Notícias
abagLAB apresenta soluções inovadoras no 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio
Hub independente tem auxiliado startups e empresas de base tecnológica e inovação a divulgar suas ideias e os conceitos de seus produtos e soluções aos diversos públicos estratégicos do setor.
O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e da B3, a bolsa do Brasil, marcado para o dia 07 de agosto, contará com a presença do abagLAB, plataforma digital criada pelo Comitê de Inovação Abag, que conecta cadeias produtivas, contribuindo para impulsionar a inovação no agro brasileiro.
O abagLAB é um hub independente e tem auxiliado startups e empresas de base tecnológica e inovação a divulgar suas ideias e os conceitos de seus produtos e soluções aos diversos públicos estratégicos do setor. Durante o Congresso, estarão presentes no espaço da plataforma a Accesstage, empresa de tecnologia especializada em pagamentos e gestão financeira, e a Optionline, composta por empresas que desenvolvem soluções tecnológicas avançadas para diversos setores.
Para os congressistas do evento, a Accesstage apresentará a Plataforma Veragi que, de forma modular, permite a avaliação do cenário financeiro. No agronegócio, um benefício importante é facilitar o acesso ao crédito, por meio de modalidades como Risco Sacado e Risco Cedente, e ao mercado de capital, de forma desburocratizada.
A Optionline destacará a plataforma DDA (Due Diligence Ambiental), que foi projetada para auxiliar os produtores rurais no atendimento às diretrizes estabelecidas pela União Europeia e por outros países, que objetivam a não importação de produtos provenientes da áreas desmatadas. A plataforma integra dados públicos, dados geoespaciais avançados e serviços especializados de terceiros, a fim de oferecer uma visão completa da origem de cada produto.
A criação do abagLAB foi motivada pelo position paper “Visão da Inovação e Competitividade do Agronegócio”, também desenvolvido pelo Comitê, e divulgado no final de 2020. Um dos 16 direcionadores estratégicos elencados na publicação é estimular redes de colaboração entre os diversos players do setor.
O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio tem como tema central Brasil Agro: Inovação e Governança e contará com quatro três painéis: Cadeias Produtivas e Inovação; Inovação e Mercados; Geopolítica e Governança; e Governança e Perspectivas. As inscrições para participar do Congresso nas modalidades presencial e online estão abertas, e podem ser feitas por meio do site oficial.
Considerado um dos mais importantes eventos do setor no país, o evento terá ainda as homenagens da ABAG para José Luiz Tejon Megido e para o pesquisador da Embrapa Miguel Ivan Lacerda Moreira, que receberão, respectivamente, o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio 2023 e Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade 2023.
Notícias
Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
Notícias
Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.
Notícias
Preços do milho seguem em alta no Brasil
Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.
Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.
Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.