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Aberto o prazo para entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural
Documento deve ser entregue até as 23h59min do dia 29 de setembro.

Começa nesta segunda-feira (14) o prazo para envio da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2023. O tributo deve ser pago por pessoas física ou jurídica que possuam, a qualquer título, imóvel rural. A declaração deve ser entregue até as 23h59min59s do dia 29 de setembro.

A DITR deve ser enviada por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR (Programa ITR 2023), disponível no site da Receita Federal. O Ministério da Fazenda informa que o programa Receitanet pode ser usado para a transmissão da declaração.
De acordo com a Instrução Normativa nº 2.151 da Receita Federal, está prevista multa de R$ 50 (mínimo) ou 1% ao mês-calendário calculado sobre o total do imposto devido em caso de atraso.
“O valor mínimo do imposto é R$ 10. Valores inferiores a R$ 100 devem ser pagos em quota única até o dia 29 de setembro de 2023. Valor superior a R$ 100 pode ser pago em até quatro quotas, mas cada quota deve ter valor igual ou superior a R$ 50”, informa a Receita.
A primeira parcela deverá ser paga até 29 de setembro. As demais, até o último dia útil de cada mês, e serão acrescidas de juros Selic mais 1%.
Mais detalhes sobre possíveis formas de pagamento do ITR podem ser obtidas no site da Receita Federal.

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Brasil reforça parceria com a África do Sul em seminário técnico sobre segurança alimentar
Road Show Internacional 2025 destacou a regionalização como instrumento técnico para gestão de riscos sanitários e estabilidade do comércio, reunindo autoridades, indústria e importadores dos dois países.

A cidade de Pretória recebeu na quarta-feira (10) a quarta edição do Road Show Internacional 2025, uma iniciativa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O seminário, que reuniu cerca de 80 convidados, teve como foco o fortalecimento da cooperação sanitária e comercial entre Brasil e África do Sul, com destaque para a adoção da regionalização como ferramenta técnica de gestão de riscos sanitários.
Com o tema “South Africa–Brazil: A Successful Partnership – WOAH-based decisions for food security”, o evento contou com a presença do embaixador do Brasil em Pretória, Benedicto Fonseca Filho, do Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, Luís Rua, e do Diretor-Geral do Departamento de Agricultura sul-africano, Mooketsa Ramasodi, além de representantes da indústria local, importadores, associações setoriais e técnicos dos dois países.

Presidente da ABPA, Ricardo Santin: “Queremos ser parceiros da produção local, especialmente em segmentos em que a demanda não pode ser atendida internamente” – Foto: Mario castello
A regionalização, prevista nos códigos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA/WOAH), permite que, em casos de doenças de notificação obrigatória, como a Influenza Aviária, apenas a área afetada sofra restrições comerciais, preservando o fluxo de produtos das demais zonas livres. No evento, foi relembrado o impacto da suspensão total das exportações brasileiras em maio deste ano, quando a interrupção temporária das compras afetou diretamente o mercado sul-africano, com alta de preços e falta de insumos como o MDM, base da produção de alimentos processados e do abastecimento de programas sociais. “Queremos ser parceiros da produção local, especialmente em segmentos em que a demanda não pode ser atendida internamente. A regionalização é uma solução equilibrada, baseada na ciência e reconhecida globalmente, que permite garantir segurança sanitária sem comprometer a segurança alimentar”, afirmou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Além do seminário, a missão brasileira incluiu reuniões bilaterais com autoridades sanitárias sul-africanas, com discussões sobre certificação digital, vigilância epidemiológica e protocolos de resposta a emergências sanitárias.
Para o gerente-executivo de mercados da ABPA, Estevão Carvalho, o diálogo técnico entre países é decisivo para evitar rupturas no abastecimento e garantir previsibilidade ao comércio. “A segurança alimentar é construída com confiança mútua e decisões baseadas em evidência. Quando dois países compartilham protocolos, transparência e visão de futuro, toda a cadeia – do produtor ao consumidor – sai beneficiada”, destacou Carvalho.
A etapa sul-africana se soma às edições anteriores do Road Show realizadas neste ano nas Filipinas, no México e no Peru. Em todos os casos, o foco tem sido o mesmo: promover a adoção de decisões sanitárias proporcionais, reforçar a confiança entre autoridades e garantir estabilidade no comércio internacional. Nas Filipinas, a regionalização já foi adotada em resposta a um foco sanitário no Brasil. No Peru, além do seminário técnico, a ABPA participou da feira Expoalimentaria com quatro empresas brasileiras, gerando mais de US$ 71 milhões em projeções de negócios.
O Road Show Internacional segue em 2026 com novos seminários previstos para mercados prioritários.
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Trigo deve encerrar colheita com boa oferta no Brasil
Preços seguem sob pressão externa diante de estoques globais elevados e maior concorrência internacional.

Com a colheita praticamente concluída e padrão de qualidade elevado, o mercado brasileiro de trigo entra no fim de ano com oferta confortável. O cenário externo, no entanto, segue pressionando os preços, diante do aumento das projeções globais, estoques robustos e da intensificação da concorrência argentina, que caminha para uma safra recorde e adota medidas para estimular as exportações.
No Brasil, 98% da área de trigo havia sido colhida até 5 de dezembro, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nos dois principais estados produtores, Rio Grande do Sul e Paraná, o índice chega a 99%. Em Santa Catarina, a colheita avança em ritmo mais lento que a média histórica, mas ganhou fôlego com a melhora das condições climáticas. A produtividade foi considerada positiva e o elevado padrão de qualidade do cereal garante tranquilidade no abastecimento interno.

Foto: Divulgação/OP Rural
No mercado internacional, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revisou para cima, mais uma vez, a produção global de trigo para a safra 2025/26, passando de 829 milhões para 838 milhões de toneladas — volume cerca de 5% superior ao da temporada anterior. As estimativas para a União Europeia e para a Argentina também foram elevadas, com avanços de 18% e 30%, respectivamente, em relação à última safra. Os estoques globais ficaram acima do esperado, subindo de 271 milhões de toneladas no relatório de novembro para 275 milhões em dezembro, o que elevou a relação estoque/consumo e tende a manter pressão sobre as cotações internacionais.
Na Argentina, a colheita avança com perspectivas positivas. Até 3 de dezembro, 45,3% da área havia sido colhida, segundo a Bolsa de Cereales. As lavouras apresentam excelente condição, embora o baixo teor de proteína comprometa o valor do produto. Ainda assim, a produção foi novamente revisada para cima, estimada em 27,7 milhões de toneladas, um novo recorde histórico.
Para reforçar a competitividade da agroindústria, o governo argentino reduziu as retenciones sobre o trigo de 9,5% para 7,5%. O aumento do excedente exportável, aliado ao estímulo às vendas externas, deve intensificar a entrada do trigo argentino no mercado brasileiro, ampliando a pressão concorrencial sobre o cereal nacional.
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Show Rural 2026 terá passarela elevada e amplia estacionamento para 22 mil veículos
Estrutura de 70 metros vai ligar novo estacionamento ao parque e integra pacote de melhorias para a 38ª edição do evento, em fevereiro, em Cascavel.

Uma passarela com 70 metros de extensão vai ligar o novo estacionamento do Show Rural ao parque que desde 1989 abriga um dos maiores eventos técnicos do mundo em transmissão de conhecimentos e inovações para a agropecuária. Essa é uma de muitas novidades que serão colocadas em atividade de 09 a 13 de fevereiro de 2026, quando será realizada a 38ª edição do evento, em Cascavel, no Oeste do Paraná.
Toda em metal e elevada, a estrutura vai ligar uma área que em fevereiro passado recebeu ônibus das mais diferentes regiões do País, que trouxeram produtores para conhecer as novidades apresentadas por 600 expositores da cadeia do agro. Com a cessão de uma nova área, de 45 mil metros quadrados, o estacionamento passa a ter capacidade para 22 mil veículos (cinco mil a mais que na 37ª edição) e 700 ônibus, diariamente – 300 a mais do que na realização anterior, enumera o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
“As obras de preparação do estacionamento e da passarela estão adiantadas. Vamos deixar tudo pronto em alguns dias”, comenta o coordenador geral Rogério Rizzardi. Com a mudança e ampliação, o espaço vai abrigar também expositores e imprensa. O antigo ambiente de recepção de expositores e imprensa passa a ser ocupado por empresas que há anos reivindicavam espaços maiores para instalar estandes com dimensões diferenciadas, conforme Rizzardi. “Precisamos agradecer ao empresário Assis Gurgacz que, gentilmente, cedeu essa nova área, viabilizando assim alterações importantes no estacionamento do evento”.
Gratuito
O Show Rural Coopavel tem um diferencial importante: as vagas de estacionamento podem ser ocupadas pelos visitantes sem nenhum custo. O mesmo acontece com o acesso ao parque, também gratuito. “Esse é mais um dos muitos investimentos que fazemos nesse grande evento, que tem por premissa o compartilhamento de inovações e conhecimentos que permitem ao produtor, com as novidades aprendidas, produzir mais, com menos custos, com qualidade superior e conectado aos critérios da sustentabilidade”, comenta Dilvo Grolli.
Com o tema A força que vem de dentro, o 38º Show Rural terá também, como novidades, a ampliação na cobertura de ruas (que alcançará 11 dos 15 quilômetros de vias que conectam todo o parque), ampliação dos prédios da administração e do Espaço Impulso (parceria com o Itaipu Parquetec) e criação de um boulevard entre esses ambientes, bem como ampliação do pavilhão da agricultura familiar (convênio com a Itaipu), implantação de duas novas lanchonetes, pavimentação asfáltica em mais 2,5 quilômetros de vias, reforma nos 14 conjuntos de banheiros e relocação da área de embarque e desembarque de máquinas e equipamentos.



