados nas principais fontes oficiais.

No estudo, são abrangidos 19 relevantes produtos da pauta da agricultura e cinco das atividades de pecuária.

A publicação integral pode ser acessada clicando aqui.

Fonte: Assessoria Mapa
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Com apoio do Estado, produtores discutem melhorias na qualidade do queijo artesanal

Evento em Itapejara d´Oeste reúne produtores de leite e queijo, com objetivo de colocar o leite paranaense e subprodutos da cadeia no mercado mundial.

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Fotos: SEAB

A busca pela excelência de qualidade do queijo paranaense, desde a produção do leite até o consumidor final, foi discutida nesta quinta-feira (21) em Itapejara d’Oeste, no Sudoeste do Estado, durante o Inova Queijo. O evento reúne produtores e queijeiros da agricultura familiar da região Sudoeste e conta com apoio do Governo do Estado.

“Nossos queijos estão entre os melhores do Brasil e até do mundo, com premiações que enchem de alegria e orgulho todos nós que estamos nesta caminhada”, disse Leunira Viganó Tesser, chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento em Pato Branco.

“O Paraná é grande na produção de leite, abrigando em seu território a segunda maior bacia do País e caminhamos para ser também um dos principais produtores de queijo e derivados tanto em ambiente industrial quanto artesanal”, afirmou.

Segundo ela, o Estado tem contribuído com programas de apoio à produção leiteira e à transformação em agroindústrias, como o Banco do Agricultor Paranaense, com equalização integral de juros para financiamentos à agricultura familiar. E também ajuda na comercialização, com a regulamentação do programa Susaf, que possibilita ampliar o mercado estadual para agroindústrias familiares que demonstrarem excelência no cuidado higiênico-sanitário.

“Temos que ter em vista o mercado mundial. Ninguém vai dizer que isso é fácil. Mas todos vão concordar que é um caminho a traçar, de preferência olhando sempre em frente, que não tenha volta”, disse Leunira.

Segundo dados da Aprosud, o Sudoeste conta com 20 agroindústrias vinculadas à associação, que comercializam por mês mais de 17 toneladas do produto. Além disso, a notoriedade do Queijo Colonial do Sudoeste também está atrelada a existência de produtores em todos os 42 municípios da região.

A gerente-regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Rosane Dal Piva Bragato, destacou que o setor não é apenas fonte de emprego e renda para a região Sudoeste. “É também um símbolo da nossa identidade e tradição”, afirmou. “O trabalho em parceria e a troca de conhecimentos são fundamentais para fortalecer o setor e para abrir novas oportunidades de mercado”.

Além da prefeitura de Itapejara d’Oeste, que sediou o evento deste ano, e dos órgãos estaduais, o Inova Queijo tem em 2024 o apoio da Associação de Produtores de Queijos Artesanais do Sudoeste (Aprosud), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sebrae/PR, Vinopar e Cresol.

Indicação geográfica

Em 2023, o queijo colonial do Sudoeste do Paraná teve pedido de reconhecimento para Indicação Geográfica (IG) protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com tradição e notoriedade devido a produção do Queijo Colonial, a expectativa é que o Sudoeste do Paraná em breve obtenha o reconhecimento na forma de registro com Indicação de Procedência (IP)

Fonte: AEN-PR
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Topgen promove a segunda edição da Semana da Carne Suína no Paraná

Campanha simbolizou uma celebração de sabor, aprendizado e valorização local.

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Foto: Shutterstock

De 3 a 10 de novembro, os municípios de Arapoti e Jaguariaíva, no Paraná, se tornaram o centro das atenções para os amantes da carne suína. A Topgen, uma empresa de genética suína, com o apoio do Sicredi, promoveu a segunda edição da Semana da Carne Suína, uma campanha que celebrou a versatilidade e o sabor da proteína suína, mobilizando comércios locais e estimulando o consumo na região que é conhecida por sua forte suinocultura.

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A programação contou com momentos inesquecíveis, como o workshop exclusivo com o Chef Daniel Furtado, realizado na Fazenda Araporanga, onde açougueiros e cozinheiros da região mergulharam nas técnicas e cortes especiais da carne suína, aprendendo a explorar sua versatilidade e criando inspirações para novos pratos. Outro destaque foi o concurso de melhor prato à base de carne suína, que movimentou 15 restaurantes locais. Os consumidores participaram ativamente, avaliando as delícias e votando no prato favorito. O grande vencedor foi a PJ Hamburgueria, com um sanduíche tão incrível que os clientes já pediram para incluí-lo no cardápio fixo!

A premiação incluiu uma cesta especial com embutidos artesanais do Sul do Brasil e a oportunidade de participar do curso com o Chef Daniel Furtado, além disso, todos participantes receberam um livro de receitas clássicas com carne suína editado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), e impresso pela Topgen com o apoio do Sicredi e também um certificado de participação.

Foto: Hb audiovisual

Segundo Beate Von Staa, diretora da Topgen, a inspiração para esta mobilização veio da campanha realizada pela empresa Mig-Plus em 2022, no início da crise da suinocultura. “Naquele ano, fizemos algo simples, mas desta vez conseguimos envolver toda a comunidade. Foi gratificante ver a mobilização e os comentários positivos da população”, destacou”, finalizou.

Além de valorizar a carne suína, a iniciativa buscou incentivar o consumo local de uma proteína saudável e saborosa, mostrando aos consumidores que ela vai muito além do trivial. Assista ao vídeo da campanha e descubra mais sobre essa experiência que uniu gastronomia, aprendizado e valorização da cultura local. A ABCS parabeniza a todos os participantes e ao público que tornou a segunda Semana da Carne Suína um sucesso absoluto!

Fonte: Assessoria ABCS
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