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ABCS participa do Pork Meet Rio Verde 2024

Com uma apresentação sobre a série “Porco a Porco”, e uma homenagem ao médico veterinário, Iuri Machado, a ABCS participou da abertura do evento .

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Foto: Divulgação/ABCS

Em mais uma edição, o tradicional Pork Meet Rio Verde 2024, organizado pela Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (Agigo), contribuinte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), foi palco de discussões sobre os desafios e oportunidades da suinocultura brasileira, reunindo produtores, técnicos e líderes do setor. Na última quarta-feira (25) a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) esteve presente no evento, representada pela diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado. Em seu discurso, Lívia destacou a relevância das ações da ABCS, especialmente nos últimos anos, para promover a carne suína e desmitificar informações sobre a produção.

Em sua apresentação, a diretora ressaltou a série “De Porco a Porco”, uma iniciativa da ABCS gravada para as redes sociais em parceria com o chef Jimmy Ogro, que tem por objetivo derrubar mitos relacionados à carne suína e esclarecer dúvidas dos consumidores sobre o processo de produção. A série, lançada em junho de 2023, tem trazido grandes resultados, alcançando mais de 2 milhões de visualizações e contribuindo para uma comunicação mais próxima entre a cadeia produtiva e os consumidores.

Lívia Machado ressaltou que se comunicar de forma aberta com o consumidor é um dos maiores desafios da suinocultura. Para ela, eventos como o Pork Meet são fundamentais para discutir questões técnicas e trocar experiências, mas também é crucial levar essa informação para fora da cadeia produtiva, alcançando o público que consome carne suína. Ao apresentar os resultados da série, ela mostrou que os episódios mais vistos foram aqueles que abordaram diretamente as dúvidas dos consumidores, como “A carne de porco transmite cisticercose?” e “Os porcos sofrem no abate?”, esclarecendo tais questões de forma objetiva.

Durante o evento, a diretora destacou que a entidade vem investindo fortemente em marketing e comunicação, ampliando a presença da carne suína no mercado interno. Ela revelou que, nos últimos anos, o consumo de carne suína cresceu 50% no Brasil, um incremento que se deve ao esforço conjunto de toda a cadeia produtiva e ao fortalecimento do diálogo com os consumidores.

Veterinário Protagonista da Suinocultura Brasileira 

O evento também contou com uma homenagem ao médico veterinário, Iuri Pinheiro Machado, que foi reconhecido como “veterinário protagonista da suinocultura brasileira” pela ABCS, em agradecimento ao seu trabalho de excelência na produção de conteúdo técnico e educacional voltado para o setor. Ao ser homenageado, Iuri destacou a importância do trabalho conjunto entre produtores, técnicos e associações, e fez um agradecimento especial à ABCS pelo apoio ao longo dos anos. Ele enfatizou que os avanços obtidos são resultado de um esforço coletivo e ressaltou a relevância de trabalhar para derrubar preconceitos em relação ao consumo de carne suína.

Ao final de sua participação, Lívia fez um convite a todos os presentes para que se engajem cada vez mais na missão de promover a suinocultura. Ela ressaltou que o marketing é uma atividade essencial para todos os profissionais do setor e que o sucesso da suinocultura depende da capacidade de atender aos desejos e expectativas dos consumidores, comunicando os benefícios da carne suína e mantendo um diálogo transparente.

Veja o evento completo, clicando aqui!

Fonte: Assessoria ABCS

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Estratégias de controle de Salmonella serão destaque no Simpósio Matrizes

Guilherme Lando Bernardo, da Aurora Coop, abordará a importância do controle de Salmonella nas reprodutoras para garantir a segurança do processo produtivo.

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O controle da Salmonella é um dos principais desafios enfrentados pela avicultura moderna, especialmente no cenário de crescente demanda por alimentos seguros e de qualidade. Durante o Simpósio Matrizes, da Facta, que será realizado nos dias 15 e 16 de outubro de 2024, em Chapecó, Santa Catarina, o médico-veterinário e assessor técnico da Aurora Coop, Guilherme Lando Bernardo, irá apresentar a palestra “Estratégias de controle de Salmonella”, abordando as melhores práticas e os principais controles que podem ser aplicados na gestão sanitária das reprodutoras.

Segundo Guilherme, o controle eficaz nas reprodutoras é fundamental para manter o processo produtivo livre de contaminação. “Dentre os principais controles, podemos ressaltar a qualidade microbiológica do alimento e água, programas de biosseguridade, como controle de acesso de pessoas e materiais, controle de pragas e o destino correto de carcaças e resíduos”. Ele também destacará a importância da transferência adequada das aves, do transporte de ovos em condições seguras e da implementação de autocontrole microbiológico com coletas periódicas. “Manter a progênie livre é o maior passo para garantir que o processo produtivo permaneça negativo para Salmonella”, completa.

Simpósio Matrizes

O Simpósio Matrizes, promovido pela Facta, encerra o ciclo de eventos da organização em 2024 e nele os profissionais discutirão  os principais desafios relacionados à sanidade, ambiência e qualidade intestinal das aves.

O evento reforça a importância das matrizes reprodutoras na produção sustentável de pintos de um dia e como elas impactam as estratégias de alojamento, tendo em vista os novos mercados internacionais abertos para o Brasil.

A programação completa você pode conferir aqui. E para se inscrever acesse a página do evento.

Fonte: Assessoria Facta
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Ex-ministro Francisco Turra discute futuro da pecuária em painel promovido pela Atitus

Evento foi realizado em parceria com o CNEX | MIT SMR Brasil e o Instituto Aliança Empresarial

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Fotos: Divulgação/Atitus

O Instituto Aliança Empresarial, em Passo Fundo, foi palco de uma importante discussão sobre o cenário atual e o futuro da pecuária brasileira, na última quarta-feira (2). A Atitus Educação, por meio da Escola do Agronegócio, trouxe para o debate o ex-ministro da Agricultura e conselheiro consultivo da Escola, Francisco Turra. O evento foi promovido em parceria com o CNEX | MIT SMR Brasil, centro de formação executiva da Atitus, e o Instituto Aliança.

Para enriquecer a discussão, o painel contou com a participação do diretor da Escola do Agronegócio, Deniz Anziliero, do gerente comercial da Resolpec, Lucas De Carli Meneghello, e teve como mediador  o CEO do CNEX, Douglas Souza.

Em sua fala, Turra ressaltou que o Brasil é o maior exportador do mundo de carne de aves e o segundo maior produtor. Também ocupa a quarta posição em produção e exportação de carne suína. “Temos um papel de destaque nessa cadeia, principalmente em qualidade e sanidade dos produtos, mas temos muito o que investir em informação, tecnologia e capacitação”, ressaltou o ex-ministro que também é presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), além de ser vice-presidente da Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA), presidente do conselho da associação dos produtores de biodiesel (APROBIO) conselheiro de Agronegócio da FIESP e da Escola do Agronegócio da Atitus.

Ele defendeu que o país deveria explorar mais os produtos em vez de exportá-los: “Poderíamos transformá-los, agregar valor e gerarmos mais emprego, mais conhecimento e rentabilidade. Estamos deixando os outros países faturarem mais”. Turra também mencionou que há muitas oportunidades na área de proteína animal no Brasil, como a carne de avestruz, o peru e os peixes, como tilápia e salmão, que possuem muita demanda no exterior e são pouco explorados aqui.

Deniz Anziliero comentou sobre os avanços na cadeia de suínos e aves em comparação à pecuária bovina, citando a incorporação de tecnologia e a participação de startups. “A pecuária ainda é desorganizada e fragmentada, com muitas soluções em escala reduzida. As grandes empresas e cooperativas estão liderando essa transformação, integrando tecnologia nas propriedades e gerindo informações. No entanto, muitos produtores ainda não têm afinidade, assistência técnica para viabilizar a implementação das tecnologias”, destacou.

Ele também ressaltou que a Escola do Agronegócio está preparando os jovens para o mercado, ensinando-os a utilizar tecnologias como aliadas para melhorar os resultados no campo, sem deixar de lado as práticas agropecuárias tradicionais. “Integramos os jovens com instituições de pesquisa e empresas que estão implementando tecnologias”, concluiu.

Lucas De Carli Meneghello compartilhou a percepção da Resolpec, distribuidora de produtos veterinários, em relação ao mercado da pecuária, suas demandas e oportunidades. “Há 20 anos no mercado, estamos sempre em busca de levar mais diagnóstico para o produtor e exponenciar o crescimento das fazendas de maneira mais assertiva”, comentou. Neste sentido, apresentou o Software Gerir (Gestão Estratégica de Resultados e Índices de Rebanho), que auxilia na gestão estratégica da fazenda, armazenando os dados e auxiliando na tomada de decisão em relação à qualidade de leite e a criação de bezerras.

Fonte: Assessoria Atitus
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Mercoagro 2025 será lançada em Chapecó no dia 10 de outubro

O lançamento consistirá de exibição de vídeo, apresentação dos números oficiais da feira, manifestações de lideranças e coquetel de confraternização.

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Foto: UQ Eventos

A maior exposição-feira do setor industrial da proteína animal da América Latina – a Mercoagro 2025 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) –  será lançada na próxima quinta-feira (dia 10), às 19 horas, no Shopping Pátio Chapecó, reunindo expositores, patrocinadores, autoridades e imprensa.

A Mercoagro é realizada, promovida e organizada pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) desde 1996 e está programada para o período de 9 a 12 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, em Chapecó (SC).

O lançamento consistirá de exibição de vídeo, apresentação dos números oficiais da feira, manifestações de lideranças e coquetel de confraternização.

A Mercoagro 2025 terá 250 expositores representando mais de 700 marcas. De acordo com seu desempenho histórico, deve atrair 25 mil visitantes/compradores e oportunizar 250 milhões de dólares em negócios.

A feira é um retrato planetário do estágio em que se encontra um dos mais estratégicos setores da indústria de alimentos. A indústria da proteína animal é uma área de intensivo emprego de ciência e tecnologia. Por essa razão, desde as primeiras edições, a Mercoagro cumpre importante papel de difusão tecnológica e atualização científica do principal evento paralelo que promove para seu público-alvo formado por operadores de agroindústrias e por fabricantes e fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos para as longas e complexas cadeias produtivas.

As vendas estão praticamente concluídas e 96% dos expositores da edição anterior (2024) renovaram contrato para participar da edição de 2025. “Nosso compromisso é aperfeiçoar a feira a cada edição para intensificar a experiência dos visitantes e ampliar os negócios dos expositores”, enfatiza o presidente da ACIC Helon Antonio Rebelatto.

A Mercoagro 2025 tem parceria da Prefeitura de Chapecó e patrocínio da Aurora Coop, do BRDE e do Sicoob. A feira tem apoio institucional do Nucleovet, do Chapecó Convention & Visitors Bureau, do Sistema Fiesc/Senai/Sesi, da Unochapecó e do Pollen Parque.

Fonte: Assessoria
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