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Notícias Campanha “Bom de preço, bom de prato”

ABCS e ABS firmam parceria para aumento de consumo de carne suína na Bahia

Entidades em parceria com frigorífico local afirmam compromisso de levar a campanha ao estado baiano para aumentar o consumo de carne suína na região Nordeste.

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Foto: Arquivo/OP Rural

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Baiana de Suinocultores (ABS) realizam em conjunto com o frigorífico local Frigosol a campanha “Carne de Porco: Bom de preço, bom de prato” na Bahia. As entidades realizarão de 10 a 30 de outubro a campanha em mercados, frigoríficos e restaurantes do oeste ao sul da Bahia visando aumentar o consumo da proteína suína. A iniciativa é da ABS, que reafirma o compromisso junto a ABCS de conquistar consumidores na região mais populosa do país, desmistificar a proteína suína e mudar os hábitos alimentares dos nordestinos.

Para a 1ª edição da campanha no estado, estão previstos participar mais de 100 lojas em cerca de 110 municípios baianos. Além disso, também ocorrerá um concurso entre os restaurantes participantes da ação da cidade de Vitória da Conquista (BA). Na última terça-feira (3) ocorreu o treinamento de vendas para 19 vendedores do frigorífico Frigosol, realizador e apoiador da campanha, que serão responsáveis por vender a ação para o comércio estadual. O treinamento foi dado pela diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, e pela gerente de comunicação e marketing da ABCS, Danielle Sousa.

Na abertura do treinamento, o presidente da ABS, Alber Rezende, falou sobre as oportunidades da carne suína na Bahia. “Aqui nós temos uma oportunidade de integrar toda a expertise do marketing que foi feito e aplicar no negócio. Nós temos um consumo enorme em outras regiões e isso é excelente porque nós temos uma oportunidade enorme de crescimento. As pessoas que começam a comer carne suína não param, porque é uma carne muito deliciosa, a mais consumida no mundo. E na Bahia, nós vamos divulgar e em Vitória da Conquista vamos fazer um concurso gastronômico”, afirma.

Ricardo Maldonado, gerente comercial do frigorífico Frigosol, falou sobre a oportunidade para o negócio com a campanha e a chance de pioneirismo da carne suína na Bahia. “O suíno para a gente esse ano é um objetivo muito forte para que no ano que vem a gente tenha um resultado maior. E uma oportunidade como essa, de falar com pessoas que entendem do mercado, de suínos, de todas as questões para que a gente possa construir o nosso negócio, o nosso dia-a-dia. Então a gente vai falar sobre negociação de suíno, aprender argumentos e também a respeito de uma campanha que eles (ABCS e ABS) estão soltando e que a gente resolveu incorporar. É o começo de uma construção e a gente pode ser uma parte muito importante nisso. Então, tanto consultores quanto vendedores, nós vamos viver de suínos a partir de agora”, diz.

Treinamento de vendas

O treinamento foi iniciado com a palestra “Vender! Vender! Vender! Como encantar e fidelizar clientes com a carne suína”. Lívia Machado, diretora de marketing e projetos da ABCS, explicou a jornada de compra do consumidor. “Então essas etapas: aprender, reconhecer o problema, considerar a solução e decidir comprar precisa estar na cabeça de vocês. Quando vocês quiserem vender, vocês têm que lembrar dessas fases e pensar na sua experiência de compra. Se eu não conhecer a história, como é que eu vou me conectar? A experiência é tudo.”

Em seguida Danielle Sousa, gerente de comunicação e marketing da ABCS, apresentou a campanha “Carne de porco: bom preço, bom de prato” ao time de vendas do Frigosol, falando sobre as peças de PVD e digital que serão dadas gratuitamente aos estabelecimentos participantes e também a estratégia por trás da ação. “O objetivo é alavancar as vendas de cortes mais baratos e populares. Então a gente vai trabalhar com a barriga que é muito popular aqui na Bahia, com linguiça, pernil e lombo. São alguns cortes que a gente tem oportunidade, porque são mais fáceis de encontrar, as pessoas já conhecem e aí elas vão dar uma chance para levar esse produto para casa”, explicou.

Ao final do treinamento, alguns colaboradores do frigorífico contaram o que acharam do treinamento da expectativa para a campanha na Bahia. Rafaela Lima, coordenadora de checkout do Frigosol, falou sobre a gama de novos conhecimentos adquiridos. “A palestra foi muito boa, deu pra gente entender muito sobre venda do suíno, conhecer um pouco mais. E acho que vai sim agregar tanto para a empresa quanto para a Bahia num total, a gente vai poder estar juntos com a ABCS para aumentar o nível de vendas do suíno e tenho certeza que vai ser um bom jogo”, conta.

Deise Marques Dias, supervisora de televendas do Frigosol, acredita que a campanha vai ajudar a acabar com os mitos da proteína na região. “Eu achei o treinamento excelente, muito enriquecedor, faz com que a gente tenha um leque maior de possibilidades dentro do suíno e com que a gente tenha uma segurança maior para estar passando as informações para o nosso cliente e ele para o consumidor final. Acho que a campanha é excelente, faz com que quebre muitos preconceitos em relação à carne suína e faz com que ela entre mais forte no mercado podendo crescer. Tenho certeza que através dessa campanha vamos estar crescendo muito!”, afirma.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a 1ª edição da campanha no Nordeste é mais um compromisso que a entidade tem em trabalhar a proteína em todo o país. “O Nordeste tem um potencial de consumo enorme e nós como associação precisamos fazer ações que promovam o consumo aqui também. Essa é a primeira de muitas iniciativas que ocorrerão na região Nordeste. É de suma importância uma campanha desse cunho, que não só colocam o preço da carne suína em evidência, mas que também começa um processo de educação e quebra de preconceitos em relação à proteína. E ter o apoio do varejo, frigoríficos e associações regionais nessa empreitada, mostra o comprometimento do setor com os produtores locais e com a carne suína”, afirma.

Super Bom Preço comprometido com o Nordeste!

Comprometido com o aumento do consumo da carne suína no Nordeste, o Super Bom Preço, bandeira do Grupo Carrefour, também vai participar da 1ª edição da campanha na região! Todas as 37 lojas presentes nos cinco estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba e Pernambuco) estarão na iniciativa que vai ocorrer de 13 a 22 de outubro! O varejo vai utilizar as peças em PDV e também divulgar a campanha no Instagram via stories! Com esse apoio, a ABCS reforça o compromisso de alavancar a proteína suína no Nordeste em conjunto com as associações e o varejo local.

Fonte: Assessoria ABCS

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Faesc celebra publicação da lei que reduz burocracia para Declaração do Imposto Territorial Rural 

Medida retira a obrigatoriedade de utilização do ADA para redução do valor devido do ITR e autoriza o uso do CAR para o cálculo de área.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) celebra a conquista da Lei 14.932/2024 que reduz a burocracia da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) para os produtores. A legislação foi publicada, na última quarta-feira (24), no Diário Oficial da União pelo Governo Federal.

A medida retira a obrigatoriedade de utilização do Ato Declaratório Ambiental (ADA) para redução do valor devido do ITR e autoriza o uso do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o cálculo de área tributável do imóvel.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a publicação da Lei representa um avanço para o agronegócio. “Nós, da Faesc, e demais federações, trabalhamos em conjunto com a CNA, pela desburocratização e simplificação da declaração do ITR para o produtor rural. Essa conquista significa menos burocracia, mais agilidade e redução de custos para o campo, o que é fundamental para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento do setor produtivo”.

De acordo com o assessor técnico da CNA, José Henrique Pereira, com a publicação da Lei 14.932/2024, o setor espera a adequação da Instrução Normativa 2.206/2024 que ainda obriga o produtor rural a apresentar o ADA neste ano, para fins de exclusão das áreas não tributáveis do imóvel rural. “A nova Lei já está em vigor e desobriga a declaração do Ato Declaratório Ambiental, então esperamos que a Receita Federal altere a Instrução Normativa e que a lei sancionada comece a valer a partir da DITR 2024”, explicou.

A norma é originária do Projeto de Lei 7611/17, do ex-senador Donizeti Nogueira (TO) e de relatoria do deputado federal Sérgio Souza (MDB/PR). O texto tramitou em caráter conclusivo e foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado.

De acordo com a IN 2.206/2024, o prazo para apresentação da DITR 2024 começa a partir do dia 12 de agosto e vai até 30 de setembro de 2024.

Fonte: Assessoria Faesc
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Sancionada lei que permite o uso do CAR para cálculo do ITR

Nova legislação permite que os produtores utilizem o Cadastro Ambiental Rural para calcular a área tributável, substituindo o atual Ato Declaratório Ambiental.

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Foto: Roberto Dziura Jr

A nova legislação permite que os produtores utilizem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para calcular a área tributável, substituindo o atual Ato Declaratório Ambiental (ADA). O governo federal sancionou na última terça-feira (23) a Lei 14932/2024, uma medida que visa modernizar o sistema de apuração do Imposto Territorial Rural (ITR) e reduzir a burocracia para os produtores rurais.

Ex-presidente da FPA, deputado Sérgio Souza, destaca que medida visa a modernização do sistema tributário rural – Foto: Divulgação/FPA

Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados em dezembro de 2023, o projeto de lei (PL 7611/2017) foi relatado pelo ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR). O parlamentar destacou a importância da nova lei, afirmando que o CAR é um dos instrumentos mais avançados hoje para compatibilizar a produção com a preservação ambiental.

“O Cadastro Ambiental Rural é uma das ferramentas mais importantes do mundo em termos de compatibilização da produção agropecuária com os ditames da preservação ecológica. É, certamente, um instrumento que cada vez mais deve ser valorizado”, afirmou Sérgio Souza.

Atualmente, para apurar o valor do ITR, os produtores devem subtrair da área total do imóvel as áreas de preservação ambiental, apresentando essas informações anualmente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do ADA. Esses mesmos dados também são incluídos no CAR, conforme exigência do Código Florestal.

Com a nova lei, essa duplicidade de informações será eliminada, facilitando o processo para os produtores. “Não faz sentido que o produtor rural seja obrigado a continuar realizando anualmente o ADA, uma vez que todas as informações necessárias à apuração do valor tributável do ITR estão à disposição do Ibama e da Receita Federal por meio do CAR”, ressaltou Sérgio Souza.

Fonte: Assessoria FPA
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Governo gaúcho anuncia medidas para atenuar perdas causadas pelas enchentes na cadeia leiteira

No Programa da Agrofamília, os R$ 30 milhões em bônus financeiros para custeio e investimentos no Plano Safra 2023/2024, estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de agosto nas agências do Banrisul. Outros R$ 112,9 milhões serão destinados para a compra, pelo Estado, de leite em pó.

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Foto: Gisele Rosso

O pacote de medidas do Governo do Rio Grande do Sul para reerguer a agricultura gaúcha após a tragédia climática que assolou a produção primária inclui ações específicas destinadas ao setor do leite: bônus de 25% em financiamentos e compra de leite em pó. “Chegam em boa hora e são importantes porque beneficiam o pequeno produtor com subvenção, que é fundamental. Além da compra do leite em pó num volume considerável”, destaca Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat).

No Programa da Agrofamília, os R$ 30 milhões em bônus financeiros para custeio e investimentos no Plano Safra 2023/2024, estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de agosto nas agências do Banrisul. Outros R$ 112,9 milhões serão destinados para a compra, pelo Estado, de leite em pó. A aquisição será feita junto às cooperativas gaúchas que não tenham importado leite, ao longo do ano vigente do programa, para atender mais de 100 mil crianças em municípios com Decreto de Calamidade.

O dirigente, que acompanhou o anúncio feito pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, na manhã desta quinta-feira (25/07), lembra que o setor ainda aguarda uma posição sobre a liberação do Fundoleite. “Recentemente, foi solicitado junto à Secretaria Estadual da Fazenda a atualização de saldos. A estimativa é dos valores se aproximem de R$ 40 milhões”, indica Palharini.

Fonte: Assessoria Sindilat-RS
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