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Agroleite 2023 registra R$ 178 milhões em negócios

Balanço realizado pela organização traz números que superam todas as expectativas criadas antes da realização da edição. Ao todo, mais de 106 mil pessoas passaram pelo evento, que registrou o recorde histórico de R$ 178 milhões em negócios concretizados.

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Foto: Divulgação/Castrolanda

O Agroleite 2023, realizado entre os dias 08 e 11 de agosto em Castro (PR), mostrou novamente a sua força para conectar a cadeia do leite e gerar grandes oportunidades de negócios – tanto para as empresas expositoras, quanto para o público que passou pelo Castrolanda Expo Center durante os três dias do evento. O balanço realizado pela organização traz números que superam todas as expectativas criadas antes da realização da edição. Ao todo, mais de 106 mil pessoas passaram pelo evento, que registrou o recorde histórico de R$ 178 milhões em negócios concretizados.

Representante comercial da Ourofino Saúde Animal para a região de Castro e Norte do Paraná, Ivan Pedro Levistki destaca a qualificação do público presente no evento. “O Agroleite é o nosso principal evento ao longo do ano justamente por conta das pessoas que passam por ele. O público é formado por produtores rurais ou representantes de empresas que estão focados em vir até aqui para fechar negócios”, comenta. Segundo Levistki, esse diferencial dos visitantes é muito importante para a Ourofino, que “deposita grandes expectativas todos os anos no Agroleite e, ano após ano, se surpreende com os resultados”.

Quem também se surpreendeu com os negócios gerados no evento foram os representantes da Inpasa, empresa geradora de energia e que também atua na produção de DDGS – fonte de energia e proteína de alto valor agregado para nutrição animal. Gerente Comercial de DDGS, Daniel Sarmento afirma que o resultado das vendas realizadas no Agroleite foi muito acima do esperado, o que deve fazer com a empresa avance ainda mais no mercado da região. “Foi nossa primeira vez como patrocinador Diamante do Agroleite e já estamos muito contentes com o retorno obtido por aqui. O público qualificado, realmente interessado em buscar novas tecnologias e fechar negócios, é o que mais nos surpreendeu”, diz.

Fomento a novos negócios

As 279 empresas expositoras efetivaram negócios que atingiram marcas surpreendentes, mas a materialização de negócios nas semanas seguintes ao evento também chama a atenção. João Vicente Pedreira é gerente comercial da Lely no Brasil – empresa que oferece soluções em automação para pecuária leiteira. Ele afirma que o grupo veio ao Agroleite com a proposta de fomentar junto ao público o robô de ordenha e o MQC-C, reagente que é lançamento no Brasil e que proporciona ao produtor a possibilidade de testar o leite diariamente, visando a qualidade e a prevenção da mastite. “Os produtores ficam realmente encantados com a tecnologia e nos pedem o contato de representantes da Lely, o que abre uma oportunidade muito grande para o fechamento de negócios após o evento”, explica.

Os vários atrativos do Agroleite levaram dezenas de milhares de pessoas para o Castrolanda Expo Center entre os dias 0. Foram registradas presenças de visitantes do Ceará, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além de países como Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Espanha e Estados Unidos.

Conexão dos elos da cadeia do leite

Gerente do Agroleite, Leila Dione destaca que a edição de 2023 marcou a conexão dos elos da cadeia do leite de forma muito positiva. “Essa edição foi especial por diversos motivos. Apresentamos ao público do Agroleite os novos investimentos do nosso parque e lançamos o novo nome. A Cidade do Leite abre espaço para chegada do Castrolanda Expo Center, com o desejo de ampliar as formas de utilização do investimento e torná-lo um grande shopping do agro a céu aberto. Recebemos a visita do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a quem apresentamos diversas demandas do setor, e do Governador Ratinho Junior, que anunciou investimentos que irão beneficiar não só o evento, mas todo o município”, destaca Leila.

Para a gerente, os números conquistados este ano servem como motivação e energia para organizar a próxima edição do Agroleite, prevista para ser realizada entre os dias 6 e 9 de agosto de 2024. “O Agroleite se mostra em constante crescimento e desenvolvimento e figura entre os mais importantes eventos do agronegócio do Brasil e é o maior da América Latina para a cadeia do leite. É um evento em que celebramos a inovação, damos força ao empreendedorismo e difundimos o conhecimento, de Castro-PR, a Capital Nacional do Leite, para o mundo”, comenta.

Sobre Agroleite

O Agroleite é promovido anualmente pela Cooperativa Castrolanda com a missão de gerar conhecimento e negócios. Para cumprir com este objetivo, o evento conta com diversos painéis e fóruns. Seung Lee, diretor executivo, salienta a importância de trazer palestrantes de peso para o avanço da Castrolanda e do agronegócio. “O Agroleite tem como grande foco a cadeia leiteira, mas também traz abordagens sobre os outros segmentos em que a cooperativa atua e sobre o contexto geral da cadeia do agronegócio interna e externamente. É importante que os produtores recebam essas informações, tanto as mais técnicas, voltadas às suas atividades diárias, quanto as que oferecem uma visão global com relação às perspectivas políticas, econômicas e de mercado”, conta.

Presidente da Castrolanda, Willem Bouwman demonstra sua satisfação com a 23ª edição do evento. “Mais uma vez tivemos todos os holofotes da cadeia do leite voltados para Castro. Isso é muito importante não só para a Castrolanda ou para os parceiros do evento, mas também para o município que recebe visitantes, movimenta o comércio e a economia local”, reflete o presidente. Bouwman complementa que o Agroleite é uma celebração de todo o trabalho desenvolvido pelos produtores de leite da Capital Nacional do Leite. “É uma oportunidade para que os visitantes de outros lugares do Brasil e do mundo conheçam o que praticamos para atingir elevados índices de produtividade por animal, e dos nossos produtores conhecerem a diversidade de tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado para a eficiência de suas propriedades”, finaliza.

O Agroleite 2023 é realizado em parceria com a Prefeitura de Castro e com o apoio de importantes associações de promoção ao gado leiteiro, como a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), a Jersey Brasil e a Jersey Paraná. O evento foi patrocinado na cota Diamante pelas empresas Bouwman- Livestock & Agriculture, Grupo Calpar, Cogent Brasil, Confort Sol, Coonagro, Inpasa, MSD Saúde Animal, Nutron, Ourofino Saúde Animal, Pro Tork, Sicredi, Tetra Pak, Trouw Nutrition e Vence Tudo.

A comercialização de áreas para estandes na edição 2024 deve iniciar em janeiro.

Fonte: Assessoria Castrolanda

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Instituto Ovos Brasil apresenta nova diretoria e estabelece metas ambiciosas para o futuro

Edival Veras segue como presidente e Ricardo Santin continua como presidente do Conselho Deliberativo.

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Edival Veras foi reconduzido ao cargo de presidente do IOB: "Com esta nova equipe, estamos mais preparados do que nunca para promover o desenvolvimento sustentável da avicultura e informar sobre os benefícios do ovo" - Foto: Divulgação/IOB

Foi realizada no dia 10 de abril, a Assembleia Geral Ordinária do Instituto Ovos Brasil (IOB) na qual foram realizadas eleições para gestão do próximo triênio. Para composição da nova diretoria, Airton Junior cedeu seu posto de diretor comercial a Anderson Herbert, enquanto Gustavo Crosara foi nomeado novo diretor técnico, sucedendo Daniela Duarte.

Anderson Herbert, que também desempenha o papel de diretor de exportação na Naturovos, traz ao instituto uma experiência de mais de vinte anos no setor alimentício. “Estou honrado em contribuir para esta nova fase do IOB. Com minha experiência, espero fortalecer a atuação do Instituto no mercado”, afirmou Herbert.

Gustavo Crosara, médico veterinário com vasta experiência no setor de ovos, tendo contribuído incessamente como os temas regulatórios e de articulação do setor, liderando hoje a Somai Nordeste, expressou entusiasmo com sua nova posição. “A oportunidade de contribuir com o IOB é estimulante. Tenho grande confiança no potencial do setor e estou comprometido com o crescimento e a inovação contínua da instituição”, destacou Crosara.

Edival Veras segue na presidência e também foram eleitos os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Ricardo Santin segue como presidente do Conselho Deliberativo e seguem na diretoria da entidade Tabatha Lacerda como diretora administrativa, e Nélio Hand como diretor financeiro. Veras compartilhou suas expectativas para este novo ciclo: “Com esta nova equipe, estamos mais preparados do que nunca para promover o desenvolvimento sustentável da avicultura e informar sobre os benefícios do ovo. Estamos ansiosos para trabalhar juntos e atingir nossos objetivos ambiciosos que beneficiarão a indústria e a sociedade como um todo. Quero também expressar nossa gratidão a Airton Junior e Daniela Duarte por sua dedicação e contribuições durante suas gestões, que foram fundamentais para o nosso progresso”, ressalta.

Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.

Fonte: Assessoria Instituto Ovos Brasil
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Asbia: 50 anos de ações para o avanço da inseminação artificial em bovinos

Por meio de importantes iniciativas para democratizar cada vez mais o acesso à genética de qualidade a todos os pecuaristas, associação teve papel crucial no crescimento da adoção pela tecnologia no Brasil.

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Foto: Divulgação/Asbia

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) completa 50 anos de sua fundação em 26 de novembro de 2024. Foi nesse dia, em 1974, que a criação da entidade foi oficializada no Parque Estadual da Água Branca, na Barra Funda, em São Paulo (SP). “De lá para cá, a Asbia colaborou com a evolução da pecuária, tomando iniciativas importantes de compartilhamento de conhecimento com o Index Sêmen, Index Embriões e com o Manual de Inseminação Artificial em Bovinos, entre outros”, detalha Nelson Eduardo Ziehlsdorff, presidente da Asbia.

Há 50 anos, entre diferentes gestões, a entidade segue sendo a representação do produtor em importantes frentes, garantindo que as esferas federais, estaduais e municipais ouçam a voz dos pecuaristas por melhores condições. Além disso, a Asbia compartilha conhecimento e dados estatísticos importantes sobre a evolução da adoção da biotécnica reprodutiva. “O Index Sêmen é uma das nossas iniciativas mais antigas, com 40 anos de história. Temos o orgulho de ter ao nosso lado o Centro de Estudos em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), nessa missão de compilar dados estatísticos sobre o mercado de genética bovina brasileira para disseminarmos de tempos em tempos um panorama completo do uso da genética bovina com toda a cadeia de produção”, destaca Nelson.

A Asbia nasceu com alguns papéis bem definidos, que são executados em sua totalidade desde o início, como busca por consecução de linhas de crédito para pecuaristas, participação ativa em congressos, exposições, feiras, leilões, torneios e eventos de abrangência nacional, buscando a promoção do desenvolvimento das biotecnologias reprodutivas para fomentar o uso da inseminação artificial em todo o país. “A produção de carne e leite brasileira já é uma das mais importantes do mundo, mas sabemos que há oportunidade para ampliarmos bem essa produtividade. Isso porque, de acordo com dados do Index Sêmen de 2023, apenas 23% das fêmeas de corte e 12% das fêmeas leiteiras foram inseminadas no Brasil. O ganho genético na adoção da inseminação é imensurável e beneficia toda a cadeia a longo prazo, e é inegável o mar de oportunidades que temos para crescer”, ressalta o presidente.

Por meio de importantes iniciativas para democratizar cada vez mais o acesso à genética de qualidade a todos os pecuaristas, a Asbia teve papel crucial no crescimento da adoção pela tecnologia. Desde 1996, o número de doses adquiridas por pecuaristas para melhoria do rebanho cresceu de forma exponencial, saindo de cinco milhões de doses para as 25 milhões comercializadas em 2021 – um recorde histórico.

Com um número de associados sólido – composto por empresas de genética, saúde e nutrição animal, agropecuárias e outras entidades importantes do agro, a Asbia tem buscado potencializar a sinergia entre seus 40 membros para esclarecer a importância da inseminação como um fator de vantagem competitiva sustentável para toda a cadeia produtiva da pecuária – buscando otimizar a produção de forma sustentável.

Fonte: Assessoria Asbia
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Após crescer 70% nas últimas quatro safras, área dedicada ao trigo pode diminuir

Menores patamares de preços do cereal somados a incertezas climáticas e aos altos custos explicam a possível redução no cultivo.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Após aumentar nas últimas quatro safras, com salto de mais de 70% entre 2019 e 2023, a área dedicada ao trigo sinaliza queda neste ano.

Segundo pesquisadores do Cepea, os menores patamares de preços do cereal somados a incertezas climáticas e aos altos custos explicam a possível redução no cultivo.

A Conab projeta recuo médio de 4,7% na área semeada com a cultura em relação à temporada anterior, pressionada pelo Sul, com queda estimada em 7%.

No Paraná, o Deral aponta forte redução de 19% na área destinada ao trigo, para 1,14 milhão de hectares.

Apesar disso, a produção deverá crescer 4% no mesmo comparativo, atingindo 3,8 milhões de hectares no estado, em decorrência da maior produtividade.

 

Fonte: Assessoria Cepea
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