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ABPA: avicultura apresenta bons resultados em 2014

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ABPA apresenta relatórios dos números obtidos em 2014 no setor de avicultura
 
Exportações
 
De acordo com estudos e projeções elaborados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), somados todos os segmentos exportadores da avicultura brasileira, entre carne de frango, carne de peru, ovos, carne de patos e outras aves, ovos férteis e material genético, as exportações da avicultura deverão atingir, neste ano, US$ 8,6 bilhões, o equivalente a R$ 20,11 bilhões.
 
Neste cenário, destaca-se o bom ritmo dos embarques de carne de frango, somados ao resultado alcançado por setores como ovos férteis e material genético.
 
Além disto, nestes números estão incluídos os dados referentes aos “enchidos de carnes, miudezas e suas preparações (NCM 16010000), produtos que contêm em sua preparação 90% de carne de frango e aproximadamente 10% de carne suína.
 
Carne de frango
 
Produção
 
De acordo com os estudos feitos pela ABPA, a produção brasileira de carne de frango deverá atingir neste ano 12,650 milhões de toneladas, número 2,8% superior ao resultado obtido em 2013, quando foram produzidas 12,308 milhões de toneladas.
 
Com base neste número, a ABPA prevê que o consumo per capita por ano de carne de frango fique em torno de 43 quilos.
 
Conforme o vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin, “os números indicam uma recuperação da produção que havia caído devido às crises internacionais, se adequando à demanda do mercado”.
 
Exportações
 
Janeiro a novembro
 
Levantamentos feitos pela ABPA mostram que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando produtos inteiros, cortes, processados e salgados) mantiveram ritmo positivo em volumes neste ano.   Entre janeiro e novembro, foram embarcadas 3,65 milhões de toneladas, resultado 2,4% superior ao acumulado nos onze primeiros meses de 2013.  Já em receita, houve redução de 1%, segundo a mesma comparação, chegando a US$ 7,27 bilhões.
 
Considerando apenas novembro, houve redução de 5,8% nos embarques do mês, na comparação com o mesmo período do ano passado, ficando em 327,40 mil toneladas.  Em receita, a queda foi de 3,2%, com total de US$ 657,15 milhões.
 
Os cortes foram os principais produtos embarcados entre janeiro e novembro de 2014: conforme os dados da ABPA, 2,028 milhões de toneladas foram exportadas no período, número 6,4% superior ao total obtido nos onze primeiros meses do ano passado.  Segundo produto da pauta, os embarques de frangos inteiros chegaram a 1,30 milhão de toneladas no mesmo período (-3,1%).  Já de produtos salgados e de processados foram exportadas 172,95 mil toneladas (+5%) e 144 mil toneladas (-0,3%), respectivamente.
 
Na avaliação por destino, o Oriente Médio manteve-se como principal importador de carne de frango brasileira, com 1,25 milhão de toneladas entre janeiro e novembro deste ano (-5,8% em relação ao mesmo período de 2013).  Em segundo lugar, a Ásia foi responsável pelos embarques de 1,07 milhão de toneladas (+5,2%).  No terceiro posto, a África importou 470,24 mil toneladas (-2,7%).  Para a União Europeia – quarto maior destino – foram embarcadas 380,37 mil toneladas (-1,8%).  Já para os países das Américas, as exportações totalizaram 314,90 mil toneladas (+26%).  Por fim, para os países da Europa extra-União Europeia e para a Oceania foram exportadas, respectivamente, 153,56 mil toneladas (+74,7%) e 2,12 mil toneladas (+30,3%).
 
Mantendo-se como maior importadora de carne de frango do Brasil, a Arábia Saudita importou, neste ano, 592,28 mil toneladas entre janeiro e novembro (-6, 6%).  Antecedido pela União Europeia – que importou 380, 37 mil toneladas (-1,8%) – o Japão, terceiro principal importador, foi responsável pelos embarques de 378,52 mil toneladas.  Em quarto lugar, Hong Kong importou 289,32 mil toneladas (-6%).  No quinto posto, as exportações para os Emirados Árabes Unidos chegaram a 233,72 mil toneladas (+3,4%).
 
Previsão de vendas externas em 2014
 
Pelas projeções da ABPA, as exportações brasileiras de carne de frango devem registrar resultado recorde em volumes, neste ano.  Segundo os levantamento, as vendas deverão fechar 2014 com total de 3,990 mil toneladas embarcadas, número 2,5% superior ao atingido em 2013.
 
Contribuíram para este cenário a habilitação de cinco novas plantas para exportação de carne de frango para a China – totalizando, hoje, 29 plantas habilitadas. A expansão do comércio para grandes mercados consolidados como Japão, Angola, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e outros também foram determinantes para o crescimento dos níveis dos embarques.
 
Soma-se a isto a expressiva expansão do comércio para a Rússia, com níveis de embarques, nos onze primeiros meses deste ano, 159% superiores ao registrados no mesmo período de 2013.  O mesmo ocorreu com a Venezuela, que registrou aumento de 35% entre janeiro e novembro.
 
Peru
 
Exportações de Janeiro a novembro
 
Os embarques brasileiros de carne de peru chegaram a 114,88 mil toneladas entre janeiro e novembro, resultado 22% menor em relação ao total de 2013, quando foram exportadas 147,23 mil toneladas. Houve queda também em receita, de 27,2%, totalizando US$ 304,88 milhões
 
Previsão de vendas externas em 2014
 
Conforme os indicativos da ABPA, as exportações de carne de peru deverão atingir, em 2014, 125,06 mil toneladas, número 22,3% menor ao obtido no ano anterior, com total de 160,95 mil toneladas.  Em receita, o desempenho deverá ser 27,8% menor, com total de US$ 331,52 milhões.
 
Ovos
 
Produção
 
Conforme os estudos da ABPA, a produção brasileira de ovos deverá ficar em 37,25 bilhões de unidades, resultado 9,2% superior ao obtido em 2013, quando foram produzidas 34,12 bilhões de unidades.
 
Com este número, o Brasil chega, em 2014, ao consumo per capita de 182 unidades por ano, antes 168 unidades registradas em 2013.
 
Exportações de Janeiro a novembro
 
As exportações brasileiras de ovos totalizaram, entre janeiro e novembro, 10 mil toneladas, resultado 11,8% inferior ao total obtido no mesmo período do ano anterior, com 11,4 mil toneladas.  Com este volume, a receita obtida chegou a US$ 14,04 milhões, resultado 29% inferior ao total registrado nos onze primeiros meses de 2013, com US$ 19,77 milhões.
 
Previsão de vendas externas em 2014
 
Conforme as previsões da ABPA, os embarques de ovos deverão chegar a 10,92 mil toneladas em 2014, volume 11,8% inferior ao total registrado no ano passado.  Em receita, a expectativa é queda de 27,8%, com US$ 15,31 milhões
 
Patos, Marrecos e outras  aves 
 
Exportações de Janeiro a novembro
 
Os embarques de patos, marrecos e outras aves totalizaram nos onze primeiros meses deste ano 9,17 mil toneladas, número 582,8% superior ao total registrado no mesmo período do ano anterior, com 1,34 mil toneladas.  Em receita, houve acréscimo de 133,8% no resultado, com US$ 11,88 milhões.
 
Previsão de vendas externas em 2014
 
Neste ano, as exportações deste segmento poderá chegar a 10 mil toneladas, resultado 297% superior ao volume registrado no ano anterior.  Em receita, o aumento deverá ser de 98,7%, com US$ 12,96 milhões.
 
 Ovos férteis

Exportações de Janeiro a novembro
 
Nos onze primeiros meses deste ano, foram embarcadas 10,77 mil toneladas de ovos férteis, número 59,5% superior ao total registrado no mesmo período de 2013.  Com isto, foi gerada uma receita de US$ 66,76 milhões, número 66,2% maior, segundo a mesma comparação.
 
Previsão de vendas externas em 2014
 
Para este ano, estão previstos embarques de 11,75 mil toneladas de ovos férteis, dado 56,5% maior em relação ao mesmo período de 2013.  Em receita, é esperado um incremento de 62%, com US$ 72,83 milhões.
 
Material genético
 
Exportações de Janeiro a novembro
 
Entre janeiro e novembro deste ano foram exportadas 760 toneladas de material genético avícola, resultado 24% inferior ao obtido nos onze primeiros meses do ano passado, com 1 mil toneladas.  Em receita, houve crescimento de 7,2% no mesmo período, com US$ 50,72 milhões
 
Previsão de vendas externas em 2014
 
Para este ano estão previstos os embarques de 827 toneladas de material genético avícola, dado 22,3% menor em relação ao total de 2013, que foi de 1,06 mil toneladas. Em receita, o aumento previsto é de 6,4%, com US$ 55,33 milhões.
 

Fonte: Ass. Impr. da ABPA

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Avicultura

Relatório traz avanços e retrocessos de empresas latino-americanas sobre políticas de galinhas livres de gaiolas

Iniciativa da ONG Mercy For Animals, a 4ª edição do Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais identifica compromisso – ou a ausência dele – de 58 grandes companhias, com o fim de uma das piores práticas de produção animal: o confinamento de aves na cadeia de ovos.

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Foto: Freepik

O bem-estar de galinhas poedeiras é gravemente comprometido pelo confinamento em gaiolas. Geralmente criadas em espaços minúsculos, entre 430 e 450 cm², essas aves são privadas de comportamentos naturais essenciais, como construir ninhos, procurar alimento e tomar banhos de areia, o que resulta em um intenso sofrimento.

Fotos: Divulgação/MFA

Estudos, como o Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA) da ONG internacional Mercy For Animals (MFA), comprovam que esse tipo de confinamento provoca dores físicas e psicológicas às galinhas, causando problemas de saúde como distúrbios metabólicos, ósseos e articulares, e o enfraquecimento do sistema imunológico das aves, entre outros problemas.

Para a MFA, a adoção de sistemas de produção sem gaiolas, além de promover o bem-estar animal, contribui para a segurança alimentar, reduzindo os riscos de contaminação e a propagação de doenças, principalmente em regiões como a América Latina, o que inclui o Brasil.

Focada nesse processo, a Mercy For Animals acaba de lançar a quarta edição do Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA 2024), um instrumento essencial para analisar e avaliar o progresso das empresas latino-americanas em relação ao comprometimento com políticas de bem-estar animal em suas cadeias produtivas.

O relatório considera o compromisso – ou a ausência dele – de 58 grandes empresas, com o fim de uma das piores práticas de produção animal: o confinamento de galinhas em gaiolas em suas cadeias de fornecimento de ovos.

Destaques

A pesquisa se concentrou na análise de relatórios públicos de companhias de diversos setores com operações em territórios latino-americanos, da indústria alimentícia e varejo aos serviços de alimentação e hospitalidade. Elas foram selecionadas conforme o tamanho e influência em suas respectivas regiões de atuação, bem como a capacidade de se adaptarem à crescente demanda dos consumidores por práticas mais sustentáveis, que reduzam o sofrimento animal em grande escala.

O MICA 2024 aponta que as empresas Barilla, BRF, Costco e JBS, com atuação no Brasil, se mantiveram na dianteira por reportarem, publicamente, o alcance de uma cadeia de fornecimento latino-americana 100% livre de gaiolas. Outras – como Accor, Arcos Dourados e GPA – registraram um progresso moderado (36% a 65% dos ovos em suas operações vêm de aves não confinadas) ou algum progresso, a exemplo da Kraft-Heinz, Sodexo e Unilever, em que 11% a 35% dos ovos provêm de aves livres.

De acordo com a MFA, apesar de assumirem um compromisso público, algumas empresas não relataram, oficialmente, nenhum progresso – como a Best Western e BFFC. Entre as empresas que ainda não assumiram um compromisso público estão a Assaí e a Latam Airlines.

“As empresas que ocupam os primeiros lugares do ranking demonstram um forte compromisso e um progresso significativo na eliminação do confinamento em gaiolas. À medida que as regulamentações se tornam mais rigorosas, essas empresas estarão mais bem preparadas para cumprir as leis e evitar penalidades”, analisa Vanessa Garbini, vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Mercy For Animals.

Por outro lado, continua a executiva, “as empresas que não demonstraram compromisso com o bem-estar animal e não assumiram um posicionamento público sobre a eliminação dos sistemas de gaiolas, colocam em risco sua reputação e enfraquecem a confiança dos consumidores”.

“É fundamental que essas empresas compreendam a urgência de aderir ao movimento global sem gaiolas para reduzir o sofrimento animal”, alerta Vanessa Garbini.

Metodologia

A metodologia do MICA inclui o contato proativo com as empresas para oferecer apoio e transparência no processo de avaliação, a partir de uma análise baseada em informações públicas disponíveis, incluindo relatórios anuais e de sustentabilidade.

Os critérios de avaliação foram ajustados à medida que o mundo se aproxima do prazo de “2025 sem gaiolas”, estabelecido por muitas empresas na América Latina e em todo o planeta. “A transição para sistemas livres de gaiolas não é apenas uma questão ética, mas um movimento estratégico para os negócios. Com a crescente preocupação com o bem-estar animal, empresas que adotam práticas sem gaiolas ganham vantagem competitiva e a confiança do consumidor. A América Latina tem a oportunidade de liderar essa transformação e construir um futuro mais justo e sustentável”, avalia Vanessa Garbini.

Para conferir o relatório completo do MICA, acesse aqui.

Para saber mais sobre a importância de promover a eliminação dos sistemas de gaiolas, assista ao vídeo no Instagram, que detalha como funciona essa prática.

Assine também a petição e ajude a acabar com as gaiolas, clicando aqui.

Fonte: Assessoria MFA
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Avicultura

Sustentabilidade em foco na Conbrasfran 2024

Evento acontece de 25 a 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha.

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Foto: Divulgação/Asgav e Sipargs

A importância de uma produção mais sustentável foi a lição mais importante que este ano deixou aponta o presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos. “A natureza nos lembrou que é soberana e da necessidade de nos reciclarmos cada vez mais do que fizemos no passado. Eu digo a humanidade como um todo. As práticas sustentáveis que tanto se fala e que vamos discutir na Conbrasfran, essas práticas que estamos implementando agora é para amenizar o que vem pela frente, já que estamos enfrentando agora as consequências do que foi feito no passado”.

Então, para ele, a lição é a necessidade de insistirmos no tema da sustentabilidade ambiental e social, insistir na educação, na orientação e na disciplina ambiental com o objetivo de mitigar os efeitos climáticos no futuro. “Os efeitos podem ser vistos no mundo todo. Aumento dos dias de calor extremo, chuvas recordes no Brasil, na Espanha e outros países, além das queimadas em várias regiões do mundo também”.

A Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango (Conbrasfran 2024), que vai ser realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha, vai reunir empresários, indústrias, produtores e lideranças de todo o país para discutir todas as áreas estratégicas. “Vamos falar sobre sanidade avícola, um simpósio tradicional da Asgav será absorvido pela programação da Conbrasfran 2024. Vamos debater qualidade industrial, que trata questões de inspeção, controle, autocontrole e processo produtivo, entre outros temas. Teremos também um seminário sobre segurança do trabalho com uma abordagem do ambiente laboral dos colaboradores e da proteção deles em um quadro em que surgem novos desafios na medida em que aumentamos a produção”, pontuou.

Um dos destaques do evento será o 1º Seminário de Sustentabilidade Ambiental e Adequação Global. “Também teremos discussões sobre a área comercial, que impulsiona a nossa economia e é responsável por levar o nosso produto até a mesa do consumidor brasileiro e de mais de 150 países”, salientou Santos. Ele destaca ainda os debates sobre questões jurídicas e tributárias. “São temas que permeiam o nosso dia a dia e estamos diante de uma reforma tributária, que também será abordada”, afirmou mencionando o Agrologs, que vai falar sobre logística, outro desafio para a cadeia produtiva. “O Brasil precisa avançar em ferrovias, hidrovias é uma necessidade para garantir sustentáculos de competitividade”. “É um evento que vai trazer temas estratégicos”, encerrou.

Os interessados podem se inscrever através do site do evento. E a programação completa da Conbrasfran 2024 também está disponível clicando aqui.

Fonte: Assessoria Asgav e Sipargs
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Avicultura

Conbrasfran 2024 ressalta superação e resiliência da avicultura gaúcha em meio a desafios históricos

Evento será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha.

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Presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos: "São muitos os empresários que acreditam nesses movimentos e nos dão carta branca para seguir em frente" - Foto: Divulgação

Se desafio é uma palavra que faz parte do dia a dia da avicultura, este ano levou o seu significado a um novo patamar, especialmente falando do Rio Grande do Sul. O estado enfrentou enchentes e depois um caso isolado de Doença de Newcastle. “Tudo isso nos abalou sim. Redirecionamos toda a atenção e os nossos esforços para ser o elo de ligação do setor com o poder público, com a imprensa e a atender as demandas dos setores. A organização do evento já estava em curso quando tivemos 45 dias de interdição do prédio onde fica a nossa sede, localizado à beira do rio Guaíba. Tivemos enchente. Para se ter uma ideia, a água chegou até 1,80 metro do 1º andar e não pudemos entrar por conta da falta de luz, de água e outra série de dificuldades”, ressaltou o presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos.

Ainda assim, estes entraves não foram suficientes para desistir da realização da Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango (Conbrasfran 2024), que vai ser realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha. “Não houve um único questionamento sequer por parte de associados e dirigentes, o que demonstra que o setor está convencido da importância deste encontro e das discussões que ele vai trazer. Serão vários temas, técnicos, conjunturais, temas estratégicos, de planejamento e de superação de desafios, entre outros. E tudo isso fez com que o setor mantivesse acesa a chama para realizar este evento”, destacou Santos.

De acordo com ele, diante dos desafios, as atividades da organização da Conbrasfran 2024 foram acumuladas com o trabalho da linha de frente para atender as demandas cruciais que chegaram, além da interação com órgãos oficiais, imprensa e parceiros estratégicos, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “E mesmo assim, continuamos com a manutenção e organização do evento. E isso nos sobrecarregou sim. Temos uma equipe enxuta, mas que trabalhou bravamente, com máximo empenho, naqueles dias”.

Santos destaca que os esforços levaram a realização de um evento muito especial, que teve a colaboração de grande parte empresários e técnicos do setor. “São muitos os empresários que acreditam nesses movimentos e nos dão carta branca para seguir em frente, que sabem que apesar das dificuldades, continuamos um estado atrativo, com indústrias e produtores de pequeno, médio e grande portes que continuam produzindo por acreditar no empreendedorismo, na pujança na mão-de-obra, na gestão”, disse o executivo lembrando que apesar dos desafios, o estado conseguiu valorizar a produção, manter empresas e ainda está recebendo novos empreendimentos.

Superação
A superação das dificuldades trazidas pelo ano exigiu muito trabalho, organização e confiança. “Precisamos valorizar a confiança daqueles que são nossos associados e dirigentes. A confiança que recebi deles e da minha equipe como dirigente executivo foi importante. Também vale mencionar as estratégias e ações que colocamos em prática para atender todas as demandas que nos chegaram. Sempre buscamos a melhor forma de atender e ajudar os associados”.

E foi também de maneira virtual que estes desafios foram enfrentados. “Interagimos muitas vezes através de plataforma virtual com os serviços oficiais , seguimos em conjunto e dentro das diretrizes da ABPA e tivemos o apoio incondicional da nossa Federação. Com uma soma de esforços, com a confiança de dirigentes que depositam confiança em nosso trabalho, conseguimos ir para a linha de frente e atender as diferentes demandas do setor e da imprensa”, contou Santos que agiu com firmeza em seus posicionamentos e conseguiu liderar o setor na retomada até chegarmos neste momento.

Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa da Conbrasfran 2024 clicando aqui. Outras informaçõe podem ser obtidas pelo e-mail conbrasfran@asgav.com.br, através do telefone (51) 3228-8844, do WhatsApp (51) 98600-9684 ou pelo Instagram do encontro.

Fonte: Assessoria Asgav
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