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Rodrigo Capella

Abertura de novos mercados e outros pontos importantes

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Alguns pontos do plano de governo de Bolsonaro para o agronegócio merecem nossa análise e – até mesmo – atenção. São eles: segurança no campo, logística de transporte e armazenamento, diversificação, políticas específicas para consolidar e abrir novos mercados externos, e uma só porta para atender as demandas do agronegócio e do setor rural.

A segurança no campo é uma das maiores preocupações dos produtores rurais. Com frequência, visito fazendas e converso com produtores. Este tema é destacado nos primeiros minutos de conversa. Ouço frases como “roubaram o meu gado no mês passado”, “não me sinto seguro aqui no campo”, ou ainda “já tive uma propriedade produtiva invadida”.

A logística de transporte e armazenamento é um tema tão complexo quanto a segurança no campo. Nos dois casos, é necessário implementar ações emergenciais, como munir os profissionais de policiamento com conhecimento e equipamentos necessários e implementar um sistema multimodal, com rodovias para o transporte de curtas distâncias, e ferrovias e hidrovias para longas distâncias.

Sobre a diversificação, ela é necessária em vários níveis, desde o estimulo à rotação de cultura até as múltiplas possibilidades de créditos agrícolas, valorizando o nosso agronegócio em sua amplitude.

Em relação às políticas específicas para consolidar e abrir novos mercados externos, é importante focarmos em Israel (que demonstrou ter alta produtividade agrícola em condições adversas, como no deserto) e na Espanha (referência em fruta, apesar de não ter boas condições climáticas, como temos no Brasil).

Estas políticas precisam também fomentar o intercâmbio de tecnologia, beneficiando todo o ecossistema rural e contemplando os anseios das novas gerações de agropecuaristas, adaptadas em obter as melhores respostas no menor tempo necessário.

Neste contexto, a proposta de uma só porta para atender as demandas do agronegócio e do setor rural pode ser o grande desafio para o futuro governo. Com características e complexidades diversas, esta porta precisa ser ampla e entender que os agropecuaristas brasileiros têm necessidades distintas. Contemplá-las será uma grande ciência.

Caso consiga implementar, com cautela, presteza e verdadeira eficiência, estes pontos importantes do plano, o próximo governo poderá – em pouco tempo – colocar o agronegócio brasileiro em outro patamar. A FAO, por exemplo, estima que teremos mais de 9 bilhões de habitantes em 2050. Eles precisarão ser alimentados. Esse não é um grande estímulo para o nosso agronegócio?

Fonte: Por Rodrigo Capella
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Rodrigo Capella Opinião

Marketing de Alto Impacto no Agronegócio

Algumas dicas podem ser seguidas para que você potencialize a divulgação de uma empresa

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Artigo escrito por Rodrigo Capella, influenciador digital do agronegócio, palestrante, consultor e diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing 

Com grande frequência, profissionais que trabalham em empresas de agronegócio me perguntam como realizar um marketing de alto impacto. É claro que não existe uma fórmula mágica ou uma cartilha a ser seguida, uma vez que o nosso agronegócio é amplo, complexo e tem características distintas em várias regiões e localidades.

No entanto, algumas dicas podem ser seguidas para que você potencialize a divulgação de uma empresa de agronegócio. A seguir, vou compartilhar com você algumas delas. Confira:

Dica 01: Associação

Associe o produto, serviço ou empresa que você quer divulgar a um cenário, outro produto ou outra empresa.

Faça parcerias e divulgações estratégicas.

Se você coloca, em uma divulgação, o seu produto ao lado de um outro produto de grande aceitação, seu produto ganhará automaticamente atributos e despertará o interesse de mais potenciais clientes.

Dica 02: Impacto

Toda divulgação que você fizer terá um impacto, por menor que ele seja.

Opte por ações integradas, em vários ambientes, online e offline.

Ao somar forças, você irá ter um impacto ainda maior.

Ações dissociadas criam impressões dissociadas.

Dica 03: Visibilidade

Visibilidade se ganha, não se cria. Esta frase é importantíssima e precisa ser seguida diariamente.

As ações de alto impacto não terão grande efeito se a base de visibilidade não for estabelecida.

Primeiro ganhe visibilidade, depois impacte.

Dica 04: Novidade

Eduque-se a, pelo menos uma vez por mês, compartilhar uma grande novidade.

Grandes novidades têm um maior potencial de engajamento.

Monte um cronograma para propiciar esta postura digital.

Fonte: Rodrigo Capella
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Rodrigo Capella Opinião

Como vender no agronegócio?

Em agronegócio, quando não temos resultados comprovados, dependemos muito da sorte

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Artigo escrito por Rodrigo Capella, influenciador digital do agronegócio, palestrante, consultor e diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing

De forma insistente, o telefone tocou na Ação Estratégica – Comunicação e Marketing. Estávamos em uma reunião de pauta e tive que interrompê-la para atender.

Do outro lado da linha, uma voz com certa preocupação pediu para falar comigo. Em poucos minutos de conversa, percebi que esta preocupação também estava carregada de angústia.

O empresário tentava resumir a situação em poucas palavras:

– Pois é. Eu participo de eventos de agronegócio, exponho meu trabalho, faço folhetos, faço demonstração do produto, faço tudo. Mas, não consigo vender. Queria saber: o que acontece? A economia está ruim?

É incrível como as pessoas tendem a culpar o cenário econômico, praticamente colocando uma venda nas oportunidades.

Após ouvir a explicação, perguntei, enfaticamente:

– Você tem resultados comprovados do seu produto?

A voz do outro lado tremeu. O que era angústia e preocupação tornou-se um grande, grande incômodo.

– Não, eu não consegui vender. Por isso, não tenho resultados.

Tentei ajudar:

– Sem resultados comprovados, você dificilmente venderá. Em agronegócio, esse tipo de comprovação é fundamental. Sugiro fazer parcerias com universidades, com produtores rurais. Esse é o marketing inicial, o marketing de apresentação de resultados. Sem ele não se pode pensar em outras estratégias ou ferramentas de divulgação.

Ouvi um agradecimento. Mas, confesso que não sei o quanto consegui ajudar. É bem provável que a pessoa que me ligou insista em investir em mais participação de eventos, mais folhetos, mais demonstrações.

Talvez nunca faça uma parceria com universidades ou com produtores rurais. Talvez consiga convencer alguém a comprar seu produto. Ou talvez já tenha fechado a empresa. Em agronegócio, quando não temos resultados comprovados, dependemos muito da sorte. E a sorte pode ser muito traiçoeira.

Fonte: Assessoria
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Rodrigo Capella Opinião

Quais as reais prioridades do Ministério da Agricultura?

Se definir o agronegócio já é um quebra-cabeças, imagine, então, elencar as principais prioridades deste setor

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Artigo escrito por Rodrigo Capella, influenciador digital do agronegócio, palestrante, consultor e diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing

O Agronegócio é cada vez mais complexo. Nossos parâmetros, novas tecnologias e nossas diretrizes tornam a essência desta fundamental atividade totalmente desafiadora.

Se definir o agronegócio já é um quebra-cabeças, imagine, então, elencar as principais prioridades deste setor, que é o motor da economia brasileira. Sim, sem o agro, não se tem o Brasil. Simples assim.

Atrás de uma resposta, encarnei alguns aspectos do detetive Sherlock Holmes e fui conversar com alguns personagens do nosso agronegócio: indústrias, agricultores e associações.

De todos, ouvi importantes temas, que vão desde ações com foco no fortalecimento do cooperativismo até maior valorização dos produtos brasileiros no exterior, principalmente das frutas. Também relataram a necessidade de o Ministério promover, com mais ênfase, intercâmbios e impulsionar incansavelmente a pesquisa em campo.

Com o objetivo de ampliar a busca por pistas, fui conversar com Tereza Cristina, Ministra da Agricultura. Ela me contou: “As prioridades são muitas, entre elas ter uma única agricultura. Nós recebemos no Ministério várias outras secretarias especiais e juntamos todas”.

Esta frase está em total sintonia com as observações pontuadas pelos agentes do agro. A união dos vários aspectos impulsiona a exportação, fortalece as cooperativas, intensifica a análise e reforça a necessidade de troca contínua e produtiva de experiências.

Durante nossa prosa, a Ministra destacou também os programas que o Ministério está fazendo para fomentar a agricultura familiar. Considero esta iniciativa de suma importância, uma vez que as pequenas propriedades são a base sólida de nosso agronegócio.

Depois de alguns minutos, nossa conversa chegou ao fim. Neste momento, Tereza me disse: “Depois, você vai lá no Ministério para eu te contar tudo”.

Convite aceito. Irei sim. Mas, antes, deixo aqui algumas sugestões de prioridades: a) combater com grande ênfase as sementes piratas; b) proibir a utilização de antibiótico na pecuária como promotor de crescimento; e c) criação de um projeto sólido e frequente que ajude a disseminação da tecnologia no campo.

Acredito que estes pontos irão fortalecer ainda mais o nosso agronegócio e contribuirão para que a produção brasileira, em suas várias esferas, seja cada vez mais assertiva, rentável e valorizada.

Fonte: Assessoria
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