Conectado com

Notícias

Acordo Mercosul-UE terá papel estratégico na diversificação das exportações brasileiras

Presidente da CNI avalia que o acordo com o bloco europeu vai conectar a economia brasileira a um dos principais blocos econômicos do mundo, criando oportunidades para fortalecer a indústria.

Publicado em

em

Fotos: Claudio Neves

O Acordo de Associação Mercosul-União Europeia, concluído nesta sexta-feira (6), representa uma resposta efetiva ao desafio de agregar mais valor à pauta comercial brasileira em paralelo a uma política de modernização e evolução industrial do país. Ao estabelecer uma das maiores áreas de integração econômica do mundo, abrangendo um mercado de mais de 750 milhões de consumidores, com participação de 17% da economia global e 30% das exportações mundiais de bens, o acordo criará bases para integrar a economia brasileira a cadeias de valor de forma mais robusta e competitiva.

O acordo é resultado de um longo processo de negociação iniciado em 1999. Após avanços significativos ao longo dos anos, as negociações foram concluídas preliminarmente em 2019. No entanto, a ratificação e implementação do acordo ficaram paralisadas devido a preocupações levantadas por ambas as partes, principalmente relacionadas a questões ambientais e de sustentabilidade. Em 2023, as negociações foram reabertas com o objetivo de abordar essas preocupações e buscar um consenso equilibrado.

Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o acordo traz como potenciais benefícios a diversificação das exportações, a ampliação da base de parceiros comerciais e o fortalecimento da competitividade do Brasil em nível global. Negociado com foco em princípios de equilíbrio e sustentabilidade, o acordo tem potencial de impulsionar a produtividade e ampliar a integração internacional da indústria brasileira, promovendo ganhos econômicos e sociais de longo prazo.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, destaca que o acordo é um marco estratégico para o Brasil, por conectar a economia brasileira a um dos principais blocos econômicos do mundo, criando oportunidades para agregar valor à pauta exportadora e fortalecer a indústria do país contribuindo para um crescimento econômico.

“Além de diversificar nossas exportações e ampliar a base de parceiros comerciais, elevando o acesso preferencial brasileiro ao mercado mundial de 8% para 37%, o acordo trará uma inserção internacional alinhada com a agenda de crescimento inclusivo e sustentável, o que é essencial para garantir ganhos econômicos e sociais de longo prazo, e reforçar a competitividade global do Brasil”, afirma Alban.

O acordo representará um passo importante para reverter o processo de re-primarização das exportações nacionais. Com a abertura do mercado europeu, aproximadamente 97% das exportações industriais brasileiras ao bloco terão tarifa zero assim que o acordo entrar em vigor. Essa medida incentivará a indústria do Brasil a exportar bens de maior valor agregado para um mercado altamente competitivo, com um PIB per capita de US$ 40,8 mil, fortalecendo a presença do país em cadeias globais de valor e promovendo a diversificação da pauta exportadora.

Outro impacto relevante está na criação de empregos. Em 2023, a cada 1 bilhão de reais exportado para o bloco europeu, foram criados 21,7 mil empregos, superando mercados como o chinês, que abriu 14,4 mil empregos por bilhão de reais exportado.

Para a CNI, o acordo entre Mercosul e União Europeia representa uma oportunidade histórica para reposicionar o Brasil no comércio global, estimulando a produtividade e a competitividade da indústria de maneira sustentável.

Fonte: Assessoria CNI

Notícias

Dilvo Grolli projeta maior edição da história do Show Rural Coopavel em 2026

Evento deve reunir cerca de 400 mil visitantes em Cascavel (PR), com ampliação de infraestrutura, foco em inovação e valorização da agricultura familiar.

Publicado em

em

Foto: Gabriel Rosa

A 38ª edição do Show Rural Coopavel, marcada para o período de 09 a 13 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná, caminha para se tornar a maior de sua história. A avaliação é do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que voltou a reforçar a expectativa durante participação na primeira reunião de diretoria da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) em 2026, realizada na última quarta-feira (28).

Durante reunião da diretoria da Acic, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, apresentou as principais novidades da feira, considerada o maior evento técnico do agronegócio da América Latina – Foto: Divulgação/Acic

Ao lado do coordenador-geral do evento, Rogério Rizzardi, e do gerente de Tecnologia da Informação da Coopavel, Rogério Aver, Grolli apresentou as principais novidades da feira, considerada o maior evento técnico do agronegócio da América Latina. Segundo ele, a expansão do Show Rural acompanha a relevância crescente do setor agropecuário na economia nacional. “Em 2025, o Brasil cresceu 2,25%, mas o agro superou os 6%, o que comprova, mais uma vez, o quanto esse setor é fundamental para o país”, destacou o presidente da Coopavel.

Ele também detalhou o conjunto de obras em fase final de execução, voltadas a melhorar a experiência dos visitantes e expositores. Entre os avanços estruturais estão a implantação de 11 quilômetros de ruas cobertas, a ampliação dos pavilhões da administração e do Espaço Impulso e a expansão do pavilhão da agricultura familiar. Neste último, a área construída foi triplicada por meio de parceria com a Itaipu. “Mais de 100 pequenas agroindústrias poderão expor e comercializar produtos variados. O Show Rural é uma vitrine que valoriza o pequeno produtor, que responde por 74% das propriedades rurais do Paraná”, afirmou Grolli.

Foto: Albari Rosa

Estacionamento

Outro ponto destacado foi a ampliação do estacionamento do parque, que passará a comportar diariamente até 22 mil veículos e 700 ônibus. O presidente da Coopavel agradeceu o apoio institucional e a cessão de área que viabilizaram a obra, ressaltando a colaboração do setor empresarial local.

Expositores e público

Para esta edição, a organização prevê a participação de cerca de 600 empresas expositoras e um público estimado entre 360 mil e 400 mil visitantes ao longo dos cinco dias de feira, vindos de diversas regiões do Brasil e do exterior.

Parcerias estratégicas

Na área de inovação, Rogério Rizzardi enfatizou o papel das parcerias estratégicas, como a mantida com a Acic, para o fortalecimento do

Foto: Gabriel Rosa

evento. Em 2026, pela primeira vez, a associação comercial contará com uma sala própria junto à administração do parque, destinada à recepção de autoridades, associados e empresários.

Já o gerente de TI da Coopavel, Rogério Aver, apresentou os principais destaques da agenda de inovação que ocuparão o Espaço Impulso e o Show Rural Digital. Estão previstos o 1º Fórum Agro ADVB, a 6ª edição do Fórum de TI das Cooperativas, o Iguassu Valley Show e o Hackathon, reforçando o posicionamento do evento como ambiente de conexão entre tecnologia, negócios e agronegócio.

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

Notícias

Sistema Ocepar leva agenda institucional, inovação e memória do cooperativismo ao Show Rural 2026

Programação inclui exposição pelos 55 anos da Ocepar, fóruns técnicos, reunião com o Banco do Brasil e ações de saúde durante o evento em Cascavel (PR).

Publicado em

em

Atuação do sistema cooperativista estará concentrada na Casa Paraná Cooperativo e na Praça de Inovação, reunindo atividades institucionais, técnicas e de relacionamento com cooperativas, parceiros e visitantes - Foto: Divulgação/Sistema Ocepar

O Sistema Ocepar terá presença estratégica na 38ª edição do Show Rural Coopavel, que acontece de 09 a 13 de fevereiro, no Parque Tecnológico da Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Paraná. A atuação do sistema cooperativista estará concentrada na Casa Paraná Cooperativo e na Praça de Inovação, reunindo atividades institucionais, técnicas e de relacionamento com cooperativas, parceiros e visitantes.

Presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken: “Temos muitos motivos para celebrar. Desde a nossa origem, trabalhamos de forma organizada para oferecer o suporte necessário ao avanço do setor. Nosso planejamento estratégico, atualizado constantemente, permite contabilizar resultados positivos ano após ano” – Foto: Divulgação/Sistema Ocepar

O destaque desta edição será a exposição histórica que marca os 55 anos da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. Criada em 2 de abril de 1971, a Ocepar consolidou-se como entidade representativa e articuladora do cooperativismo paranaense. Instalada no piso térreo da Casa Paraná Cooperativo, a mostra apresentará objetos, fotografias históricas e painéis expositivos que retratam a trajetória, os desafios e a expansão do setor no Estado.

Para o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o momento é de celebração e reconhecimento do trabalho construído ao longo de mais de cinco décadas. “Temos muitos motivos para celebrar. Desde a nossa origem, trabalhamos de forma organizada para oferecer o suporte necessário ao avanço do setor. Nosso planejamento estratégico, atualizado constantemente, permite contabilizar resultados positivos ano após ano”, afirma.

Além da exposição, a Casa Paraná Cooperativo será palco de uma agenda intensa de encontros. Um dos momentos centrais será a reunião com a presença do presidente da Ocepar e do vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Gilson Bitencourt, voltada ao debate sobre linhas de financiamento para produtores rurais junto às cooperativas do ramo agro. O espaço também sediará fóruns de Tecnologia da Informação, Meio Ambiente e Sanidade Agropecuária, além da reunião do Conselho Administrativo da Cresol.

Durante todos os dias do Show Rural, a Casa Paraná Cooperativo permanecerá aberta à visitação, oferecendo mesas de trabalho, acesso à praça interna e estrutura de sala de imprensa, reforçando o papel do espaço como ponto de apoio institucional e de integração do cooperativismo paranaense no evento.

Reconhecido como um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, o Show Rural Coopavel é organizado desde 1989 com foco

Foto: Divulgação/Sistema Ocepar

na difusão de conhecimento, tecnologia e oportunidades de negócios. A feira reúne mais de 600 expositores em uma área de 720 mil metros quadrados. Para 2026, a expectativa da organização é superar 360 mil visitantes, entre produtores, técnicos, pesquisadores e delegações do Brasil e do exterior.

Na área social, o Sistema Ocepar mantém a parceria com o Sesi/PR para a realização de exames preventivos gratuitos de câncer de pele, de mama e de próstata, por meio da Unidade Móvel do Sesi Cuide-se+. A ação, promovida pelo Sescoop/PR, tem como foco a promoção da saúde de cooperados e da comunidade que circula pelo evento.

Programação do Sistema Ocepar no Show Rural Coopavel 2026

10/02 – Reunião com o Banco do Brasil, vice-presidência do agro
Local: Casa Paraná Cooperativo, Salão Panorâmico
Horário: das 10h às 12h

10/02 – Fórum de Tecnologia da Informação
Local: Show Rural Digital
Horário: das 8h às 18h30

11/02 – Fórum de Sanidade Agropecuária
Local: Casa Paraná Cooperativo, Auditório 2
Horário: manhã e tarde

12/02 – Fórum de Meio Ambiente
Local: Praça de Inovação, UTFPR
Horário: 9 horas

12/02 – Reunião do Conselho Administrativo da Cresol
Local: Casa Paraná Cooperativo, Auditório 2
Horário: das 8h30 às 11 horas

Fonte: O Presente Rural com Sistema Ocepar
Continue Lendo

Notícias De 04 a 06 de agosto

SIAVS 2026 amplia parcerias e reforça presença global durante IPPE

Representantes da ABPA apresentaram as oportunidades de negócios e de relacionamento com o setor produtivo brasileiro.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/ABPA

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) marcou presença na edição 2026 da International Production & Processing Expo (IPPE), realizada nesta semana em Atlanta, nos Estados Unidos. Representaram a entidade o diretor de negócios do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), José Perboyre, e Adriana Alves, da equipe da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Durante a IPPE, os representantes da ABPA apresentaram as oportunidades de negócios e de relacionamento com o setor produtivo brasileiro promovidas pelo SIAVS, o maior evento técnico, político e comercial das cadeias de proteína animal do Brasil.

A edição de 2026 do SIAVS será realizada de 04 a 06 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo. “A IPPE é um ambiente estratégico para ampliar ainda mais a internacionalização do SIAVS, que, em sua última edição, contou com a participação de representantes de mais de 60 países. Nossa presença em Atlanta também fortalece o relacionamento com cadeias produtivas que atuam de forma complementar à brasileira, além de possibilitar o alinhamento de desafios comuns que impactam os principais polos produtores globais”, destaca José Perboyre.

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.