Empresas
Adaptabilidade, inovação e conhecimento norteiam Convenção de Vendas da Vaccinar 2022
Evento foi realizado em formato híbrido no mês de março e reuniu mais de 300 representantes comerciais da companhia, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Os impactos da pandemia da Covid-19 e da Guerra na Ucrânia tornaram mais evidente a necessidade de saber se adaptar, segundo a jornalista Kellen Severo. “A adaptabilidade cria estabilidade”, frisou a especialista em Economia e Agronegócios durante a Convenção Nacional de Vendas da Vaccinar (CNVV) 2022. Na palestra, ela falou sobre o cenário atual do mercado de proteínas e de commodities, projeções do mercado e os possíveis impactos na economia, após os conflitos que ocorrem na Europa. Para ela, o ambiente é dinâmico e repleto de desafios.
Outra mudança que foi abordada durante a convenção, que reuniu 60 pessoas de forma presencial, no Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como “Mineirão”, em Belo Horizonte, e outras 250 on-line, é com relação ao papel do vendedor. O tema foi abordado por outro palestrante, Marcelo Caetano, sócio do Grupo Venda Mais – revista, treinamento e consultoria em vendas. “O modelo transacional simples acabou”, disse.
Ele explica que o vendedor, como a maioria das pessoas conhece hoje, está acabando e que a tendência é que esse profissional seja um gestor de contas e que saiba fazer a diferença na vida do cliente, forma de trabalho que já é adotada pela Vaccinar. Afinal, com investimentos em pesquisa, a Vaccinar busca identificar o que o cliente precisa e dar o suporte técnico necessário por meio de produtos e serviços que efetivamente agreguem para o negócio dos parceiros. É essa proximidade que diferencia a Vaccinar das demais empresas. “A Vaccinar vende mais do que produtos de qualidade, oferece soluções em produtos e serviços para os nossos clientes”, diz o CEO da companhia, Nelson Lopes.
Além de Marcelo Caetano, que é escritor, autor dos livros “Chega de Desconto” e “Vendedor Fiel”, “Cliente Fiel”, e de mais de 100 artigos sobre vendas e gestão comercial, a CNVV 2022 contou com outro palestrante de renome: Gustavo Caetano. Ele é criador da Sambatech, empresa voltada para distribuição e gestão de vídeos on-line e autor de livros. Ele desmistificou o assunto Inovação, no momento intitulado no evento de: “Juntos para Pensar e Fazer Simples”.
Para o especialista, inovar é diferente de inventar, é simplificar. E é justamente isso que a Vaccinar faz. Sempre atenta às necessidades do produtor rural, a Vaccinar investe na inovação para otimizar ainda mais a rotina no campo.
De acordo com o CEO da Vaccinar, a nutrição animal é um mercado muito competitivo, com inúmeros concorrentes. E dentro desse cenário, o crescimento da Vaccinar é fruto de um trabalho sério, consistente, próximo dos clientes, entendendo as necessidades e trabalhando de forma parceira.
E com o objetivo de atender cada vez melhor o cliente, a companhia continua investindo no desenvolvimento de seu processo de transformação digital com adoção de ferramentas que agilizam os processos internos, garantem maior segurança e facilitam a vida dos clientes. Um dos exemplos é o seu chatbot que responde a um menu de comandos possibilitando o cliente e seu representante comercial um atendimento mais ágil, 24 horas por dia e sete dias por semana. Também está prevista a disponibilização de diversos aplicativos (APP´s) com utilização de Inteligência artificial que visam agregar valor para o dia a dia do produtor e melhorar a produtividade de seu negócio.
Além das palestras, da troca de experiências, a CNVV teve o momento de celebração, com a premiação de 83 representantes comerciais. “É o reconhecimento do trabalho de quem está na linha de frente da empresa”, frisa Lopes
O evento da Vaccinar, que aconteceu no Mineirão, nos últimos dias 22 e 23 de março, teve um cenário coerente com o mote do encontro, que foi: “Juntos no Campo”. O tema mescla duas paixões: o campo de futebol, em um ano de Copa do Mundo, e o campo onde se desenvolve toda a cadeia do agronegócio. “O balanço é positivo e as palestras com especialistas mostrou que a Vaccinar está no caminho certo. Foi um momento para atualização, troca de conhecimento e também de celebração”, conclui Nelson Lopes.
Conhecimento
Marcelo Caetano também destacou a importância do conhecimento técnico, da atualização. “Não é só a experiência do dia a dia que vai nos ajudar. A gente precisa estudar para melhorar. Afinal, os clientes estão melhores e mais técnicos”, disse.
E a Vaccinar sabe da importância de ampliar os conhecimentos, tanto que incluiu na Semana da Convenção de Vendas, a realização de Módulos do treinamento do Programa de Desenvolvimento de Líderes e, durante o evento, a empresa também estimulou sua equipe de Representantes Comerciais a realizarem os diversos cursos disponíveis em sua universidade corporativa – a Universidade Vaccinar. Lançada em 2018, a plataforma de treinamentos a distância da empresa conta com trilhas de desenvolvimento de competências que englobam diversos cursos voltados para as áreas de nutrição animal, vendas consultivas, comunicação assertiva e entre outros.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.