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Apesar de ano atípico, 2020 foi positivo para o setor pecuário

De acordo com o consultor em gerenciamento de risco da área da pecuária da StoneX, Caio Toledo, este ano foi marcado por uma baixa oferta de gado disponível no Brasil

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Arquivo/OP Rural

Dois mil e vinte foi um ano muito bom para alguns e bastante desafiador para outros. Entender o comportamento do mercado foi crucial para definir em qual destes dois grupos o pecuarista esteve. Por isso, é importante que o produtor entenda o que está acontece o veja o que pode acontecer para que 2021 seja um ano melhor.

De acordo com o consultor em gerenciamento de risco da área da pecuária da StoneX, Caio Toledo, este ano foi marcado por uma baixa oferta de gado disponível no Brasil. “São dois os pontos chaves para essa baixa: a reposição e os insumos, principalmente o milho, que é basicamente 30% do custo do pecuarista”, comenta.

O primeiro ponto destacado pelo profissional quanto a reposição é a retenção de fêmeas e o ciclo pecuário. “Essa questão de alta ou baixa no abate de fêmeas vem muito envolvido com a questão do preço do bezerro e com a questão da rentabilidade da atividade da cria. Então o que podemos perceber, desde o primeiro trimestre de 2019, é que nós já tínhamos um mercado naquele momento que já se posicionava num topo de abate de fêmeas e dali em diante deveria, por si só, começar a ter uma baixa oferta de fêmeas dado que os pecuaristas deveriam reter elas dentro da fazenda, uma vez que a expectativa futura sobre o boi gordo era extremamente positiva e fora isso a atividade de cria começava aos poucos a ser muito rentável”, analisa.

Toledo explica que a alta do preço do bezerro e a possibilidade de alta da arroba tem corroborado, desde 2019, para uma retenção de fêmeas para o abate. “Ou seja, em 2020 nós já esperávamos e sabíamos que seria um mercado de baixa oferta de fêmeas disponíveis, isso é, a oferta de fêmeas nós não teríamos, nós teríamos que contar para o ano inteiro, falando em oferta, com os animais machos, uma vez que as fêmeas estariam praticamente fora do jogo”, diz.

Além disso, o consultor comenta que ao longo dos anos, de 2012 a 2020, foi possível observar uma queda na produção de bezerros de 43% em São Paulo. “Ou seja, a pecuária está saindo aos poucos do Estado de São Paulo. Se pegarmos o abate de fêmeas podemos ver ele progredindo em alguns Estados e em outros retendo, em uma dinâmica de ciclo de mercado onde o ano de 2020 nós não teríamos fêmeas. Se olharmos que a tempos também já não temos bezerro em São Paulo, tudo nos mostra que ao longo dos anos faltaria gado disponível para o abate no Estado”, afirma.

Toledo informa que hoje São Paulo acaba sendo abastecido por animais de fora, como do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. “São Paulo vive um momento crônico de falta de oferta de gado que não é algo de hoje, é algo que podemos observar de anos para trás, onde a produção de bezerros é cada vez menor. Então isso tem levado o mercado a um certo ponto que para se abastecer, principalmente os frigoríficos que estão na região de São Paulo, buscarem animais fora”, conta. Atualmente, explica, o Estado não consegue se sustentar apenas com animais internos. “Assim, se pegarmos o ano de 2020 nós tínhamos a primeira coisa que impactou muito o mercado, foi a questão de retenção de fêmeas, ou seja, não tinha animal fêmea para o abate ao longo do ano. Aí nós temos um segundo ponto, que São Paulo, em especial, tinha menos animais ainda principalmente macho, porque a pecuária tem se tornado menor, ou seja, a pecuária no Estado tem deixado de ser uma atividade como no Centro-Oeste, no Mato Grosso”, diz.

O consultor comenta que assim é possível observar ao longo de 2020 que esse problema crônico de São Paulo mexeu com o preço do bezerro. “Se a gente for olhar ao longo dos anos, desde 2011, o Estado tem uma falta de oferta de bezerros. E quanto menos bezerros a demanda acaba puxando o preço total que é pago por esse animal”, comenta. Além do mais, explica Toledo, 2020 foi um ano peculiar, onde houve uma falta de fêmeas e um bezerro com preço valorizado. “Este foi um ano em que todo mundo foi ao mercado comprar bezerro na época do coronavírus, entre maio e agosto. E 2020 foi marcado pela questão da pandemia e os impactos que ela trouxe na oferta de gado, que foi grande”, conta.

Toledo lembra que se olhar para este período de maio a agosto, é um momento em que havia muita dúvida do que iria acontecer e isso gerou um obstáculo na oferta de gado para o segundo semestre, principalmente no confinamento. “A situação deste ano foi que estava faltando gado em São Paulo, um período onde todo mundo está buscando bezerro e o boi gordo não está subindo na mesma velocidade que o bezerro”, menciona.

De acordo com o consultor, o preço do bezerro e do boi gordo futuro acabou prejudicando o pecuarista, que olhava que aquela compra não seria rentável a longo prazo, porque não havia perspectiva de melhora de preço. “Isso principalmente em maio, discutindo qual seria a demanda interno do Brasil, com muitas regiões em lockdown, não sabíamos o futuro da demanda interna”, comenta. Além disso, Toledo diz que as projeções para 2020 mostram queda nos animais confinados no Brasil. “A reposição é um entrave forte para o pecuarista e pode ser um entrave em 2021”, diz.

Quanto a reposição, ele explica que 2020 não foi um ano fácil, principalmente quanto a questão da perda do poder de compra do pecuarista. “Temos a questão da baixa oferta de fêmeas disponíveis, que por um lado interferiu muito o pecuarista, principalmente aquele que não se planejou, que foi a alta do milho”, comenta. Segundo o consultor, este ano o preço do milho acabou prejudicando o pecuarista. “Tivemos perda do poder de compra da reposição e do milho. Tudo isso acaba interferindo no mercado que refletiu na queda do confinamento”, afirma. Segundo ele, isso afetou a pecuária porque o país está vivendo um momento que não tem gado e nem fêmea disponível porque há uma redução no confinamento nesse ano. “Isso acabou trazendo o mercado para o patamar que está, mas ele vai mostrar muito do que está acontecendo na frente, porque não é somente de oferta que o preço sobe, precisamos olhar do outro lado da moeda, que são as demandas”, explica.

Comportamento do mercado externo

Lá fora, a situação foi um pouco diferente. Toledo conta que em 2020, muito mais que em outros anos, as exportações têm sido o foco principal dos frigoríficos. “Principalmente o mercado asiático”, diz. Este tem sido um ano bom para as exportações, o que também é bom para o Brasil. “Metade foi para o mercado asiático. A China é o principal mercado em questão de volume, e todos sabem os problemas de China com a questão sanitária com os suínos. Isso é bom para o Brasil”, afirma.

O consultor explica que o país asiático é um grande consumista da carne brasileira. “Mas eles não pagam a mais pela nossa carne. Eles compram cortes de menor valor agregado. A Europa é um país que compra uma carne mais cara, então é melhor o Brasil exportar carne para a Europa do que para a China”, menciona. Porém, mesmo assim, em setembro de 2020 45% do faturamento das exportações brasileiras vieram do mercado asiático. “Hoje a China acaba sendo o nosso puxador da pecuária, principalmente em relação a demanda externa”, diz.

E não somente a China, mas outro fator que ajudou 2020 foi a questão do câmbio. “O dólar teve um impacto positivo nas exportações brasileiras de carne bovina. Temos a China nos ajudando na questão externa e temos o câmbio jogando a nosso favor. O que é muito bom, principalmente a questão que temos, que é delicada, do mercado doméstico”, afirma.

Toledo acende um alerta quanto a questão do spread entre a carne que vai para a China e a carne que vai para o mercado doméstico. “Esse spread, dependendo do corte, ele já fica até no negativo, ou seja, valeria mais a pena vender aqui do que para o mercado asiático. O grande problema disso é que em algum momento pode bater no volume exportado. Então essas altas que estamos vendo nas exportações pode em algum momento se tornar uma barreira, um teto, justamente porque a carne que vende para lá acabaria sendo mais rentável vender aqui”, conta.

O consultor explica que o grande problema disso é que o Brasil não aceita volume, mas sim preço. “Hoje a demanda interna brasileira, se vermos por classes da sociedade, a classe média deixou de consumir alguns cortes enquanto as classes atrás dela voltaram a impulsionar um pouco essa conta”, comenta. Dessa forma, na demanda interna foi possível notar que o preço da carne no atacado acabou dando sustentação também para a arroba. “Temos a falta de oferta, as exportações e o preço pago pela carne no mercado doméstico jogando a favor da arroba. Eu estou falando de preço, não de volume. É importante lembrar que este ano a produção de carne bovina reduziu 17%. O mercado doméstico não necessita de tanta carne como no passado. Hoje o mercado doméstico aceita muito preço. E isso acontece por conta do impacto do auxílio emergencial nos alimentos”, afirma.

De uma maneira geral, o consultor explica que alguns pontos que geram preocupação na pecuária para o fim deste ano e o início do ano que vem é quanto a diminuição do auxílio emergencial, que foi um fator que ajudou nos preços da carne, a redução das expectativas de crescimento econômico interno e o aumento do desemprego. Já do lado externo, o que preocupa é quanto a valorização cambial, a paralização das altas contínuas dos preços dos suínos na China e a pi01ora no spread da carne no mercado interno x mercado externo, com destaque para a China.

Outras notícias você encontra na edição de Nutrição e Saúde Animal de 2020 ou online.

Fonte: O Presente Rural

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É preciso repensar a exportação de gado vivo

A exportação com valor agregado não é apenas uma escolha ética, mas uma estratégia inteligente para garantir que o país prospere de maneira sustentável no cenário internacional

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Foto: Arquivo OPR

O episódio recente na Cidade do Cabo trouxe à tona o velho debate sobre a exportação de gado vivo pelo Brasil. Enquanto a cidade sul-africana se via envolta em um odor desagradável proveniente do navio cargueiro, carregado com 19 mil cabeças de gado procedentes do Brasil, o incidente reacendeu as controvérsias em torno dessa prática.

Este não é apenas um problema local, mas um reflexo de questões mais amplas que precisam ser abordadas. O transporte de animais vivos por longas distâncias sempre esteve no centro de debates sobre ética, bem-estar animal e sustentabilidade. No entanto, o momento atual exige uma revisão mais profunda do modelo de exportação brasileiro.

A discussão vai além das fronteiras da Cidade do Cabo e alcança os campos e fazendas do Brasil. Enquanto o país mantém seu papel como um dos principais exportadores globais de gado vivo, com clientes por todo o Oriente Médio, é crucial avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais dessa prática.

O bem-estar dos animais é uma preocupação evidente. O transporte em massa, muitas vezes em condições adversas, levanta questões éticas sobre a humanidade com que tratamos os seres vivos que são parte integrante de nossa indústria agropecuária. A reputação do Brasil como um país comprometido com práticas sustentáveis e éticas está em jogo, à medida que as imagens de navios cheios de animais estressados se espalham pelo mundo.

Além disso, há a questão da imagem internacional. A exportação de carne processada em vez de gado vivo pode ser uma alternativa mais vantajosa em termos de reputação global. O Brasil precisa posicionar-se como um líder não apenas em termos de quantidade, mas também em qualidade, responsabilidade ambiental e respeito aos direitos dos animais.

Investir em práticas que agreguem valor à cadeia de produção pode ser mais benéfico a longo prazo para a economia brasileira do que simplesmente exportar grandes volumes de animais vivos. Isso proporciona uma resiliência econômica diante das flutuações do mercado e destaca o país como um produtor comprometido com a sustentabilidade e o bem-estar.

O episódio na Cidade do Cabo deve servir como um chamado à ação. O Brasil tem a oportunidade de liderar não apenas em produção, mas em responsabilidade e inovação no agronegócio. A exportação com valor agregado não é apenas uma escolha ética, mas uma estratégia inteligente para garantir que o país prospere de maneira sustentável no cenário internacional.

Para ficar atualizado e por dentro de tudo que está acontecendo na bovinocultura acesse a versão digital de Bovinos, Grãos e Máquinas clicando aqui. Boa leitura!

Fonte: Por: Editor-Chefe Do Jornal O Presente Rural, Jornalista Giuliano De Luca
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Eficiência nutricional é sustentabilidade e lucro

A jornada rumo à eficiência alimentar é de comprometimento, aprendizado contínuo e inovação constante

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Foto: Arquivo OPR

A pecuária, essencial para suprir a crescente demanda alimentar, enfrenta o desafio constante de otimizar seus processos para garantir eficiência econômica e sustentabilidade ambiental. Nesse contexto, a eficiência alimentar surge como um pilar fundamental, demandando precisão e inovação para enfrentar os desafios do presente e construir um futuro mais sustentável.

O aprimoramento da eficiência alimentar não é apenas uma busca por redução de custos, mas uma necessidade intrínseca para garantir a utilização máxima dos recursos disponíveis. Este desafio se torna mais crucial diante da demanda global por proteínas animais, onde cada grama de alimento consumido pelos animais precisa ser convertida da maneira mais eficiente possível em produtos para consumo humano.

No âmbito da pecuária leiteira, onde a pressão sobre os recursos naturais é significativa, a eficiência alimentar não é apenas uma estratégia econômica, é uma resposta ao apelo pela produção sustentável. Estratégias que envolvem o manejo nutricional, a busca por dietas balanceadas e a incorporação de tecnologias tornam-se essenciais para atingir esse equilíbrio entre produtividade e responsabilidade ambiental.

Os desafios são muitos, desde a coleta precisa de dados até a compreensão profunda da estrutura da fazenda. A implementação bem-sucedida da eficiência alimentar requer não apenas conhecimento técnico, mas também uma visão holística da propriedade, alinhada com metas claras e sustentáveis.

Os produtores, verdadeiros pilares da pecuária, enfrentam diariamente desafios complexos. A qualidade do volumoso, a gestão de custos e a questão da mão de obra são aspectos cruciais que precisam ser equacionados para que a eficiência alimentar se torne uma realidade concreta.

A precisão na implementação dessas práticas não é apenas uma estratégia, é uma necessidade para garantir o bem-estar dos animais, a saúde do negócio e a preservação dos recursos naturais. A eficiência alimentar não é um conceito abstrato, é a resposta tangível para a pecuária moderna que busca maximizar resultados sem comprometer o equilíbrio ambiental.

Diante desses desafios, é imperativo que todos os envolvidos na pecuária estejam engajados na busca constante por práticas mais eficientes. A jornada rumo à eficiência alimentar é de comprometimento, aprendizado contínuo e inovação constante. Ao enfrentarmos esses desafios com resiliência e determinação, estamos não apenas construindo um setor mais eficiente, mas também um futuro mais sustentável para a produção pecuária.

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Fonte: Por: Editor-Chefe Do Jornal O Presente Rural, Jornalista Giuliano De Luca
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Coasul: A ascensão silenciosa de uma gigante cooperativa

Trajetória meteórica da cooperativa destaca não apenas seu impressionante crescimento financeiro, mas também sua capacidade de inovação e adaptação em um mercado altamente competitivo

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Foto: Divulgação

Longe dos holofotes que tradicionalmente iluminam as grandes cooperativas brasileiras, uma nova gigante vem silenciosamente tomando forma. A Coasul, com sede na cidade de São João, no Sudoeste do Estado, tem experimentado um crescimento que desafia até mesmo gigantes consolidadas como Lar, Coamo, Aurora e Frimesa.

Em 1996, quando a cooperativa experimentou sua primeira aceleração, a Coasul contava apenas com seis unidades de negócios. Hoje, esse número multiplicou-se para 96. Os anos entre 2010 e os dias atuais marcaram um segundo boom, período em que seu faturamento disparou 15 vezes, saltando de R$ 360 milhões para R$ 5,64 bilhões.

A trajetória meteórica da Coasul destaca não apenas seu impressionante crescimento financeiro, mas também sua capacidade de inovação e adaptação em um mercado altamente competitivo. Atuando fortemente em 32 municípios, onde é líder em negócios agropecuários, como soja, milho, trigo, feijão, rações para bovinos e produção de frangos, a Coasul emerge como uma força a ser reconhecida não apenas no cenário regional, mas também no panorama nacional do cooperativismo agropecuário.

O jornal O Presente Rural entrevistou com exclusividade o vice-presidente da Coasul, Paulo Roberto Fachin, que compartilha detalhes sobre as estratégias adotadas pela cooperativa para consolidar sua presença entre as gigantes do cooperativismo brasileiro.

“A Coasul surgiu em 1969 para resolver o problema de comercialização do excedente de trigo produzido na região. A cooperativa permaneceu pequena até 1996, com apenas seis unidades de negócios. A Coasul era pequena, mas estava capitalizada, diferente de outras cooperativas da região, que no final dos anos 90 começaram a deixar de existir. Foi a partir de 1996 que começamos a adquirir mais unidades de negócios e a Coasul começou sua expansão”, conta o vice-presidente Fachin.

Nos anos seguintes, a cooperativa ganhou terreno e cooperados. O volume de negócio aumentava e a Coasul já se destacava em industrialização de rações, mas ainda faltava alguma coisa. Em 2010 foi inaugurada então a unidade para beneficiar frangos de corte, aproveitando o know-how e a estrutura de avicultores que anos antes haviam ficado desamparados com a falência de antigas integradoras.

A partir de 2010, revela o presidente, a Coasul entrou em sua segunda e mais acelerada fase de crescimento. “Desde o início a Coasul já enxergava que a industrialização era o caminho, tanto que fomos uma das fundadoras da Sudcoop, que hoje é a Frimesa. Éramos muito pequenos na época, então a Sudcoop acabou ficando apenas com as cooperativas do Oeste. Por não termos continuado na Sudcoop, em 2010 a Coasul inaugurou sua indústria de frango. Isso foi um dos motivos que aceleraram nosso crescimento”, explica Fachin.

Hoje a Coasul abate 165 mil frangos por dia, cinco dias por semana, e comercializa sob a marca LeVida. Mas não penas o frango foi responsável por tirar a Coasul de um faturamento de R$ 360 milhões para R$ 5,64 bilhões em 2023. A produção de grãos e a indústria de rações para bovinos também se agigantava. Atualmente a Coasul produz 27 mil toneladas de ração por mês, consolidada entre as maiores indústrias do segmento no Brasil, e tem sob seu guarda-chuva o cultivo de aproximadamente 350 mil hectares de grãos.

“A partir de 2010 entramos em uma ascendente também em grãos e rações e nosso faturamento cresceu 15 vezes nesse período. Foi um ritmo de crescimento mais rápido do que muitas grandes cooperativas. Crescemos em área de ação, mas especialmente em participação de mercado. Temos como métrica ser líder onde estamos presentes para depois pensar em expandir para outros municípios, temos que ter o maior market share onde atuamos, isso reduz nossos custos operacionais. Quanto mais produtores a Coasul atende, mais dilui seus custos. Com essa receita fomos agregando cooperados. Hoje temos 200 mil hectares de soja, 60 mil hectares de trigo, 35 mil de feijão safrinha, que é produzido após a soja, e 50 mil hectares de milho nas duas safras, entre grãos e silagem.

O COOPERADO CRESCE PARA A COOPERATIVA CRESCER

Ter mais de 16 mil cooperados produtores de grãos exigiu da Coasul a formação de um vigoroso time de assistentes técnicos para o homem do campo. O vice-presidente explica que fortalecer a profissionalização é também uma das chaves para o crescimento. Isso porque a proposta da Coasul, explica Fachin, é não apenas fortalecer a cooperativa, mas fomentar o crescimento do próprio cooperado “ao menos no ritmo de crescimento da cooperativa”.

“Nossos produtores recebem assistência técnica especializada, Do total de cooperados, 12,5 mil são pequenos produtores, que têm assistência técnica constante. A Coasul tem um departamento técnico robusto, unidades de negócios próximas do cooperado, temos investido em treinamento e em pesquisas em nosso campo experimental onde desenvolvemos as melhores práticas agrícolas. Temos investido na conservação de solo, que é o maior patrimônio do cooperado. Tudo para ele crescer. A Coasul cresce sem perder a essência da valorização do pequeno e fazer ele produzir cada vez mais. Nossa preocupação é expandir o cooperado, não a cooperativa. Ele tem que crescer ao menos no ritmo do crescimento da cooperativa”, aponta.

FIDELIZAÇÃO

Outra fonte para a trajetória meteórica de crescimento da Coasul é a estratégia de fidelização que a cooperativa adota, premiando aqueles que fazem mais negócios. A novidade é que o produtor acompanha por um aplicativo em tempo real quanto vai receber de volta no fim do ano.

“Queremos que o produtor tenha retorno financeiro com suas atividades. A gente começa o ano garantindo sobras mínimas. Por exemplo, garantimos R$ 2 para cada saca de soja comercializada. Se o produtor vender mil sacas, já entra no app e sabe que tem garantido R$ 2 mil no fim do ano. Se o produtor estiver dentro do nosso no programa +coop, garante mais R$ 1,20 para cada saca. Se for do Pronaf, garante mais R$ 1,50. Ou seja: ele pode ter até R$ 4,70 de volta por cada saca vendida. Cada cultura tem sua regra, cada atividade agro tem sua regra definida para garantir esse retorno ao produtor”, exemplifica.

Outro ponto importante para a cooperativa, explica Fachin, é a remuneração do capital social, que precisa, segundo ele, ser bastante clara para garantir fidelização dos produtores.

“Esse ano a Coasul garante que ganho do capital social vai ser de 10%. Isso gera um grau de pertencimento ao produtor, tem que participar do resultado de forma clara e transparente”, frisa. Para 2024 a Coasul espera entregar R$ 80 milhões em sobras.

Quanto mais trabalha com a Coasul, mais ganha. “O produtor que realiza todas as operações na Coasul recebe de volta, facilmente, R$ 1,2 mil por alqueire. É uma estratégia de sucesso para aumentar a fidelização. Quanto mais transparência nas sobras e participação no resultado financeiro, maior é nossa fidelização. Quanto mais distribuímos, mais crescemos”, aponta o vice-presidente da Coasul.

DO TIME DAS GIGANTES

Ao seguir uma trajetória que transcende os padrões convencionais do cooperativismo, a Coasul destaca-se como uma história inspiradora de resiliência, inovação e comprometimento. Enquanto as grandes cooperativas tradicionais continuam a dominar os holofotes, a Coasul emerge como uma força silenciosa, mas inegavelmente poderosa, consolidando seu lugar no seleto grupo das gigantes do cooperativismo brasileiro.

NÚMEROS DA COASUL

16.397 associados

3.650 funcionários

Recebimento de 22 milhões de sacas de grãos

Faturamento de R$ 5,64 bilhões

UNIDADES DE NEGÓCIOS

39 Unidades de Recebimento de Grãos

40 Lojas de Insumos/Entrepostos

Abatedouro de Aves

2 Fábricas de Rações

Unidade de Beneficiamento de Sementes

3 Supermercados

8 Postos de Combustíveis

TRR de Combustíveis

Transportadora de Cargas

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Fonte: O Presente Rural
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