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Notícias Semana Nacional da Carne Suína

ABCS estabelece parceria estratégica com varejo nacional para escoar a oferta de carne suína no país

A Semana Nacional da Carne Suína 2022 estará presente em 27 bandeiras de varejo, alcançando consumidores de Norte a Sul do Brasil em sua décima edição, que ocorrerá no período de 1º a 17 de junho.

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Presidente da ABCS, Marcelo Lopes: "Levamos a SNCS de 2022 para quatro entre as cinco maiores redes de supermercado e hipermercado do país" - Foto: Divulgação/ABCS

Na décima edição dessa parceria consolidada no varejo brasileiro como uma grande criadora de oportunidades e ampliadora de vendas, a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) ocorrerá no período de 1º a 17 de junho em 27 bandeiras das maiores e melhores redes de varejo do país.

A SNCS estará presente em 22 Estados brasileiros, de norte a sul, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) vai impulsionar as vendas e o consumo de carne suína, auxiliando a escoar o excedente da produção, e contribuindo para desafogar os produtores que enfrentam uma das maiores crises da história do setor.

Para estar à altura deste desafio, a SNCS cresceu e deu boas vindas a dois novos grupos de varejo e cinco novas bandeiras, ao todo este ano, os grupos de varejo participantes representam 28% do faturamento do varejo nacional. Além de ampliar sua presença, estando nas principais capitais do país, nos maiores polos de consumo e em diferentes tipos de redes, desde o varejo de economia, ao premium.

Com o tema “Sabor de Ofertas? Suíno na Certa!”, a campanha traz promoções, leveza, informação, diversidade de cortes populares e acessíveis, saudabilidade e muito sabor nos mais diversos formatos, on e off-line, para impactar os consumidores.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica a estratégia: “Levamos a SNCS de 2022 para quatro entre as cinco maiores redes de supermercado e hipermercado do país, não apenas em tamanho, mas em faturamento. Alcançamos a maior capilaridade de públicos até então, através do varejo estaremos nas capitais e também no interior, atendendo a todos os públicos, desde o A até o D. Uma ação estratégica em resposta ao momento que os suinocultores enfrentam”, conclui.

Quer apoiar essa iniciativa, os produtores de suínos e a suinocultura brasileira? Conheça as redes participantes! O Pão de Açúcar, Mercado Extra, Compre Bem, Oba Hortifruti, Carrefour, Hortifruti, Natural da Terra, Big, Big bompreço, Super bompreço, nacional, Dia Supermercados, Prezunic, Super Nosso, Apoio Mineiro e a Companhia Sulamericana de Distribuição acreditam no potencial da carne suína e estão engajados no propósito de comunicar os atributos da carne suína e impulsionar sua venda no período de 1º a 17 de junho!

Super Nosso

Participando pela primeira vez da SNCS, o grupo mineiro Supernosso entra com 71 lojas das bandeiras Supernosso, Momento Supernosso e Apoio Mineiro, presentes em Belo Horizonte (MG), um dos maiores polos de consumo de carne suína no país.

Focado no público A e B, o Supernosso traz produtos premium, entrega própria, aplicativo de vantagens e fidelização, além de vendas via whatsApp e e-commerce.

O time do Supernosso recebeu a campanha de braços abertos e animados em participar da iniciativa, que contará com o apoio local da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg).

Prezunic

Também presente em um relevante polo de consumo, o Prezunic, rede pertencente ao Cencosud, um dos maiores grupos de varejo da América Latina, estreia na SNCS com 31 lojas no Rio de Janeiro.

O Prezunic é uma forte marca no varejo carioca e tem localização estratégica, presente em toda a região do Botafogo ao Santa Cruz, alcançando os públicos B e C, com diversas ações presenciais para os clientes, aplicativo próprio, whatsApp delivery, e-commerce próprio e opção de compra pelo Cornershop.

Outro ponto de destaque é o papel que o açougue ocupa estrategicamente na rede, que investirá ainda mais na proteína suína com a campanha.

GPA

Precursor da iniciativa e participante pelo décimo ano seguido, o GPA estará presente com as redes Extra, Pão de Açúcar e, como novidade, a rede Compre Bem, com 28 lojas em São Paulo, presentes na capital, na região metropolitana, no interior e litoral paulista.

A bandeira estreante possui perfil de compra B e C, foco em serviços, preços competitivos e produtos voltados ao consumo diário das famílias, além de vendas via e-commerce e cartão próprio.

Já o Extra participa com as bandeiras Mercado Extra e Mini Extra, presentes em 16 Estados e 187 lojas focadas em promoções e preços competitivos para atender as classes B, C e D.

O Mercado Extra conta também com uma alta presença de carne suína, atendimento com foco nas necessidades do dia a dia, e modelo interno que agrega valor à jornada de compra do consumidor que busca produtos perecíveis.

E para fechar, o Pão de Açúcar agrega as bandeiras Pão de Açúcar Fresh e Minuto Pão de Açúcar com 280 lojas focadas na experiência do consumidor em 12 Estados brasileiros.

Com perfil de compra que atende desde o básico ao sofisticado, o Pão de Açúcar promove a saudabilidade e a sustentabilidade, praticidade e produtos diferenciados com atendentes e tecnologias especializadas, app e e-commerce.

Grupo Big

Participando da iniciativa pelo quarto ano seguido, o Grupo Big entrará com 185 lojas, das bandeiras Big, Big Bompreço, Nacional e Super Bompreço atuantes em 17 Estados com penetração em diversos públicos das classes B e C, principalmente no Sul e no Nordeste do país.

Carrefour

Pelo quarto ano seguido a maior rede de varejo do país participará da SNCS com 140 lojas das bandeiras Carrefour Bairro e Carrefour Market em 15 estados brasileiros.

Trazendo alcance nacional, foco em preços baixos, e-commerce e CyberCook, o Carrefour vai trabalhar cortes acessíveis e alto volume de ofertas.

Hortifruti e Natural da Terra

Parceiro da iniciativa pelo quinto ano seguido, o Natural da Terra e o Hortifruti também estarão engajando suas 79 lojas em quatro Estados e trazem como novidade para 2022 a bandeira Hortifruti Leve, ambas agregam o melhor da feira e do supermercado, com facilidade e conveniência de compra, alta fidelização, ticket médio elevado, produtos selecionados, interação em diferentes canais de comercialização preparados para o atendimento, como site, app, whatsApp.

Oba Hortifruti

Parceiro da iniciativa pelo sexto ano seguido, o Oba Hortifruti participará com 71 lojas em São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, nas bandeiras Oba Hortifruti, Oba Hortifruti Farm e Oba Hortifruti Way, inaugurado recentemente para trazer mais rapidez e praticidade na hora de comprar.

A rede focada em produtos frescos e de excelência, valoriza a origem dos alimentos, possui açougue próprio e marca própria, alta recorrência de compras e perfil de público A e B.

Além disso, o OBA valoriza a expansão digital e e-commerce, aproveitando as oportunidades de cross-sell e up-sell para gerar ofertas personalizadas a cada interação com o cliente.

Dia Supermercados

O Grupo Dia Supermercados participa da iniciativa pelo segundo ano consecutivo, levando a SNCS para 621 lojas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Com marca própria, produtos exclusivos e de alta qualidade, o Dia possui preços acessíveis, público B e C e lojas bem localizadas, com presença em 104 cidades de pequeno e médio porte no interior e litoral brasileiro.

Companhia Sulamericana de Distribuição

Participando da SNCS pelo segundo ano seguido, a Companhia Sulamericana de Distribuição, responsável pelas bandeiras Cidade Canção, São Francisco e Amigão entra em 2022 com 58 lojas atuantes em três Estados brasileiros. Com perfil de compra C e D e presença em cidades de médio porte no interior de São Paulo e do Paraná, a Companhia traz vendas no e-commerce, produtos de alta qualidade, cartão próprio e clube de fidelidade.

SNCS 2022
A Semana Nacional da Carne Suína de 2022 é um marco para a suinocultura e o varejo brasileiro.

Com dez anos de resultados positivos em vendas a cada edição, a campanha conquista os consumidores pela sua comunicação 360ª em lojas e espaços virtuais como e-commerce, e-mail marketing e redes sociais, além de metodologia estratégica exclusiva que aposta na capacitação de açougueiros e colaboradores para serem embaixadores da proteína, sanar dúvidas e incentivar a compra de clientes.

Neste ano, a campanha conta com o apoio institucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Fonte: Assessoria ABCS

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Governo federal reforça compromisso na busca de mais investimentos para a Embrapa

Atualmente, para cada R$ 1 investido na Embrapa, R$ 21,23 retornam para a sociedade brasileira. Conforme o Balanço Social de 2023, o lucro social da empresa foi de R$ 85,12 bilhões com mais de 66,2 mil novos empregos criados.

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Com foco na revolução para o futuro do agro brasileiro, na quinta-feira (25), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) celebrou seus 51 anos de criação. Na ocasião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçaram o compromisso em trazer mais investimentos para alavancar o crescimento da empresa.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, pontuou que há 14 anos um presidente da República não ia à empresa. “A Embrapa é a empresa de maior respeitabilidade do Brasil e cabe a nós, do governo, dar a ela o tamanho que ela merece”, ponderou o presidente Lula. “Não é bondade do governo federal. É o reconhecimento da importância da Embrapa no desenvolvimento agrícola do nosso país. Cada dinheiro investido na Embrapa, retornam milhões de reais para o Brasil”, completou.

Fotos: Divulgação/Mapa

O ministro Fávaro ressaltou o importante papel da Embrapa no avanço da vocação brasileira para a produção de alimentos. Desde a criação da empresa, o Brasil passou de importador para um dos principais exportadores do mundo. “Sob a gestão do presidente Lula, saímos da 13ª, somos a 9ª e vamos, rapidamente, ser a 8ª economia do mundo, descobrimos há 50 anos a nossa verdadeira vocação, que é produzir alimentos de qualidade”, destacou o ministro.

Atualmente, para cada R$ 1 investido na Embrapa, R$ 21,23 retornam para a sociedade brasileira. Conforme o Balanço Social de 2023, o lucro social da empresa foi de R$ 85,12 bilhões com mais de 66,2 mil novos empregos criados. “Fortalecer e trazer a empresa de volta ao PAC, buscar com que a Embrapa se prepare para os próximos 50 anos é um legado que o presidente Lula está deixando a partir de agora”, completou Fávaro. Para isso, o presidente convocou, durante a cerimônia, os ministros Fávaro e Paulo Texeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) para uma reunião com foco nas demandas da Embrapa para os próximos 50 anos.

A presidente Silvia Massruhá destacou o impacto do trabalho realizado pela Embrapa. “Derrotar a fome, garantir a segurança alimentar no nosso país e no mundo, o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade para todos os cidadãos, a promoção da melhoria do bem-estar e de qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento dos efeitos da mudança do clima, a redução das desigualdades no campo, fazendo com que o conhecimento e a inovação tecnológica produzidos alcancem o pequeno, o médio, o grande produtor rural, dos menos até os mais tecnificados. É para isso que a Embrapa trabalha”.

Terceirização

Ao enfatizar que o reconhecido trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizado pela Embrapa é feito, sobretudo, por pessoas, Fávaro lembrou as palavras da presidente ao destacar que a ciência não é feita apenas com investimentos. “Por isso, deixamos aqui a garantia de que não haverá a terceirização da carreira de auxiliar de pesquisa”, disse o ministro em atenção a um dos pleitos dos servidores da Embrapa. A empresa conta com 7,7 mil trabalhadores atuando em 43 unidades em todo o país.

Acordos de cooperação

Durante o evento, foram celebrados dois acordos de cooperação técnica de abrangência internacional com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e a Corporação Financeira Internacional (IFC) – que juntos formam o Grupo Banco Mundial (GBM) – foi firmado o Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de projetos para um setor agroalimentar mais verde, resiliente e inclusivo, apoiado em modelos de empreendedorismo rural e intercâmbio científico para países em desenvolvimento com duração de cinco anos.

Já a cooperação técnica com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) tem como objetivo o Desenvolvimento colaborativo da agricultura de precisão e digital para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação e a sustentabilidade do agro brasileiro. A proposta é aumentar a transparência, confiabilidade e eficiência do processo produtivo brasileiro com referência na expertise japonesa no domínio de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Ao todo, foram sete acordos estratégicos celebrados durante o evento, incluindo parcerias com os ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de envolveram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Em 26 de abril de 1973 foi empossada a primeira diretoria da Embrapa no Ministério da Agricultura. A celebração dos 51 anos da empresa ocorre de 25 a 27 de abril na sua sede, em Brasília (DF).

A cerimônia desta quinta-feira também contou com a presença da primeira-dama Janja, dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Gestão, Inovação e Serviços Públicos, Esther Dweck; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência República, Marcio Macêdo.

Fonte: Assessoria Mapa
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PMGZ ganha evidência em evento latino-americano 

Eric Costa, técnico da ABCZ, apresentou as ferramentas do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos e impactos na seleção de rebanhos bovinos.

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Foto: Divulgação/ABCZ

O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), foi destaque na programação do 24º Simpósio Latino-Americano, durante a 33ª Feira Agropecuária Internacional (Agropecruz), realizada recentemente em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O técnico da ABCZ, Eric Costa, foi responsável pela apresentação, que abordou o impacto do programa no trabalho de seleção e melhoramento genético de rebanhos bovinos no Brasil e no exterior.

“Este é um evento muito expressivo na Bolívia que, nesta edição, teve mais de 600 participantes de diversos países. É uma grande satisfação poder divulgar o trabalho da ABCZ em um evento desta magnitude. Tivemos oportunidade de demonstrar as diversas ferramentas disponibilizadas pelo PMGZ para auxiliar os criadores no trabalho de seleção, como de acasalamento dirigido, análise de tendências genéticas, monitoramento genético, descarte e reposição de matrizes, sempre visando o diagnóstico do rebanho e as possíveis correções para melhoria de determinadas características”, ressaltou o técnico.

Renovação de convênio

Ainda durante a Agropecruz, foi renovado o convênio entre a ABCZ, Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), e a Asociación Boliviana de Criadores de Cebú (Asocebu), que oferece benefícios para criadores associados e filhos de associados do país vizinho. Estiveram presentes o diretor da Fazu, Caio Márcio Gonçalves, o vice-presidente da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri) e conselheiro da ABCZ, José Olavo Borges Mendes Júnior, o coordenador do curso de Zootecnia da Fazu, Rayner Barbieri, e o membro do Conselho Deliberativo da Fundagri, José Peres de Lima Neto.

Fonte: Assessoria ABCZ
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Perspectivas do cenário macroeconômico serão tratadas pelo embaixador do cooperativismo na Expofrísia

Roberto Rodrigues vai tratar sobre perspectivas do cenário macroeconômico no fim tarde desta quinta-feira (25), trazendo informações a cadeia produtiva, seus impactos anteriores e o que pode se esperar dos próximos anos.

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Roberto Rodrigues é um dos maiores nomes do agro no Brasil e embaixador do cooperativismo da Organização das Nações Unidas - Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural

A safra 2023/2024 foi desafiadora para os produtores, com queda dos preços, oscilação climática e aumento do custo de produção. Esse conjunto de fatores obrigou os produtores a trabalharem com várias frentes, muitas vezes de forma simultânea. Para auxiliar na busca por uma previsibilidade na próxima safra, a Expofrísia, traz a palestra de Roberto Rodrigues, um dos maiores nomes do agro no Brasil e embaixador do cooperativismo da Organização das Nações Unidas (ONU). A entrada da feira é gratuita e a inscrição pode ser feita clicando aqui.

Na tarde desta quinta-feira (25), a feira realiza a sexta edição do Fórum Comercial, para tratar dos mercados de grãos, leite e proteína animal. No evento, o público terá acesso a informações mercadológicas relevantes e atualizadas para o agricultor e o pecuarista tomarem as melhores decisões.

Em seguida, no fim da tarde, haverá a palestra principal de Roberto Rodrigues com o tema: perspectivas do cenário macroeconômico. A apresentação tratará da cadeia produtiva, seus impactos anteriores e o que pode esperar dos próximos anos.

Rodrigues é coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é engenheiro agrônomo pela USP e professor do Departamento de Economia Rural da Unesp, em Jaboticabal (SP). Foi secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de ter sido presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e da Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Expofrísia

Pelo segundo ano consecutivo, a Expofrísia e o Digital Agro acontecem de forma simultânea em Carambeí, município localizado na região dos Campos Gerais do Paraná.

Os eventos levam ao público exposição de gado leiteiro e soluções para o agronegócio que atendam a dinâmica do campo com sustentabilidade, inovações e tendências para a agricultura digital e a pecuária.

A feira é realizada pela Cooperativa Frísia com apoio técnico da Fundação ABC.

Fonte: Assessoria Expofrísia
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