Bovinos / Grãos / Máquinas
ANCP lança programa de acasalamento inteligente para modernizar a pecuária
Ferramenta ANCP PAG alia tecnologia e ciência genética para apoiar decisões estratégicas de criadores e elevar a evolução dos rebanhos.

Em um marco que celebra três décadas de dedicação à ciência e inovação no campo, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) anuncia o lançamento do ANCP PAG, seu programa de acasalamento inteligente. A ferramenta foi projetada para transformar dados em decisões estratégicas, aliando praticidade no manejo diário com máxima precisão na seleção genética.
Desenvolvido para atender às necessidades reais do Pecuarista moderno, o ANCP PAG é uma solução tecnológica robusta e intuitiva que promete levar a evolução dos rebanhos a um novo patamar. A plataforma é fruto de uma parceria estratégica com a Softsystem, empresa com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de softwares para o Agronegócio na América Latina.
“A Softsystem apresenta a plataforma SoftTauros, que se torna o sistema oficial de acasalamentos da ANCP. A ferramenta foi projetada para oferecer aos criadores e técnicos uma experiência de uso simplificada, segura e precisa, acessível na palma da mão, seja em notebooks, tablets ou celulares.”, disse Cláudio, Humberto de Almeida Gomes Ceo e proprietário da SoftSystem.
“O ANCP PAG é a materialização do nosso compromisso de 30 anos: traduzir a ciência em resultados palpáveis para o criador”, afirma Cristiano Botelho, CEO da ANCP. “Esta ferramenta não apenas otimiza o processo de seleção, mas auxilia o Pecuarista a tomar decisões genéticas com uma confiança e uma base de dados que antes eram impensáveis no manejo do dia a dia. É a evolução no curral.”
Com a nova plataforma, os pecuaristas poderão:
Selecionar matrizes com precisão, definindo o destino reprodutivo de cada animal com base em dados genéticos completos.
Visualizar touros com profundidade, acessando avaliações genéticas detalhadas e genealogia.
Planejar acasalamentos com eficiência, utilizando relatórios prontos e gráficos de evolução safra a safra.
Comparar resultados para promover a melhoria contínua da média do rebanho.
O acesso à plataforma será disponibilizado pelo site oficial da ANCP no endereço ancppag.com.br. Para garantir que todos os associados extraiam o máximo potencial da ferramenta, a ANCP promoverá um treinamento exclusivo. As vagas são limitadas e a inscrição é obrigatória. As inscrições estão sendo feitas exclusivamente via WhatsApp, pelo número (16) 99771-2636.
Sob o slogan, Praticidade no Curral, Precisão na Escolha, Evolução no Rebanho, o ANCP PAG reforça o compromisso da Associação com a inovação.

Bovinos / Grãos / Máquinas
ACNB divulga calendário das exposições Ouro dos Rankings Nelore 2025/2026
Eventos obrigatórios para os rankings nacionais ocorrerão entre fevereiro e outubro de 2026 em seis estados e devem reunir mais criadores e animais, com foco na evolução genética e no rigor técnico das avaliações.

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) anuncia o cronograma das exposições Ouro da edição 2025/2026 dos Rankings Nacionais Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens. De participação obrigatória para os criadores que concorrem às classificações nacionais, os eventos ocorrerão entre fevereiro e outubro de 2026 em Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. São elas:
Ranking Nacional Nelore: abril, em Londrina (PR) ou, em caso de impedimento, em março, em Avaré (SP). Na sequência, estão programadas exposições em Rio Verde (GO), em julho; Vila Velha (ES), em agosto; e em São José do Rio Preto (SP), em outubro.
Ranking Nacional Nelore Mocho: fevereiro, durante a Expoinel Minas, em Uberaba (MG). As etapas seguintes acontecem em Rio Verde (GO), em julho; Vila Velha (ES), em agosto; e São José do Rio Preto (SP), em outubro.
Ranking Nacional Nelore Pelagens também Expoinel Minas, em Uberaba (MG), em fevereiro. O calendário segue por Dourados (MS), em maio; Rio Verde (GO), em julho; e São José do Rio Preto (SP), em outubro.
“O Ranking Nacional 2025/2026 foi estruturado para garantir ainda mais consistência técnica e representatividade. As exposições Ouro são obrigatórias para os criatórios que lideram a evolução genética do Nelore”, destaca Victor Miranda, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.
Os julgamentos das exposições Ouro serão conduzidos por comissões julgadoras tríplices, indicadas pela Diretoria da ACNB.
A expectativa da ACNB é de crescimento do número de expositores e de animais participantes do Ranking Nacional 2025-2026. Na edição 2024/2025, os três rankings nacionais registraram crescimento de participação e elevação do nível técnico. “Esse desempenho cria uma base sólida para o próximo ciclo e amplia a responsabilidade técnica dos rankings. A edição 2025/2026 tende a ser ainda mais competitiva e criteriosa, com maior profundidade de avaliação e participação qualificada dos criadores. Os rankings nacionais refletem não apenas resultados de pista, mas um processo contínuo de evolução genética, planejamento e consistência produtiva que vem sendo construído ao longo dos anos”, complementa Fernando Barros, diretor técnico da ACNB.
Bovinos / Grãos / Máquinas
FPA pressiona governo por reação rápida à salvaguarda chinesa sobre carne brasileira
Parlamentares alertam para risco de instabilidade no mercado, impacto no abate e queda de renda do produtor já no início de 2026
Bovinos / Grãos / Máquinas
China impõe salvaguarda à carne bovina e estabelece cota para exportações brasileiras
Medida que entrou em vigor a partir de 1º janeiro terá duração de três anos e prevê sobretaxa de 55% para volumes acima de 1,1 milhão de toneladas.









