Conectado com

Empresas Fibras

A importância do uso de fibras funcionais na dieta de aves e suínos

São inúmeros os benefícios das fibras quando aplicado pelos formuladores de granjas em dietas de monogástricos

Publicado em

em

Diretor Geral da Biosen®, Fernando Toledano - Foto: Divulgação

Fibras são ingredientes vegetais a base de madeira fresca especialmente selecionadas para a nutrição animal que ganham cada vez mais espaço entre as granjas de todo o país. “São ingredientes livres contaminações e micotoxinas capazes de dar suporte ao bom funcionamento fisiológico de todo o sistema gastrointestinal, contribuindo para uma melhora na eficiência zootécnica dos monogástricos”, informa o Diretor Geral da Biosen®, Fernando Toledano.

O Opticell® C5, fibra funcional presente no portfólio da empresa austro-brasileira, quando aplicado nas formulações possibilita a redução do uso dos antibióticos, isso porque as fibras funcionais dão suporte as funções gastrointestinais dos animais. “Como consequência temos um melhor estímulo a função peristáltica, maior produção de ácidos graxos voláteis e um melhor equilíbrio da microbiota intestinal. Mas é importante salientar que o alimento sozinho não é a única solução, boas práticas de manejo bem como bem-estar animal compõem os pilares para animais melhores e sadios, consequentemente, retorno positivo zootécnico e econômico”, destaca Toledano.

Economia e retorno financeiro também são características pelo uso do Opticell® C5, isso porque com baixo percentual de inclusão de fibras é possível ter um reequilíbrio das funções fisiológicas dos animais. “Adicionalmente, a análise de custo benefício sobre o uso de fibras funcionais deve considerar a situação do plantel. Quanto maiores forem os transtornos causados pela deficiência de fibras nas dietas dos animais, maior será a contribuição das fibras funcionais e um maior retorno financeiro será observado”, salienta o Diretor Geral da Biosen®.

Para ele, “no geral, o uso de fibras funcionais na avicultura e suinocultura pode ser considerado um dos melhores investimentos na área nutricional a ser feito pelo produtor, tamanha é a deficiência de fibra, seja em quantidade quanto em qualidade”, destaca.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 14 =

Empresas SBSS

Polinutri presente no Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

A 12ª edição do SBSS acontecerá de 6 a 8 de agosto e concentrará os principais nomes da suinocultura nacional e a Polinutri se junta a esses profissionais em prol da eficiência zootécnica e econômica das granjas

Publicado em

em

Gerente da Unidade de Negócios Suinocultura Polinutri, Izabel Muniz - Foto: Divulgação

Após o anúncio oficial de mudança estrutural do modelo de governança pela apresentação do primeiro presidente fora do quadro societário da companhia, o executivo Paulo Roberto de Andrade, e a reformulação de sua comunicação amparada nas mais modernas diretrizes de mercado, a Polinutri confirma participação no principal encontro técnico-científico suinícola dos três estados do Sul, a 12ª edição do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura e da 11ª Brasil Sul Pig Fair, feira de negócios paralela ao SBSS.

O evento que ocorre entre 6 a 8 de agosto no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes (Chapecó/SC) sob organização do Núcleo Oeste de Médicos Veterinário e Zootecnistas (Nucleovet SC) leva à mesa debates visando as tendências de médio e longo prazo com objetivo de servir de condutor para os temas relacionados a toda a cadeia de produção de suínos.

“Participar como patrocinador de um evento como o SBSS é de extrema relevância para os negócios da Polinutri. Isso porque além de apoiar os debates é um momento que podemos estar mais próximos de nossos clientes e parceiros”, salienta a Gerente da Unidade de Negócios Suinocultura Polinutri, Izabel Muniz.

Para ela, a feira será realizada em um momento muito favorável para os suinocultores isso por conta das projeções de valorização da proteína e o bom ritmo dos embarques que favorecem o desempenho do setor exportador. “A Polinutri se mostra atenta à realidade da suinocultura nacional e acompanha o aquecimento desta demanda. Por isso, em mais uma edição contaremos com um estande para receber e apresentar as soluções dedicadas ao segmento”, Muniz.

Entre inúmeras soluções tecnológicas contidas no portfólio da companhia o destaque desta edição do SBSS fica para o Programa Nutricional Fêmeas Suínas, um projeto baseado na ciência e na vivencia junto ao suinocultor. “Nele estão contidos uma gama produtos – núcleos, rações e aditivos –, tais como: Poli-Cromo Carnitina, Poli-Bio Casc, Nutri Matrizes, Nutri-Macho, Prolífica e Poli-Lactação que quando associados propiciam alta produtividade e maior rentabilidade nas granjas”, explica a gerente e destaca que “a empresa conta com um time de excelência, técnicos altamente gabaritados capazes de auxiliar os suinocultores de um País que é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo.”

 

Fonte: Assessoria da Polinutri
Continue Lendo

Empresas

Produto da ICC Brazil pode ser utilizado como de vitaminas do complexo B em animais

StarYeast® apresenta excelente perfil nutricional, com alta concentração de vitaminas, incluindo a B2

Publicado em

em

Levedura Saccharomices Cerevisiae - Foto: Divulgação

A alimentação balanceada e nutritiva é fundamental para que o animal leve uma vida saudável. Ela precisa conter todos os nutrientes necessários para seu o crescimento e o e desenvolvimento. A ICC Brazil, empresa pioneira na produção de soluções inovadoras para a nutrição animal à base de aditivos de levedura de cana-de-açúcar, possui uma série de produtos que contribuem para agregar valor à cadeia de nutrição, com foco em ganhos de produtividade, biossegurança e bem-estar.

Um deles é o StarYeast®, levedura seca inativa, derivada da fermentação de melaço de cana-de-açúcar. Além da alta palatabilidade, o StarYeast® apresenta excelente perfil nutricional, é fonte de proteínas e possui alta concentração de vitaminas do complexo B. Dentre essas vitaminas, está presente a B2, necessária para alimentação e exigências nutricionais dos animais.

Recentemente, a União Europeia suspendeu a comercialização de um aditivo específico, a vitamina B2, produzido a partir do Bacillus subtilis KCCM-10445, que estava fora das normas estabelecidas. Por conta disso, indústrias, instituições de pesquisa e autoridades que visam garantir a saúde pública começaram a buscar por aditivos naturais que supram as necessidades dos animais. A vitamina B2 possui funções essenciais para a manutenção das células e tecidos, sendo sua deficiência prejudicial ao organismo dos animais.

O StarYeast® é uma alternativa para suplementação natural da vitamina B2. De acordo com a zootecnista e Analista de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da ICC Brazil, Liliana Longo Borges, o StarYeast® possui, em sua composição, aminoácidos e outras vitaminas do complexo B, incluindo a B2. “Ele é indicado para todos os animais e pode ser adicionado diretamente na ração ou formulado na dieta. A dosagem varia de acordo com a espécie”, diz, ressaltando que o produto ajuda na prevenção de doenças ocasionadas pela falta das vitaminas do complexo B. “É um aditivo que apresenta alta palatabilidade e atratividade para o animal”, afirma.

Fonte: Assessoria da ICC
Continue Lendo

Empresas AveSui EuroTier

Especialista da Agroceres PIC coordena Painel sobre Eutanásia na AveSui

Com uma programação abrangente, Painel vai promover uma abordagem completa sobre a prática da eutanásia nas unidades de produção de suínos e aves, tratando de seus aspectos conceituais, regulatórios e práticos.

Publicado em

em

Juliana Ribas, médica veterinária e coordenadora de Produção na Agroceres PIC. - Foto: Divulgação

O aprofundamento das discussões sobre bem-estar colocou a prática da eutanásia no centro dos debates. É crescente a preocupação com a forma com que os animais com quadro de comprometimento irreversível são abatidos nas unidades de produção. Ao mesmo tempo, o surgimento de novos conceitos e procedimentos de eutanásia, aliado a necessidade de estabelecer critérios mais sofisticados tanto para definição dos animais que devem ser submetidos à prática, quanto para a escolha da metodologia a ser utilizada em cada granja, compelem o setor a olhar com mais atenção para o tema.

Essas e outras questões estarão em debate no Painel “Métodos de Eliminação para Animais”, que será realizado na AveSui EuroTier South America 2019. Organizado por Juliana Ribas, coordenadora de Produção na Agroceres PIC, a discussão trará uma abordagem completa sobre a prática da eutanásia, enfocando a importância de sua adoção e da correta execução de seus procedimentos nas unidades de produção de suínos e aves. “A ideia é compor um cenário com a visão, informação e conhecimento de especialistas de diferentes áreas da produção de suínos e aves”, adianta Juliana.

 

Eutanásia: teoria e prática

Com uma programação abrangente, o Painel pretende promover uma abordagem holística sobre o assunto, tratando de seus aspectos conceituais, regulatórios e práticos. Para tanto, contará a participação de representantes do MAPA, Embrapa, e consultores especializados. Serão ao todo 4 apresentações, uma mesa redonda, com o ponto de vista das agroindústrias sobre a prática da eutanásia no campo, e um debate final com todos os participantes.

“A eutanásia é um tema que vem ganhando projeção por conta do avanço das discussões sobre bem-estar animal. O Painel será uma excelente ocasião para, com a participação de especialistas tanto da área pública quanto da privada, debatermos o tema”, comenta Juliana.

Segundo ela, a eutanásia é um procedimento humanitário que tem como objetivo abreviar a dor e o sofrimento dos animais portadores de doenças incuráveis ou dolorosas e, portanto, é um recurso básico e imprescindível para qualquer unidade produtora de suínos. “Seja qual for o método escolhido, ele precisa ser simples de executar, seguro e estar de acordo com às regras preconizadas pelas legislações internacionais, com a finalidade de atender os princípios de bem-estar dos animais, das pessoas envolvidas nesse trabalho e assegurar uma produção ética e sustentável”, finaliza.

 

 

Serviço

AveSui EuroTier South America 2019
Data: 23 de julho de 2019
Painel: “Métodos de eliminação (“eutanásia”) para animais – suínos e aves”

Coordenação: Juliana Ribas, médica veterinária e coordenadora de Produção na Agroceres PIC.
Local: Medianeira, Paraná

Fonte: Assessoria da Agroceres Pic
Continue Lendo
TOPIGS – BRASIL PORK EVENT 2019
Biochem site – lateral
Evonik Aminonir
AB VISTA Quadrado

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.