Conectado com

Empresas

"Agronegócio vai impulsionar retomada da economia brasileira em 2019", diz CEO global da AGCO

Em visita ao Brasil, Martin Richenhagen analisa o mercado agrícola na América do Sul, faz projeções e reforça a maior renovação de portfólio da história da companhia

Publicado em

em

O presidente do conselho, presidente e CEO global da AGCO, líder global em concepção, fabricação e distribuição de máquinas e soluções agrícolas, Martin Richenhagen, reforçou o clima de confiança no cenário agrícola da América do Sul. O executivo visita o Brasil nessa semana. Com vendas globais 17% maiores nos últimos nove meses, comparadas ao mesmo período de 2017, impulsionadas pelo bom desempenho das safras na região, o CEO da AGCO prevê que 2019 será um ano de mais crescimento.

"Estamos otimistas com o cenário agrícola da América do Sul, em especial do Brasil. Mesmo com as incertezas na economia e política brasileira, alcançamos números positivos e apresentamos crescimento em relação ao ano anterior. As expectativas para os próximos anos são as melhores possíveis, por isso temos investido tanto na renovação do portfólio das nossas marcas e como na alta tecnologia das nossas fábricas da região, consolidando a AGCO na era da Indústria 4.0", disse Richenhagen.

Além do esperado novo recorde da safra de soja no Brasil, a mais recente pesquisa de hábitos do produtor rural, promovida pela Associação Brasileira De Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), apontou que 34,14% dos produtores pretendem adquirir novos maquinários no próximo ano. A disputa comercial entre EUA e China também deve favorecer a exportação dos equipamentos produzidos no país.

Para atender essa demanda e a evolução tecnológica dos maquinários agrícolas, a AGCO deve completar em 2019 o processo de renovação de 100% do seu portfólio, iniciado em 2017. Trata-se da maior transformação da oferta de produtos de toda a história da companhia, com 159 novos equipamentos. Entre os novos produtos, estão as linhas de tratores Massey Ferguson MF 4700 e MF 5700, que são evolução da família de tratores mais consagrada da marca e mais vendida do país, a MF 4200.

Em 2018, a AGCO destinou um aporte R$ 112 milhões em investimentos, sendo R$ 60 milhões apenas para modernização e aplicação de novas tecnologias na planta da companhia em Santa Rosa (RS) e quadruplicou o tempo de treinamento dos colaboradores da empresa, para reforçar o conceito de "Smart Factory" em suas linhas fabris. Segundo estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) realizado em 2017, apenas 1,6% das empresas consultadas trabalha com esse conceito.

"Além de todo o aporte financeiro que temos feito em nossas fábricas, somos pioneiros mundiais no uso de tecnologias como o Glass para a fabricação dos nossos produtos. Estamos prontos para atender as necessidades do produtor rural sul-americano, nosso principal parceiro na nossa missão de alimentar o mundo", destaca Luís Felli, Presidente da AGCO para a América do Sul.

O Brasil é líder na produção e exportação de itens como a soja, o café e o açúcar, e das carnes bovina e de frango. Ainda assim, o país possui cerca de 219 milhões de hectares de terra livres para o agronegócio. Isso, somado ao clima favorável e à disponibilidade de água e terra fértil, coloca o Brasil como um dos países de maior potencial para atender a crescente demanda por alimentos no planeta.

Richenhagen também apresentou lançamentos de produtos e estratégias das principais marcas do grupo – tais como Massey Ferguson, Valtra, Challenger e GSI -, acompanhado do Vice-presidente Sênior e Gerente Geral AGCO Américas, Bob Crain, do Presidente AGCO América do Sul, Luís Felli, e do Chefe de Comunicação global da AGCO, Ulrich Stockheim.

 

Alta tecnologia e agricultura de precisão

Entre os novos produtos da empresa, destacam-se a plantadora dobrável Momentum e a colheitadeira IDEAL. A Momentum chega ao mercado brasileiro com a tecnologia Precision Planting, que melhora a distribuição de sementes no campo. O produto terá versões de 24, 30 e 40 linhas. Além disso, a plantadora conta com 18 metros de largura quando aberta, o que aumenta a rapidez no plantio, e 3,6 metros quando fechada, para facilitar o transporte. O armazenamento de sementes também é destaque, com uma capacidade de até 5.130 litros.

A IDEAL é a nova linha de colheitadeiras axiais de alta performance da AGCO. O principal diferencial do lançamento é um sistema de processamento inteligente, que preserva a qualidade dos grãos e oferece melhor manuseio, eficiência energética e capacidade, em uma grande variedade de condições de solo. A colheitadeira IDEAL apresenta as mais recentes inovações tecnológicas na área de agricultura de precisão, oferecendo serviços conectados como o gerenciamento de informações e dados do campo.

"A colheitadeira IDEAL é o resultado de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento, inúmeras horas de engenharia, trabalho em equipe e experiência como líder do setor", afirmou o presidente e CEO da AGCO. "É mais um resultado dos incansáveis esforços da AGCO para entregar soluções inovadoras para os produtores que alimentam o mundo", completa.

 

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =

Empresas Pets

Inclusão de aditivos na dieta promove o equilíbrio da microbiota intestinal dos animais de companhia

GutBio Fos, da Yes, preserva a integridade do epitélio intestinal, previne enfermidades entéricas e pode ser usado em todas as fases da vida dos pets

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A indústria de alimentação para pets cresce pautada em atender as necessidades nutricionais, mas também tem o propósito de promover a saúde, o bem-estar e diminuir os riscos de doenças dos animais de companhia. Neste cenário, a Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, segura e sustentável, entende que a nova fronteira da nutrição animal passa pelo desafio da manutenção da boa saúde intestinal e da segurança alimentar.

“Os pesquisadores e nutricionistas buscam ingredientes funcionais que aliem benefícios adicionais à nutrição primária, como é o caso dos prebióticos e probióticos para animais de companhia”, salienta o gerente Nacional de Vendas da Yes, Sidney Ferracin Fernandes.

Preparada para atender os mais exigentes mercados mundiais, a Yes disponibiliza sua linha de prebióticos GutBio Fos, composta por soluções biotecnológicas desenvolvidas especialmente para a modulação da microbiota intestinal a fim de nutrir e promover a saúde dos animais, incluindo o mercado pet food.

O GutBio Fos é um modulador de microbiota com efeito imunomodulador local. “É um produto desenvolvido para suprir as demandas do mercado, oferecendo uma solução biotecnológica que garante a nutrição dos animais de companhia de forma sustentável, eficaz e segura”, completa Fernandes.

Entre os benefícios destacam-se o aumento da população de bactérias benéficas no trato gastrointestinal (TGI), maior concentração de butirato fecal e lactato, redução na população de Clostridium perfringens e de Enterobacteriaceae, melhora da qualidade das fezes e ampliação da área de absorção do intestino delgado, tornando-o mais saudável.

A solução também apresenta uma significativa diminuição da concentração fecal de amônia, ácidos graxos de cadeia ramificada e diminuição linear de aminas biogênicas (putrescina e cadaverina) nas fezes. “Assim como tem comprovada redução do número de E. coli na microbiota fecal e melhora a absorção de cálcio e magnésio”, explica o gerente.

Recentemente, a Yes ampliou seu portfólio de moduladores da microbiota intestinal, investindo no desenvolvimento do GutBio Fos e do GutBio Gos, ambos com eficácia comprovada na nutrição de animais de companhia, oferecendo ao mercado a possibilidade de sua utilização individual ou na forma do blend GOLF Fusion.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas Avicultura

Granja se destaca no cenário nacional por conseguir elevado ganho de peso na recria

Excelente qualidade da dieta pré-inicial Wisium contribuiu diretamente para este importante resultado

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Localizada em Bastos (SP), importante polo avícola do Brasil, a granja Yuri foi fundada em 1994, por Hiroshi Sato e Maria Setuko Sato. Atualmente, a granja tem um plantel de aproximadamente 650 mil aves, entre pinteiro, recria e postura, e é referência na produção de ovos de qualidade, tendo conquistado, por exemplo, em 2017, o 6º lugar na categoria de ovos brancos do tradicional concurso de ovos, que ocorre anualmente entre os granjeiros da cidade de Bastos.

No ano de 2019, a Granja Yuri passou por modificações significativas nos seus processos produtivos, envolvendo desde o pinteiro até a entrega do produto final. “Estas alterações, que incluíram também a utilização de modernas ferramentas e implantação de tecnologias de ponta, proporcionaram uma melhor saúde animal e tornaram as nossas decisões mais ágeis e assertivas”, pontua Willy Lucas Katsuhiro Damascena, gerente geral da Granja Yuri.

De acordo com Damascena, a Wisium, marca global de ativos, premixes e serviços, foi uma grande aliada na conquista desses resultados, já que, no ano passado, a Granja começou a utilizar a Expert Chick, dieta pré-inicial Wisium. “O produto melhorou o consumo por parte das pintainhas, pois, a ração é mais consistente e não esfarela com facilidade durante o percurso que envolve o transporte da fábrica até o cocho. Com isso, conseguimos ter um aproveitamento melhor da ração”, destaca.

Ganho de peso – Comparado com produtos similares testados anteriormente, a Granja Yuri informa que, com o uso da Expert Chick, obteve resultados significativamente melhores de ganho de peso nas duas primeiras semanas de idade.

“Com a ração pré-inicial da Wisium, nosso plantel obteve peso de 5,71%, superior ao padrão, já na primeira semana. Na segunda semana, este índice subiu para 12,91%, superior ao padrão”, observa o gerente geral.

Uniformidade – A Granja Yuri também observou que, nas primeiras duas semanas de uso da Expert Chick, foi alcançada a média de 87% de uniformidade nas duas semanas, com uma variação de apenas 2% entre a primeira e segunda semana, o que é muito importante para o desempenho do lote durante toda sua vida produtiva.

“Estes índices obtidos mostram que a parceria entre a Granja Yuri e a Wisium está no caminho certo. Temos para este ano uma expectativa de crescimento de 20% do nosso plantel atual, seguido de melhoria contínua de nossos processos. Vamos atender um número maior de clientes, com cada vez mais qualidade. Dentro deste contexto, a Wisium é, certamente, uma fornecedora estratégica”, finaliza o gerente geral da Granja Yuri.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas Mercado

Kemin prevê ano de recordes para grãos e proteína animal

O presidente da Kemin na América do Sul, João Gomes, destaca cenário de demanda aquecida e preços firmes para milho, soja, carne bovina, leite, carne suína e de frango, mas alerta para a importância de manter a eficiência produtiva para garantir a rentabilidade do produtor  

Publicado em

em

Presidente da Kemin na América do Sul, João Marcelo Gomes - Foto: Divulgação

O mercado de proteína animal está aquecido e favorável para agroindústrias e pecuaristas brasileiros. O bom momento das exportações aliado a um consumo interno em alta tem garantido preços remuneradores aos produtores de suínos, bovinos e aves. Entretanto, os elevados patamares dos custos de produção, especialmente falando do milho e da soja, principais insumos da dieta animal e que podem representar até 70% dos custos do produtor, exigem estratégias nutricionais para melhor desempenho, como a adoção de medidas que aumentem a capacidade dos animais em transformar a dieta em mais carne e leite e, consequentemente, garantir maior rentabilidade ao produtor. Essa é a avaliação do médico veterinário e presidente da Kemin na América do Sul, João Marcelo Gomes, que acredita em demanda ainda maior no mercado doméstico diante da reabertura de bares e restaurantes, além de uma demanda crescente e sólida do mercado externo, considerando o mercado chinês.

A pecuária de corte e leite, avalia Gomes, apresenta o melhor mercado nos últimos anos. “Os segmentos de corte e leite estão indo super bem neste ano. O preço do boi vem atingindo recorde semana após semana em uma crescente. As exportações brasileiras continuam muito positivas, ao contrário do que boa parte do mercado esperava, e as perspectivas são de manutenção desse cenário”, pontua. “O consumo interno está bom, o abate aquecido, então, apesar de todos os problemas com a Covid, estamos exportando e os abates estão em alta”, emenda.

Para o presidente da Kemin, empresa gigante no fornecimento de matéria-prima para dietas no agro mundial, “o ponto de atenção é a lucratividade”. “Os produtores precisam encontrar soluções para melhorar lucratividade, especialmente o confinador”, sugere. Isso porque, na avaliação de Gomes, os custos de produção aumentaram para o frigorífico e para o produtor, puxados pelos custos do milho e farelo de soja. “Não vejo perspectiva de curto prazo de queda no preço do boi, mas é preciso atenção aos custos de produção”, diz. Entre as alternativas para diluir custos estão investimento em nutrições mais eficientes, que fazem o animal produzir mais com menos insumos.

Gomes comenta que o leite chegou a um patamar de preços que ninguém imaginava no início da pandemia. “Nem as melhores perspectivas esperavam este preço firme e crescente na entressafra, com patamares bem mais elevados em comparação com o ano passado”, cita. No entanto, destaca que “o preço pago ao produtor é melhor, mas há uma alta de custos ainda que o preço de venda sustente a atividade”. Para o executivo, o consumo das famílias ajudou a fomentar a cadeia do leite com as crianças em casa. Ainda de acordo com Gomes, as perspectivas até o fim do ano são animadoras. “O preço do leite não vai cair tanto, pois temos uma demanda estável”, aponta.

 

Aves

O mercado de carne de frango também está positivo, na opinião de Gomes, mas poderia estar melhor e requer atenção redobrada nos custos de produção. “Apesar das expectativas de crescimento das exportações em 2020, as exportações não devem crescer no ritmo esperado antes da pandemia. Mas, temos expectativa de aumentar essas vendas externas nos próximos meses. O negócio (avicultura) está muito rentável. Somos referência mundial no mercado de aves, com custos de produção mais ajustados e um cenário sanitário inigualável. Com o câmbio favorável para exportadores, a avicultura também tem uma boa oportunidade”, avalia Gomes. Ele reforça que é preciso focar em produção, mas também em eficiência produtiva para rebater os custos elevados da atividade. “É preciso ter estratégia nutricional para manter a performance dos animais e não afetar a rentabilidade. Ter parcerias que tragam soluções neste sentido é importante”, pontua.

 

Suínos

O mercado de suínos está em alta, com preços recordes que ultrapassam R$ 8 o quilo vivo, mas se engana que esse aumento é só lucro. Os custos também aumentaram, exigindo estratégias para potencializar o desempenho “O mercado externo aumentou a demanda por conta das questões sanitárias, como a Peste Suína Africana na China e em outros países. O Brasil conseguiu atender boa parte da demanda com preços competitivos diante do câmbio favorável. Estamos em um momento de grande demanda chinesa pela carne mais consumida naquele país e nós temos a oferta. Ou seja; temos espaço para crescer”, sustenta.

No mercado interno, Gomes enfatiza a importância do retorno gradual das atividades comerciais, como bares e restaurantes. “Um fato relevante é a reabertura de restaurantes e churrascarias, que, aos poucos devem demandar o mesmo patamar de antes da pandemia. Houve queda do consumo em março e abril deste ano, mas agora vemos um mercado interno aquecido”, diz o presidente da Kemin.

Sobre as exportações, ele reforça atenção ao mercado asiático. “O mercado chinês está muito aquecido, podemos ser o grande player da suinocultura para atender a China”, pondera, evidenciando que os rumos do comércio mundial dependem também do resultado das eleições nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano.

Ainda segundo Gomes, baseado em boas produções e rentabilidade, nas próximas safras o Brasil deve continuar com amplo espaço para o mercado de grãos no cenário mundial.

 

Milho e Soja

Preços em alta apesar das expectativas de safra recorde. Outro segmento do agronegócio em alta é o de grãos. Com cerca de 60% da safra já negociada, os produtores ampliaram a produção e a tendência é de novo recorde de área plantada, de acordo com Gomes. “O apetite de países asiáticos em comprar e armazenar estes grãos combinado com dólar favorável às exportações formou um cenário de produtor capitalizado. Entretanto, se este quadro é favorável para o produtor se soja e milho, ele afeta diretamente quem precisa destes insumos para produzir carne. Por isso manter a eficiência produtiva dos planteis brasileiros é tão importante”.

Outra estratégia para este cenário é garantir a qualidade destes cereais. “Alguns países importadores exigem garantias de não contaminação por salmonela, por exemplo. Desta maneira, buscar soluções nesta direção garante produtos eficazes, livres de contaminantes e a qualidade do produto exportado”.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
PORK EXPO

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.