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Rodrigo Capella Opinião

A fiscalização no agronegócio

Este contexto envolvendo agronegócio e meio ambiente é muito complexo

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Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio

Tenho como hábito conversar com produtores rurais, de vários tipos de cultivos, de vários Estados brasileiros. No último ano, ouvi, com frequência, queixas variadas. No entanto, algumas prevaleceram: pouco crédito disponível, restrições para realizar exportações e ainda falta de logística.

Mas, a reclamação que se fez mais presente foi em relação à fiscalização realizada na propriedade por órgãos ambientais. Produtores rurais me disseram que suas observações são apoiadas no seguinte tripé: a) fiscalizações rigorosas; b) multas abusivas; e c) burocracia.

Sobre as fiscalizações rigorosas, diversos produtores rurais sinalizaram que as inspeções ambientais têm ocorrido de forma mais intensa do que o necessário, prejudicando os vários personagens do agronegócio.

Já em relação às multas abusivas, há um claro descontentamento dos produtores brasileiros sobre as taxas cobradas e seus respectivos desdobramentos e impactos, como possíveis medidas.

O terceiro ponto – a burocracia – demandaria muitas linhas de explanação. Mas, resumidamente, ela é citada pelos produtores quando eles se referem à necessidade de se recorrer de multas e solicitar o fim de determinadas medidas, entre outros pontos.

Conversei, não faz muito tempo, sobre o tema fiscalização com o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ele destacou: “Nós temos a lei. No Brasil, é possível e é necessário seguir a Lei. Nem mais do que isso, que é perseguição, e nem menos do que isso, que seria prevaricação. Vamos seguir a lei. Temos uma boa Lei no Brasil”.

Na mesma ocasião, perguntei ao Ministro sobre como o agronegócio e o meio ambiente podem conviver com harmonia. Salles destacou que o meio ambiente é insumo para a produção agropecuária. “Com o meio ambiente desequilibrado, a produção cai, piora e aumentam os custos. A harmonia do agro com o meio ambiente, e do meio ambiente com o agro, precisa ser permanente”, disse.

Este contexto envolvendo agronegócio e meio ambiente é muito complexo. Se fiscalizações extremas atrapalham realmente o desenvolvimento da atividade agropecuária; abrir mão das vistorias ambientais também pode trazer graves complicações, principalmente em relação ao mercado internacional.

A solução está na flexibilidade das ações, que só pode ser construída com base em um diálogo frequente e produtivo entre governo e os agropecuaristas. Esta aproximação ou a falta dela será decisiva para a nossa retomada econômica e para que o Brasil se torne – em poucos anos – uma verdadeira e clara potência econômica mundial.

Fonte: Assessoria
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Rodrigo Capella Opinião

04 dicas para sua empresa se destacar em um evento virtual

Uma ação importantíssima para o agro é a participação em eventos

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Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio

O ano de 2021 começou com força total. Empresas preparam lançamentos, intensificam campanhas de marketing e buscam impactar os produtores rurais, de forma assertiva e surpreendente. Dentro deste contexto, uma ação importantíssima para o agro é a participação em eventos.

Para ajudar a sua empresa a se destacar em um evento virtual, separei quatro dicas interessantes. Confira:

1) Interatividade

Aposte em iniciativas (jogos, demonstrações, apresentações etc) que promovam uma constante interatividade e fomentem o aprendizado contínuo em seu estande. Disponibilizar material técnico continuará sendo muito importante, mas ofereça algo mais aos seus clientes e visitantes.

2) Transparência

Destaque, com transparência e tranquilidade, os pontos de inovação do seu produto. Foque cada ponto específico nas reais necessidades do produtor, reforçando os ganhos em médio prazo e longo prazo.

3) Educação

Intensifique um marketing educativo durante os eventos, com o compartilhamento de material no formato passo a passo. Ensine como o seu cliente pode usar o produto ou serviço ao máximo, obtendo resultados significativos.

4) Participação

Inclua os clientes na sua programação, a ser realizada no estande. Pode ser o compartilhamento de case específico, uma atividade no formato storytelling ou ainda algo sugerido pelos próprios clientes. Inove e torne a experiência dos clientes inesquecível.

Fonte: Assessoria
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Rodrigo Capella Opinião

03 pontos que você precisa observar em 2021

O ano de 2021 será muito intenso e produtivo para o nosso agronegócio

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O ano de 2021 será muito intenso e produtivo para o nosso agronegócio. Com a adoção cada vez mais frequente de tecnologia, as soluções propiciando uma adequação talhão a talhão e as ferramentas de gestão com alcance pleno, o produtor rural terá um horizonte sólido para cultivo e pós-cultivo, incidindo em cenário favorável às boas práticas de produção.

Esta animação, evidenciada em diversas fases, com características distintas, é claro, requer algumas observações a serem feitas no início do próximo ano, mas também no decorrer de 2021.

Confira a seguir 03 pontos que merecerão a sua atenção nos próximos meses:

A) Sinergia

A conectividade, em seus vários aspectos, é um dos pilares do novo agro. Dentro deste contexto, a sinergia é fundamental, seja no contato com o campo, no relacionamento diário com o cliente e até mesmo no planejamento e no desenvolvimento das diversas ações diárias, com foco em rentabilidade, produtividade e visibilidade.

B) Diferenciação

Com uma ampla potencialidade, o agro pede por diferenciação. Isso porque a sociedade quer saber a origem dos alimentos e, com isso, diversos nichos de mercado ganham força. A observação e o contato do produtor com diversos públicos contribuirão para o desenvolvimento de produtos segmentados.

C) Impacto

As ações a serem executadas, durante o ano de 2021, precisarão impactar, em vários aspectos. Com assertividade, que envolve a escolha adequada do cliente ideal, as iniciativas terão maior objetividade e sucesso mais intenso.

Fonte: Assessoria
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Rodrigo Capella Opinião

O que esperar do agro em 2021?

A resposta para esta questão é ampla e é bem provável que precisaria ocupar diversas e diversas páginas

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Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio

Durante conversas com empresas do agro, cooperativas e produtores rurais, tenho ouvido, com frequência, uma pergunta: Capella, o que esperar do agro em 2021?

A resposta para esta questão é ampla e é bem provável que precisaria ocupar diversas e diversas páginas. Mas, vamos tentar resumi-la em alguns pontos principais.

Confira a seguir:

A) Sustentabilidade

Os produtores rurais estão cada vez mais preocupados com questões ambientais. A natural conexão com a terra, o rigoroso Código Florestal e o CAR são os pilares deste sólido envolvimento. Outra questão importante é a demanda crescente do varejo por produtos fabricados com total sustentabilidade, impulsionada por exigências dos consumidores finais.

B) Tecnologia

O agro será ainda mais tecnológico em 2021. A sucessão familiar pulsante, os resultados digitais extremamente comprovados e o fortalecimento de startups e hubs de inovação sustentam essa expectativa.

C) Saúde pública

A constante preocupação dos consumidores finais com a origem dos alimentos e o fortalecimento do bem-estar animal estão em plena evidência. Este contexto reforçará a atenção dos produtores rurais para pontos relacionados à saúde pública.

D) Marketing

As empresas de agronegócio, os produtores rurais e as cooperativas aumentarão os investimentos em ações de marketing no ano de 2021. Ganharão relevância a exposição em mídias altamente qualificadas, as ações interativas em eventos e as conexões digitais.

Fonte: Assessoria
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