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Agenda ESG está no DNA da Coopavel, como nas mais de dez mil nascentes já recuperadas

Governança, questões sociais e de sustentabilidade ambiental, o tripé dos fatores ESG estão no radar da Coopavel desde o início de sua jornada.

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Cooperativa conta com o programa de proteção de nascentes Água Viva, que já protegeu mais de um bilhão de litros de água.

Governança, questões sociais e de sustentabilidade ambiental, o tripé dos fatores ESG estão no radar da Coopavel desde o início de sua jornada. É o que afirma o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. “Os cooperados já possuem em seu DNA boa parte dos objetivos propostos na agenda ESG”, destaca Dilvo.

Dilvo Grolli, diretor-presidente da Coopavel: “Para alguns a agenda ESG pode ser novidade, mas não no dia-a-dia das cooperativas, que, diante das normas, leis e regras de mercado que obedecem, estão há muito familiarizadas aos conceitos”  – Fotos: Divulgação/Coopavel

Para ele, a participação da comunidade que integra o dia a dia da cooperativa é fundamental para desenvolver as práticas referentes aos fatores ESG. “São eles os fiéis da balança quando falamos em preservação ambiental e produção de alimentos sustentáveis”, destaca. Além disso, segundo Grolli, a comunidade é a primeira a sentir os impactos sociais quando ocorre uma frustração de safra ou aumento de juros no setor. Ele entende que a agenda ESG será um marco positivo para o setor agro, pois esses temas passam a ser observados por todos os setores da sociedade, dividindo o fardo ora imposto aos produtores rurais, em especial na questão ambiental. “As cooperativas são as grandes propulsoras no combate da desigualdade e erradicação da pobreza e também atuamos como agentes de contenção das mudanças climáticas em curso”, pontua.

Grolli acredita que a agenda ESG já vem interferindo de forma positiva nos negócios da Coopavel, e continuará assim para os próximos anos, isso porque a Coopavel já cumpre parte das metas propostas nas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). “E muitas empresas concorrentes estão iniciando agora esse trabalho de adequação, com isso, saímos na frente em vários desses objetivos os quais já fazem parte da cultura dos cooperados e colaboradores da Coopavel”, salienta.
Desde o ano 2000, a Coopavel conta com uma universidade corporativa, a Unicoop, que sempre tratou dos projetos de meio ambiente e social junto aos cooperados, e projetos de treinamento e governança com os colaboradores. Prova disso são as dez mil minas de água recuperadas e as milhares formações acadêmicas e técnicas realizadas durante o período. “O projeto mudou a visão de mundo de muitas pessoas”, comenta Dilvo.

Em 2022, a cooperativa iniciou a renovação da Unicoop, trazendo os conceitos de tecnologia 5.0. “Esse conceito prevê o ser humano como centro de tudo, fazendo com que a tecnologia seja aplicada para o bem-estar das pessoas”, menciona.

Meio ambiente
Desde que foi criada, há 51 anos, a Coopavel atua atenta à proteção e preservação ambiental. A cooperativa é pioneira no quesito de tratamento de minas d’água, com um projeto iniciado no ano 2000 e que continua em andamento nas propriedades rurais atendidas pela entidade. A cooperativa conta, entre outros, com programa de proteção de nascentes (Água Viva), que já protegeu mais de um bilhão de litros de água), reaproveitamento de resíduos, uso de energias alternativas, disseminação, a partir de assistência técnica, de informações sobre plantio direto, recuperação de matas ciliares e de áreas degradadas. Além da produção de mudas de árvores nativas para recomposição de matas.

Dilvo cita ainda projetos ambientais específicos para a recuperação de mata ciliar, que conta com a participação da comunidade para o plantio de vegetação nativa nas margens de rios e córregos da região. “Vale destacar que tal iniciativa teve início antes mesmo de se tornar obrigatória por lei”, pontua o presidente da Coopavel.

Embora todas essas ações tenham uma grande repercussão com vistas ao meio ambiente, segundo Dilvo, a principal ação realizada pela Coopavel é intangível, trata-se da implantação da cultura da sustentabilidade junto aos cooperados e colaboradores. Para isso, a Coopavel definiu como sua missão produzir alimentos sustentáveis e conduziu ações por meio de cursos, palestras, workshops e mídia visando o engajamento de todos os atores envolvidos no setor agro, destaca Grolli. “Atualmente, colhemos bons frutos dessa iniciativa, pois somos reconhecidos como uma empresa amiga do meio ambiente e nossos produtos são exportados sem restrições para mais de 70 países mundo afora”, ressalta.
Segundo Dilvo, atualmente, 28% do território do Paraná está preservado e as cooperativas, juntamente com seus cooperados, têm grande participação nesse resultado. “Somos o setor que mais tem interesse em preservar o meio ambiente pela dependência que temos dele na produção de alimentos sustentáveis”, salienta.

Ações sociais

Por natureza, as cooperativas são entidades ligadas às pessoas, e segundo Dilvo, essa atitude faz referência ao sétimo princípio do cooperativismo, que presa o interesse pela comunidade. E nesse sentido, conforme Dilvo, a Coopavel sempre esteve presente nas comunidades onde tem postos de atendimento instalados. “Atuamos junto a festas de comunidade, questões ambientais, campanhas beneficentes e muitas outras ações sociais”, pontua.

Entretanto, de acordo com Grolli, a maior ação social que pode ser desenvolvia é a geração de emprego e renda. “Para tal, a Coopavel vem ampliando postos de trabalho por meio da expansão de suas atividades”, ressalta.

Recentemente, a cooperativa se instalou na região Sudoeste do Paraná, onde foram adquiridos 3 postos de recepção de grão. “Em breve inauguraremos uma fábrica de rações naquela região, a qual gerará riqueza para a comunidade onde está instalada”, reforça.

Para o presidente da Coopavel, a base da agenda social passa pela educação, conscientização e geração trabalho e renda, por tanto, Grolli destaca o trabalho para ampliar o espectro de atuação do Parque Tecnológico, local onde acontece o Show Rural Coopavel. “Estamos transformando aquele local num grande ambiente de aprendizagem e troca de conhecimento contínuo”, afirma.

Além da feria, realizada há 35 anos, recentemente foi implantado um aviário escola, que visa aprimorar as técnicas de alojamentos de aves para o setor, a Universidade Corporativa (Unicoop), que contará com escolas voltadas a ESG, inovação, liderança transformadora, negócios, excelência operacional, cultural e qualidade de vida. “Temos ainda uma área de inovação aberta que, em parceria com o PTI (Parque Tecnológico Itaipu) e Exohub visa impulsionar a inovação no agro, provendo um ambiente fértil para startups, instituições de ensino, fundações e grandes empresas desenvolverem programas e projetos inovadores para o agronegócio brasileiro e quem sabe mundial”, destaca Dilvo.

Governança

A governança corporativa visa dar mais transparência e credibilidade às empresas por meio de processos e ferramentas de gestão e comunicação adequadas à realidade de cada setor.

Segundo Dilvo, a Coopavel utiliza dispositivos de apresentação de informes financeiros, tais como o relatório anual, o qual fica disponível no site da cooperativa, as atas de reuniões dos conselhos de Administração e Fiscal, prestação de contas aos cooperados por meio das assembleias. “Presamos pela igualdade de tratamento e condições entre todos os cooperados e a atenção que dispensamos à comunidade que estamos instalados e ao meio ambiente como um todo”, pondera o líder cooperativista.

Planejamento

As boas práticas de produção e gestão fazem parte do cotidiano da Coopavel. Segundo o presidente da cooperativa, o planejamento e as estratégias destinadas aos fatores ESG serão constantes nos próximos anos. “Daremos continuidade às ações ambientais já em andamento e manteremos em alta a conscientização quanto ao tema junto aos nossos cooperados e colaboradores”, afirma Grolli.

Para ele, novas oportunidades de contribuir com a comunidade e o meio ambiente surgem a todo o momento, e a Coopavel está atenta a isso para colaborar. “Com a implantação da escola ESG junto a Unicoop, novas ações serão observadas e tratadas no seu tempo”, menciona.

Conforme Grolli, um dos focos da cooperativa é a busca por excelência operacional por meio de líderes transformadores que usem da tecnologia e inovação para melhorar a qualidade de vida do homem do campo. “Temos a missão de produzir alimentos sustentáveis, e para que isso aconteça, nos mantemos em alerta quanto às melhores práticas do setor com vistas aos temas ambiental, social e de governança”, afirma o presidente da Coopavel.

Para Dilvo, o setor cooperativista brasileiro, em especial do Paraná e do Oeste, está em um momento de crescimento, com avanços históricos, principalmente nos últimos dois anos. “Com investimentos, com profissionalismo e com respeito ao próximo, tudo isso conectado aos princípios da ESG, percebe-se que o futuro das cooperativas é bastante promissor”, ressalta.

Grolli acredita que o jeito mais prático e eficiente de cooperar, de olho em mudanças e resultados melhores, está no exemplo. Segundo ele, a Coopavel é uma empresa que produz alimentos sustentáveis e para chegar a isso observa inúmeras orientações, que são igualmente seguidas por seus diretores e colaboradores. “Os bons resultados obtidos ao longo dos anos endossam essas como boas práticas que podem ser multiplicadas”, conclui.

Para saber um pouco mais de como a agenda ESG está movimentando o cooperativismo brasileiro acesse a versão digital da edição Especial de Cooperativismo clicando aqui.

Fonte: O Presente Rural

Notícias São Paulo

22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025 anuncia novo local

Após a aprovação de mais de 80% do público participante da edição deste ano e o anúncio da descontinuidade das operações do Centro de Convenções de Ribeirão Preto, a Comissão Organizadora tem o prazer de anunciar o novo ponto de encontro para a realização do congresso em 2025.

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José Roberto Bottura anuncia o novo local do XXII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025. Foto: Divulgação/APA

Após inúmeras reuniões e consultas para encontrar locais para dar sequência ao maior evento dos profissionais da indústria de ovos do país, a Comissão Organizadora informa que o 22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025 permanecerá em Ribeirão Preto (São Paulo), mas em um novo e moderno espaço para recepcionar os congressistas e empresas apoiadoras. “O 22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025 permanecerá em Ribeirão Preto e será realizado no Multiplan Hall, anexo ao Ribeirão Shopping, um ambiente projetado para acomodar diferentes tipos de eventos e considerado um dos mais inovadores e modernos centros de eventos do país” anuncia José Roberto Bottura, Diretor Técnico da Associação Paulista de Avicultura (APA, São Paulo/São Paulo) e Coordenador do Congresso.

Após o sucesso do congresso realizado este ano, que contou com mais de 900 congressistas e foi aprovado por mais de 80% dos participantes, a Comissão Organizadora dará sequência aos próximos passos para um temário ainda melhor para o congresso. “Estamos na fase de desenvolvimento da programação da edição de 2025 e o nosso objetivo é que seja um evento à altura desta nova fase. Para isso, contamos com o apoio de todos os profissionais e empresas do meio para receber sugestões de temas para a programação” inclui o Dr. Prof. Lúcio Francelino Araújo, integrante da Comissão Organizadora e responsável pela programação do 22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025.

Os interessados em contribuir com o temário do 22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025 poderão encaminhar suas sugestões para o e-mail atendimento@apa.com.br com a palavra ‘Sugestão de temas 2025’ no campo do assunto do e-mail.

José Roberto Bottura antecipa que o 22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025 acontecerá de 24 a 27 de março de 2025, com o primeiro dia (24) destinado ao Pré-Congresso da Ceva Saúde Animal para dar boas-vindas aos congressistas.

Vale ressaltar que o evento seguirá com o apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP).

Sobre o Multiplan Hall no Ribeirão Preto

O espaço é considerado um dos mais inovadores e modernos centros de eventos do país e em 2023 completou 10 anos. Eventos, shows, palestras e congressos foram realizados com sucesso, acumulando mais de 1,2 milhões de visitantes. Com localização privilegiada, o Multiplan Hall fica dentro do Ribeirão Shopping, que está no bairro Jardim Califórnia, zona sul de Ribeirão Preto, uma das áreas mais seguras e dinâmicas da cidade.

Fonte: Assessoria APA
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Notícias De soja a seda

Em cinco anos, Paraná exporta US$ 1,3 bilhão para França, sede da Olimpíada

Ao todo, 164 produtos cultivados, processados ou industrializados no Estado foram vendidos para os franceses entre o início de 2019 e o final do primeiro semestre de 2024.

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Foto: Jonathan Campos/AEN

Em cinco anos, o Paraná exportou mais de US$ 1,3 bilhão em produtos para a França, a sede dos Jogos Olímpicos de 2024, cuja abertura será na próxima sexta-feira (26) com a participação de atletas apoiados pelo Estado no programa Geração Olímpica e Paralímpica. Ao todo, 164 produtos cultivados, processados ou industrializados no Estado foram vendidos para os franceses entre o início de 2019 e o final do primeiro semestre de 2024. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

A variedade de produtos enviados à França, que movimenta principalmente as agroindústrias locais e os setores automotivo, têxtil e madeireiro, por exemplo, mostra o dinamismo e a solidez da economia paranaense.

No pódio dos produtos paranaenses mais exportados neste período, a medalha de ouro fica com o farelo de soja. Com liderança folgada, o produto, que é usado principalmente para a alimentação animal, foi responsável por US$ 999 milhões em exportações aos franceses no período. Foram mais de 2,4 milhões de toneladas exportadas no período.

Na sequência, o segundo produto que mais movimentou as exportações paranaenses para a França foi a seda em fios. Como é um produto de maior valor agregado, as 576 toneladas comercializadas entre o Estado e o país europeu no período representam US$ 49,8 milhões na balança comercial paranaense. Quase metade disso, US$ 20 milhões, foi comercializado ao longo de 2023 e nos primeiros meses de 2024.

O Paraná é reconhecido na produção no campo e na indústria. O Estado conta com mais de 1,8 mil produtores de casulo de seda em mais de 170 municípios, que ocupam 4.700 hectares de plantação de amoreiras (que são alimentos para os bichos). São 2,2 mil toneladas produzidas anualmente, o que representa mais de 80% de toda a seda do País. Na indústria, uma empresa de Londrina (Bratac) atua no segmento de fiação de seda natural e garante o abastecimento do mercado europeu, principalmente para grandes grifes globais.

Com a medalha de bronze, estão os produtos trabalhados de madeira, como dormentes em madeira e madeira para assoalhos, móveis e construção civil. A comercialização destes produtos com a França ao longo de cinco anos rendeu US$ 35,5 milhões aos produtores paranaenses, com 20 mil toneladas exportadas.

Ainda entre os dez produtos mais exportados pelo Paraná à França estão os aparelhos elétricos, como tomadas e interruptores (US$ 26,9 milhões); peças de veículos (US$ 25,9 milhões); amidos e matérias albuminóides (US$ 23,3 milhões); bombas para líquidos e fluidos para motores (US$ 21,1 milhões); folheados e placas de madeira (US$ 18,9 milhões), manufaturas de madeira (US$ 15,8 milhões); e aparelhos contadores, como indicadores e tacômetros de velocidade (US$ 14,3 milhões).

Ranking

Os valores totais em dólar em exportações fazem da França o 20º principal destino dos produtos paranaenses entre 2019 e o primeiro semestre de 2024. Entre os europeus, o país fica atrás da Holanda (US$ 3 bilhões), da Alemanha (US$ 2 bilhões) e da Itália (US$ 1,5 bilhões). No geral, os dois principais destinos são a China (US$ 28,8 bilhões) e Estados Unidos (US$ 7,3 bilhões).

Já em toneladas exportadas, a França é o 11º principal destino dos produtos paranaenses. Os 10 primeiros são China (59 milhões de toneladas), Irã (6,2 milhões de toneladas), Holanda (6 milhões de toneladas), Estados Unidos (5,9 milhões de toneladas), Paraguai (5,3 milhões de toneladas), Japão (5,2 milhões de toneladas), Coreia do Sul (4,8 milhões de toneladas), Vietnã (3,3 milhões de toneladas), Bangladesh (2,6 milhões de toneladas) e Alemanha (2,6 milhões de toneladas).

Fonte: AEN-PR
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Notícias Em São Paulo

16º Congresso ABMRA aborda futuro do marketing no agro em mais de 10 horas de programação

Evento deste ano trará palestrante internacional para explorar a construção de caminhos para uma marca forte gerar impacto mundial.

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Congresso de Marketing do Agro ABMRA terá mais de 10h de programação. Fotos: Divulgação

A edição do 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA já tem data marcada. O evento, que é considerado o maior encontro de comunicação e marketing no Agro do país, será realizado no dia 19 de setembro, das 08 horas às 18h30, no Blue Tree Transatlântico, em São Paulo. Para este ano, o tema central será “O Próximo Passo do Marketing No Agro: O Que Nos Espera No Futuro?”, com uma programação envolvendo debates e trocas entre os participantes sobre os principais eixos que envolvem a comunicação do Agro.

Ao longo de mais de 10 horas de evento, passarão pelo auditório 15 palestrantes que serão divididos em cinco painéis. Após os talks, os três convidados de cada sessão participarão de uma mesa redonda que será mediada por um convidado. A programação até o momento está logo abaixo.

“O Congresso de Marketing do Agro ABMRA é uma referência no setor para os profissionais de comunicação se atualizarem das melhores práticas e cases do mercado. É um momento único de trocas de experiências com executivos de grandes empresas e autoridades. Por isso, ano após ano temos a responsabilidade de entregar aos congressistas os melhores conteúdos” comenta Cristina Bertelli, Diretora do Congresso de 2024.

A edição do Congresso de Marketing do Agro ABMRA terá entre os destaques a palestra da CEO da marca de café colombiana Juan Valdez, Camila Escobar Corredor. O produto é um case mundial de marketing de como a marca se transformou em um patrimônio para a Colômbia. A palestra terá tradução simultânea para os congressistas e convidados.

Na edição deste ano, os convidados poderão conhecer a evolução do Projeto Marca Agro do Brasil, iniciativa que visa aproximar o Agro da população urbana, mudar a sua imagem e, assim, torná-lo uma paixão nacional. Nesse sentido, o presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos, destaca que o Congresso de Marketing do Agro ABMRA é uma excelente ocasião para trocas de experiências e a capacitação de todo o setor na conquista deste objetivo.

Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA)

“É claro que a ABMRA tem um plano de ações com o Marca Agro do Brasil, e para transformar a relação da população brasileira, que tem mais de 200 milhões de pessoas, com o setor não é uma missão simples. Para de fato termos uma evolução nesse quesito, o único caminho possível é conquistar uma comunicação clara e eficiente do setor como um todo. Por isso, o 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA é tão importante, considerado um MBA em um único dia. Nós precisamos de um espaço de troca, com profissionais qualificados e que trabalhem em diferentes partes desse setor tão poderoso que move a nossa economia. Com certeza será um espaço de muito diálogo e aprendizado para todos os participantes” explica Nicodemos.

O Congresso de Marketing do Agro ABMRA é reconhecido como um espaço essencial para troca de conhecimento, networking e inspiração, que carrega a experiência de 45 anos de atuação da Associação. “O Congresso da ABMRA é fundamental para aprofundar a comunicação do agronegócio brasileiro para dentro e fora da porteira. Durante o evento temos a oportunidade de construir networking, compartilhar experiências e discutir estratégias que impulsionam a criação de um marketing forte para o setor agrícola”, avalia Wanderson Tosta, Diretor de Marketing da Jacto, que foi patrocinadora do Congresso do ano passado e confirmou a parceria para 2024.

Os interessados em participar do evento podem realizar a compra dos ingressos e conferir o calendário de lotes no site oficial (clique aqui). Os Associados da ABMRA têm condições especiais.

Programação

Painel 1: “Times de alta performance ganham campeonatos”, com moderação do jornalista Divino Onaldo e do repórter da TV Cultura Bruno Pinheiro Faustino

Palestrantes:

Renato Seraphim, CEO da Ciarama Máquinas John Deere e Conselheiro na FEARP-USP;

Santiago Franco Jaramillo, CEO da Cibra Fertilizantes;

Vânia Pajares, Diretora Musical e Regente.

Painel 2: “Informações e dados: amigos ou vilões”, com moderação do jornalista da Revista Oeste Artur Piva

Palestrantes:

Dirceu Ferreira Júnior, sócio da PwC Brasil liderando o time de Inovação Aberta, no Agtech Innovation;

Henrique Rodrigues, líder da área de Negócios & Insights da BB Media Brasil;

Eduardo Alves Pereira, Business Development Director.

Painel 3: “O poder da economia verde para as marcas”, com moderação de Lilian Munhoz, jornalista e Sócia da Comunicativas

Palestrantes:

Ricardo Esturaro, CEO da IkiGaia;

Ana Doralina, produtora rural indicada pela revista Forbes como uma das 100 Mulheres mais poderosas do Agro e especialista em Gestão em Agronegócios e Produção, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal;

Marcello Brito, Secretário Executivo do Consórcio da Amazônia Legal, Conselheiro e Professor.

*Painel 4: “Construindo marcas fortes”, com moderação da editora-chefe do Notícias Agrícolas Carla Mendes

Palestrante:

Camila Escobar Corredor, CEO na Juan Valdez Café;

*Novos palestrantes a serem confirmados.

Painel 5: “O poder da comunicação 360º”, com moderação do jornalista e radialista Otávio Ceschi Júnior

Palestrantes:

Rodolfo Schneider, Diretor Geral e de Conteúdo do Grupo Bandeirantes

Felipe Viante, Presidente da Associação Brasileira Mídia Out Of Home (ABOOH)

Essio Floridi, Diretor Sênior de Vendas e Operações de Samsung Ads para América Latina

Serviço 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA

Quando: 19/09/24 (quinta-feira), das 8 horas às 18h30

Onde: Blue Tree Transatlântico – Av. Cecilia Lottenberg, 130 – Chácara Santo Antônio, São Paulo.

Mais informações: (Clique aqui).

Fonte: Assessoria ABMRA
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AJINOMOTO SUÍNOS – 2024

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