Empresas
A importância dos níveis adequados de inclusão do plasma spray dried em dietas de creche
O uso de plasma spray dried (SDP) em dietas ajuda os suínos a terem um desempenho e condição de saúde melhoradas em todas as fases da suinocultura como na creche, em matrizes, na gestação e lactação, bem como, no crescimento e na terminação. Independente do cenário, é de extrema importância utilizar o SDP com inclusão correta, nas dietas de cada fase, a fim de obter o máximo desempenho e benefício econômico para o produtor.
Pesquisas demonstram que “dietas de menor custo”, formuladas para atender às exigências nutricionais mínimas, com ingredientes de menor digestibilidade, podem não fornecer o valor nutricional ideal suficiente para atender às necessidades de crescimento e saúde dos suínos (Coffey and Cromwell, 2001). Também, podem ser menos palatáveis e/ou conter fontes de proteínas menos digestíveis. Por outro lado, as dietas mais complexas e que exigem maior investimento, formuladas para conter níveis adequados e equilibrados de nutrientes e aminoácidos digestíveis, juntamente com níveis apropriados de proteínas funcionais, como o plasma spray dried, ajudam os animais a superar os desafios que são comumente enfrentados, como o estresse pós-desmame, que gera redução do consumo e crescimento, aumento de diarreia e processos inflamatórios. Essas dietas permitem que os leitões tenham um ótimo desempenho inicial e uma fase de terminação eficiente, saudável e rentável.
Em situações de mercado que a suinocultura pode passa por períodos de instabilidade com o aumento do custo dos ingredientes, preços baixos do suíno e a necessidade de recuperação de margens, as empresas pensam em diminuir a inclusão do plasma, o que pode representar um risco. Inclusões inadequadas de SDP podem não gerar o efeito na saúde dos suínos que justifica o uso do plasma, sendo ineficaz para melhorar a rentabilidade do produtor. Em períodos de crise, as empresas que reduzem a inclusão de plasma na primeira dieta para 2,5% não estão aproveitando os benefícios que o ingrediente pode proporcionar. Isso ocorre pois 2,5% não é suficiente para promover melhoras na saúde dos animais e gerar o efeito “plasma” (Peace e col, 2011) demonstrado na Figura 1. Por isso é importante utilizar a inclusão adequada do SDP para prover uma nutrição que promova bons resultados.
Figura1. Impacto da inclusão de 0, 2,5 e 5% de plasma spray dried no escore fecal, citocinas pró-inflamatórias e função de barreira do intestino. Adaptado de Peace et al. 2011.
Para auxiliar a nortear a inclusão adequada de plasma, Silva et al., 2022, estudou o impacto de diferentes inclusões de SDP e seus efeitos no desempenho dos animais até o abate como apresentado na Tabela 1. Foi observado que maiores inclusões de SDP na dieta de creche aumentaram o peso vivo (PV) na saída de creche e ao abate com um aumento máximo de peso final (PVF) para suínos alimentados com 0,311 kg de plasma por suíno durante a fase de creche. Neste mesmo trabalho os autores verificaram que todos os grupos que receberam plasma nas dietas de creche apresentaram menor índice de pneumonia (P<0,01), demonstrando o impacto sistêmico do ingrediente.
Tabela 1. Desempenho da creche até ao abate de suínos alimentados com dietas com diferentes inclusões de plasma (valores em kg).
Além disso, Rangel et al., 2022, observaram que a suplementação com plasma “top dressing” em dietas pré-iniciais nos primeiros 14 dias com 13 g de plasma e 7 g durante 15-28 dias de plasma por leitão por dia, respectivamente, após o pós desmame melhorou a eficiência de crescimento, proporcionando uma diferença de 1,6 kg para os animais com plasma aos 80 dias de idade (P<0,01), demonstrando ser uma excelente ferramenta nutricional para recuperar leitões desmamados leves.
Figura 2. Peso médio por idade de leitões com ou sem suplementação com plasma spray dried (SDP).
O efeito do tratamento sobre o peso médio por idade foi ajustado pela covariância do peso aos 21 dias de idade. Controle vs SDP D49 e D 80, P<0,01. Adaptado de Rangel et al. 2022.
Conclusão
Em resumo, não existe uma recomendação única de inclusão de plasma para todas as granjas. É necessário avaliar o contexto econômico do mercado, levar em conta a estratégia de nutrição, conhecer as necessidades dos produtores e os desafios sanitários que as granjas estão enfrentando. Apesar disso, de forma geral, estudos e resultados de campo demonstram que o plasma deve ser utilizado em inclusões da ordem de 6%, 5% e 1,5% nas primeiras três dietas/ semanas de creche para obter um ótimo efeito econômico e na saúde dos animais. A utilização de inclusões muito inferiores a isso pode gerar resultados insignificantes ou com apenas benefícios a curto prazo que não são mantidos ao longo da vida do animal. Quando utilizado no nível adequado, o plasma se configura como um importante ingrediente rentável, com benefícios que vão além da nutrição e impacta a lucratividade do produtor.
Referências:
PEACE, Ralth. Spray-Dried Porcine Plasma Influences Intestinal Barrier Function, Inflammation, and Diarrhea in Weaned Pigs.The Journal of Nutrition.Volume 141, Issue 7. Disponível em: https://doi.org/10.3945/jn.110.136796
SILVA, Caio. Long term effect of feeding spray dried plasma during the nursery on subsequent performance and health status to market weight. In: IPVS 2022, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Disponível em: https://bit.ly/3jp1DcV
RANGEL, Luís. Supplemental spray dried plasma improves weight gain of low body weight nursery pigs. In: Allen D. Leman Swine Conference 2022, Minnesota. Anais eletrônicos. Disponível em: https://bit.ly/3tB4Ckz
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.