Notícias
ABMRA divulga vencedores da 22ª Mostra de Comunicação
Evento destaca os melhores trabalhos de publicidade do setor e a evolução criativa da comunicação do agronegócio.

A 22ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA, promovida pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, celebrou os cases e campanhas mais criativos e impactantes do setor. Com 56 prêmios distribuídos, incluindo os títulos de Anunciante do Ano e Agência do Ano, o evento reafirmou sua posição como uma das principais iniciativas de reconhecimento da excelência na comunicação do agronegócio.
Com mais de 250 cases inscritos e mil peças submetidas, os trabalhos foram avaliados por um júri de 30 profissionais, sendo metade deles especialistas do agro e a outra metade representantes de diferentes áreas da propaganda.
A avaliação foi conduzida com imparcialidade por meio de uma plataforma digital automatizada, garantindo confidencialidade e rigor técnico em todas as etapas. A ferramenta distribuiu os trabalhos de forma randômica entre os jurados, assegurando diversidade de opiniões na análise das 18 categorias da Mostra ABMRA.
Para Marcílio Dias, sócio-fundador da NDG Branding, o processo foi enriquecedor. “Avaliar cases tão diversificados e criativos foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora, mostrando como a comunicação estratégica tem ganhado relevância no setor agro. A qualidade das peças elevou significativamente o nível da competição”, ressaltou.
A jurada Débora Fujimura, executiva de Marketing e Negócios, destacou a inovação da plataforma digital. “Foi incrível participar do júri da Mostra ABMRA. Vi materiais muito criativos e produções de altíssimo nível, especialmente no universo digital, que no passado era um desafio para o Agro. A nova plataforma de avaliação foi intuitiva e prática, refletindo a inovação que o prêmio representa”, afirmou.
Premiação e homenagem especial
A cerimônia, transmitida pelo canal YouTube da ABMRA, teve como patrocinadores, C.Vale, Faesp/Senar – Sindicados Rurais e Mosaic, foi apresentada pela jornalista Suelen Farias. Durante a abertura, o presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos, celebrou os 45 anos da associação e a relevância da Mostra. “Somos a única entidade que reúne todo o ecossistema de comunicação do agro – anunciantes, agências e veículos. Esta Mostra celebra a criatividade que impulsiona o setor para o futuro”, enfatizou.
Nicodemos também homenageou o publicitário Washington Olivetto. “Olivetto é uma referência mundial que nos mostrou como uma boa ideia pode construir e diferenciar marcas. Seu trabalho reflete muito do que vemos no Agro: dedicação, criatividade e a simplicidade que torna tudo genial”, evidenciou.
Destaques da premiação
Anunciante do Ano: John Deere, reconhecida por campanhas que conectam soluções agrícolas às demandas reais dos produtores brasileiros.
Agência do Ano: Make ID, vencedora de oito prêmios em diversas categorias, reafirmando sua excelência criativa.
Tradição e inovação no agro
Com quase 40 anos de história, a Mostra ABMRA evoluiu de um evento trienal para uma celebração anual da criatividade. Alberto Meneghetti, diretor da ABMRA e responsável pelo projeto, encerrou a edição com entusiasmo. “Os cases deste ano emocionaram e capturaram a essência do Agro. Estamos confiantes de que o setor continuará surpreendendo e inspirando”, celebrou.
A ABMRA, que completou 45 anos de atuação em junho, segue fortalecendo o marketing agro brasileiro, unindo anunciantes, agências e veículos em prol da evolução da comunicação no setor.
Conheça os vencedores da 22ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA
1- Campanha Integrada (uso de pelo menos 3 meios)
Ouro – Campanha de Combate à incêndios
Cliente: Raízen
Prata – Dia do Produtor 2024: Vanderlei e o Campo
Cliente: CNA SENAR
Agência: Nova
Bronze – Orígeo, Uma campanha integrada de lançamento
Cliente: Orígeo
Agência: Propague
2 – Spot, jingle ou utilização diferenciada do meio rádio
Ouro – Chuva: A música de Chitãozinho e Xororó que encantou os produtores brasileiros
Cliente: Orígeo
Agência: Propague
Prata – Mosaic Solo Tour
Cliente: Mosaic
Agência: Make ID
Bronze – Jigle Ezatect isso sim é Evolução
Cliente: Elanco Saúde Animal
Agência: Neo Digital
3 – Anúncio ou utilização diferenciada de meio impresso (jornal, revista)
Ouro – Mosaic Solo Tour
Cliente: Mosaic
Agência: Make ID
Prata – Coops Day ESG
Cliente: C.Vale
Bronze – Sugoy
Cliente: Ihara
Agência: Impulsa Comunicação
4 – Filme ou campanha para TV, cinema ou plataforma digitais
Ouro – Orígeo e Chitãozinho & Xororó: lançamento do clipe música Chuva
Cliente: Orígeo
Agência: Propague
Prata – Filme Olimpíadas
Cliente: Valtra
Agência: Sala
Bronze – Porteira Adentro
Cliente: JA Saúde Animal
Agência: Ello Produtora
5 – Campanhas e projetos OOH (Out Of Home – Incluindo outdoor,placa de estrada, relógio de rua, abrigo de ônibus, mobiliária urbano, etc.)
Ouro – Dia Mundial da Agricultura
Cliente: Ihara
Agência: Impulsa
Prata – Operação São Paulo sem Fogo
Cliente: Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo
Agência: Ogilvy
Bronze – RAM território agro nacional
Cliente: RAM
Agência: FBIZ + ACTION OOH
6 – Projetos digitais/mobile (apps, banners, data based solutions, peça ou utilização diferenciada de rich media, geolocalização, etc)
Ouro – OTO 25 Anos
Cliente: Syngenta
Agência: Make ID
Prata – Calculadoras Interativas
Cliente: Mosaic
Agência: NEODIGITAL COMUNICAÇÃO
Bronze – Fer – A agrônoma digital da Mosaic
Cliente: Mosaic
Agência: NEODIGITAL COMUNICAÇÃO
7 – Projetos de conteúdo em qualquer plataforma de mídia (publieditorais, advertoriais, podcasts, conteúdos próprios ou pagos, blogs de conteúdo, etc)
Ouro – Inspirações do Agro
Cliente: John Deere
Agência: Make ID
Prata – Safra de Inovações | 3ª Temporada
Cliente: John Deere
Agência: Jones
Bronze – MF Cast
Cliente: MF Cast
Agência: MF Play
8 – Campanha Promocional/Varejo/Material de PDV
Ouro – Inspirações do Agro
Cliente: John Deere
Agência: Make ID
Prata – John Deere Collection
Cliente: John Deere
Agência: New Vegas
Bronze – RAM HOUSE
Cliente: THE LED
9 – Endomarketing (campanhas internas que não tem extensão ou atuação fora da empresa)
Ouro – Convenção ORÍGEO 2024 – Expedição do Amanhã
Cliente: Orígeo
Agência: Propague
Prata – #MomentosQueImportam com Credenz® e FiberMax®
Cliente: BASF Soluções para Agricultura
Agência: Santa Clara
Bronze – SOS RS
Cliente: AGCO DO BRASIL SOLUÇÕES AGRÍCOLAS
10 – Programas e Campanhas de Incentivo (para equipe comercial, canais de venda e demais públicos)
Ouro – Campanha DIA DA PECUÁRIA
Cliente: ADAMA
Agência: Guerra Propaganda
Prata – Mosaic Solo Tour
Cliente: Mosaic
Agência: Make ID
Bronze – Programa Boa Colheita da Yara
Cliente: Yara Fertilizantes
11 – Ações de “Dia de Campo” (Lançamento de produtos, treinamento, demonstração de produto etc)
Ouro – Carreta Adama
Cliente: The Led
Prata – Dia de Campo ORÍGEO
Cliente: Orígeo
Agência: Propague
Bronze – Arena Herbicidas Adama
Cliente: Adama
Agência: Cerebelo
12 – Ações em Feiras, Eventos e Congressos Presenciais (estandes, ativações, lançamento de produtos, presença diferenciada em feiras e congressos)
Ouro – Orbia dá um Show | Show de Drones
Cliente: ORBIA
Agência: BLESS
Prata – Orígeo 360: Uma nova referência para o Agro Brasileiro
Cliente: Orígeo
Agência: Propague
Bronze – Do encontro de dois gigantes: Um novo futuro
Cliente: Orígeo
13 – Ativações e presença em Eventos Virtuais (Metaverso, plataformas ou estandes em plataformas virtuais próprias ou em feiras virtuais, lançamento on-line de produtos, presença diferenciada em feiras e congressos virtuais)
Ouro – Minha Fazenda BASF
Cliente: BASF Soluções para Agricultura
Agência: Pixit
Prata – Open Field Day
Cliente: Agristar do Brasil
Agência: Impulsa
Bronze – BASF Experience na Fazenda BASF
Cliente: BASF Soluções para Agricultura
Agência: Agência Santa Clara
14 – Ações voltadas à Diversidade (Campanhas e ações de conscientização sobre a diversidade, equidade, respeito às diferenças, inclusão, etc)
Ouro – A Protagonista
Cliente: Canal Rural
Agência: Canal Rural
Prata – Projeto Horta Social Camda
Cliente: Camda
Agência: Oppa Filmes
Bronze – Mulheres no Agro: Raízes Fortes, Frutos Produtivos -Cultivando o Bem-Estar e a Saúde em Todos os lugares
Cliente: Mosaic
Agência: GAAU
15 – Campanhas de valorização do Agro (Projetos e campanhas que posicionam corretamente o Agro para a sociedade urbana, conteúdos que combatam as fake news do Agro, projetos voltados às escolas, para professores e alunos, etc.
Ouro – Gigantes da Terra
Cliente: John Deere
Agência: Make ID
Prata – Dia Mundial da Agricultura
Cliente: IHARA
Agência: Impulsa
Bronze – Inspirações do Agro
Cliente: John Deere
Agência: Make ID
16 – Ativação na Imprensa
Ouro – Press Kit Coletiva Imprensa Sugoy e Terminus
Cliente: Ihara
Agência: Impulsa
Prata – O Agro é a cara do Brasil
Cliente: Nova Comunicação
Bronze – Press Trip B100
Cliente: AMAGGI
Agência: AMAGGI
17 – Campanha Digitais
Ouro – 30F53: para sempre uma estrela
Cliente: Corteva Agriscience
Agência: Sobe* Comunicação e Negócios
Prata – Gigantes da Terra
Cliente: John Deere
Agência: Make ID
Bronze – Orígeo e Chitãozinho & Xororó: um lançamento digital
Cliente: Orígeo
Agência: Propague
18 – Campanha e ações com AgroInfluencer
Ouro – Viajando com V de Valtra – Caminhos de Caravaggio
Cliente: Valtra Brasil
Agência: Agencia Tagcom
Prata – Agroinfluencer | Embaixadores: PrimosAgro
Cliente: Mosaic
Agência: Agência DC HUB
Bronze – Jovens do Agro nas Redes BASF
Cliente: BASF Soluções para Agricultura
Agência: Santa Clara

Notícias
Governo federal prepara decreto de salvaguardas para acordo Mercosul-UE
Texto será analisado pela Casa Civil e estabelece mecanismos para proteger produtores nacionais em caso de aumento das importações europeias.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou na quarta-feira (25) que o decreto sobre as salvaguardas do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) será enviado para a Casa Civil, onde passará por análise jurídica antes da publicação. A salvaguardas são instrumentos de proteção a produtores nacionais. 


Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado e Gpoint Studio/Freepik
O texto prevê mecanismos para proteger produtos agrícolas, caso sejam sancionados por organismos europeus. Isso porque, no final do ano passado, o Parlamento Europeu aprovou regras mais rígidas para importações agrícolas vinculadas ao acordo com o Mercosul, cujas medidas seriam acionadas se importações em grande volume causarem ou ameaçarem prejuízo grave aos produtores europeus.
O setor do agronegócio nacional quer que essas salvaguardas sejam assumidas também pelo governo brasileiro, em caso de aumento das importações de produtos europeus concorrentes. “Sempre há uma preocupação de alguns setores. Então, nós estamos encaminhando a proposta, para passar pelos ministérios, o decreto de salvaguardas”, declarou o vice-presidente.
A fala foi feita após reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), relator do projeto que ratifica o acordo entre o bloco europeu e o sul-americano, que vai criar uma das maiores zonas de livre comércio do planeta, com produção avaliada em US$ 22 trilhões e mercado consumidor de 720 milhões habitantes.
A Casa Civil poderá consultar outros ministérios, como a Fazenda, para depois enviar o decreto para assinatura do presidente da

Bandeira do Mercosul
República, antes que o Senado Federal aprove a ratificação do acordo. O texto da ratificação foi aprovado na quarta-feira pelo plenário da Câmara dos Deputados.
Como funcionam as salvaguardas
Salvaguardas são mecanismos previstos em acordos comerciais que permitem a um país reagir a surtos de importação decorrentes da redução de tarifas negociadas. Caso fique comprovado dano grave à produção nacional, o governo pode:
- Estabelecer cotas de importação;
- Suspender a redução tarifária prevista no acordo;
- Restabelecer o nível de imposto anterior à vigência do tratado.
O decreto deverá definir prazos, procedimentos de investigação e condições para aplicação das medidas.
Notícias
Câmara autoriza uso de até R$ 500 milhões do FGO para crédito do Pronaf
Projeto visa ampliar garantias para agricultores familiares sem impactar as contas da União e segue para sanção presidencial.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (16) o Projeto de Lei 2213/25, que autoriza o uso de recursos do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para cobrir ações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O texto, de autoria do Senado, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Administrado pelo Banco do Brasil, o FGO facilita o acesso ao crédito por empresas e setores específicos, diminuindo os riscos para os bancos.
De acordo com o projeto, até R$ 500 milhões do FGO poderão ser utilizados para garantir as operações do Pronaf, que oferece linhas de crédito com condições especiais a agricultores familiares. O texto aprovado altera a Lei 13.999/20, que institui o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
Um ato conjunto dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda definirá como esses recursos serão alocados, quais limites máximos de garantia poderão ser concedidos, os critérios de elegibilidade dos agricultores familiares e de suas cooperativas.
O ato deve indicar ainda quais operações do Pronaf poderão receber cobertura do FGO. As instituições financeiras autorizadas a operar

Foto: Divulgação/Arquivo OPR
crédito rural no Pronaf poderão solicitar essa garantia, respeitados os limites proporcionais de suas carteiras e o montante efetivamente aportado pela União e pelos demais cotistas.
O relator do projeto, deputado Rogério Correia (PT-MG), disse que a medida não produz impacto orçamentário ou financeiro imediato sobre as contas da União. O deputado citou o Balanço Patrimonial Consolidado do próprio FGO, referente a dezembro de 2024, que mostra que o fundo detinha R$ 43 bilhões em ativos totais, o que demonstra, segundo Correia, que a eventual destinação de até R$ 500 milhões para operações do Pronaf representa uma fração modesta de sua capacidade financeira.
“A medida não afeta sua aptidão [do FGO] para dar cobertura às garantias relacionadas ao Pronampe, nem compromete a estabilidade do fundo. Diante desse cenário, conclui-se que o projeto não produz impacto orçamentário ou financeiro imediato sobre as contas da União, uma vez que apenas autoriza a utilização de recursos já existentes no FGO”, afirmou
Notícias
Argentina e Uruguai aprovam Acordo Mercosul-UE; Brasil ainda depende de aval do Senado
Após sessões extraordinárias em Montevidéu e Buenos Aires, países iniciam processo de integração comercial.






