Vídeos Voz do Cooperativismo
Aos 14, cooperativista; agora, presidente visionário: a história e os planos de Elói na Copagril
O menino que desde os 14 anos cresceu respirando a filosofia do cooperativismo virou o presidente de uma das mais tradicionais cooperativas do agronegócio brasileiro. Elói Darci Podkowa ascendeu exercendo cargos de liderança e chegou à presidência da Copagril há pouco mais de um ano, buscando uma forma mais eficiente de gestão, tanto na área administrativa quanto na agropecuária. A Voz do Cooperativismo foi até a sede da Copagril, em Marechal Cândido Rondon, PR, para ouvir a história de Podkowa e seus planos para melhorar o desempenho da cooperativa e prepara-la para o futuro.

Expedição Suinocultura
Expedição Suinocultura revisita a história do setor no Paraná | Episódio 2

Da tradição às grandes transformações, a suinocultura paranaense carrega uma história feita de trabalho, coragem e visão de futuro.
Neste segundo episódio da série *Expedição Suinocultura: Rotas do Brasil – Paraná*, revisitamos as origens da atividade no Estado e mostramos como o conhecimento, a organização e o espírito cooperativo moldaram uma das cadeias produtivas mais sólidas do agro brasileiro.
De *Itapejara d’Oeste* a *Quatro Pontes*, passando por granjas familiares e propriedades que cresceram junto com o Paraná, a Expedição mostra as pessoas que fizeram da suinocultura muito mais do que uma atividade econômica — um legado de gerações.
Assista agora e descubra como a história da suinocultura paranaense se confunde com a própria história do desenvolvimento rural do Estado.
📺 *Inscreva-se no canal de O Presente Rural* e acompanhe todos os episódios da série documental.
Entrevistas
Ceva reúne mais de 140 profissionais no 8º Fórum de Abatedouros em Toledo

Com foco em inovação, biosseguridade e eficiência, o 8º Fórum de Abatedouros Ceva reuniu mais de 140 profissionais da cadeia avícola em Toledo (PR). O evento destacou os principais desafios e soluções do setor, abordando temas como condenações sanitárias, uniformidade de lotes e doenças respiratórias, além de apresentar o programa Genesys, voltado à melhoria de processos industriais.
Segundo Tharley Carvalho, gerente de marketing da Ceva, o objetivo é “reunir toda a cadeia produtiva para discutir soluções práticas e fortalecer a avicultura brasileira”.
Suínos
Congresso da Abraves 2025 celebra avanços e aponta novos caminhos para a suinocultura brasileira
O encontro técnico-científico reuniu cerca de 1,5 mil profissionais, entre veterinários, pesquisadores, produtores e estudantes, para discutir o futuro do setor sob uma nova ótica: eficiência com qualidade e sustentabilidade.

O Congresso Nacional da Abraves 2025 confirmou que a suinocultura brasileira vive um momento de transformação. Realizado em Belo Horizonte (MG), o encontro técnico-científico reuniu cerca de 1,5 mil profissionais, entre veterinários, pesquisadores, produtores e estudantes, para discutir o futuro do setor sob uma nova ótica: eficiência com qualidade e sustentabilidade.
Durante quatro dias, palestrantes nacionais e internacionais apresentaram pesquisas, inovações e experiências práticas em áreas como nutrição, manejo, reprodução, sanidade e bem-estar animal. O consenso foi claro: eficiência produtiva não é apenas aumentar números, mas produzir com responsabilidade, inovação e cuidado com o meio ambiente.
Além da programação técnica, a feira de negócios movimentou o congresso, reunindo empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva, fortalecendo parcerias e ampliando o espaço para troca de conhecimento e inovação.
Para a presidente da Abraves-MG, Fernanda Almeida, anfitriã do evento, o momento é de maturidade: “Vivemos uma fase áurea da suinocultura brasileira, preparada para novos desafios e novas formas de pensar eficiência”, enalteceu.
📍 A próxima edição, o 22º Congresso da Abraves, já tem destino certo: Campo Grande, em 2027.



