Notícias Semana Nacional da Carne Suína
ABCS estabelece parceria estratégica com varejo nacional para escoar a oferta de carne suína no país
A Semana Nacional da Carne Suína 2022 estará presente em 27 bandeiras de varejo, alcançando consumidores de Norte a Sul do Brasil em sua décima edição, que ocorrerá no período de 1º a 17 de junho.
Na décima edição dessa parceria consolidada no varejo brasileiro como uma grande criadora de oportunidades e ampliadora de vendas, a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) ocorrerá no período de 1º a 17 de junho em 27 bandeiras das maiores e melhores redes de varejo do país.
A SNCS estará presente em 22 Estados brasileiros, de norte a sul, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) vai impulsionar as vendas e o consumo de carne suína, auxiliando a escoar o excedente da produção, e contribuindo para desafogar os produtores que enfrentam uma das maiores crises da história do setor.
Para estar à altura deste desafio, a SNCS cresceu e deu boas vindas a dois novos grupos de varejo e cinco novas bandeiras, ao todo este ano, os grupos de varejo participantes representam 28% do faturamento do varejo nacional. Além de ampliar sua presença, estando nas principais capitais do país, nos maiores polos de consumo e em diferentes tipos de redes, desde o varejo de economia, ao premium.
Com o tema “Sabor de Ofertas? Suíno na Certa!”, a campanha traz promoções, leveza, informação, diversidade de cortes populares e acessíveis, saudabilidade e muito sabor nos mais diversos formatos, on e off-line, para impactar os consumidores.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica a estratégia: “Levamos a SNCS de 2022 para quatro entre as cinco maiores redes de supermercado e hipermercado do país, não apenas em tamanho, mas em faturamento. Alcançamos a maior capilaridade de públicos até então, através do varejo estaremos nas capitais e também no interior, atendendo a todos os públicos, desde o A até o D. Uma ação estratégica em resposta ao momento que os suinocultores enfrentam”, conclui.
Quer apoiar essa iniciativa, os produtores de suínos e a suinocultura brasileira? Conheça as redes participantes! O Pão de Açúcar, Mercado Extra, Compre Bem, Oba Hortifruti, Carrefour, Hortifruti, Natural da Terra, Big, Big bompreço, Super bompreço, nacional, Dia Supermercados, Prezunic, Super Nosso, Apoio Mineiro e a Companhia Sulamericana de Distribuição acreditam no potencial da carne suína e estão engajados no propósito de comunicar os atributos da carne suína e impulsionar sua venda no período de 1º a 17 de junho!
Super Nosso
Participando pela primeira vez da SNCS, o grupo mineiro Supernosso entra com 71 lojas das bandeiras Supernosso, Momento Supernosso e Apoio Mineiro, presentes em Belo Horizonte (MG), um dos maiores polos de consumo de carne suína no país.
Focado no público A e B, o Supernosso traz produtos premium, entrega própria, aplicativo de vantagens e fidelização, além de vendas via whatsApp e e-commerce.
O time do Supernosso recebeu a campanha de braços abertos e animados em participar da iniciativa, que contará com o apoio local da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg).
Prezunic
Também presente em um relevante polo de consumo, o Prezunic, rede pertencente ao Cencosud, um dos maiores grupos de varejo da América Latina, estreia na SNCS com 31 lojas no Rio de Janeiro.
O Prezunic é uma forte marca no varejo carioca e tem localização estratégica, presente em toda a região do Botafogo ao Santa Cruz, alcançando os públicos B e C, com diversas ações presenciais para os clientes, aplicativo próprio, whatsApp delivery, e-commerce próprio e opção de compra pelo Cornershop.
Outro ponto de destaque é o papel que o açougue ocupa estrategicamente na rede, que investirá ainda mais na proteína suína com a campanha.
GPA
Precursor da iniciativa e participante pelo décimo ano seguido, o GPA estará presente com as redes Extra, Pão de Açúcar e, como novidade, a rede Compre Bem, com 28 lojas em São Paulo, presentes na capital, na região metropolitana, no interior e litoral paulista.
A bandeira estreante possui perfil de compra B e C, foco em serviços, preços competitivos e produtos voltados ao consumo diário das famílias, além de vendas via e-commerce e cartão próprio.
Já o Extra participa com as bandeiras Mercado Extra e Mini Extra, presentes em 16 Estados e 187 lojas focadas em promoções e preços competitivos para atender as classes B, C e D.
O Mercado Extra conta também com uma alta presença de carne suína, atendimento com foco nas necessidades do dia a dia, e modelo interno que agrega valor à jornada de compra do consumidor que busca produtos perecíveis.
E para fechar, o Pão de Açúcar agrega as bandeiras Pão de Açúcar Fresh e Minuto Pão de Açúcar com 280 lojas focadas na experiência do consumidor em 12 Estados brasileiros.
Com perfil de compra que atende desde o básico ao sofisticado, o Pão de Açúcar promove a saudabilidade e a sustentabilidade, praticidade e produtos diferenciados com atendentes e tecnologias especializadas, app e e-commerce.
Grupo Big
Participando da iniciativa pelo quarto ano seguido, o Grupo Big entrará com 185 lojas, das bandeiras Big, Big Bompreço, Nacional e Super Bompreço atuantes em 17 Estados com penetração em diversos públicos das classes B e C, principalmente no Sul e no Nordeste do país.
Carrefour
Pelo quarto ano seguido a maior rede de varejo do país participará da SNCS com 140 lojas das bandeiras Carrefour Bairro e Carrefour Market em 15 estados brasileiros.
Trazendo alcance nacional, foco em preços baixos, e-commerce e CyberCook, o Carrefour vai trabalhar cortes acessíveis e alto volume de ofertas.
Hortifruti e Natural da Terra
Parceiro da iniciativa pelo quinto ano seguido, o Natural da Terra e o Hortifruti também estarão engajando suas 79 lojas em quatro Estados e trazem como novidade para 2022 a bandeira Hortifruti Leve, ambas agregam o melhor da feira e do supermercado, com facilidade e conveniência de compra, alta fidelização, ticket médio elevado, produtos selecionados, interação em diferentes canais de comercialização preparados para o atendimento, como site, app, whatsApp.
Oba Hortifruti
Parceiro da iniciativa pelo sexto ano seguido, o Oba Hortifruti participará com 71 lojas em São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, nas bandeiras Oba Hortifruti, Oba Hortifruti Farm e Oba Hortifruti Way, inaugurado recentemente para trazer mais rapidez e praticidade na hora de comprar.
A rede focada em produtos frescos e de excelência, valoriza a origem dos alimentos, possui açougue próprio e marca própria, alta recorrência de compras e perfil de público A e B.
Além disso, o OBA valoriza a expansão digital e e-commerce, aproveitando as oportunidades de cross-sell e up-sell para gerar ofertas personalizadas a cada interação com o cliente.
Dia Supermercados
O Grupo Dia Supermercados participa da iniciativa pelo segundo ano consecutivo, levando a SNCS para 621 lojas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Com marca própria, produtos exclusivos e de alta qualidade, o Dia possui preços acessíveis, público B e C e lojas bem localizadas, com presença em 104 cidades de pequeno e médio porte no interior e litoral brasileiro.
Companhia Sulamericana de Distribuição
Participando da SNCS pelo segundo ano seguido, a Companhia Sulamericana de Distribuição, responsável pelas bandeiras Cidade Canção, São Francisco e Amigão entra em 2022 com 58 lojas atuantes em três Estados brasileiros. Com perfil de compra C e D e presença em cidades de médio porte no interior de São Paulo e do Paraná, a Companhia traz vendas no e-commerce, produtos de alta qualidade, cartão próprio e clube de fidelidade.
SNCS 2022
A Semana Nacional da Carne Suína de 2022 é um marco para a suinocultura e o varejo brasileiro.
Com dez anos de resultados positivos em vendas a cada edição, a campanha conquista os consumidores pela sua comunicação 360ª em lojas e espaços virtuais como e-commerce, e-mail marketing e redes sociais, além de metodologia estratégica exclusiva que aposta na capacitação de açougueiros e colaboradores para serem embaixadores da proteína, sanar dúvidas e incentivar a compra de clientes.
Neste ano, a campanha conta com o apoio institucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Notícias
Agro brasileiro conquista quatro novos mercados na China
Ministro da Agricultura destaca potencial de comércio de US$ 450 milhões por ano.
Principal parceiro comercial do Brasil, a China abriu quatro mercados para produtos da agropecuária brasileira em acordos firmados por ocasião do encontro bilateral entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping na última quarta-feira (20), em Brasília. Com isso, o Brasil registra a conquista de 281 mercados agropecuários desde o início de 2023.
São quatro protocolos firmados entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Administração Geral de Aduana da China (GACC) que estabelecem os requisitos fitossanitários e sanitários para a exportação dos produtos.
Em uma pauta diversificada, que beneficia produtores de diferentes regiões do Brasil, uvas frescas, gergelim, sorgo e farinha de peixe, óleo de peixe e outras proteínas e gorduras derivadas de pescado para alimentação animal poderão ser comercializados na China.
O anúncio foi feito pelo presidente Lula em declaração à imprensa após a reunião ampliada com o presidente chinês, no Palácio do Alvorada.
“O agronegócio continua a garantir a segurança alimentar chinesa. O Brasil é, desde 2017, o maior fornecedor de alimentos da China”, ressaltou o presidente Lula.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou das cerimônias por ocasião da visita oficial e destacou a importância da retomada da boa relação diplomática entre Brasil e China, que completou 50 anos neste ano de 2024.
“O Brasil já se mostrou um país confiável na posição de maior fornecedor de alimentos e energia renovável e podemos continuar ampliando cada vez mais as parcerias, pois temos gente vocacionada, tecnologia e condições de intensificar nossa produção com sustentabilidade”, destacou o ministro Carlos Fávaro.
Considerando a demanda chinesa dos produtos frutos dos protocolos assinados ao longo de 2023 e a participação brasileira nesses mercados, o potencial comercial é de cerca de US$ 450 milhões por ano, conforme estimativa da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.
“Mas se levarmos em conta outras variantes de mercado e o potencial brasileiro, podemos comercializar muito mais, ultrapassando a cifra de US$ 500 milhões por ano. Nestes 4 produtos a China importa quase US$ 7 bilhões e o Brasil vem se consolidando cada vez mais como um parceiro estratégico, confiável e seguro para a China”, explicou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua.
Maior importadora de gergelim do mundo, com participação de 36,2% nas importações globais do produto, a China desembolsou US$ 1,53 bilhão em 2023 na compra deste produto. Já o Brasil, que ocupou a sétima colocação nas exportações, representando 5,31% do comércio mundial, vem aumentando sua área de plantio do pulse.
Da mesma forma, o país asiático é o principal importador da farinha de pescado (US$ 2,9 bilhões em importações em 2023). O Brasil registrou participação de 0,79% das exportações mundiais no ano passado.
No sorgo, a participação brasileira é de 0,29% no mercado mundial. A China importou US$ 1,83 bilhão deste produto no ano passado, sendo a maior parte dos Estados Unidos.
Após crescimento exponencial e recorde de exportações de uvas frescas, o produto brasileiro chega aos consumidores chineses com registro de 2% no comércio mundial desta fruta. A China é um grande consumidor de uvas premium e importou mais de US$ 480 milhões deste produto no ano passado.
No caso das uvas frescas de mesa, deverão ser exportadas frutas majoritariamente dos estados de Pernambuco e da Bahia. Pomares, casas de embalagem e instalações de tratamento a frio devem cumprir boas práticas agrícolas e ser registrados no Mapa.
Já as empresas exportadoras de farinha de peixe, óleo de peixe e outras proteínas e gorduras derivadas de pescado para alimentação animal devem implementar o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) ou sistema de gerenciamento com base nos princípios da APPCC; estabelecer e executar um sistema para garantir o recall e a rastreabilidade dos produtos; ser aprovadas pelo lado brasileiro e registradas pelo lado chinês. O registro será válido por 5 anos.
As matérias-primas devem ser provenientes de pescado (exceto mamíferos marinhos) capturados na zona marítima doméstica ou em mar aberto e da criação de pescado em cativeiro, ou de subprodutos de pescado provenientes de estabelecimentos que manuseiam pescado para consumo humano.
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GTFoods prevê crescimento de 10% nas exportações de frango e Conab tem projeções otimistas para 2025
Passando de 25% do total de exportações em 2024 para 35% para o próximo ano, a empresa investe em mercados estratégicos e segue fortalecendo a presença internacional.
A GTFoods, uma das principais indústrias brasileiras no setor avícola, projeta um crescimento expressivo nas exportações de carne de frango para 2025, embasada em previsões otimistas divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estatal prevê que a produção nacional de carne de frango aumente 1,7% em 2024, atingindo 15,2 milhões de toneladas, e cresça mais 2,1% em 2025, alcançando 15,5 milhões de toneladas. Além disso, as exportações brasileiras de carne de frango devem avançar 1,9% em ambos os anos, totalizando 5,1 milhões de toneladas em 2024 e 5,2 milhões de toneladas em 2025.
Com uma meta de crescimento de exportação de 10%, passando de 25% do total de exportações em 2024 para 35% para o próximo ano, a GTFoods se prepara para reforçar sua presença em mercados estratégicos, como China, Europa, México, Oriente Médio e África do Sul. “Essas projeções refletem o potencial de crescimento e a vantagem competitiva do Brasil no mercado global. Com estoques bem ajustados e um câmbio favorável, estamos prontos para expandir nossas operações e aproveitar essas oportunidades”, afirma Rafael Tortola, CEO da GTFoods.
Para sustentar seu crescimento e fortalecer a competitividade, a GTFoods investe continuamente em certificações e melhorias na qualidade dos processos, com um portfólio de cerca de 30 produtos voltados para exportação.
“Nosso compromisso com a inovação e a segurança alimentar garante o atendimento aos mais altos padrões de qualidade, o que nos torna um parceiro confiável para o mercado global”, destaca Kendi Okumura, gerente de exportação.
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BRF adquire planta de processados na China para expandir atuação na Ásia
Investimento de cerca de R$ 460 milhões marca o início de operações industriais da empresa no mercado chinês, onde já está presente comercialmente.
A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e detentora das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, anuncia a aquisição de uma moderna fábrica de processados na província de Henan, China. A transação marca um passo significativo para a Companhia que passa a contar com uma operação industrial no mercado chinês, onde já comercializa proteína animal. Construída em 2013, a planta possui duas linhas de processamento de alimentos, com capacidade atual de cerca de 30 mil toneladas por ano e potencial para expansão. Serão investidos cerca de R$ 460 milhões ou 580 RMB, sendo R$ 250 milhões ou 310 RMB na aquisição e o restante em capex para adequações e para expansão de duas linhas de hamburguer. Os investimentos devem gerar cerca de 850 novos empregos e capacidade adicional de cerca de 30 mil toneladas por ano, dobrando a capacidade da fábrica para cerca de 60 mil toneladas por ano. A previsão é que a nova unidade produtiva esteja operando sob a gestão da BRF ainda no primeiro trimestre de 2025.
A aquisição do ativo está alinhada à estratégia de ampliar a presença global da companhia por meio da diversificação do seu footprint e fortalece a competitividade da BRF, com o avanço na oferta de produtos de valor agregado. A unidade produtiva possui uma linha de alimentos processados que permitirá à empresa responder de maneira mais eficaz às demandas regionais. Além disso, o acesso direto ao mercado chinês, um dos maiores mercados consumidores de proteínas do mundo.
O investimento representa uma oportunidade significativa para expandir a base de clientes e impulsionar as vendas da Companhia. A decisão também potencializa o uso da matéria-prima brasileira, valorizando recursos locais e fortalecendo cadeias de valor sustentáveis e de alta qualidade.
A criação de um hub de exportação na nova localização abre oportunidades para atender mercados internacionais de forma mais eficiente, otimizando a logística e facilitando a distribuição para outros países. A plataforma comercial da BRF, incluindo clientes e escritórios comerciais estrategicamente localizados, será um diferencial importante nesse processo. As marcas da BRF, com destaque para a marca global Sadia, e os produtos da empresa estarão presentes em diversos canais, incluindo varejo e food service, incluindo grandes redes de contas globais. A possibilidade de explorar ainda mais o segmento de food service é uma oportunidade significativa, especialmente em um mercado em crescimento como o chinês, que é um dos mais relevantes, junto com o Oriente Médio e o Norte da África.
A fábrica está localizada em Henan, província no Vale do Rio Amarelo, na região central da China, conhecida como o lugar de origem da civilização chinesa. Trata-se da terceira área mais populosas da China, com cerca de 100 milhões de habitantes. A região é um ponto estratégico de acesso a um mercado de grande potencial. A matéria-prima utilizada na fábrica poderá ter origem tanto na própria China, quanto nas operações da BRF e Marfrig, valorizando recursos locais e fortalecendo cadeias de valor sustentáveis. As fábricas da BRF e Marfrig no Brasil, Argentina e Uruguai estão habilitadas para o envio de matéria-prima, garantindo um fornecimento contínuo e de alta qualidade.
Potencial
Henan, uma das províncias mais populosas e a quinta maior economia da China, destaca-se como um eixo estratégico de logística. Com 99,4 milhões de habitantes, a província é essencial para o transporte de mercadorias, conectando as regiões norte e sul do país por meio de uma infraestrutura robusta e bem distribuída. Localizada no centro da China, Henan abriga 266 mil km de rodovias, dos quais 7 mil km são rodovias expressas, além de 6.500 km de ferrovias e 1.400 km de ferrovias de alta velocidade. Seus dois aeroportos internacionais reforçam o papel da província como um importante centro logístico.