Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias No Mato Grosso

Acrimat em Ação 2022 atinge 2,9 mil pecuaristas na sua 10ª edição

Resultado é fruto dos esforços de levar informação técnica sobre confinamento, nutrição e produtividade de bovinos, em regiões de difícil acesso.

Publicado em

em

Divulgação/Acrimat

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) atingiu 2.972 produtores e pecuaristas do Estado durante o projeto “Acrimat em Ação 2022”, realizado no período de 07 de março a 09 de abril. O resultado é fruto dos esforços de levar informação técnica sobre confinamento, nutrição e produtividade de bovinos, em regiões de difícil acesso.

O encerramento do Acrimat em Ação 2022 ocorreu no último sábado (09), no município de Juína (740 km a noroeste de Cuiabá). O evento contou com auditório lotado, com um total de 268 participantes do município.

Conforme aponta o levantamento, as quatro rotas realizadas pelo Acrimat em Ação tiveram quase 8 mil quilômetros percorridos, apenas nas regiões norte e noroeste de Mato Grosso. O trajeto escolhido leva em consideração os municípios conhecidos por ter uma produtividade expressiva de bovinos e reincidência do sistema de integração lavoura-pecuária.

“As quatros rotas foram planejadas para serem mais rápidas e concentradas para agilizar o trabalho devido a pandemia da covid. No caso da ida do Acrimat em Ação até os municípios é necessário o envio do convite a entidade, e na medida que esse convite chega comparecemos na região. Além disso, também é avaliado a situação de cada cidade e qual local precisa mais da informação sobre a pecuária de Corte”, explica o gerente de relações institucionais da Acrimat, Nilton Mesquita Júnior.

O projeto da Acrimat também fez a coleta de dados sobre a situação da cadeia produtiva da carne em Mato Grosso, visando melhorar e manter um produto de qualidade. Nesta linha, uma das análises é que em alguns municípios a integração da lavoura-pecuária com a safrinha está bastante predominante e intensificando a produção de bovinos.

“Diante da questão lavoura-pecuária, os produtores quando recebem informações técnicas do Acrimat em Ação, eles refletem sobre o conteúdo e conseguem modificar algumas coisas, seja no ponto de vista da gestão ou manejo. Então, o que é colocado no evento influencia muito na melhoria das propriedades”, diz o diretor regional de Juína, Rafael Nogueira.

O Acrimat em Ação leva informações aos produtores de pequeno, médio e grande porte. Além disso, nos 19 municípios visitados pelo projeto, todos receberam a palestra “Pecuária e corte de sucesso: um caminho sem volta”, ministrado pelo doutor em zootecnia na Unesp, Gustavo Rezende.

Durante a palestra, Gustavo também avaliou a importância de cuidar das três etapas dos bovinos com muita atenção para um resultado melhor. Sendo a cria, recria e engorda as fases que compreendem a reprodução e crescimento do gado.

Para o diretor regional, Jorge Basílio, as três fases vêm sendo trabalhadas com mais atenção há um bom tempo, levando em consideração todo o ensinamento oferecido pela Acrimat em Ação, nos anos anteriores.

“O conteúdo repassado pela Acrimat em Ação vem de encontro com a necessidade e realidade dos pecuaristas. Na nossa região noroeste, principalmente as cidades de Castanheira e Juína, trabalhamos muito com as fases de cria, recria e engorda. Estamos progredindo bem na cidade, usamos tecnologia, inseminação artificial e cuidamos do pasto que é o elemento principal para os cuidados com o gado”, enfatiza.

Participaram do evento produtores, estudantes, entidades e empresas. O Acrimat em Ação conta com os patrocinadores do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Fundo Mato-Grossense de Apoio a Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), FS Bioenergia e Nissan Saga.

Fonte: Assessoria

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.