Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas Nexo

Agronegócio atrai novos players

Um dos maiores distribuidores de aditivos para plásticos do Brasil, passa a investir no segmento de aditivos nutricionais para animais de produção.

Publicado em

em

Diretor-geral da Nexo, Francisco Neves Rocha: "Nosso serviço inclui também suporte técnico a todos os clientes da região, visando permitir o melhor aproveitamento de cada um de nossos produto" - Fotos: Divulgação

A Nexo International Ltda é distribuidor e representante, para a América do Sul, de aditivos e master batches para polímeros. Entre seus representados estão algumas das empresas mais conceituadas mundialmente pela qualidade, pureza, capacidade de produção, pontualidade e compromisso com o cliente.

“Somos o maior distribuidor de aditivos para plásticos da região e mantemos estoque permanente, assegurando pronta entrega, com pontualidade e segurança em toda a área do Mercosul”, enfatiza o diretor-geral da empresa Francisco Neves Rocha. O executivo possuí larga experiência no segmento, tendo fundado a Nexo há 25 anos. “Nosso serviço inclui também suporte técnico a todos os clientes da região, visando permitir o melhor aproveitamento de cada um de nossos produtos. A Nexo oferece também blends de aditivos formulados de acordo com as necessidades de cada cliente”, ressalta Francisco.

Atualmente, a Nexo possui seis distribuições exclusivas no mercado brasileiro, com parceiros internacionais sediados na Índia, Coréia do Sul, Itália e outros países.

Como resultado de um planejamento estratégico e incentivo de um dos parceiros internacionais, a Nexo decidiu iniciar um trabalho voltado no segmento do agronegócio.

Fabio Savoldi: “Já que estamos em busca por novas parcerias que possam aproveitar da nossa expertise de distribuição e negociação B2B, visando viabilizar novas oportunidades e inovações para o mercado”

Para liderar esse projeto, a empresa contratou Fabio Savoldi, um profissional com quase três décadas de grande experiência no segmento de saúde e nutrição animal, tendo atuado em conceituadas empresas do setor como Elanco e Phibro. “Nosso objetivo, em um primeiro momento, é de aproveitar a expertise de um de nossos parceiros no segmento de oleoquimicos (emulsificantes e ácidos orgânicos) para introduzir produtos voltados a produção sustentável de proteína animal, com foco em bem-estar animal, sanidade e uso responsável de antibióticos com redução de promotores antimicrobianos”, destaca Fabio.

“Essa é a primeira etapa, já que estamos em busca por novas parcerias que possam aproveitar da nossa expertise de distribuição e negociação B2B, visando viabilizar novas oportunidades e inovações para o mercado, permitindo expandir nosso portfólio, diferenciar a Nexo no segmento e criar um negócio consistente no agronegócio brasileiro”, reforça Savoldi, entusiasmado com o novo desafio.

Nova geração de monolaurina com propriedade antimicrobiana

A microbiota do trato gastrointestinal (TGI) exerce um importante papel na digestão e absorção dos nutrientes, quando desregulada interfere na saúde intestinal dos animais, podendo desenvolver doenças, reduzir a digestibilidade e o desempenho, fatores que levam a perdas na conversão alimentar e consequentes prejuízos econômicos ao produtor.

Por outro lado, existe uma tendência global para redução do uso de antibióticos promotores de crescimento na produção animal, fazendo com que o setor produtivo busque por alternativas eficientes, confiáveis e que mantenham ou melhorem o desempenho dos animais.

Finex AB 1290 é um produto 100% natural com formulação exclusiva, de alta concentração de monolaurina com forte ação bactericida e antiviral. Pode ser utilizado para todas as espécies com ênfase para frangos de corte, aves de postura, matrizes pesadas e suínos. Finex AB 1290 contribui na melhora da saúde intestinal e na absorção de nutrientes, sendo uma excelente alternativa para programas livres de antimicrobianos promotores de crescimento.

O principal efeito da monolaurina é contra bactérias gram-positivas, uma vez que rompe as suas membranas lipídicas exteriores, mas também está documentado que tem propriedades antivirais em vírus envoltos em gordura.

“A alta concentração de monolaurina do Finex AB 1290 auxilia no fortalecimento do sistema imunológico contra vírus, bactérias e microrganismos revestidos de gordura. Isso proporciona ao animal uma imensa vantagem em sua luta contra os patógenos. O ácido láurico é um ingrediente natural encontrado no coco. A monolaurina é fabricada pela esterificação do glicerol e do ácido láurico. Em um processo totalmente natural.”, explica o gerente comercial, Uirá Siqueira Neves da Rocha.

O Finex AB 1290 é produzido pela Fine Organics, um parceiro comercial de longa data da Nexo International Ltda.

A Fine Organics é uma empresa global de especialidades químicas que produz uma ampla gama de aditivos e intermediários para várias indústrias, incluindo alimentícia, farmacêutica, polímeros, cosméticos e nutrição animal. A empresa foi fundada em 1970 e está sediada em Mumbai, Índia, com operações em vários países, incluindo Reino Unido, Alemanha, Espanha e EUA.

Possui foco estratégico em pesquisa e desenvolvimento, com instalações de fabricação de última geração e um compromisso com a sustentabilidade e práticas de negócios responsáveis.

A empresa recebeu diversos prêmios e certificações por suas realizações nessas áreas, como a certificação Responsible Care para seus sistemas de gestão de saúde, segurança e meio ambiente.

Fonte: Assessoria Nexo

Empresas

Composto natural criado no Brasil pode substituir uso de antibióticos na avicultura sem afetar desempenho 

Pesquisa da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, aponta que terpenos e compostos fenólicos podem substituir o uso de antimicrobianos em granjas  

Publicado em

em

Aditivo natural que substitui o uso de antibióticos ao ser adicionado com a ração  - Foto e texto: Assessoria

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, indicou que um composto de terpenos e complexos fenólicos desenvolvido no Brasil pode substituir de maneira idêntica os antibióticos e demais antimicrobianos usados para manter o equilíbrio do trato gastrointestinal de aves nas granjas. O composto foi criado pela empresa 88 Agro Vetech, especializada em soluções de bioeconomia, que investiu R$ 5 milhões em 2 anos de pesquisa e desenvolvimento.

Os antimicrobianos, que incluem os antibióticos, são amplamente utilizados na avicultura para prevenir e tratar infecções, além de promover o crescimento das aves. Entretanto, o uso excessivo desses antimicrobianos pode levar ao desenvolvimento de um fenômeno chamado resistência bacteriana. Isso significa que as bactérias se tornam menos suscetíveis aos efeitos dos antibióticos e demais antimicrobianos, tornando mais difícil o tratamento de infecções, tanto em humanos quanto em animais – o que representa um risco global para a saúde pública.

A pesquisa, conduzida em 2023 e divulgada hoje pelo Prof. Antonio G. Bertechini, titular da Universidade Federal de Lavras e pesquisador do CNPq, comprovou que o composto apresentou desempenho idêntico ao uso de antimicrobianos em cerca de 1000 frangos de corte machos, mantendo o desempenho das aves. A pesquisa indicou que o uso do composto garantiu ganho de peso e a conversão alimentar sem o uso de nenhum antimicrobiano como melhorador de desempenho.

Outro aspecto fundamental é que quando as aves recebem antibióticos na alimentação, certa parte pode ser absorvida pelo organismo e distribuída pelos tecidos dos animais, incluindo músculos e órgãos – expondo seres humanos aos mesmos antibióticos ali presentes. A pesquisa não identificou efeitos adversos nos tecidos das aves submetidas ao tratamento natural, o que também sugere que o composto é um promotor de segurança alimentar.

“Estamos empolgados com essa nova formulação e seguimos comprometidos em oferecer soluções que promovam a sustentabilidade e o bem-estar animal”, afirma João Antonio Zanardo, Zootecnista e Pesquisador da 88 Agro-Vetech. “O TechFeed representa um avanço significativo na avicultura, proporcionando uma alternativa segura e eficaz aos antimicrobianos como melhoradores de desempenho.”

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Premix reforça expertise em Supply Chain com a contratação de Vanessa Casachi

Ao longo de sua carreira, Vanessa acumulou expertise em diferentes elos da cadeia de suprimentos, com foco em strategic sourcing, procurement, logística e controle fabril

Publicado em

em

Na Premix, Vanessa será responsável por dirigir toda cadeia de suprimentos - Foto: Assessoria

A Premix, empresa líder em soluções para nutrição de ruminantes, anuncia a contratação de Vanessa Casachi para o cargo de diretora de Supply Chain. Formada em Administração de Empresas, com pós-graduações e MBA’s, inclusive internacional, a profissional, com mais de 23 anos de experiência na área, possui sólido histórico em gestão estratégica da cadeia de fornecimento.

Ao longo de sua carreira, Vanessa acumulou expertise em diferentes elos da cadeia de suprimentos, com foco em strategic sourcing, procurement, logística e controle fabril. Atuou em empresas renomadas como CAMDA (cooperativa agropecuária), Integralmedica, Lufthansa e Bauducco, onde liderou equipes e implementou projetos de otimização da cadeia de suprimentos.

Na Premix, Vanessa será responsável por dirigir toda cadeia de suprimentos, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto. Sua missão principal será garantir a qualidade dos produtos com prazos reduzidos e custos otimizados para os pecuaristas.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Bimeda apresenta no Interleite Sul antiparasitário com Moxidectina 1%

Lançamento do laboratório é à base de molécula com alta eficácia, que pode ser aplicado com segurança em bovinos jovens e adultos, inclusive bezerros e fêmeas prenhes

Publicado em

em

Divulgação Bimeda

Durante o Interleite Sul, evento que ocorre nos dias 8 e 9 de maio, em Chapecó (SC), a Bimeda, empresa fabricante, comerciante e distribuidora de produtos farmacêuticos, veterinários e de saúde animal, apresenta ao mercado brasileiro um antiparasitário com Moxidectina 1% Injetável, indicado ao tratamento de parasitas internos e carrapatos, que causam uma série de problemas no rebanho, afetando desde o crescimento dos animais, redução da produção de leite, o desempenho reprodutivo até o aumento da suscetibilidade a doenças.

No evento, que tem como tema “Novos caminhos para o futuro da produção de leite”, os participantes poderão conhecer o MoxiSolv, marca global da Bimeda, que é à base de moxidectina, molécula que atua de modo semelhante às avermectinas, mas devido às suas características, atua de maneira mais efetiva contra os parasitas internos. “A moxidectina é uma milbecina e possui estrutura molecular única que promove uma ação diferenciada em relação às avermectinas. Ela é muito lipofílica, ou seja, tem mais atração por gordura, ficando depositada por mais tempo no tecido adiposo do animal”, explica o médico-veterinário Rodrigo Costa, gerente de Marketing da Bimeda. “Por conta dessas características, a moxidectina seleciona resistência menos rapidamente do que as avermectinas e permanece mais potente contra nematóides. Dessa forma, Moxisolv é eficaz no controle das verminoses resistentes às ivermectinas”, complementa.

Prejuízos invisíveis

Como o lançamento do MoxiSolv, a Bimeda se consolida como o laboratório com uma das linhas mais completas de endectocidas do mercado brasileiro, com produtos à base de moléculas como ivermectina a 1% e 3.5%, doramectina a 1%, eprinomectina a 1% e agora moxidectina a 1%.

“Com o MoxiSolv, o pecuarista brasileiro tem à disposição mais uma ferramenta bastante eficaz para combater um dos problemas que mais compromete a produtividade da pecuária, que são os parasitas internos, responsáveis por 50% dos prejuízos econômicos da atividade. São aqueles que ninguém vê e, quando os sintomas aparecem, pode ser tarde demais”, alerta o veterinário.

O novo antiparasitário da Bimeda pode ser administrado com segurança em bovinos jovens e adultos, inclusive bezerros e fêmeas prenhes.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo
CBNA – Cong. Tec.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.