Empresas
Agricultura do Futuro: soluções devem aliar tecnologias para aumento da produtividade, redução de custos e atenção à sustentabilidade
A Jacto traz para a Agrishow tendências e inovações da Agricultura 4.0.
A Jacto traz para a Agrishow tendências e inovações da Agricultura 4.0. O foco é disponibilizar e atualizar técnicas capazes de otimizar a produção e garantir maior eficiência e rentabilidade para os produtores rurais. Para a 25ª edição do evento, a empresa preparou um espaço exclusivamente voltado para demonstração das inovações presentes nos equipamentos e outras que devem chegar em breve ao mercado. Entre os lançamentos de pulverização destacam-se dois pulverizadores automotrizes: o compacto Uniport 2030, com tração 4×4, e o Uniport 3030 Canavieiro, exclusivo para a cultura da cana-de-açúcar. A linha de pulverizadores tratorizados é representada pelo turboatomizador Arbus 4000 Tower, para atender culturas perenes de grande porte. Em adubação, os destaques são a nova adubadora automotriz Uniport 3030 NPK e a adubadora tracionada Tellus 10.000 NPK. Em Agricultura de Precisão os destaques são o Omni 700 e Omni 500, equipamentos utilizados na navegação de máquinas no campo, que aumentam a qualidade e precisão das operações.
A incorporação de tecnologias de agricultura de precisão e mais recentemente a adoção da agricultura digital – ou Agricultura 4.0 – com a possibilidade de conexão via internet de máquinas e serviços, equipamentos autônomos, drones e big data estão transformando a paisagem, rotinas, processos e hábitos do homem do campo. Atenta a esse cenário e aos desafios que ele impõe, a Jacto traz para a Agrishow inovações visando otimizar a produção e garantir mais eficiência e rentabilidade aos produtores rurais, com menor impacto ambiental.
O novo cenário da agricultura vem sendo acompanhado de perto pela empresa, que comemora 70 anos em 2018 e que tem como característica ao longo da sua história a antecipação de tendências no setor, sendo uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de tecnologias no Brasil.
“Ao longo desses 70 anos de história, a empresa apresentou diferentes produtos e tecnologias, visando atender às necessidades específicas dos agricultores das diferentes regiões onde atua. A busca por inovações está no DNA da empresa. É compromisso da Jacto garantir ao agricultor o acesso às tecnologias que o torne cada vez mais competitivo e com possibilidade de otimizar sua produção”, comenta Fernando Gonçalves, presidente da Jacto Agrícola.
Para a 25ª edição da AGRISHOW, a empresa formatou o Espaço Inovação visando a demonstração de tecnologias, recursos e ferramentas presentes em seus equipamentos que possam otimizar e reduzir custos de produção, aumentar a competitividade e proporcionar uma rentabilidade maior ao produtor, além de mostrar conceitos inovadores que logo estarão disponíveis em nossos produtos, para atender uma agricultura cada vez mais focada na gestão de informações, precisão, economia de recursos e diminuição de impacto ambiental.
O espaço será composto por seis estações que irão demonstrar as tecnologias, além de um simulador onde os visitantes poderão ter uma experiência de uso de nossos pulverizadores. Na estação de bicos de pulverização estará disponível o portfólio completo da empresa, com equipe técnica para recomendação e atendimento de dúvidas. Em uma das bancadas de pulverização será demonstrado um novo controle de pulverização com a tecnologia PWM, cujo principal benefício é manter a pressão e, consequentemente, o tamanho de gotas, mesmo quando houver variação de velocidade por qualquer motivo externo, como desníveis no terreno, por exemplo. Em outra bancada será demonstrada a tecnologia Spot Spray, que permite, através de um sensor óptico, aplicar o herbicida somente onde houver a presença das plantas, reduzindo custo, impacto ambiental e resistência ao produto. A tecnologia é extremamente útil no controle de pragas e plantas daninhas.
O Espaço Inovação apresentará ainda os produtos da Linha Otmis para Agricultura de Precisão, com destaque para o lançamento dos equipamentos Omni 500 e 700, além de outras tecnologias que podem ser embarcadas nos produtos, como piloto automático, barras de luzes e telemetria.
As tecnologias de adubação presentes no Uniport 5030 NPK e na Tellus 10.000 NPK serão também demonstradas complementando o conjunto de inovações a serem apresentadas aos clientes durante o evento.
“A Jacto é uma empresa de vanguarda tecnológica e por isso trabalhamos fortemente na antecipação de conceitos que se consolidam posteriormente no mercado. Esse espaço é para demonstrar as inovações, disponíveis nos produtos atuais, e conceitos que estarão brevemente disponíveis em nossos produtos, visando atender às demandas do produtor por maior eficiência e rentabilidade. Com essa visão focada em inovação e ouvindo as demandas do produtor é que nos preparemos para atender aos desafios dessa agricultura, cada vez mais competitiva ”, avalia Wanderson Tosta, Diretor de Marketing da Jacto.
Confira os detalhes dos lançamentos e demais novidades que a empresa traz para o evento:
Uniport 2030 – A Jacto amplia sua família de pulverizadores automotrizes com o lançamento do Uniport 2030. O destaque é que o modelo atende à necessidade de pulverizadores automotrizes de menor porte, porém com maior capacidade de tração que permite trabalhar em uma ampla variedade de terrenos. O pulverizador tem desempenho superior comparado aos modelos semelhantes no mercado. Possui reservatório com capacidade de 2.000 litros, com opções de 24 e 30 metros de barra. O vão livre de 1,60 m aumenta a disponibilidade do Uniport 2030 em culturas de maior porte. O reservatório de combustível de 275 litros faz com que o equipamento tenha a maior autonomia do mercado nesta categoria. A transmissão hidrostática 4×4, com controle de tração automático, juntamente com um motor potente de 198 cv e baixo peso, possibilitam pulverizar terrenos com inclinações de até 30%. Para um desempenho superior e controle da pulverização e das operações, o Uniport 2030 conta ainda com um pacote tecnológico completo Otmis para Agricultura de Precisão.
Uniport 3030 Canavieiro – O Uniport 3030 Canavieiro é mais um lançamento da Jacto para pulverização. É o único pulverizador desenvolvido especificamente para a cultura da cana-de-açúcar, buscando melhor desempenho e qualidade de aplicação, com menor impacto ambiental e redução nos custos de produção. Entre os principais diferenciais do equipamento estão a versatilidade para operar em plantações de cana-de-açúcar, que é uma cultura de alto porte, com componentes mais resistentes e robustos para o trabalho nessa cultura, que exige quase que o triplo de horas de trabalho em comparação a cereais, e alta precisão na aplicação de defensivos. São duas opções de pneus que trazem maior estabilidade entre linhas de plantio e menor compactação. O vão livre é ajustável para duas posições, alcançando uma altura máxima de 1,75 m oferecendo maior versatilidade e ampliando sua disponibilidade para o cuidado da cultura em estágio avançado de desenvolvimento. As barras são robustas, com quadro e braços de levante mais resistentes e adequados para o trabalho em bordadura e arremates. O equipamento possui ainda um conjunto de pingentes para aplicação localizada.
Uniport 3030 NPK – A nova geração da adubadora automotriz foi desenvolvida especialmente para aplicação localizada de fertilizantes na cultura canavieira. A capacidade de carga de 3.000 kg e a aplicação de fertilizantes em 10 linhas simultâneas permitem desenvolver alta capacidade operacional diária. O sistema de distribuição através de fluxo de ar proporciona elevada uniformidade e coloca o fertilizante no lugar certo.
Adubadora tracionada Tellus 10.000 NPK – A adubadora tracionada possui reservatório de 10.000 kg de capacidade e realiza a distribuição de fertilizantes em ampla faixa de aplicação, de até 50 metros, além da aplicação de produtos em pó. A Tellus 10.000 NPK possui transmissão com acionamento hidráulico, requer trator com potência mínima de 110 cv e trabalha em velocidades de 4 a 18 km/h. Possui dois tipos de acoplamento da bomba hidráulica, onde o cliente pode fazer a escolha que melhor se adapte ao seu trator. Além disso, pode trabalhar na bitola máxima de 2,70 m com o reservatório abastecido em seu nível máximo. Entre os diferenciais tecnológicos exclusivos que possibilitam um novo patamar para a adubação a lanço estão: Sistema PrecisionWay, SmartSet, Controle de bordadura, Controle automático de seções e pacote tecnológico Otmis para Agricultura de Precisão com Omni 700, reunindo funções como barra de luzes (GPS), controlador automático de duas seções (de série), aplicação em taxa variável (de série) e correção de sinal TerraStar C (opcional).
Barra de pulverização de 42 metros: A Jacto apresenta nessa edição da Agrishow uma barra de pulverização de 42 metros, com um conceito híbrido, construído em aço e fibra de carbono. O protótipo reúne a durabilidade e baixo custo do aço, além da leveza e resistência da fibra de carbono. Essas características resultam no desenvolvimento de barras de grande porte, resistentes e de menor custo. O conceito será apresentado no Uniport 4530 que, com esta barra, pode ter um rendimento operacional de até 90 ha/h, sendo 12,5% maior se comparado com barras de 36 metros. O índice de amassamento do Uniport 4530 com barras de 42 metros é 14% menor comparado com barras de 36 metros.
Arbus 4000 Tower – com foco no mercado de citros, a Jacto apresenta o pulverizador tratorizado Arbus 4000 Tower. A máquina alia o defletor Tower a forte tradição no segmento, a robustez e a segurança dos modelos anteriores para diferentes tamanhos de pomar. O acionamento elétrico, com abertura e fechamento da pulverização, é feito diretamente da cabine. Esse defletor permite maior aproximação dos bicos de pulverização ao alvo, reduzindo a distância percorrida pela gota e diminuindo o tempo de exposição aos fatores de deriva, como o vento e temperatura. Além disso, o defletor direciona o ar, melhorando a sua distribuição, adequando-se ao formato da planta, evitando desperdício de energia. Estas características permitem melhorar a qualidade da aplicação, principalmente nas que necessitam de maior penetração. O equipamento conta também com o ramal removível, que possibilita que a manutenção do mesmo seja realizada no solo, proporcionando maior agilidade e segurança da manutenção.
Agricultura de Precisão – A Jacto apresenta os novos produtos da linha Otmis. Os produtos Omni 500 e Omni 700 foram desenvolvidos para reduzir custos e aumentar a produtividade nas pequenas, médias e grandes propriedades. O Omni 500 facilita a operação de pulverização, garantindo aos pequenos produtores o acesso à tecnologia que estava disponível somente nos pulverizadores automotrizes. Já o Omni 700 possui uma maior precisão entre passadas e possibilita também a utilização do corte automático de seções, proporcionando maior precisão e facilitando a operação de pulverização. O equipamento possui ainda o exclusivo Repetidor de Operação Agis, capaz de repetir, em uma segunda passada, o perfil de velocidade de deslocamento da máquina e o controle de altura das barras registradas pelo operador durante a pulverização.
Consórcio: opção para compra planejada e melhor negociação – Planejamento de compra à vista pagando de forma parcelada, possibilitando assim uma melhor negociação e garantia de entrega. Essas são características para aquisição de máquinas e equipamentos via modalidade de consórcio, uma opção que vem apresentando crescimento nos últimos anos e que se apresenta como uma importante ferramenta para o produtor em tempos de dificuldades de acesso ao crédito. Para atender ao produtor que procura formas diferenciadas de aquisição de equipamentos, a Jacto possui há mais de duas décadas o Consórcio Nacional Jacto e está iniciando seu segundo grupo de cotistas para aquisição de produtos da linha de Pulverizadores Automotrizes da Família Uniport, Colhedoras de Café e Adubadoras Automotrizes. Estão disponíveis para aquisição neste plano os modelos Uniport 2000, Uniport 2500 Star, Uniport 2030, Uniport 2530, Uniport 3030, Uniport 3030 Canavieiro, Uniport 4530, Uniport 5030 NPK e as colhedoras de café KTR 3500 e K3500. Durante a Agrishow, a Jacto preparou uma equipe para atender especialmente os interessados em adquirir uma cota nesse novo grupo. Os especialistas na modalidade estarão disponíveis para tirar dúvidas, explicar o funcionamento da modalidade, bem como todas as vantagens de aproveitar o plano na ocasião.
Fonte: Ass. de Imprensa

Empresas
Coopavel terá estande para apresentar o melhor de suas marcas e agroindústrias no Show Rural 2026
Espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Feira acontece de 09 a 13 de fevereiro.

A gerência de Filiais da Coopavel garante presença no 38º Show Rural, que acontece de 09 a 13 de fevereiro, levando ao público um estande voltado à apresentação de suas principais marcas de insumos, com foco em tecnologia, qualidade e resultados no campo.
Segundo o agrônomo Anderson Granville, o espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Entre os destaques está a Biocoop, marca de insumos biológicos da cooperativa, que apresentará as tecnologias empregadas na fabricação de seus produtos e os rigorosos padrões de qualidade que asseguram eficiência e segurança na aplicação dos bioinsumos.

Foto: Albari Rosa
Outra presença confirmada é a da Nutriago, marca já consolidada da Coopavel na área de nutrição foliar. No estande, serão apresentados os diferenciais dos produtos e os resultados obtidos em produtividade nas últimas safras, reforçando a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela cooperativa.
Equipe técnica destacará também a importância do uso de matéria-prima de alta qualidade na produção de fertilizantes sólidos, com boa solubilidade e micronutrientes quelatizados, características que proporcionam melhor absorção e respostas mais eficientes pelas plantas. Complementando o portfólio, ainda serão apresentadas sementes de alta qualidade, com foco na qualidade fisiológica, nos processos de produção e nas cultivares multiplicadas, todas com alto teto produtivo e adaptadas à região de atuação da Coopavel.
Durante todo o evento, a equipe técnica da cooperativa estará à disposição para receber associados e clientes, esclarecer dúvidas e orientar sobre as melhores soluções para cada sistema de produção, destaca Anderson. Além disso, o estande contará com uma campanha especial de vendas de insumos, voltada às próximas safras.
Empresas Crédito rural
Sicoob traz o Invest Feira para o Show Rural
Crédito rural orientado a investimento ganha protagonismo no agro em 2026

Em um ambiente de custos elevados, juros ainda pressionados e maior exigência por eficiência produtiva, o crédito rural vem sendo reposicionado como instrumento estratégico para a competitividade do agronegócio brasileiro. Em 2026, a lógica financeira do campo avança além do custeio da safra e passa a incorporar decisões estruturantes de investimento, modernização e expansão dos negócios rurais.
Esse movimento acompanha uma tendência já observada em dados oficiais e estudos internacionais. De acordo com o relatório Agricultural Policy Monitoring and Evaluation 2025, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mais de 90% do suporte público ao setor agrícola no Brasil é direcionado à pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, evidenciando que inovação, modernização da produção e investimento em infraestrutura são pilares para ganhos de produtividade e competitividade no agro. O mesmo levantamento aponta que, na safra 2024–2025, o crédito agrícola no País alcançou cerca de R$ 400,6 bilhões, aproximadamente R$ 107,3 bilhões destinados a investimentos em capital fixo, como máquinas, equipamentos e tecnologias produtivas.
Segundo Michel Shoiti Tamura, gerente de Agronegócios do Sicoob Central Unicoob, o crédito rural deixou de ser apenas um meio de financiamento e passou a ser um instrumento de transformação no campo. “O produtor rural é, hoje, um gestor completo do seu negócio. Nosso papel, como instituição financeira cooperativa, é estar ao lado dele nas decisões que constroem o futuro da propriedade, oferecendo crédito que viabilize investimentos, aumente a eficiência produtiva e traga segurança para crescer com sustentabilidade”, destaca.
Durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), o Sicoob estará com o Invest Feira, linha de crédito com recursos próprios da instituição, voltada ao financiamento de investimentos produtivos no agronegócio. A solução se diferencia por oferecer flexibilidade de aplicação, agilidade na liberação, ampliando a capacidade de alocação de capital por parte do produtor.
“Nos anos anteriores, a feira iniciava com recursos insuficientes para atender o produtor rural. Por isso, o Sicoob criou o Invest Feira como alternativa à escassez de recursos subsidiados pelo governo federal”, explica Tamura. Destaca ainda que, além dessa linha, o Sicoob Unicoob oferece soluções específicas para a cadeia de integração, como suínos, frango, leite, peixes e outras atividades. “Nesses casos, disponibilizamos linhas com condições equivalentes ao BNDES Inovagro, utilizando recursos livres da cooperativa, com lastro em LCA, ampliando o acesso ao crédito para investimento produtivo no campo”, completa.
Entre os itens financiáveis, estão veículos utilitários, caminhonetes cabine dupla, caminhões e motocicletas, além de máquinas, equipamentos, drones e tecnologias aplicadas à produção, como sistemas de ordenha e irrigação. A linha também contempla a aquisição de animais para cria, recria, engorda, matrizes e serviço, sistemas sustentáveis como biodigestores e placas fotovoltaicas, insumos para custeio e comercialização e outros itens essenciais à atividade agropecuária.
“O Invest Feira foi estruturado para apoiar decisões estratégicas de investimento, oferecendo previsibilidade financeira e preservando o fluxo de caixa do produtor. É uma solução que conecta oportunidade e planejamento exatamente quando as decisões acontecem durante a feira”, destaca Michel. No mesmo período, as condições especiais do Invest Feira estarão válidas também nas agências Sicoob presentes em todas as cidades de atuação das cooperativas singulares que integram o Sicoob Central Unicoob.
A participação do Sicoob no Show Rural Coopavel, evento consolidado como um dos principais ambientes de negócios e inovação do agronegócio brasileiro, reforça o posicionamento da instituição como parceira financeira do agro, com foco em investimento produtivo, modernização e gestão eficiente do capital no campo.
Empresas
Copercampos apresenta portfólio de sementes no Inova Show em Londrina
Evento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro e reúne produtores, técnicos e parceiros do setor.

A Copercampos, em parceria com a Dica Seeds, participa nos dias 22 e 23 de janeiro do Inova Show, realizado em Londrina (PR), levando ao público técnico, produtores rurais e parceiros do setor um portfólio de sementes que evidencia qualidade, tecnologia e alto desempenho no campo.
Durante o evento, a equipe da cooperativa apresenta os principais materiais do portfólio de sementes, além de trabalhos técnicos voltados à demonstração de vigor e germinação, reforçando o compromisso da Copercampos com a entrega de soluções que garantam segurança e produtividade desde o plantio. Os resultados obtidos na última safra comprovam esse cuidado: as sementes apresentaram germinação média de 93% e vigor médio de 88%, em uma produção superior a 1,8 milhão de sacos/40kg de sementes na safra, índices que refletem o rigor nos processos de produção, beneficiamento e controle de qualidade.
A participação no Inova Show conta ainda com a presença do Diretor Superintendente, Lucas de Almeida Chiocca, e do Gerente de Sementes, Marcos Juvenal Fiori, que acompanham de perto as atividades, fortalecendo o relacionamento com parceiros e destacando a estratégia da cooperativa de investir continuamente em inovação, tecnologia e melhoria dos processos.
“Com a participação em eventos técnicos, a Copercampos reafirma seu posicionamento como referência em sementes de alto padrão, compartilhando conhecimento técnico, resultados de campo e soluções que contribuem diretamente para o sucesso dos agricultores que adquirem Sementes Copercampos”, ressalta Lucas.
