Suínos SNCS 2024
ABCS lança 12ª edição da maior estratégia de incentivo ao consumo de carne suína no varejo brasileiro
Evento aconteceu na última quinta feira (06), em São Paulo, e contou também com o lançamento da nova série exclusiva de vídeos “De porco a porco”, em parceria com o chef Jimmy Ogro.
Um marco no calendário da suinocultura brasileira, na última quinta-feira (06), foi lançada a 12ª edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e da cadeia da suinocultura, para incentivar o consumo da proteína junto ao varejo brasileiro. Com foco em regionalização, personalização, atacarejo e varejo de proximidade, a SNCS 2024 acontece de 04 a 19 de junho em 23 bandeiras de varejo, distribuídas por todo o Brasil. O lançamento oficial ocorreu em São Paulo e contou com a presença das principais lideranças da suinocultura, do varejo, e do governo do estado de São Paulo, além do chef de cozinha e embaixador da carne suína, Jimmy Ogro.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, agradeceu a presença de todos e relembrou a história do trabalho para o aumento do consumo de carne suína que começou lá em 2005. “Quanta luta tivemos ao longo desses anos para chegar aqui agora ao lado de vocês e das maiores redes de varejo do país. Sem dúvida nenhuma é um case de sucesso, que hoje é um exemplo para o mundo! E é com esse trabalho e com o apoio de todos vocês que hoje conseguimos chegar aos 20.68 kgs de consumo per capita,” finalizou.
O especialista em agronegócio, José Luiz Tejon, que esteve presente no evento, ressaltou a importância do trabalho de comunicação da ABCS. “Meu sonho seria que esse conhecimento aplicado no brasil pudesse ser levado para todos os mercados internacionais como exemplo de como o marketing pode ser usado nas cadeias produtivas”, concluiu.
Lívia Machado, diretora de marketing e projetos da ABCS, ressaltou o potencial geográfico desta edição da campanha, trouxe dados do varejo e destacou as mudanças nesse setor, além da capacidade de transformação e adaptação da ABCS e da SNCS para acompanhar o comportamento do consumidor e continuar gerando resultados. A SNCS é uma oportunidade única de marketing de categoria para fortalecer a cadeia produtiva da carne suína, aproximando consumidores, varejistas e produtores.
Falas do varejo
Representantes das redes de varejo participantes estiveram presentes e ressaltaram a importância da SNCS em unir concorrentes junto de todos os elos da cadeira para um objetivo em comum, além de destacar os bons resultados do trabalho consistente, do aprendizado e do engajamento que a metodologia da ABCS gera a todos os colaboradores:
Leandro Ruiz, gerente de Suínos do Lopes, destacou a evolução da SNCS desde o seu princípio e a importância da consistência desse trabalho, enquanto Carlos Eduardo Souza, Diretor Comercial de Açougue do Carrefour, falou sobre a reinvenção do varejo e inovação da ABCS para se conectar com o público.
Fabricio Caldas, gerente comercial de perecíveis do Prezunic e representante do grupo Cencosud, ressaltou o engajamento e o aprendizado do time gerado pela campanha, assim como Luiz Oliveira, Gerente Comercial do grupo Amigão, que elogiou o trabalho de valorização do conhecimento, e Luiz Baruzzi, Diretor da Rede São Paulo, que vê a importância em fazer a diferença na loja e sobre como os treinamentos são motivadores para isso.
Finalizando as falas do varejo, Patrícia Mendes, Diretora Comercial de Perecíveis do GPA, falou sobre o trabalho realizado em conjunto com a ABCS para falar sobre bem-estar animal e da importância do tema para o Grupo, e Valdemar Amaral, presidente da Rede ABC ressaltou o compromisso da rede com a cadeia suinícola.
Durante o evento, foi realizada a apresentação da palestra “Resistir para existir: líder pronto para tudo”, com Marcos Scaldelai, apresentador do programa da Band Paulista, empresário e destaque na Forbes, que falou sobre a responsabilidade dos líderes em serem capacitadores, fazendo com que os times de colaboradores se perpetuem e se fortaleçam cada vez mais. E para finalizar a parte de conteúdo do evento, o consultor de mercado da ABCS, Iuri Pinheiro Machado trouxe informações atualizadas do mercado da suinocultura.
“De porco a porco”
Além disso, na ocasião também foi lançada a nova série exclusiva “De porco a porco”, gravada para redes sociais em parceria com o Chef Jimmy Ogro, com o intuito de desmistificar a produção nacional de carne suína. A série de vídeos que promete informar, inspirar e deliciar, contará com quatro temporadas publicadas em colaboração nos perfis @maiscarnesuina, @abcsagro e @jimmy.ogro, contando os bastidores da indústria desde as granjas até os frigoríficos e restaurantes, culminando em deliciosas receitas que irão transformar a visão da carne suína.
Serão abordados temas como: segurança nas granjas, alimentação dos animais, ciclo de vida, indicadores de bem-estar animal na granja e no processamento, sanidade e sustentabilidade, inspeção sanitária, rastreabilidade, cortes, carcaça e armazenamento, efluentes do frigorífico, pratos com a proteína, dica de temperos, cortes e ponto. Prepare-se para uma experiência única que irá aprofundar seu conhecimento sobre a suinocultura e enriquecer seu repertório culinário!
O chef agradeceu a confiança de todos que acreditam nesse trabalho. “Com esse material conseguiremos incrementar ainda mais o conhecimento sobre a carne suína, obrigada a todos por acreditarem em mim e na ABCS, e por trabalhar junto com a gente! Assista o primeiro episódio da série aqui.
O Sistema ABCS e os contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) estão comprometidos em apoiar e divulgar essa iniciativa, faça parte desse movimento também, compartilhe esse conteúdo!
O evento foi finalizado com um momento para troca de experiências e networking entre os participantes, veja as fotos: https://we.tl/t-ccU5kcglAJ
Suínos
Suinocultura teve ano de recuperação, mas cenário é de cautela
Conjuntura foi apresentada ao longo de reunião da Comissão Técnica de Suinocultura da Faep. Encontro também abordou segurança do trabalho em granjas de suínos.
Depois de dois anos difíceis, a suinocultura paranaense iniciou um período de recuperação em 2024. As perspectivas para o fim deste ano são positivas, mas os primeiros meses de 2025 vão exigir cautela dos produtores rurais, que devem ficar de olho em alguns pontos críticos. O cenário foi apresentado em reunião da Comissão Técnica (CT) de Suinocultura do Sistema Faep, realizada na última terça-feira (19). Os apontamentos foram feitos em palestra proferida por Rafael Ribeiro de Lima Filho, assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A mesma conjuntura consta do levantamento de custos de produção do Sistema Faep, que será publicado nos próximos dias.
O setor começou a se recuperar já em janeiro deste ano, com a retomada dos preços. Até novembro, o preço do suíno vivo no Paraná acumulou aumento de 54,4%, com a valorização se acentuando a partir de março. No atacado, o preço da carcaça especial também seguiu esse movimento. A recomposição ajudou o produtor a se refazer de um período em que a atividade trabalhou no vermelho.
Por outro lado, a valorização da carne suína também serve de alerta. Com o aumento de preços, os produtos da suinocultura perdem competitividade, principalmente em relação à carne de frango, que teve alta bem menor ao longo ano: o preço subiu 7,7%, entre janeiro e novembro. Com isso, a tendência é que o frango possa ganhar a preferência do consumidor, em razão dos preços mais vantajosos.
“Temos que nos atentar com a competitividade da carne suína em relação a outras proteínas. Com seus preços subindo bem menos, o frango se tornou mais competitividade. Isso é um ponto de atenção para a suinocultura, neste cenário”, assinalou Lima Filho.
Exportações
Com 381,6 mil matrizes, o Paraná mantém 18% do rebanho brasileiro de suínos. A produção nacional está em estabilidade nos últimos três anos, mas houve uma mudança no portifólio de exportações paranaenses. Com a recomposição de seus rebanhos, a China reduziu as importações de suínos. O país asiático – que chegou a ser o destino de 40% das vendas externas paranaenses em 2019 – vai fechar 2024 com a aquisição de 17% das exportações de suínos do Paraná.
Em contrapartida, os embarques para as Filipinas aumentaram e já respondem por 18% das vendas externas de carne suína do Estado. Entre os destinos crescentes, também aparece o Chile, como destino de 9% das exportações de produtos da suinocultura paranaense. Nesse cenário, o Paraná deve fechar o ano com um aumento de 9% no volume exportado em relação a 2023, atingindo 978 mil toneladas. Os preços, em compensação, estão 2,3% menores. “Apesar disso, as margens de preço começaram a melhorar no segundo semestre”, observou Lima Filho.
Perspectivas
Diante deste cenário, as perspectivas são positivas para este final de ano. O assessor técnico da CNA destaca fatores positivos, como o recebimento do 13º salário pelos trabalhadores, o período de férias e as festas de final de ano. Segundo Lima Filho, tudo isso provoca o aquecimento da economia e tende a aumentar o consumo de carne suína. “A demanda interna aquecida e as exportações em bons volumes devem manter os preços do suíno vivo e da carne sustentados no final deste ano, mantendo um momento positivo para o produtor”, observou o palestrante.
Para 2025, se espera um tímido crescimento de 1,2% no rebanho de suínos, com produção aumentando em 1,6%. As exportações devem crescer 3%, segundo as projeções. Apesar disso, por questões sazonais, os produtores podem esperar uma redução de consumo nos dois primeiros meses de 2025. “É um período em que as pessoas tendem a ter mais contas para pagar, como alguns impostos. Além disso, a maior concorrência da carne de frango pode impactar a demanda doméstica”, disse Lima Filho.
Além disso, o aumento nos preços registrados neste ano pode estimular o alojamento de suínos em 2025. Com isso, pode haver uma futura pressão nos preços nas granjas e nas indústrias. Ou seja, o produtor deve ficar de olho no possível aumento dos custos de produção, puxado principalmente pelo preço do milho, da mão de obra e da energia elétrica. “O cenário continua positivo para a exportação, mas o cenário para o ano que vem é de cautela. O produtor deve se planejar e traçar suas estratégias para essa conjuntura”, apontou o assessor da CNA.
Segurança do trabalho
Além disso, a reunião da CT de Suinocultura da FAEP também contou com uma palestra sobre segurança do trabalho em granjas de suínos. O engenheiro e segurança do trabalho e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sandro Andrioli Bittencourt, abordou as Normas Regulamentadoras (NRs) que visam prevenir acidentes de trabalho e garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.
Entre as normativas detalhadas na apresentação estão a NR-31 (que estabelece as regras de segurança do trabalho no setor agropecuário), a NR-33 (que diz respeito aos espaços confinados, como silos, túneis e moegas) e a NR-35 (que versa sobre trabalho em altura). Em seu catálogo de cursos, o Sistema Faep dispõe de capacitações para cada uma dessas regulamentações.
Suínos
Cooperado da Coopavel vence Prêmio Orgulho da Terra na categoria suínos
Adriano e a esposa, Claudiane, administram um sítio de cinco hectares em Toledo. Na propriedade, duas granjas abrigam 1.620 cabeças de suínos.
O cooperado Adriano Trenkel, da Coopavel, foi o grande vencedor na categoria Suinocultura do Prêmio Orgulho da Terra promovido pelo programa RIC Rural, da RIC TV no Paraná. A cerimônia de anúncio e entrega das premiações ocorreu no último dia 12 de novembro, durante uma prestigiada celebração do setor pecuário em Curitiba. A Coopavel foi destaque também na categoria Avicultura, com a vitória do cooperado Jacenir da Silva, de Três Barras do Paraná.
Adriano e a esposa, Claudiane, administram um sítio de cinco hectares em Toledo. Na propriedade, duas granjas abrigam 1.620 cabeças de suínos. A produção, realizada com foco na qualidade e bem-estar animal, inclui cuidados rigorosos com alimentação, sanidade, manejo, ventilação e ambiência. Adriano destaca que gostar do que faz e seguir as orientações dos técnicos da Coopavel são diferenciais para alcançar os resultados desejados. “Estamos muito felizes e orgulhosos com esse título”, afirma Adriano.
Willian Stein é o técnico da Coopavel que atende a propriedade dos Trenkel e enaltece o empenho do casal: “São produtores rurais exemplares, sempre presentes nos treinamentos oferecidos pela cooperativa e atentos às recomendações passadas. Essa dedicação reflete diretamente na qualidade dos suínos entregues no frigorífico e nos resultados do trabalho do casal”, afirma Willian.
Empenho coletivo
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, parabeniza Adriano, Claudiane, suinocultores e técnicos da cooperativa pelos resultados no Orgulho da Terra. “A organização e o cuidado nas propriedades rurais refletem diretamente nos excelentes resultados obtidos, fortalecendo um movimento de grande sucesso em todo o mundo. A suinocultura da Coopavel é referência em eficiência e qualidade e estamos todos muito satisfeitos com isso”, declara Dilvo.
A pequena propriedade dos Trenkel vai além da suinocultura. O casal é adepto da diversificação de culturas, prática sustentável capaz de melhorar significativamente a renda gerada na atividade rural. Adriano investiu em uma usina de energia solar, adota práticas sustentáveis, como o uso de dejetos no pasto, eliminando quase totalmente a utilização de químicos, melhorando assim a alimentação do seu plantel de bovinos. A produção de feno também contribui para fortalecer a renda familiar.
VBP
A produção agropecuária e a cadeia do agronegócio fazem de Toledo o município com maior Valor Bruto de Produção do Paraná e um dos raros no País a contar com mais de 400 quilômetros de estradas rurais pavimentadas, facilitando assim o escoamento das riquezas do campo. O VBP de Toledo é de aproximadamente R$ 4,6 bilhões, consolidando o município como o maior produtor agropecuário do Estado. Toledo lidera especialmente na suinocultura, com um VBP de R$ 1,8 bilhão, e na avicultura, com cerca de R$ 1 bilhão.
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Práticas sustentáveis e eficiência energética guiam produção de suínos da Coopavel
Uma das principais iniciativas adotadas nas unidades de produção de suínos é o uso de sistemas de biodigestores para o tratamento dos dejetos.
Com desafios crescentes relacionados à eficiência no uso de recursos, à redução de emissões de gases de efeito estufa e ao manejo adequado de resíduos, a cadeia suinícola brasileira tem dado exemplo ao implementar práticas sustentáveis que, além de preservar o ambiente também melhora a imagem do produtor e atende às exigências de consumidores e mercados cada vez mais preocupados com a origem e o impacto dos alimentos que consomem.
Entre as maiores cooperativas agroindustriais do Brasil e uma das poucas que dominam todas as etapas da produção de suínos, a Coopavel é um belo exemplo de como a sustentabilidade na suinocultura é possível e rentável ao investir em soluções ao longo da cadeia produtiva que conciliam crescimento econômico e respeito ao meio ambiente.
Uma das principais iniciativas adotadas nas unidades de produção de suínos é o uso de sistemas de biodigestores para o tratamento dos dejetos. Esse processo resulta na geração de biogás, que é capturado e convertido em energia elétrica. “Essa energia oriunda do processo de tratamento dos dejetos é considerada limpa e renovável, o que contribui para reduzirmos de maneira significativa as emissões de GEE na atmosfera”, aponta o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Além da produção de energia, o sistema de biodigestores gera biofertilizantes, que são utilizados na fertilização do solo e na adubação de florestas de eucalipto, reaproveitamento que beneficia tanto a agricultura quanto o meio ambiente.
A Coopavel também foca na melhoria contínua da dieta dos suínos, o que contribui para reduzir a liberação de gases como amônia. “A eficiência alimentar diminui as concentrações de gases nocivos nos dejetos, colaborando para a mitigação dos impactos ambientais da atividade suinícola”, salienta Grolli, enfatizando que essa abordagem faz parte de um plano mais amplo da cooperativa, que inclui o uso de tecnologias avançadas nas unidades industriais para o tratamento de resíduos e efluentes, alinhando a produção com a missão de produzir alimentos sustentáveis.
Uso eficiente de energia
O uso eficiente de energia é outro pilar das ações sustentáveis da Coopavel. Nas unidades de produção e processamento de suínos, a geração de energia renovável e o reuso de água fazem parte da rotina. “Investimos na reutilização de parte do efluente tratado em algumas atividades específicas dentro da granja, como limpeza de pisos e canaletas, desta forma conseguimos reduzir a extração de água subterrânea”, afirma Grolli.
Práticas sustentáveis na UPL
Para garantir a melhoria contínua, a Coopavel realiza o monitoramento regular das emissões de GEE em sua Unidade de Produção de Leitões (UPL), utilizando os dados para nortear ações de melhorias no processo produtivo. Somado a isso, está em andamento um projeto de expansão do sistema de tratamento de dejetos na UPL, que inclui a ampliação da capacidade de produção de biogás. “Nosso objetivo é sempre melhorar a qualidade do efluente final e ampliar a capacidade da usina para produção de biogás”, expõe o presidente.
Integração de boas práticas ambientais
Além de cumprir todas as exigências ambientais impostas pelos órgãos reguladores e atender aos mercados nacional e internacionais, a cooperativa busca continuamente aprimorar seus processos, trazendo práticas ainda mais sustentáveis. “O objetivo não é apenas garantir a conservação dos recursos naturais, mas também promover a geração de renda e riqueza para toda a cadeia produtiva”, salienta.
Grolli frisa que a Coopavel reconhece a necessidade crescente de aumentar a produção de alimentos para atender ao crescimento populacional global. No entanto, ressalta que esse aumento deve ser realizado de forma sustentável, uma vez que o planeta possui limites em sua capacidade de suporte e exploração de recursos naturais. Por essa razão, a adoção de práticas cada vez mais eficientes e sustentáveis precisa acompanhar, e até mesmo antecipar, o aumento da produção. “Esse equilíbrio é essencial para garantir que as demandas alimentares da população mundial sejam atendidas, ao mesmo tempo em que se preserva a qualidade de vida na Terra”, evidencia.
O acesso é gratuito e a edição Suínos pode ser lida na íntegra on-line clicando aqui. Tenha uma boa leitura!