Conectado com

Empresas

Adisseo lança no Brasil o probiótico Alterion para Avicultura

Alternativa natural aos antibióticos promotores de crescimento, Alterion é consistente tanto para o controle da saúde intestinal quanto para o desempenho zootécnico.

Publicado em

em

A Adisseo, líder global em nutrição animal e aditivos para ração, anuncia o lançamento no mercado brasileiro do probiótico para avicultura Alterion, desenvolvido em parceria com a Novozymes e que tem como base uma cepa única de Bacillus subtilis, uma bactéria encontrada na natureza. Durante o desenvolvimento do produto, esta cepa passou pelos mais rígidos critérios de seleção para trazer resultados consistentes na produção de aves. Adicionado à ração, Alterion permite aos produtores um maior equilíbrio da saúde intestinal das aves, limitando o desenvolvimento de bactérias indesejáveis no trato intestinal. Além disso, Alterion melhora a conversão alimentar do animal entre 2% e 2,5%, o que significa menos consumo de ração na produção.

“Com a mesma consistência adquirida pela Adisseo em anos e anos de história na nutrição animal, Alterion está sendo lançado agora no Brasil após atender a todas as exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária para o registro de probióticos”, explica Roger W. Solitão, Diretor de Marketing e Vendas da Adisseo América do Sul. “Já realizamos as primeiras importações dos Estados Unidos, onde o Alterion foi apresentado em 2016 como uma nova solução para saúde intestinal. Para comercializar o Alterion e dar o suporte adequado aos clientes, ampliamos a equipe com especialistas na área de sanidade e, em sintonia com a Novozymes, temos certeza do sucesso dele, que vai contribuir para a evolução do mercado produtor de carnes. Esse é o nosso principal objetivo, uma vez que nos inserimos no centro da cadeia de produção com essa nova vertente para saúde intestinal”.

 “O lançamento de um probiótico na área de qualidade e saúde intestinal tem tudo a ver com a nossa linha de produtos”, afirma Marcio L. Ceccantini, Diretor de Desenvolvimento Técnico da Adisseo América do Sul. “Se por um lado é uma nova área a ser desenvolvida pela Adisseo, porém está estreitamente relacionada à nutrição animal. Digo isso porque metionina, enzima, vitaminas, seleno-metionina são produtos que têm ação tanto nutricional quanto também voltada à melhora da qualidade e da integridade intestinal. Dessa forma, a Adisseo juntou esforços com os melhores pesquisadores do mundo, com as mais modernas tecnologias para selecionar e poder trazer para o mercado brasileiro o Alterion. Uma ferramenta que desenvolvemos num trabalho de longo prazo com a Novozymes, que nos levou a testar o produto ao redor do mundo e também aqui no Brasil, na fase do desenvolvimento do produto, que antecedeu esse lançamento que realizamos hoje”.

 Como parte do investimento para o lançamento de Alterion a Adisseo ampliou a equipe com profissionais capacitados para comunicar e apresentar o modo de ação, a eficiência do produto e, obviamente, analisar todas as questões relacionadas aos interesses dos clientes. Mestre em Ciências Veterinárias, com atuação profissional como consultora, sanitarista de aves e coordenadora de diagnósticos e patologia animal da BRF, Suzete Lora Kuana é a responsável junto aos clientes pelos produtos de saúde intestinal da Adisseo América do Sul.

 Segundo Suzete, Alterion tem apresentado resultados eficazes e desempenho zootécnico comprovado mesmo quando submetido a situações de desafios por Clostridium perfringens. “Graças às características únicas de nossa cepa, verificadas em análises frente a mais de 50 outras cepas, podemos comprovar a consistência e a eficiência de Alterion em relação aos concorrentes, sendo o único produto que devolve performance além de melhorar e manter a saúde intestinal. E o que se percebe é que mesmo quando associado a antibióticos promotores de crescimento, Alterion pode melhorar significativamente a conversão alimentar na fase inicial e tem uma tendência numérica a melhorar os resultados finais, com ganho de peso ou de conversão alimentar, ou até mesmo de ambos dependendo da situação de desafio a que o produto é submetido”.

 Alterion é, portanto, uma ferramenta valiosa para os clientes que procuram uma solução sustentável e econômica para atender aos desafios regulatórios e às restrições dirigidas pelos consumidores quanto ao uso de antibióticos promotores de crescimento.

 Durante décadas, os antibióticos foram amplamente usados na produção animal para auxiliar no desempenho. Hoje, contudo, mais e mais países estão restringindo o uso deles como promotores de crescimento, numa estratégia para combater a resistência aos tratamentos com antibióticos em humanos.

 Por sua vez, os probióticos são micro-organismos vivos que estabilizam a microbiota intestinal de aves, suínos e outros animais. Eles podem melhorar a saúde animal, a taxa de crescimento e a conversão alimentar, proporcionando economia de recursos e promovendo a sustentabilidade da indústria de produção animal.

 Todas essas questões foram discutidas por especialistas brasileiros e estrangeiros durante o Fórum de Saúde Intestinal Adisseo realizado para marcar o lançamento de Alterion no Brasil

Saiba mais sobre o Fórum de Saúde Intestinal Adisseo

O Fórum de Saúde Intestinal Adisseo marcou o lançamento no Brasil do probiótico Alterion para avicultura e reuniu ao redor de 100 convidados em duas edições, realizadas em Campinas/SP (20/06) e em Curitiba/PR (22/06). 

A programação contou com a participação do Gerente Global de Alterion – Adisseo, Paolo Doncecchi, e da Gerente de Ciência no Departamento de Saúde e Nutrição Animal da Novozymes, Karoline Sidelmann Brinch, que destacaram, respectivamente, como Alterion resulta das expertises in vivo e in vitro das duas marcas líderes globais em nutrição e aditivos animais.

 Da área acadêmica, o evento trouxe palestrantes como o Prof. Dr. Luiz Felipe Caron, especialista em vacinologia, virologia e imunologia da Universidade Federal do Paraná; o Prof. Dr. Theo A. Niewold, da Universidade de Leuven (Bélgica), reconhecido por defender a teoria de que a maioria dos antibióticos tem um efeito anti-inflamatório e não antibiótico, e, portanto, reduzem a energia desperdiçada e a poupam para a produção; e a Profa. Dra. Elizabeth Santin, professora de Patologia Aviária da Universidade Federal do Paraná, que apresentou no evento de Curitiba atualidades sobre saúde intestinal, disbioses e biomarcadores.

 O Prof. Dr. Lúcio Francelino Araújo da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP de Pirassununga (SP) esteve presente como um dos convidados do evento. Juntamente com sua equipe, o Prof. Dr. Lúcio conduziu no Brasil parte dos testes mundiais realizados na fase de desenvolvimento do Alterion. “Foi um trabalho muito importante e gratificante também, porque conseguimos atingir um resultado que atendeu uma necessidade de mercado, não só aqui do Brasil, porém de todo o mundo”, avalia. Sobre o tema tratado no Fórum Adisseo, Prof. Dr. Lúcio explica que “um dos grandes desafios que nós temos hoje na produção de aves é produzir um animal que seja saudável e que possa expressar todo o seu potencial genético. Para que isso ocorra, um dos pontos fundamentais nos sistemas de produção é nós garantirmos que essa ave tenha uma boa saúde intestinal”.

 Tendo em vista esse desafio, Stefan Jakob, Diretor de Inovação e de Negócios Probióticos da Adisseo (França), concluiu da seguinte maneira sua palestra sobre o modo de ação de Alterion:

Alterion foi realmente desenvolvido para fornecer ao mercado um probiótico consistente. Consistência em termos de ação, de desempenho, porém, acima de tudo, consistência em torno da qualidade do produto tanto em termos de formulação quanto de serviços. Alterion é único nesse sentido. Por isso a Adisseo juntamente com seu parceiro, Novozymes, elegeram a consistência como chave para desenvolver este probiótico bem-sucedido para avicultura. Alterion é, nesse sentido, um produto inovador. Seu processo de triagem se certificou para que houvesse a escolha da cepa de Bacillus subtilis mais apropriada para gerar um efeito de promoção do crescimento, ou de suporte à produção esperada, e que ao mesmo tempo fosse ‘gentil’ para a saúde intestinal do animal, coibindo o efeito pró-inflamatório e limitando o ‘convite’ a bactérias indesejadas. Tudo isso torna Alterion muito inovador para o mercado. Não por acaso eu costumo dizer que se trata de um produto padrão 2.0.

Fonte: Ass. Imprensa ADISSEO

Continue Lendo

Empresas

MiniEVO+ e Exaustor 55 Plus FV da Gallus Equipamentos elevam conversão alimentar e eficiência ambiental no aviário

Publicado em

em

Divulgação

A busca constante por melhores índices zootécnicos e eficiência energética conta com um importante aliado na avicultura e suinocultura brasileira. A Gallus Equipamentos, com sede em Marau (RS), apresenta algumas de suas soluções projetadas para melhorar a rentabilidade do produtor: o comedouro MiniEVO+ e o Exaustor 55 polegadas em Fibra de Vidro.

MiniEVO+: O prato que faz a diferença do primeiro ao último dia

Desenvolvido com projeto próprio, o MiniEVO+ foi desenhado especificamente para frangos de corte. Seu grande diferencial é o design inteligente, que permite o acesso dos pintinhos desde o primeiro dia de vida, mantendo a eficiência até o final do lote.

Com um sistema de higienização facilitado pela remoção rápida do fundo, o equipamento garante a sanidade das aves e evita o desperdício de ração. Além disso, suas características permitem que o prato seja adaptado a qualquer comedouro do mercado.

Pequeno no tamanho, gigante nos resultados – dizem os produtores

Lucas Ebeling e Ariane Rissi Menegussi, de Boa Vista do Sul (RS).

“O resultado nos impressionou. Desde o primeiro lote vem converter, não temos do que nos queixar!”, afirmam os produtores Lucas Ebeling e Ariane Rissi Menegussi, de Boa Vista do Sul (RS).

Tiago e Gislaine Frenhan, de Caarapó (MS)

 

 

Para Tiago e Gislaine Frenhan, de Caarapó (MS), os resultados obtidos com o prato elevaram o status do aviário: “Hoje é considerado o melhor da unidade”.

 

A satisfação é tão grande para Fabiano Neis, produtor de Ipumirim/SC, que afirma: “Hoje não faria mais um, faria mais dois galpões com a Gallus”

Fabiano Neis, produtor de Ipumirim/SC,

Climatização de Alta Performance: Exaustor 55” FV

Para garantir o conforto térmico e a qualidade do ar, a Gallus lança os exaustores de 55 polegadas em fibra de vidro de alta densidade. Imune à corrosão por amônia e com proteção anti-UV, esses equipamentos são ideais para galpões de pressão negativa e sistemas de resfriamento.

A tecnologia Direct Drive (acionamento direto) elimina a necessidade de correias e lubrificação de rolamentos, reduzindo significativamente os custos de manutenção. Disponível nas versões Persiana(ideal para ventilação mínima) e Butterfly (foco em colocação hermética e economia), o modelo Butterfly chega a ser até 25% mais econômico em consumo de energia.

O Exaustor 55 FV da Gallus pode ser utilizado em avicultura de corte, matrizes (recriação e produção) ou em suinocultura, onde se diferencia ainda mais pela sua resistência e durabilidade, mesmo em ambientes altamente agressivos. Seu desempenho elevado é otimizado pelo cone de expansão, pelo acionamento com menos perdas e pela hélice com perfil aerodinâmico winglet. A combinação de projeto eficaz e um design inteligente reduz o número de equipamentos a serem instalados em cada galpão.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Master Agroindustrial avança para o exterior com entrada em empresa chilena

Negócio envolve aquisição de ações e criação de sinergias produtivas e comerciais entre as companhias.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação

A Master Agroindustrial S.A., empresa brasileira do setor de carne suína, concluiu a aquisição de 38% das ações do Grupo Coexca S.A., do Chile. A operação envolve a compra de participações de diferentes sócios, entre eles o fundo de investimento dinamarquês Impact Fund Denmark (IFU).

Com o negócio, as duas companhias passam a estruturar uma parceria voltada à geração de sinergias nas áreas produtiva, industrial, comercial e de inovação. A transação marca a entrada mais forte da Master no mercado internacional, ampliando sua atuação para além do Brasil.

De acordo com o CEO da Master, Mario Faccin, a operação faz parte do processo de internacionalização da empresa, que já exporta para mais de 20 países. Ele afirma que a associação com a Coexca reforça a estratégia de expansão e integração industrial, além de contar com o apoio do Grupo Vall Companys.

A Master atua no mercado brasileiro de proteína suína com a marca Sulita. A empresa registra faturamento anual de US$ 250 milhões, conta com mais de 2.000 funcionários, 350 produtores integrados e produção superior a 100 mil toneladas de carne por ano. São 42 mil matrizes reprodutoras e cerca de 1,2 milhão de suínos produzidos anualmente, sendo 70% destinados ao processamento e 30% comercializados vivos. A companhia projeta dobrar o faturamento até 2030.

O CEO da Coexca S.A., Guillermo García, destacou que a entrada da Master na empresa abre uma nova etapa de crescimento, apoiada na experiência do grupo brasileiro e do Grupo Vall Companys.

Com sede na região do Maule, no Chile, a Coexca atua na produção e exportação de carne suína em modelo verticalizado. A empresa registra vendas de US$ 165 milhões, exporta para mais de 30 mercados e gera mais de 1.000 empregos. Possui 14 mil matrizes e abate mais de 470 mil suínos por ano, com volume superior a 56 mil toneladas de carne processada.

O responsável internacional do Grupo Vall Companys, Tomás Blasco, afirmou que a parceria deve reforçar a presença do grupo no mercado latino-americano. O conglomerado espanhol, com sede em Lleida, atua em cadeia produtiva integrada e registra faturamento superior a 4 bilhões de euros, com mais de 15 mil funcionários.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Genética Topigs Norsvin é destaque em premiação internacional de produtividade da Agriness

Companhia celebra pódio no ranking com propriedades parceiras que ultrapassam a marca de 280 quilos desmamados por fêmea ao ano

Publicado em

em

Granja Becker, do município de Quatro Pontes (PR), que alcançou a marca de 38,33 DFA

A 18ª edição do prêmio Melhores da Suinocultura da Agriness, realizada a bordo de um cruzeiro que celebrou os 25 anos da organizadora, reconheceu mais uma vez os números de excelência do setor. O projeto de benchmarking, que analisou dados de 2.689 granjas e mais de 2,4 milhões de matrizes localizadas na América Latina, Europa e Ásia, consagrou a genética Topigs Norsvin como o grande destaque, com produtores parceiros no topo do ranking.

O terceiro lugar dessa mesma categoria foi da Granja Vista Alegre, localizada em Vista Alegre (RS), com o índice de 35,40 DFA.

A avaliação principal do prêmio é baseada no índice de Desmamados por Fêmea ao Ano (DFA). Na categoria para granjas com mais de 3.000 matrizes, o primeiro lugar ficou com a Granja Becker, do município de Quatro Pontes (PR), que alcançou a marca de 38,33 DFA. O terceiro lugar dessa mesma categoria foi da Granja Vista Alegre, localizada em Vista Alegre (RS), com o índice de 35,40 DFA.

Granja Canal, de Itá (SC), também subiu ao pódio e conquistou o terceiro lugar com 37,94 DFA.

O desempenho de alta performance se repetiu na categoria de 301 a 500 matrizes. A Granja Persch, de Cunhataí (SC), garantiu a segunda posição com 38,30 DFA e a média de 281,9 quilos desmamados por fêmea ao ano (kg/DFA) em 2025. Na mesma categoria, a Granja Canal, de Itá (SC), que opera com 70% de genética Topigs Norsvin em sua estrutura, também subiu ao pódio e conquistou o terceiro lugar com 37,94 DFA.

Granja Persch, de Cunhataí (SC), garantiu a segunda posição com 38,30 DFA e a média de 281,9 quilos desmamados por fêmea ao ano (kg/DFA)

O diretor de Negócios e Marketing da Topigs Norsvin, Adauto Canedo, parabeniza a Agriness pelo marco de um quarto de século e pela realização de um evento tão grandioso para a suinocultura. “Os resultados dos nossos parceiros chancelam a eficiência do nosso programa de melhoramento no campo pois entregamos matrizes produtivas e animais robustos. Dessa forma, o produtor converte esse potencial genético em rentabilidade real na granja”, afirma Canedo.

Evolução e reconhecimento

O prêmio foi idealizado em 2006 com foco em promover uma competição saudável e incentivar a gestão eficiente. Atualmente, o levantamento avalia o desempenho de propriedades no Brasil, Argentina, Colômbia e China.

A parceria histórica entre a Topigs Norsvin e a Agriness rendeu uma homenagem especial durante a programação: a companhia recebeu um troféu de reconhecimento pelo fomento e apoio ao desenvolvimento do setor.

“Receber esse troféu tem um significado enorme para o nosso time. A nossa parceria com a Agriness e com os produtores foca em elevar a régua técnica do mercado com resultados reais e sustentáveis, e sermos a única casa de genética reconhecida com essa homenagem mostra que estamos trilhando o caminho correto”, conclui Canedo.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.