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ABCS movimenta PorkExpo com painel de mercado e lançamento de cartilha de carne suína na air fryer
Painel recebeu mais de 300 pessoas, entre profissionais da cadeia e estudantes.
A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) recebeu, na última quinta-feira (27), mais de 300 espectadores que estiveram presentes no Painel ABCS na PorkExpo 2022, um dos maiores eventos da suinocultura nacional e internacional. Pensando no cenário desafiador que a suinocultura brasileira tem enfrentado, a Associação promoveu palestras de mercado com especialistas, um debate entre representantes de produtores e agroindústrias, e aproveitou a ocasião para lançar de forma inédita, a cartilha de “Carne Suína na Air Fryer, descubra o chef em você, by Jimmy Ogro”, produzida pela ABCS para promover o consumo da proteína.
Na abertura do evento, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, falou sobre o prazer imenso que é estar mais uma vez na PorkExpo, após quase 5 anos. “É um evento que reúne produtores, estudantes e fornecedores que fazem a base dessa cadeia da suinocultura. Temos vivido muitos desafios, mas as expectativas que temos para o futuro nos trazem uma luz no fim do túnel. Precisamos de força para vencer as dificuldades, não tenho dúvidas que essa cadeia organizada do jeito que está, sairá vitoriosa. Estamos fazendo um trabalho gigantesco desde 2005, onde temos feito uma reeducação do nosso povo, através do varejo, conversando com o nosso consumidor e trazendo um novo olhar sobre a carne suína. Essas perspectivas são muito importantes pois vivemos um momento de virada quanto setor.”
A primeira palestra do painel foi conduzida pelo consultor de mercado da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Alvimar Jalles, que abordou “O papel dos produtores na formação de preço dos suínos”, saindo da perspectiva tradicional de observar o mercado sob o efeito de “manada”. “Quero agradecer a ABCS pelo convite e por essa oportunidade de compartilhar com vocês o que temos feito em Minas Gerais”, disse. Em seguida, o consultor de mercado da ABCS, Iuri Pinheiro Machado complementou o assunto trazendo a palestra “O crescimento recente da suinocultura e as lições para o futuro”. “Vou fazer um resumo do que aconteceu nos últimos anos, e o que a gente espera dentro dos setores produtores para que a gente passe esse momento e ter uma preparação melhor para outros momentos de crise, pois mudamos de patamar em relação a nossa produção”, explicou. Ele relembrou o surto de Peste Suína Africana (PSA) na China, a pandemia de Covid-19, a guerra Rússia x Ucrânia, e a alta da inflação, explicando que num mundo globalizado os acontecimentos mundiais tem impacto também globalizado.
Para o debate, José Roberto Goulart, Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SPC) e Elias José Zydeck, Diretor Executivo da Frimesa, se juntaram aos consultores para discutir como as empresas enxergam o destino do aumento da produção da próxima década. José Roberto defendeu que a suinocultura é cíclica, e que os produtores precisam se preparar para os momentos de crise. “Tem que ter estratégia, nosso negócio é assim, em que saber se preparar para as crises, tem que saber passar pelas crises, quem vai ficar nesse mercado é quem é resiliente, quem se planeja, se prepara, quem sabe trabalhar, quem cuida da casa, quem tem estoque de milho, é esse pessoal que vai ficar.” Ele também elogiou como a cadeia tem aprimorado a produção, venda e apresentação da carne suína “É um incentivo para que o consumidor compre a proteína.” Já Elias falou sobre o trabalho da Frimesa, que se manteve competitiva e sobreviveu à correlação inferior entre o suíno, frango e boi. “Avançamos no mercado interno e temos uma previsão de que até 2028/2030, o Brasil esteja consumindo até 25kg per capita de carne suína.”
Lançamento
Ao final, a ABCS fez o lançamento oficial da cartilha Carne Suína na Air Fryer, com a presença do próprio Chef Jimmy Ogro. O material explora de forma inovadora toda a praticidade, facilidade e otimização da rotina que os consumidores buscam, para inserir a carne suína, sem abrir mão do sabor, saúde e qualidade. São 6 receitas e diversas dicas de preparo e de utilização do utensílio, com barriga de porco à pururuca, costelinha barbecue, linguiça suína e batatas, hambúrguer de pernil suíno, filé-mignon suíno e copa-lombo suíno.
“Tenho falado cada vez mais de carne suína e aproveito todas as oportunidades de provar que ela é a melhor proteína. No último ano houve um aumento de 32% na procura e também nas vendas de air fryers no Brasil, e se queremos ensinar as pessoas a cozinhar, precisamos usar o que ela tem em casa. Temos receitas muito fáceis e com muito sabor nesse material”, contou Jimmy enquanto apresentava a cartilha. Lívia Machado, diretora de marketing e projetos da ABCS, defendeu o uso do marketing para o impulsionamento da cadeia de produção, e da parceria com Chefs que acreditam nessa ferramenta, além da importância em se atualizar e observar as novidades. “Seguimos a tendência do consumidor e quando pensamos no consumidor precisamos entender que o comportamento muda.”
A cartilha está disponível em formato digital no site do Escolha Mais Carne Suína. Nos próximos dias, vídeos com todas as receitas serão postadas no instagram @maisarnesuina, fique de olho!
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Feicorte: São Paulo impulsiona mudanças no manejo pecuário com opção de marcação sem fogo
Estado promove alternativa pioneira para o bem-estar animal e a sustentabilidade na pecuária. Assunto foi tema de painel durante a Feicorte 2024
No painel “Uma nova marca do agro de São Paulo”, realizado na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – Feicorte, em Presidente Prudente (SP), que segue até o dia 23 de novembro, a especialista em bem-estar animal, Carmen Perez, ressaltou a importância de evitar a marcação a fogo em bovinos.
Segundo ela, a questão está diretamente ligada ao bem-estar animal, especialmente no que diz respeito ao local onde é realizada a marcação da brucelose, que ocorre na face do animal, uma região com maior concentração de terminações nervosas, um ponto mais sensível. Essa ação representa um grande desafio, pois, embora seja uma exigência legal nacional, os impactos para os animais precisam ser cuidadosamente avaliados.
“O estado de São Paulo tem se destacado de forma pioneira ao oferecer aos produtores rurais a opção de decidir se desejam ou não realizar a marcação a fogo. Isso é um grande avanço”, destacou Carmen. Ela também mencionou que os animais possuem uma excelente memória, lembrando-se tanto dos manejos bem executados quanto dos malfeitos, o que pode afetar sua condição e bem-estar a longo prazo.
Além disso, a imagem da pecuária é um ponto crucial, especialmente considerando o poder da comunicação atualmente. “Organizações de proteção animal frequentemente utilizam práticas como a marcação a fogo, castração sem anestesia e mochação para criticar a cadeia produtiva. Essas questões podem impactar negativamente a percepção do setor”, alertou. Para enfrentar esses desafios, Carmen enfatizou a importância de melhorar os manejos e de considerar os riscos de acidentes nas fazendas, que muitas vezes são subestimados quando as práticas de manejo não são adequadas.
“Nos próximos anos, imagino um setor mais consciente, em que as pessoas reconheçam que os animais são seres sencientes. As equipes serão cada vez mais participativas, e a capacitação constante será essencial”, afirmou. Ela finalizou dizendo que, para promover o bem-estar animal, é fundamental investir em treinamento contínuo das equipes. “Vejo a pecuária brasileira se tornando disruptiva, com o potencial de se tornar um modelo mundial de boas práticas”, concluiu.
Fica estabelecido o botton amarelo para a identificação dos animais vacinados com a vacina B19 e o botton azul passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Anteriormente, a identificação era feita com marcação à fogo indicando o ano corrente ou a marca em “V”, a depender da vacina utilizada.
As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado, por meio da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/24.
Mudanças estabelecidas
Prazos
Agora, fica estabelecido que o calendário para a vacinação será dividido em dois períodos, sendo o primeiro do dia 1º de janeiro a 30 de junho do ano corrente, enquanto o segundo período tem início no dia 1º de julho e vai até o dia 31 de dezembro.
O produtor que não vacinar seu rebanho dentro do prazo estabelecido, terá a movimentação dos bovídeos da propriedade suspensa até que a regularização seja feita junto às unidades da Defesa Agropecuária.
Desburocratização da declaração
A declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária. A partir de agora, o médico-veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.
A exceção acontecerá quando houver casos de divergências entre o número de animais vacinados e o saldo do rebanho declarado pelo produtor no sistema GEDAVE.
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Treinamento em emergência sanitária busca proteger produção suína do estado
Ação preventiva do IMA acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro em Patos de Minas, um dos polos da suinocultura mineira.
Com o objetivo de proteger a produção de suínos do estado contra possíveis ameaças sanitárias, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizará, de 26 a 28 deste mês, em Patos de Minas, o Treinamento em Atendimento a Suspeitas de Síndrome Hemorrágica em Suínos. A iniciativa capacitará mais de 50 médicos veterinários do serviço veterinário oficial para identificar e responder prontamente a casos de doenças como a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana (PSA). A disseminação global da PSA tem preocupado autoridades devido ao impacto devastador na produção e na economia, como evidenciado na China que teve início em 2018 e se estendeu até 2023, quando o país perdeu milhões de suínos para a doença. Em 2021, surtos recentes no Haiti e na República Dominicana aumentaram o alerta no continente americano.
A escolha de Patos de Minas como sede para o treinamento presencial reforça sua importância como polo suinícola em Minas Gerais, com cerca de 280 mil animais produzidos, equivalente a 16,3% do plantel estadual, segundo dados de 2023 da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A Coordenadoria Regional do IMA, em Patos de Minas, que atende cerca de 17 municípios na região, tem mais de 650 propriedades cadastradas para a criação de suínos, cuja sanidade é essencial para evitar prejuízos econômicos que afetariam tanto o mercado interno quanto as exportações mineiras.
Para contemplar a complexidade do tema, o treinamento foi estruturado em dois módulos: remoto e presencial. Na fase on-line, realizada nos dias 11 e 18 de novembro, especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade de Castilla-La Mancha, da Espanha e de empresas parceiras abordaram aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças hemorrágicas em suínos. Já na fase presencial, em Patos de Minas, os participantes terão acesso a oficinas práticas de biossegurança, desinfecção, estudos de casos, discussões sobre cenários epidemiológicos, coleta de amostras e visitas a campo, além de simulações de ações de emergência sanitária, onde aplicarão o conhecimento adquirido.
A iniciativa do IMA conta com o apoio de cooperativas, empresas do setor suinícola, instituições de ensino, sindicato rural e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A defesa agropecuária em Minas Gerais depende de ações como essa, fundamentais para evitar a entrada de patógenos e manter a competitividade da produção local. Esse treinamento é parte das ações para manutenção do status de Minas Gerais como livre de febre aftosa sem vacinação.
Ameaças sanitárias e os impactos para a economia
No Brasil, a Peste Suína Clássica está sob controle nas zonas livres da doença. No entanto, nas áreas não reconhecidas como livres, a enfermidade ainda está presente, representando um risco significativo para a suinocultura brasileira. Esta enfermidade pode levar a alta mortalidade entre os animais, além de causar abortos em fêmeas gestantes. Por ser uma enfermidade sem tratamento, a prevenção constante e a vigilância da doença são fundamentais.
A situação é ainda mais crítica no caso da Peste Suína Africana, para a qual não há vacina eficiente e cuja propagação levaria a prejuízos imensos ao setor suinícola nacional, com risco de desabastecimento no mercado interno e aumento dos preços para o consumidor final. Os animais infectados apresentam sintomas como febre alta, perda de apetite, e manchas na pele.
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Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Uma das principais marcas de varejo, por meio do CEO do Carrefour França, anunciou que suspenderá vendas de carne do Mercosul: decisão gera críticas e debate sobre sustentabilidade.
O Carrefour França anunciou que suspenderá a venda de carne proveniente de países do Mercosul, incluindo o Brasil, alegando preocupações com sustentabilidade, desmatamento e respeito aos padrões ambientais europeus. A afirmação é do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, nas redes sociais do empresário, mas destinada ao presidente do sindicato nacional dos agricultores franceses, Arnaud Rousseau.
A decisão gerou repercussão negativa no Brasil, especialmente no setor agropecuário, que considera a medida protecionista e prejudicial à imagem da carne brasileira, amplamente exportada e reconhecida pela qualidade.
Essa decisão reflete tensões maiores entre a União Europeia e o Mercosul, com debates sobre padrões de produção e sustentabilidade como pontos centrais. Para a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), essa decisão é prejudicial ao comércio entre França e Brasil, com impactos negativos também aos consumidores do Carrefour.
Os argumentos da pauta ambiental alegada pelo Carrefour e pelos produtores de carne na França não se sustentam, uma vez que a produção da pecuária brasileira está entre as mais sustentáveis do planeta. Esta posição, vinda de uma importante marca de varejo, é um indício de que os investimentos do grupo Carrefour no Brasil devem ser vistos com ressalva, segundo o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.
“A declaração do CEO do Carrefour França, Alexandre Bompard, demonstra não apenas uma atitude protecionista dos produtores franceses, mas um total desconhecimento da sustentabilidade do setor pecuário brasileiro. A Faesp se solidariza com os produtores e espera que esse fato isolado seja rechaçado e não influencie as exportações do país. Vale lembrar que a carne bovina é um dos principais itens de comercialização do Brasil”, disse Tirso Meirelles.
O coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Faesp, Cyro Ferreira Penna Junior, reforça esta tese. “A carne brasileira é a mais sustentável e competitiva do planeta, que atende aos padrões mais elevados de qualidade e exigências do consumidor final. Tais retaliações contra o nosso produto aparentam ser uma ação comercial orquestrada de produtores e empresas da União Europeia que não conseguem competir conosco no ‘fair play’”, diz Cyro.
Para o presidente da Faesp, cabe ao Carrefour reavaliar sua posição e, eventualmente, se retratar publicamente, uma vez que esta decisão, tomada unilateralmente e sem critérios técnicos, revela uma falta de compromisso do grupo com o Brasil, um importante mercado consumidor.
Várias outras instituições se posicionaram contra a decisão do Carrefour, e o Ministério da Agricultura (Mapa). “No que diz respeito ao Brasil, o rigoroso sistema de Defesa Agropecuária do Mapa garante ao país o posto de maior exportador de carne bovina e de aves do mundo”, diz o Mapa em comunicado. “Vale reiterar que o Brasil possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e atua com transparência no setor […] O Mapa não aceitará tentativas vãs de manchar ou desmerecer a reconhecida qualidade e segurança dos produtos brasileiros e dos compromissos ambientais brasileiros”, continua a nota.
Veja aqui o vídeo do presidente.