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Empresas Saúde Animal

Ano de transformação Polinutri

No ano em que se comemorou seus 30 anos de atuação no mercado, a Polinutri, empresa especializada em saúde e nutrição animal, remodela sua atuação para atender ainda mais e melhor

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São Paulo, 20 de dezembro de 2019 – 2019 entrou para os anais da história da Polinutri, empresa especializada em nutrição e saúde animal presente na vida dos produtores rurais há três décadas. A companhia iniciou o ano de forma revitalizada apresentando para o mercado sua nova estratégia de comunicação e na sequência mais um importante anúncio, a chegada do novo diretor-presidente, o primeiro profissional a assumir a companhia sem vínculo societário.

Mas, para chegar até este ponto, não foi uma decisão do dia para a noite conforme explica o gerente de marketing da Polinutri, Luís Gustavo Lemos. “Costumo dizer que a revitalização da marca foi a cereja do bolo, pois ela contempla a parte final de dois anos de planejamento e estudo de mercado que apontaram inúmeros direcionadores. Entendemos que os padrões atuais de consumo do mercado de nutrição e saúde animal estão em mudança, onde produtos rapidamente se transformam em commodities, com os grandes players do mercado operando em níveis tecnológicos muito similares e a relação efetiva com o parceiro se torna o fio condutor para a realização dos negócios. Um nível de compromisso que não está atrelado somente aos resultados zootécnicos e econômicos, mas ao compromisso real com a cadeia de valor do cliente”, salienta Luís Gustavo e completa: “Está implícito no slogan ‘Juntos Vamos Mais Longe’ que a Polinutri quer ser a melhor parceira na nutrição e saúde animal, inserida de forma ativa nos negócios de nossos clientes.”

Todo este trabalho de posicionamento apresentado em janeiro foi coroado com a chegada do diretor-presidente da Polinutri, Paulo Roberto Andrade, executivo com vasta experiência de mercado que assumiu a governança da companhia em março. “Este foi um ano importante porque marca um novo momento de profissionalização da companhia, acompanhado pelos 30 anos de fundação”, inclui o diretor-presidente.

De acordo com ele, em 2019 a companhia deu seus passos objetivando a criação de um ambiente de negócios capaz de introduzir melhorias em todos os processos das operações Polinutri. “Houveram melhorias estruturais, para que as operações passassem a ser mais leves e menos hierárquicas, com a entrega de respostas ainda mais rápidas para os clientes”. Além disso, destaca Paulo Roberto de Andrade, foi um ano de revisão de todos os processos chave, visando identificar desafios e oportunidades em termos de custo, venda, qualidade e atendimento ao cliente. “Existe um grande movimento dentro da organização para torna-la mais jovem, dinâmica e responsiva, sem abrir mão dos valores fundadores e amplamente reconhecidos pelo mercado: qualidade, seriedade e entrega da promessa, ou seja, o compromisso assumido com o mercado ao longo desses 30 anos.”

É importante mencionar que em 2019 a empresa esteve presente em mais de 30 eventos entre congressos, seminários e exposições como forma de fortalecer seu novo posicionamento. Já para 2020, a expectativa do diretor-presente é aumentar o faturamento. “Este será o grande desafio para o próximo ano”, aponta Paulo Roberto de Andrade.

Uma linha inovadora de pensamento. Adequação do posicionamento técnico e comercial deram o tom da Unidade de Negócios Aquacultura Polinutri em 2019. Quem fala sobre os trabalhos que desencadearam esta nova estrutura é o líder da BU, Aldo Barbugli. “Foi um grande esforço coletivo, já que a linha destinada para peixes e camarões precisava de um novo olhar. Revisamos a estruturação fabril e desenvolvemos novas linhas de produtos capazes de gerar resultados expressivos tanto para empresa quanto para os produtores”, discorre.

Ele destaca que o resultado deste projeto foi extremamente positivo e passou, uma boa parte, pelo estudo de novos ingredientes, entendendo as necessidades de cada mercado através de pesquisas realizadas mundo afora. “Os ganhos foram excelentes, por isso fizemos lançamentos importantes, tais como: Aquanat, Aquanat Inverno, Essential Fish e Natus, uma reforma completa no portfólio”, desenha Aldo.

Sobre 2020, Aldo é enfático: “Estamos otimistas, mas com os pés no chão. Isso porque o agronegócio vai bem e o produtor está capitalizado podendo pagar as dívidas do passado. Outro dado importante está na diferença menor da faixa de preço entre a carne de peixe e o boi, podendo impactar de forma positiva o consumo de peixe em 2020, mesmo a proteína não fazendo parte da cesta de compra dos consumidores brasileiros. Creio que será um ano positivo para o peixe. O camarão se manterá no mesmo patamar”, conclui.

Novos caminhos, promessas concretizadas. A Unidade de Negócios Avicultura Polinutri também foi motivo de comemoração em 2019. Lucielma Holtz, gerente da operação, salienta que a unidade cresceu ampliando sua penetração de mercado no âmbito nacional e internacional apoiada na chegada do novo CEO, através de mais flexibilidade nas negociações e melhorias no atendimento ao cliente. “Já internamente, aceleramos o trabalho de reforço de marca, através de nosso slogan ‘Juntos vamos mais longe’, realizamos novas contratações para aumentar a cobertura de mercado, além da redução dos custos operacionais”, reforça Lucielma.

A gestora salienta a importância da presença da Polinutri nas feiras e eventos ligados à avicultura. “Estivemos presentes nas melhores feiras do Brasil e avaliamos a importância de encontrar com clientes e trocar experiência, além de apresentar nossas novidades com expectativas de fechamento de negócios, as feiras e eventos de 2019 abriram leques de oportunidades.”

Para 2020, a gerente vê com otimismo o setor, uma vez que com o crescimento das exportações de aves haverá aumento de investimento nas infraestruturas dos galpões para obter melhores resultados de campo. “Daí entra a Polinutri, entregando resultados econômicos e zootécnicos para os avicultores. Isso porque, além dos produtos contamos com uma equipe preparada para atender todas as necessidades do produtor em 2020. Esperamos crescimento de 15% em faturamento por meio de uma estratégia robusta para trazer a lucratividade esperada”, completa.

Ano bom para a suinocultura. Aumento das exportações e a melhora do preço pago ao produtor iniciado em setembro deste ano conduziram as operações da Unidade de Negócios Suinocultura da Polinutri. Somado ao cenário positivista, a divisão ao longo de 2019 fez frente a diversos encontros técnicos e exposições com a missão de contribuir tecnologicamente com o mercado. Além disso, apresentou novos produtos em parceria com a Liprovit.

Proteína vermelha e branca. Um setor com margens apertadas que requer atenção econômica e zootécnica. Este é o fio condutor da Unidade de Negócio Ruminantes da Polinutri, área gerenciada por Alexandre Siqueira, profissional que comemora o ano pelo crescimento acima das expectativas. “Tivemos um crescimento de 34% em comparação a 2018”, comemora.

Dentro de um mercado acirrado devido ao volume de empresas do mesmo segmento, ele salienta que este desempenho ocorreu pelo compromisso da companhia de entregar produtos e assistência capazes de atender as reais necessidades de cada um de seus clientes. “Em 2019 confirmamos que estamos no rumo certo, passo a passo fidelizamos e conquistamos novos clientes que reconheceram na Polinutri uma excelente parceira para sucesso de seus negócios seja na pecuária de corte ou de leite”, inclui e prevê ritmo melhor ou igual para 2020. “Teremos mais contratações para atender este crescimento sustentável que a unidade de negócios vem obtendo”, confirma Alexandre Siqueira.

Dedicação voltada para criadores e hobbistas. Pegando carona nesta tônica o Gerente da Unidade de Negócios Aqua Ornamental, Guilherme Gonçalves analisa as operações de 2019. “Em 2019 reestruturamos a linha Cor & Cria, destinada aos criadores de peixes ornamentais, oferecendo uma nutrição mais robusta e completa, proporcionando maior desenvolvimento e qualidade de vida aos peixes”, salienta.

O profissional destaca que o ano também foi importante para o desenvolvimento do setor pelo variado número de eventos voltados ao Aquarismo, o que contribuiu para maior visualização do segmento e valorização do hobby. “O mercado se manteve aquecido, notou-se um aumento na produção de peixes, consequentemente demandada pelo mercado consumidor, que por sua vez impulsionou as vendas de rações e equipamentos”, salienta.

Presente nas principais exposições de peixes ornamentais do país, eventos técnicos do segmento e feiras internacionais, Guilherme enfatiza que desta forma a Polinutri reforçou seu interesse e tecnologias presentes em seu portfólio. “Foi de suma importância nossa presença fomentando o Aquarismo e fortalecendo o hobby no Brasil.”

Já para o próximo ano as expectativas se mantem positivas. “A expectativa são as melhores, apresentaremos para o mercado a nova linha de produtos – Chronos Fish – direcionado para o mercado varejista. É um produto que carrega a excelência Polinutri, testado e aprovado por criadores e hobbystas profissionais”, completa Guilherme.

Fonte: Assessoria

Empresas Avicultura moderna

Evonik discutiu nutrição de aves mais precisa para melhor desempenho, bem-estar e sustentabilidade em Punta del Este, Uruguai

Especialistas destacam metionina e suas diferenças em produção, pureza e segurança de abastecimento com seus impactos nos resultados em campo

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Uma redução dos níveis de proteína bruta em dietas de aves modernas é uma das tendências mais importantes da nutrição animal. Entre o benefícios desta iniciativa estão um menor custo de formulação, o atendimento das exigências das linhagens genéticas atuais e uma redução da excreção de nitrogênio com a consequente redução do impacto ambiental da produção, explicou o diretor Técnico da Evonik, Victor Naranjo, no estande da empresa, que participou do OVUM 2024, o 28º Congresso Latino-Americano de Avicultura, realizado em Punta del Este, no Uruguai.

Nesta estratégia, que prevê uma nutrição mais precisa, a formulação compreende níveis mais elevados de aminoácidos industriais na mesma medida em que se reduz os níveis de proteína. Assim, para o especialista, existem oportunidades de alcançar uma nutrição mais precisa em níveis de aminoácidos e proteína com utilização de aminoácidos industriais. “Entretanto, essa implementação exige uma abordagem holística, que é uma nutrição com níveis adequados de aminoácidos”, pontuou Naranjo.

O diretor de Marketing Estratégico de Essencial Nutrition da Evonik na América Latina, Nei Arruda, destaca a importância da formulação com metionina, que é o primeiro aminoácido limitante em dietas para as aves. “Se 70% deste requerimento vem da soja e do milho, os outros 30% devem vir de fonte suplementar. E uma maneira de otimizar a fonte de metionina é através da biodisponibilidade, que contribui para atender esta exigência de forma mais econômica”, disse o especialista.

Segundo ele, é necessário estar atualizado com relação aos requerimentos das aves e entender as condições atuais de produção, de mercado, dos custos da dieta para atingir maior eficiência alimentar e melhor conversão alimentar. “Assim, precisamos estar atentos aos requerimentos primeiro, depois aos ingredientes e a biodisponibilidade”, disse Arruda no estande da Evonik em Punta del Este.

DL-Metionina

Uma série de estudos realizados em diversos países mostra que, entre as fontes disponíveis de metionina, a DL-metionina é 100% disponível para cobrir os requerimentos de metionina e de cisteína, o que é especialmente importante. Aves em desafios terão uma necessidade maior de cisteína e antioxidantes e, neste caso, esta fonte de metionina já atende esta necessidade.

Outro benefício da cisteína é que ela contribui para um bom empenamento das aves. Considerando que a pena protege a pele do animal, ela ainda contribui para redução de perdas por lesões de pele. Quando trabalhamos com bioeficácia, a DL-metionina nos permite saber com precisão o requerimento de metionina e cisteína porque estudos comprovam que ela é 100% disponível.

Disponibilidade

O gerente de Negócios da Evonik, Felipe Chagas, salienta que, apesar de a metionina ser considerada uma commodity pelo mercado, os nutricionistas precisam estar atentos porque nem todos os produtos são iguais. “Os processos de desenvolvimento e fabricação de produtos são diferentes entre as empresas. Eles envolvem ensaios de qualidade, pureza de produto e até a disponibilidade do produto ao mercado, entre vários outros fatores que impactam diretamente os resultados em campo”, afirmou.

Chagas ressalta a importância de se conhecer bem cada ingrediente na ração. “É crucial que o nutricionista saiba exatamente quais nutrientes está formulando na dieta, porque, mesmo falando da metionina, o nosso padrão de qualidade é diferenciado, temos que considerar a bioeficácia de cada produto. E no caso da DL-Metionina, a nossa tem um padrão de pureza diferenciado”, disse o especialista direto do estande da companhia em Punta del Este.

O vice-presidente Regional da Evonik para as Américas da Linha de Negócios Nutrição Animal, Paulo Teixeira, enfatiza a questão do fornecimento de produtos lembrando que a empresa tem cinco plantas de metionina espalhadas em diferentes continentes, como o americano, o europeu e o asiático, como estratégia para assegurar o abastecimento. “Temos duas plantas na Antuérpia, na Bélgica, mais duas em Cingapura e outra nos Estados Unidos. Nosso processo de fabricação ocorre por meio de reações químicas, ou seja, não é um bioaminoácido”.

Fonte: Assessoria
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Empresas

Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos

Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.

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Fotos: Giracom

A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.

Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.

Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.

Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.

Porta-voz da Granja Antunes, Norberto Lemo: “Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”

Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.

“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.

Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.

Fonte: Assessoria Ceva Animal
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Empresas Criando o sucesso juntos

Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024

A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável

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Fotos: Divulgação Aviagen

As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.

Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.

Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação

O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.

Manejo inicial de frangos de corte

O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.

Impacto da melhoria da sustentabilidade genética

O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.

“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.

Fonte: Assessoria
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