Empresas
A Governança Corporativa da Kemin: Um Compromisso com o Futuro Sustentável
Como uma empresa familiar, a Kemin é impulsionada exclusivamente pelo objetivo de tornar o mundo um lugar seguro, saudável e sustentável para todos

*Por Rubens Castro, Presidente da Kemin Nutrição e Saúde Animal na América do Sul
Assumir a posição de presidente da Kemin Nutrição e Saúde Animal na América do Sul foi um desafio que abracei de coração e mente aberta. Desde maio de 2023, tenho a honra de liderar uma empresa que compartilha dos mesmos valores e propósitos que considero fundamentais para o bem-estar do planeta e de suas futuras gerações.
Como uma empresa familiar, a Kemin é impulsionada exclusivamente pelo objetivo de tornar o mundo um lugar seguro, saudável e sustentável para todos. Como uma empresa global, temos a responsabilidade e a capacidade de reduzir nossa pegada de carbono e proteger os recursos naturais. Acreditamos que o compromisso contínuo com a sustentabilidade é essencial para a saúde das pessoas, do planeta e dos negócios. Estamos em uma jornada constante, avançando um passo de cada vez, e cada conquista nos aproxima de um futuro melhor.
Um dos pilares fundamentais de nossa empresa é o modelo de governança corporativa, que aplicamos em várias áreas-chave. Assim que assumi a presidência, decidi colocar em prática uma medida que considero fundamental: ter uma conversa individual com cada um dos colaboradores da empresa. Sim, isso mesmo, com todos eles! Essa iniciativa surgiu com o objetivo de implementar o projeto de governança participativa e inclusiva, que também é um dos valores da Kemin.
Nesses encontros tive a oportunidade não apenas de entender a pessoa em um nível mais profundo, mas também de conhecer sua história, seus valores e suas motivações. Além disso, esse momento também me permitiu compartilhar nossos objetivos como companhia e trazer essas pessoas para mais perto, de forma que sintam que são parte integrante dessa construção.
Quando cada colaborador se sente verdadeiramente pertencente, todo o processo de inclusão acontece de forma natural e orgânica. É incrível como o engajamento é aprimorado, o comprometimento é fortalecido e os resultados são ainda melhores. À medida que a Kemin cresce, valorizo cada vez mais essa abordagem individualizada junto aos membros da equipe.
Vejo a importância de ter uma direção clara e objetivos bem definidos, mas também entendo que, ao incluir cada colaborador e fazer com que eles se sintam parte do processo, a jornada corporativa se torna muito mais prazerosa e gratificante para todos.
Gostaria de destacar alguns desses pilares e como têm gerado impactos positivos em nossos colaboradores e clientes.
Uso de energia limpa:
Para apoiar nossa visão de energia limpa, estamos aumentando o uso de fontes renováveis em nossas instalações e processos. Estamos investindo em energia solar em nossas unidades ao redor do mundo, incluindo geração local para apoiar uma transformação em direção à energia limpa.
Trabalhando globalmente:
Nosso modelo de governança garante que a sustentabilidade seja integrada em todos os aspectos do nosso negócio em todo o mundo. Implementamos, defendemos e monitoramos todas as nossas ações, programas, produtos e serviços sustentáveis.
Colaboração para a mudança:
Para demonstrar nosso compromisso com a sustentabilidade, colaboramos com nossos clientes e parceiros ao longo da cadeia de suprimentos, apoiando e contribuindo para seus esforços de sustentabilidade.
Redução do uso de água e contaminação:
Estamos constantemente buscando soluções mais seguras e sustentáveis para as indústrias, promovendo a melhoria contínua. Colaboramos dentro da cadeia de suprimentos para abordar desafios relacionados à aquicultura e industria textil, uso de solventes, métodos de extração limpos e gestão ambiental.
Diminuição do desperdício:
Substituímos plásticos descartáveis em nossas unidades por produtos compostáveis, reutilizáveis e/ou recicláveis. Trabalhamos ativamente com nossos fornecedores para identificar modelos circulares que permitam maximizar o aproveitamento de recursos.
Ações em prol do clima:
Desde a avaliação de nossa pegada de carbono até a coleta de dados sobre emissões de CO2 e uso de energia e água em nossas instalações de fabricação globais, estamos trabalhando continuamente para lidar com as mudanças climáticas.
Em todas as áreas onde atuamos, nosso objetivo é implementar práticas sustentáveis e inovadoras. Acreditamos que a sustentabilidade é uma responsabilidade coletiva e estamos empenhados em fazer a nossa parte, buscando sempre soluções que equilibrem a saúde do planeta e a eficácia de nossos produtos.
Portanto, como presidente da Kemin, estou comprometido em manter essa postura, pois acredito que é uma maneira efetiva de promover uma governança participativa e inclusiva, além de fortalecer nosso compromisso com o engajamento, o crescimento e o desenvolvimento de nossa equipe.
Juntos, podemos promover mudanças positivas e criar um mundo mais seguro e saudável para todos. A Kemin está comprometida com essa visão e continuará avançando em direção a um futuro melhor para as próximas gerações

Empresas
Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
Empresas
Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
Empresas
Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



