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Ação da ABPA na SIAL gera US$ 380 milhões em exportações

Vinte e duas empresas participaram da ação que serão consolidados ao longo dos próximos 12 meses

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Terminou nesta quinta-feira (25) a maior ação internacional já realizada pela avicultura e pela suinocultura do Brasil, liderada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos  (Apex-Brasil) durante o Salon International de l'Alimentation (SIAL), em Paris (França). Vinte e duas empresas participaram da ação, que viabilizou a realização de US$ 380 milhões em negócios, que serão consolidados ao longo dos próximos 12 meses. São vendas e novos contatos com mercados da Ásia, Europa e África. Até mesmo países da América do Sul fecharam negócios com exportares brasileiros em Paris.

Uma grande estrutura de mais de 650 metros quadrados foi preparada especialmente para ação no evento, com uma série de atrações incluídas. Entre elas, a área gastronômica comandada pelo Chef gaúcho Marcelo Bortolon, com o serviço de milhares de pratos à  base de carne de frango e de ovos produzidos no Brasil – como o tradicional galeto com polenta. 

Durante o SIAL também foi realizado o lançamento da obra "Da nossa mesa para a sua mesa", um livro de realidade aumentada idealizado por Manuel Petry, da Agência Capella.  Em suas páginas, o livro reúne fotos de produtores e colaboradores que produzem alimentos que vão para as suas famílias e para famílias de mais de 150 países.  Foram mais de 800 horas de trabalho dedicados à ação, percorrendo mais de 5 mil quilômetros pelo interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Paralelamente, uma área de interatividade foi construída no espaço da ABPA na SIAL, com vídeos em 360° em óculos de realidade virtual, demonstrando o funcionamento das granjas de aves e de suínos do Brasil. De acordo com a ABPA, cerca de 5 mil importadores e potenciais clientes estiveram no espaço da avicultura e da suinocultura do Brasil. "Por seu perfil Global,  a SIAL gerou excelente fluxo de negócios mesmo para exportadores de produtos que não são embarcados para a União Europeia, como a carne suína e o ovo", destaca Francisco Turra, presidente ABPA.

Campanha de imagem 

Paris também foi palco do lançamento da campanha de imagem liderada pela ABPA junto ao mercado europeu. A ação,  apoiada pela Apex-Brasil, tem como objetivo principal o fortalecimento da imagem da proteína animal brasileira no mercado internacional. A primeira etapa acontecerá na União Europeia, na França,  Holanda, Inglaterra,  Alemanha e Reino Unido. Serão realizadas ações em feiras e outras iniciativas de promoção de imagem junto aos stakeholders e ao público consumidor. A Sopexa é a agência contratada para a ação.

Fonte: Assessoria ABPA

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Notícias Sanidade

ABPA e DIPOA promovem encontro sobre inspeção

Será apresentado o sistema de treinamento na inspeção ante e post mortem de aves e suínos

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Divulgação/Agrostock

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura (DIPOA/MAPA) realizam ao longo desta semana um encontro conjunto para tratar sobre temas do sistema de inspeção do setor de proteína animal. A programação do evento, iniciada na segunda-feira (18), segue até sexta-feira (22), em São Paulo, SP.

Na ocasião, será apresentado o sistema de treinamento na inspeção ante e post mortem de aves e suínos. Além disso, também serão discutidas as ações e procedimentos de verificação oficial dos controles em estabelecimentos produtores de carne e suínos. Participam do encontro técnicos das agroindústrias produtoras e exportadoras e auditores fiscais do Ministério da Agricultura.

“Este é um trabalho que tem como princípio o fortalecimento do trabalho pela qualidade e a reconstrução da imagem do setor produtivo, seguindo todos os parâmetros legais em uma parceria do setor público e da iniciativa privada.  Esperamos realizar, em breve, novos eventos com o mesmo objetivo”, ressalta Francisco Turra, presidente da ABPA.

Fonte: Assessoria
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Notícias Mercado Leiteiro

Estoques reduzidos e menor produção elevam preço do UHT

Altas estiveram atreladas aos estoques, que continuam controlados, e à redução da produção por parte de alguns laticínios

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O preço do leite UHT negociado no atacado do Estado de São Paulo subiu 0,24% entre as duas últimas semanas, fechando com média de R$ 2,4357/litro no período entre 11 e 15 de fevereiro. Conforme colaboradores do Cepea, as altas estiveram atreladas aos estoques, que continuam controlados, e à redução da produção por parte de alguns laticínios.

Apesar da valorização, as negociações entre laticínios e atacados permaneceram baixas. Já o queijo muçarela se desvalorizou 0,83% na mesma comparação, fechando com média de R$ 17,2862/kg entre 11 e 15 de fevereiro. Quanto à liquidez no mercado deste derivado, permaneceu estável no período.

Fonte: Cepea
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Notícias No Paraná

Trigo pode ser boa alternativa ao produtor na 2ª safra

Como o clima está favorável, os preços e custos de produção irão balizar tomada de decisão dos agricultores

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Divulgação/SECS

Com o avanço da colheita dos grãos de verão no Paraná, triticultores do Estado já planejam a divisão das áreas de semeio na segunda safra. Como o clima está favorável ao desenvolvimento tanto do trigo quanto do milho, os preços e custos de produção é que irão balizar a tomada de decisão dos agricultores por um ou outro.

Segundo dados da equipe de custos agrícolas do Cepea, em Cascavel, PR, o custo operacional de produção do milho 2ª safra foi calculado em R$ 2.822,54/hectare, contra R$ 1.901,03/ha para o trigo. A produtividade média das últimas três safras foi de 93 sacas/ha para o milho e de 49 sc/ha para o trigo, de acordo com dados do Deral/Seab.

Considerando-se os valores médios de venda em janeiro/19, as receitas geradas seriam de R$ 2.724,08/ha para o milho e de R$ 2.343,38/ha para o trigo. Portanto, a receita obtida com a cultura do trigo foi suficiente para saldar os custos operacionais e gerar margem positiva ao produtor, de R$ 442,35/ha. Já a receita obtida com o milho 2ª safra não foi suficiente para cobrir o total de desembolsos, resultando em margem negativa ao produtor, de R$ 98,46/ha.

Fonte: Cepea
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