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Algoritmo “vê” passado e futuro para recomendar produtos ideais para cada fazenda

Software está ajudando empresas que vendem insumos para os produtores rurais, como fertilizantes, defensivos e sementes, a oferecer os produtos ideais para cada propriedade específica.

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Algumas das novas caras do agro: Bruno Potrich, Eduardo Michelon e Pedro Conte - Foto: Giuliano De Luca/OP Rural

Um software da startup Manfing, de Toledo (PR), está ajudando empresas que vendem insumos para os produtores rurais, como fertilizantes, defensivos e sementes, a oferecer os produtos ideais para cada propriedade específica, usando um algoritmo que usa dados do passado e previsões para o futuro para isso. Basicamente, o algoritmo “vê” passado e o futuro para recomendar produtos ideais para cada produtor, dependendo inclusive da região onde ele está.

“Nós surgimos em 2019 em Toledo, no interior do Paraná. Todo o processo é voltado para o ecossistema da região. O maior processo que a gente tem hoje em dia é ajudar essas empresas (de insumos) do agronegócio para recomendar produtos e ter consentimento entre a empresa e o produtor, o cliente deles (produtores rurais). A gente melhora esse relacionamento analisando o padrão de consumo do cliente, a gente consegue trazer a recorrência de itens, trazer a adição de novos itens, entendendo o histórico que o cliente já comprou. Fizemos análises tanto no geral, para todos os clientes da empresa, como o controle de cada cliente específico”, explica um dos fundadores da empresa, o jovem Bruno Potrich.

Mas não é somente os dados de compra do cliente ou dos agricultores da região que alimentam o software. Bruno explica que dados abertos, como do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou de estações meteorológicas, também começam a ingressar no sistema da Manfing, que pode ser acessado em qualquer computador ou por aplicativo.

Potrich explica que entre os clientes estão a Bayer e a Bung na região Oeste do Paraná. “Nosso sistema tem uma frente de recomendação melhor, para levar informação precisa diretamente para o vendedor, para o representante da empresa, para ele chegar no cliente e saber o que ele tem que vender. Ele usa a base de dados históricos da empresas e estamos tentando trabalhar da melhor forma com bancos abertos, como o IBGE, que melhorem a recomendação. Por exemplo, usar históricos de temperatura e umidade, entre outras variáveis, para melhorar as recomendações de insumos aos produtores rurais”, frisa. “Conseguimos olhar para o futuro e prever as próximas necessidades”, garante Bruno. Além disso, dados das fazendas dos clientes, como análises de solo, por exemplo, também integram o banco de dados do sistema.

Breno destaca que empresas como a dele vão cada vez mais ajudar o agronegócio a ser mais assertivo e eficiente. “Somos um auxílio para a equipe de vendas. A gente percebe que as empresas do agro estão focando mais em melhorar a análise de dados e utilizar sistemas que podem potencializar o que eles já estão fazendo. Isso está sendo benéfico para startups como a nossa”, acrescenta.

Fonte: OP Rural

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Rentabilidade ao produtor de leite melhora impulsionada pela redução dos custos de produção e pela sazonalidade da oferta

Mercado de leite enfrenta um cenário desafiador, marcado por incertezas, queda na oferta interna e nos preços ao consumidor.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

O mercado nacional e global de leite ainda segue sob grandes incertezas. Na área internacional, os preços perderam um pouco o ritmo de elevação, influenciado principalmente, por uma menor demanda chinesa. Além disso, o gigante asiático vem estimulando a produção interna substituindo parte da importação.

O leite em pó integral fechou em US$3.269/tonelada no leilão GDT do dia 16 de abril. No mesmo mês em 2023 este preço estava no patamar de US$ 3.100/tonelada. Na Argentina, a oferta de leite segue complicada por uma piora na rentabilidade nas fazendas. Nos dois primeiros meses do ano, a produção de leite da Argentina caiu 13,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Foto: Ari Dias

Já no mercado interno, as cotações de leite e derivados vêm reagindo, mas o cenário de menor competitividade em preços e queda de braço com as importações permanece. No primeiro trimestre de 2024, as importações brasileiras totalizaram 560 milhões de litros, com alta de 10,8% em relação a 2023. O diferencial de preços, tanto do leite em pó quanto do queijo muçarela, está mais favorável ao derivado importado.

Enquanto isso, governos estaduais tem se manifestado com medidas tributárias e fiscais para tentar reduzir a entrada de derivados lácteos oriundos do exterior. Vale lembrar que em 2023 as importações responderam por 9% da produção doméstica e um recuo nesse volume tende a deixar a oferta mais restrita, sustentando os preços internos. Mas também irá exigir uma resposta mais rápida da produção interna, suprindo a demanda brasileira.

Sazonalidade da produção de leite

A sazonalidade da produção de leite no Brasil é bastante pronunciada, mesmo considerando o crescimento dos sistemas de produção de maior adoção de tecnologias. Os meses de abril, maio e junho são aqueles de menor produção de leite e isso acaba refletindo nos preços neste momento. Os mercados de leite UHT e queijo muçarela tem registrado valorizações, ainda que modestas.

O preço ao produtor também vem registrando elevação, pelo quarto mês consecutivo.

Do ponto de vista macroeconômico, os indicadores de crescimento do PIB vêm melhorando, com perspectivas de expansão próxima de 2% em 2024. No comércio, as vendas dos supermercados seguem positivas, com expansão de 4,7% nos últimos 12 meses, enquanto a média do comércio em geral mostrou elevação de apenas 1,7%. Os indicadores do mercado de trabalho têm registrado crescimento importante. Em janeiro o salário real médio do brasileiro cresceu 4% sobre janeiro de 2023. O número de pessoas ocupadas também aumentou.

Foto: Fernando Dias

O preço dos lácteos ao consumidor, por outro lado, recuaram 2,8% nos últimos doze meses. No caso do UHT, a queda foi de 5,6%, o que acaba ajudando nas vendas. Neste mesmo período a inflação brasileira foi de 3,9%. Ou seja, os lácteos vêm contribuindo para redução da inflação brasileira neste momento.

Custo de produção

Na atividade de produção de leite, as informações de custo de produção têm mostrado um cenário mais positivo. Os preços de importantes insumos recuaram, contribuindo com queda no ICPLeite-Embrapa que, nos últimos 12 meses finalizados em março de 2024, apresentou recuo de 5,58%.

O farelo de soja recuou de 23% em relação a abril de 2023, ficando abaixo de R$2 mil/tonelada. No caso do milho, a queda foi também importante, com o cereal recuando 18,5% na comparação anual. Portanto, a combinação de recuo nos custos de produção com elevação no preço do leite vai sinalizando um ambiente de recuperação de rentabilidade para o produtor de leite, após um cenário difícil observado no segundo semestre de 2023.

Cadeia produtiva do leite

De todo modo, é importante avançar em uma agenda de competitividade da cadeia produtiva do leite, sobretudo com foco em melhorias na eficiência média das fazendas e na gestão. Tem sido observado uma heterogeneidade muito grande nos custos de produção de leite, em alguns casos com diferenças de até R$ 0,80 por litro. A importação traz perdas econômicas relevantes para o setor lácteo no Brasil, mas buscar cotações mais alinhadas ao cenário global é uma forma de reduzir estruturalmente as compras externas. Para isso a competitividade em custos é determinante. O momento ainda é de bastante incerteza, inclusive global. Internamente, a entressafra pode dar um fôlego para a alta recente dos preços de leite.

Fonte: Assessoria Centro de Inteligência do Leite
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Touros participantes do PNAT 2024 começam a chegar à Fazenda Escola da Fazu

Mais de 130 reprodutores de seis raças zebuínas participam do PNAT 2024, em Uberaba (MG).

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Foto: Divulgação/ABCZ

Os touros participantes da edição deste ano do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) já estão na Fazenda Escola da Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), em Uberaba (MG). Mais de 130 reprodutores de seis raças zebuínas participam do PNAT 2024: Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã.

Após a chegada, os animais passaram por um período de adaptação ao ambiente da fazenda, onde foram realizadas as provas do TDEA (Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar). “Todos os animais que participam da prova na Fazu foram previamente selecionados nas fazendas, sendo que somente os animais geneticamente superiores e que apresentaram um biótipo classificado como ‘Muito Bom’ ou ‘Excelente’, na avaliação visual realizada por um técnico da ABCZ,  participam dessa etapa”, afirma o superintendente técnico adjunto de Fomento do Leite da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado.

O supervisor de Provas Zootécnicas da ABCZ, Paulo Ricardo Martins Lima, explica como é feito o TDEA. “Essa etapa inclui várias avaliações, como a visual, pelo EPMURAS, ultrassom de carcaça e o consumo alimentar, com o ganho de peso e o CAR, mensurado nos cochos eletrônicos da fazenda”, aponta.

Os touros que se revelarem superiores nessas avaliações participarão da ExpoGenética, onde serão selecionados para produção de sêmen.
“Esses animais terão oportunidade de ir para uma central de inseminação, no intuito de distribuir material genético entre os rebanhos colaboradores participantes do PMGZ, com o objetivo de serem efetivamente testados, confirmando o valor genético superior do reprodutor”, explica Paulo.

Desde 2010, mais de 200 touros PNAT distribuíram mais de 145 mil doses de sêmen para quase 900 criadores que participam do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos).

Fonte: Assessoria ABCZ
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Inscrições ao 3º Prêmio Referência Leiteira vão até 14 de junho

Estão aptas para participarem, propriedades estabelecidas no Rio Grande do Sul e que comercializam leite cru in natura para indústria ou que processem o leite em agroindústria própria. Os vencedores serão conhecidas durante a Expointer 2024.

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Foto: Arnaldo Alves

As inscrições para a categoria “Cases de Sucesso” do 3º Prêmio Referência Leiteira encerram no dia 14 de junho. O regulamento e a Ficha de Inscrição estão disponíveis nos escritórios municipais da Emater/RS e também podem ser acessados clicando aqui.

“Ao longo das edições temos, através dos destaques, alcançado tanto a divulgação das melhores práticas, quanto o reconhecimento de quem se dedica no campo, bem como a propagação dessas ações como inspiração para quem está na produção”,  assinala o vice-coordenador do 3° Prêmio Referência Leiteira, Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), entidade promotora da ação, juntamente com a Emater/RS e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Estão aptas para participarem, propriedades estabelecidas no Rio Grande do Sul e que comercializam leite cru in natura para indústria ou que processem o leite em agroindústria própria. As melhores práticas da produção leiteira gaúcha serão destacadas entre seis categorias de Cases: Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Bem-estar Animal, Protagonismo Feminino, Sucessão Familiar e Gestão da Atividade Leiteira.

Conforme o regulamento, cada propriedade pode se inscrever em apenas uma das categorias através do envio das informações solicitadas no regulamento, em remessa única, por correio eletrônico, à Emater/RS (jries@emater.tche.br) e ao Sindilat (sindilat@sindilat.com.br).

As melhores em cada Cases de Sucesso, serão conhecidas durante a Expointer 2024, juntamente com as melhores nas categorias Propriedade Referência em Produção de Leite, divididas entre sistemas de criação a pasto com suplementação ou de semiconfinamento/confinamento.

Fonte: Assessoria Sindilat/RS
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