Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

ABCS divulga palestrantes do maior encontro de líderes da suinocultura brasileira em 2019

O evento em agosto abordará inovação, neuromarketing, mudanças no mercado mundial e propósito e felicidade para excelência na gestão

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A 18ª edição do Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), o encontro mais tradicional e representativo da suinocultura brasileira, acontecerá dias 01 e 02 de agosto, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, localizado no bairro Leblon, no Rio de Janeiro. Por mais um ano, o evento contará com programação diferenciada que discutirá temas relacionados à inovação, transformação digital e marketing, abordando as mais recentes tendências mundiais e nacionais para o agronegócio.

Com o tema “O poder da evolução está nas novas maneiras de ver o mundo”, o SNDS reafirma seu papel estratégico nas discussões do setor e traz uma seleção de palestrantes diversificada em sintonia com o momento vivido pela cadeia, ampliando o debate com quatro painéis, discutindo também competitividade, consumo e gestão de negócio.

No Painel 1“Futuro, tendências e inovações: as oportunidades de uma evolução que está em curso”, serão discutidas as principais transformações para o agro nos próximos anos. O colunista da Rádio CBN, autor e co-autor de 18 livros técnicos sobre marketing, comunicação, futuro, tendências e inovação, Luis Rasquilha falará sobre “Agro Business Inteligente: as Agro Trends e a Industria 4.0”.Rasquilha é formado em Disruptive Strategy (Harvard Business School), Criatividade e Design Thinking (Stanford University), Gestão (Inova Business School, ISG e ISCTE), Empreendedorismo e Gestão da Inovação (UCP), Marketing (UCP) e Comunicação (INP) e falará sobre os desafios para inovar nas organizações na era digital.

A atual situação do país também será abordada no Painel 1, com a palestra “O Brasil Vai dar Certo? – Cenário Político Brasileiro e implicações para o agronegócio”, com o jornalista e mestre em Ciências Políticas, ex-âncora do Jornal da Globo e do GloboNews, William Waack. Atualmente, o jornalista possui um canal no Youtube, Painel wW, que alcançou 558 mil inscritos e continua crescendo a passos largos com muitas análises de pontos críticos da política no Brasil e entrevistas em grupo com nomes conceituados no país. Waack também tem uma coluna no jornal “O Estado de S. Paulo” e está sendo sondado para integrar o time de jornalistas da CNN Brasil, com previsão de ir ao ar no segundo semestre de 2019.

Ainda no primeiro dia de encontro, o SNDS segue com conteúdo voltado para o consumidor atual, com foco no que tem realmente valor para o cliente nos dias de hoje. O Painel 2 – “Valor e significado: o que o consumidor realmente quer?”, buscará apresentar informações e direcionamento para atender o consumidor e às suas dores com foco em solução e atendimento. A palestra “Consumidor: Decifra-me ou devoro-te” é do especialista em neuromarketing Fernando Kimura, professor da ESPM em cursos de marketing, empreendedorismo digital e branding digital. Kimura é formado em administração em empresas com ênfase em Marketing pela Anhembi Morumbi, possui especialização em marketing digital pela ESPM e Neuromarketing pela UBA (Universidad de Buenos Aires), e Qualidade em Serviços pelo Disney Institute – Orlando – USA.

No dia 02 de agosto, o encontro tem início com foco no agronegócio e nas tendências de mercado para suinocultura nacional. O Painel 3 “Agronegócio, a vocação do Brasil vive novos tempos” contará com conteúdo atualizado e discutirá o desafio de transformar a produção tradicional em um setor dinâmico e competitivo, sustentado na antecipação de cenários e tendências.

O engenheiro agrônomo e Doutor em economia aplicada Alexandre Mendonça de Barros falará sobre “Perspectivas e impactos da macroeconomia sob a ótica do mercado agro”. Mendonça de Barros é professor associado da Fundação Dom Cabral e sócio-consultor da MB Agro Consultoria, membro do Comitê de Assessoria Externa da EMBRAPA Pecuária Sudeste e do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP.

No painel também será discutido o uso dos antimicrobianos, principalmente os antibióticos na palestra “Resistência antimicrobiana: o papel das entidades representativas e dos produtores no uso responsável de antimicrobianos em suínos”. A ABCS trabalha em prol do uso correto desses medicamentos nos animais junto do MAPA e contará com o médico veterinário Maurício Dutra, para abordar o tema de forma didática para os diferentes públicos presentes no evento.

Dutra possui PhD em epidemiologia experimental e suas aplicações em doenças infecciosas pela Universidade de São Paulo (USP) e atua como responsável por status sanitários de granjas por meio de avaliação clínica, exame laboratorial, execução e acompanhamento de programas sanitários com temas relacionados a biossegurança, vacina e uso de medicamentos.

Para encerrar o encontro, o Painel 4“Convergência de propósitos: uma nova estratégia de gestão” será responsável por apresentar as ideias e as novas perspectivas sobre o aprendizado contínuo de modo a preparar líderes e executivos em um futuro cada vez mais conectado na auto responsabilidade. A palestra “Felicidade e propósito: A nova era da gestão” será do especialista em cultura organizacional, Nélio Bilate.

Com mais de tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de Marketing, Comunicação, Vendas e Pós-Vendas, Relacionamento com Clientes, Qualidade de Serviços e Pesquisa, atua no desenvolvimento humano e organizacional. Ocupou posições de CEO, Diretor de Marketing, Vendas, Pós-Vendas, Comunicação e Planejamento de Produtos na Nissan Mercosul, Renault do Brasil, Allied Domecq, Coca-Cola, Chocolates Garoto, A.C. Nielsen Serviços de Marketing e agências de propaganda.

Até o encontro será desenvolvida uma série especial sobre cada Painel, discutindo de forma ampla cada tema e palestra. Esse material poderá ser conferido no site www.snds.com.br. Fique atento!

 

SNDS – edição 2019

Reconhecido pelo sucesso de público, o SNDS é direcionado a líderes da produção, indústria, empresas do setor e também do varejo. O seminário é realizado há mais de 35 anos pela ABCS e aborda as mais recentes tendências mundiais e nacionais no agronegócio. Ao longo de quatro edições, o encontro nacional propôs discussões acerca do futuro da atividade para “além da porteira”, ou seja, levando questões socioeconômicas, comportamentais e oportunidades que refletissem o sucesso da atividade.

Para garantir sua vaga, entre em contato com a sede da ABCS, em Brasília, pelo telefone (61) 3030-3200. Todas as informações sobre o evento, como programação, localização, inscrições, valores de investimento e patrocinadores podem ser encontradas no site www.snds.com.br

 

 

Fonte: ABCS

Notícias

ABPA, SIPS E ASGAV promovem churrasco com aves e suínos na Expochurrasco

Presidentes das entidades assumem a churrasqueira para assar mais de 200 quilos de carne; cardápio será comandado pelo chef Marcelo Bortolon

Publicado em

em

Foto: Divulgação Expochurrasco

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Eduardo Santos e o Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS), José Roberto Goulart, comandarão a churrasqueira de uma ação que as entidades da avicultura e da suinocultura promoverão durante o Festival Internacional do Churrasco (ExpoChurrasco), no dia 20 de abril, no Parque Harmonia, em Porto Alegre (RS).

Com o objetivo de estimular uma presença cada vez maior das carnes de aves e de suínos no cardápio dos churrascos, a ação promoverá um convite à degustação de cortes diferenciados para a grelha.

Ao todo, serão assados mais de 200 quilos de carne nas 6 horas de evento, com cortes de aves, como sobrecoxa desossada, tulipa e coxinha da asa, e de suínos, como costela, panceta, linguiça, sobrepaleta e picanha.

O espaço das associações do setor na Expochurrasco contará com a presença do chef gaúcho Marcelo Bortolon, que preparará receitas especiais, como costela suína ao molho barbecue de goiabada e cachaça, e sobrecoxa de frango ao molho de laranja, mel e alecrim.

“Na capital do estado conhecido pelo churrasco tradicional, vamos assumir pessoalmente a churrasqueira e promover uma grande degustação para incentivar a adoção de mais cortes de carnes de aves e de suínos nas grelhas. A ideia é convidar os visitantes a repetir em suas casas e em suas confraternizações o uso de mais produtos da avicultura e da suinocultura nos cardápios dos churrascos. São uma ótima opção de sabor, com qualidade diferenciada, que agrada a todos os públicos”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Saiba mais sobre a ExpoChurrasco pelo site https://expochurrasco.com.br/

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias Sustentabilidade

Biogás rende prêmio à C.Vale

Cooperativa possui melhor planta industrial para geração de biogás

Publicado em

em

Indústria para processamento de raiz de mandioca em Assis Chateaubriand (PR) - Foto: Assessoria

Ações de sustentabilidade da C.Vale renderam prêmio nacional à cooperativa. Em solenidade realizada em Chapecó (SC), dia 17 de abril, a cooperativa recebeu o Prêmio Melhores do Biogás, concedido pelo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Guilherme Daniel com o troféu ladeado por Aírton Kunz (Embrapa Suínos e Aves), Rafael Gonzalez (CBIogás) e Suelen Paesi (Universidade de Caxias do Sul) – Foto: UQ Eventos

A C.Vale conquistou a primeira colocação na categoria Melhor Planta/Geradora de Biogás – Indústria. O segundo lugar ficou com a multinacional Raizen e a terceira colocação com o grupo Cetric.

A cooperativa foi representada pelo supervisor ambiental Guilherme Daniel. “Para a C.Vale, as questões ambientais não são somente uma obrigação para atender aos requisitos legais. São atividades que podem gerar receitas, com ganhos ambientais e econômicos”, afirma o presidente da cooperativa, Alfredo Lang.

A C.Vale aproveita o gás metano (CH4) gerado pelos efluentes das amidonarias e Unidade Produtora de Leitões para gerar energia limpa e minimizar o efeito estufa. No caso das duas indústrias de beneficiamento de mandioca, em Assis Chateaubriand e Terra Roxa, ambas no Paraná (PR), a medida reduz em aproximadamente 75% os custos das indústrias com lenha, ou seja, evita o consumo de mais de 50 mil árvores/ano.

 

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Notícias

Santa Catarina reforça medidas de biosseguridade em eventos com aglomeração de aves passeriformes

Medida visa garantir a biosseguridade e como forma de prevenção e controle da Influenza aviária de Alta Patogenicidade

Publicado em

em

Portaria SAR nº 11/2024 mantém suspenso, em todo o território catarinense, a realização eventos com aglomeração de aves - Fotos: Divulgação/Cobrap

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) publicou, na última sexta-feira (12), a Portaria SAR nº 11/2024, que mantém a suspensão, em todo o território catarinense, da realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. Ficam autorizados apenas os eventos com a participação exclusiva de passeriformes, mediante o cumprimento das condições e exigências da portaria. A medida visa garantir a biosseguridade e como forma de prevenção e controle da Influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Está em vigor no país e em Santa Catarina o Decreto de Estado de Emergência Zoossanitária para Gripe Aviária. Com isso, justifica-se a necessidade de regramento específico para a realização de eventos com aglomeração de aves. “Essa portaria é resultado de estudos da equipe técnica da Cidasc e de diálogo com a SAR e representantes do setor. A liberação para eventos com aglomeração de passeriformes irá ocorrer mediante o cumprimento de todas as exigências. Dessa forma, iremos prezar pela sanidade, quando autorizada a realização desses eventos”, explica o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

A equipe da Cidasc realizou um estudo técnico estabelecendo critérios para a retomada gradativa e segura de eventos com a participação exclusiva de passeriformes, com normas como a avaliação da densidade populacional de aves comerciais no município que ocorrerá o evento e avaliação do status sanitário do município e região. Levando em consideração essas normas, foi apurado que atualmente 74 municípios atendem os critérios para sediar esses eventos.

Além disso, foram elencadas as exigências de medidas de biosseguridade, tanto no local do evento, quanto de criação de passeriformes. Também é levada em consideração a necessidade da obrigatoriedade de emissão de Guia de Trânsito Animal e apresentação de atestado sanitário dos passeriformes. A gestão e os procedimentos de autorização devem ser encaminhados à Cidasc.

Fonte: Ascom Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.