Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas Avicultura

A evolução da avicultura passa pelo novo CobbMale

Maior eficiência em ganho de peso diário, eficiência alimentar e rendimento de carcaça são algumas das características do lançamento da Cobb

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Rodrigo Terra*

A Cobb, como companhia de pesquisa e melhoramento genético, tem por premissa manter-se competitiva no mercado e investir constantemente em novos produtos, aproveitando de sua variabilidade de material genético para desenvolver novidades que atendam as demandas do mercado consumidor e clientes produtores.
Os critérios que a Cobb utiliza para desenvolver seus produtos são voltados à eficiência, o que contribui para o rendimento do cliente e a sustentabilidade do negócio como um todo.

Nesta equação os fatores que multiplicam a rentabilidade do negócio pendem para as áreas da cadeia de produção que mais se aproximam do ponto final da comercialização, portanto os critérios de eficiência alimentar, no processo de engorda desde o alojamento do pinto até o momento de ir ao processamento é extremamente importante, bem como a saúde do animal, pois conferirá menor taxa de mortalidade e mais animais chegarão ao próximo elo da cadeia: o processamento.

Nesta fase a menor taxa de perdas e o maior rendimento de carnes por quilo processado faz muita diferença no resultado final, pelo poder multiplicador na escala do negócio. Equilibrar os elos da cadeia é o desafio constante do desenvolvimento de um produto e seu melhoramento futuro.

A Cobb busca oferecer a melhor opção disponível para o segmento do mercado que atua quando oferece uma nova opção de produto. Ao final a escolha é do cliente que se adaptar a essa nova opção. Estamos prontos para atender o mercado em 100%, se esta for a definição, após o período normal de experimentação.

 

CobbMale

E reduzir custos em todos os processos produtivos é uma das maneiras de ter não só maior rentabilidade na avicultura, como também reduzir o impacto ambiental da produção. Pensando nisso, estudos realizados pela Cobb-Vantress levaram ao lançamento do CobbMale, que deve ser o novo protagonista mundial dos machos de frango. Testado globalmente durante sete anos, ele se mostrou mais eficaz na conversão alimentar e ganho de peso mesmo usando uma ração mais barata, além de rendimento superior na hora de processar as aves nos frigoríficos.

Os estudos internacionais demonstraram que entre as principais características, o CobbMale oferece desempenho superior de frangos, tem excelente conversão alimentar e melhor rendimento de carne, além de ser adaptável a vários pesos, ambientes e programas nutricionais.

Ele melhora o pacote, do frango ao processamento, atendendo a uma das demandas dos abatedouros, que é a qualidade do empenamento ao abate, apontaram os estudos da Cobb, líder em genética avícola no mundo. Além do empenamento, uma das vantagens em relação a outras genéticas do mercado é a qualidade de carcaça, que é cerca de meio ponto percentual mais eficiente que outras genéticas. Também se destaca no mercado frango vivo, demonstrando versatilidade.

No campo, as principais vantagens são a melhor conversão alimentar e ganho de peso diário. A conversão alimentar pode melhorar em até três pontos. Já o ganho de peso pode ser duas gramas melhor. Os estudos demonstram que pode ser o animal mais eficiente do mercado.

O CobbMale tem se mostrado com melhor desempenho zootécnico, mantendo a mesma qualidade metabólica da linhagem anterior. Por ter excelente eficiência alimentar, o produtor pode utilizar rações mais baratas. Isso se transforma em lucro, com melhor conversão alimentar e dieta de baixo custo. Nos testes realizados pela Cobb, os custos da ração diminuíram R$ 0,04 por quilo de peso.

 

Rendimento de carcaça

Nos últimos anos o melhoramento genético das aves foi caminhando na direção do rendimento de carcaça. A Cobb foi agregando carne na carcaça. Para se ter uma ideia, um frango demorava até 50 dias para atingir 2 quilos, com uma conversão alimentar ajustada de 2.20. Ou seja: 2,2 quilos de ração para um quilo de carne. Dez anos depois, na mesma idade ele chegava a 2,5 quilos. Hoje chega entre a pesar entre 2,700 e 2,750 quilos com aproximadamente 42 dias. Em outras palavras, a cada ano o frango demora um dia a menos para chegar no mesmo peso. Com o CobbMale temos uma expectativa muito robusta em melhorar a avicultura brasileira e mundial.

 

Pesquisas atendem outras demandas do mercado

A Cobb trabalha na rusticidade dos animais há aproximadamente duas décadas já prevendo a retirada do uso dos antibióticos da produção. Além disso, a demanda ambiental determinou resultados importantes e de impacto no negócio, como menor produção de dejetos, já que os animais são nutricionalmente mais eficientes.

Em relação a bem-estar animal, que pauta cada vez mais as decisões de consumidores e grandes redes varejistas, a Cobb tem um departamento exclusivo. Além de saúde, bem-estar animal foi uma das características agregadas ao processo de melhoramento das aves. A variabilidade genética vai caminhar sempre para um produto melhor.

Para atender as demandas do mercado, a Cobb investe fortemente na excelência do mais completo serviço técnico, com uma equipe altamente capacitada, com especialistas regionais e internacionais, que se pautam no objetivo de ajudar o produtor a atingir o máximo do potencial genético das aves.

O processo de desenvolvimento nunca acaba. É longo e constante, desde a escolha até as experimentações interna e externas. Trabalho muito meticuloso e bem realizado que nos dá confiança nos passos e resultados que se seguirão.

*Rodrigo Terra é médico veterinário e diretor Associado de Produto da Cobb-Vantress na América do Sul.

 

Fonte: Assessoria

Empresas

Elanco conquista Selo Mais Integridade do MAPA

As iniciativas em sustentabilidade da Elanco seguem as diretrizes do programa global de responsabilidade social da empresa

Publicado em

em

Fernanda Hoe, diretora geral da Elanco Brasil - Foto e texto: Assessoria

A Elanco Saúde Animal recebeu  no dia 21/3, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o Selo Mais Integridade, que reconhece empresas que exercem boas práticas de integridade com foco em responsabilidade social, sustentabilidade e ética. O selo, criado em 2018 pelo Mapa, tem o objetivo de apoiar e fomentar o crescimento do setor agro nacional em conformidade com as premissas do desenvolvimento sustentável. “Na Elanco, a sustentabilidade e o bem-estar animal permeiam todas as decisões estratégicas da companhia para todas as divisões do negócio, globalmente. Conquistar o Selo Mais Integridade é um endosso importante aos resultados dos nossos esforços”, disse Fernanda Hoe, diretora geral da Elanco Brasil.

As iniciativas em sustentabilidade da Elanco seguem as diretrizes do programa global de responsabilidade social da empresa, o Healthy Purpose ™, que lista os compromissos e metas da companhia para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais, das pessoas e do planeta até 2030, de forma alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre os compromissos oficialmente firmados estão criar sistemas alimentares mais resilientes, permitindo que mais 57 milhões de pessoas tenham acesso a proteínas nutritivas; melhorar a eficiência e sustentabilidade de cada produtor com quem a empresa trabalha; e a saúde e bem-estar de 3 bilhões de animais de produção em todo o mundo.

Para isso, a Elanco investe em pesquisa para o desenvolvimento de soluções que cada vez mais convergem a sustentabilidade ambiental e do negócio com o bem-estar animal, reconhecidas e certificadas internacionalmente. A Elanco possui o selo “Empresa Amiga do Bem-Estar Animal”, concedido pela certificadora FairFood a companhias cujos processos e o portfólio alinham-se às premissas universais do bem-estar animal.

Segundo o MAPA, as empresas com o Selo Mais Integridade detêm melhor classificação de risco em operações de crédito junto a instituições financeiras e maior potencial para eventuais parcerias internacionais e nacionais que se relacionam com o mercado internacional e precisam comprovar a prática da agenda ESG.

A cerimônia de entrega do selo aconteceu em Brasília no auditório da ApexBrasil.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Agroceres PIC e Copercampos ampliam parceria para multiplicação de suínos de alto valor genético

Estratégico, o novo acordo vai alavancar a capacidade de multiplicação de material genético da Agroceres PIC e, consequentemente, a produção de matrizes comerciais para atender o mercado brasileiro.

Publicado em

em

Foto e texto: Assessoria

Avanço da colaboração torna a Copercampos o maior multiplicado de material genético da Agroceres PIC no Brasil. Cooperativa catarinense passa também a integrar a Rede de UDG´s afiliadas da empresa, o que permitirá à Agroceres PIC fortalecer o atendimento aos produtores e lançar uma nova categoria de produto no mercado.

A Agroceres PIC e a Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Copercampos) anunciaram a ampliação da parceria que mantêm há 25 anos. Estratégico, o novo acordo vai alavancar a capacidade de multiplicação de material genético da Agroceres PIC e, consequentemente, a produção de matrizes comerciais para atender o mercado brasileiro.

O acordo prevê ainda colaboração no negócio de venda de sêmen. Com uma moderna Unidade de Disseminação de Genes, a Copercampos passa a integrar a Rede de UDG’s da Agroceres PIC, o que permitirá à empresa de genética não apenas fortalecer sua posição, como lançar uma nova categoria de produto no mercado de Genética Líquida.

“A Copercampos é uma referência de organização e eficiência na produção de suínos. Mantemos uma relação muito próxima e afinada com a cooperativa. Estamos entusiasmados com o avanço de nossa parceria e, principalmente, com os benefícios que essa colaboração trará para o fortalecimento da competitividade da suinocultura brasileira”, afirma Alexandre Furtado da Rosa, diretor Superintendente da Agroceres PIC.

 

Aliança estratégica X alta tecnologia genética 

A Copercampos é uma das maiores produtoras de suínos de Santa Catarina e ocupa lugar de destaque no cenário suinícola nacional. Robusta, sua estrutura de produção é composta por cinco modernas granjas produtoras de leitões, todas construídas com suporte técnico da Agroceres PIC, da concepção à implantação. Também fazem parte do sistema de suínos da cooperativa uma avançada Unidade de Disseminação de Genes e uma fábrica de ração dedicada.

Para Luis Carlos Chiocca , Diretor-Presidente da Copercampos, o estreitamento da colaboração não apenas fortalece a parceria com a Agroceres PIC como agrega valor ao sistema de suínos da cooperativa. “A retomada de 100% da parceria com a Agroceres PIC se deve ao suporte técnico e gerencial que a equipe da empresa nos presta no campo e, também e principalmente, à altíssima qualidade do melhoramento genético da companhia, que está muito evoluído. Tenho plena certeza de que essa combinação vai trazer vantagens competitivas para a cooperativa e para nossos cooperados”.

Com a ampliação do acordo, a Copercampos passa a ser o maior multiplicador de material genético da Agroceres PIC no Brasil.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

CEVA Saúde Animal em fina sintonia com a cadeia de produção de ovos do Brasil

Na segunda semana de março, a multinacional francesa, empresa líder em saúde avícola, promoveu uma série de ações dentro do maior evento dedicado à indústria de produção de ovos do país, o XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024

Publicado em

em

Branko Alva, Diretor da Unidade de Negócios Aves da Ceva Brasil - Fotos: Renato Lopes-APA

Como parte integrante dos elos que formam a indústria de produção de ovos do país, a Unidade de Negócios Aves da Ceva Saúde Animal pôde, mais uma vez, contribuir de forma significativa com toda sua expertise técnica e soluções exclusivas durante a realização da edição de 2024 do maior congresso da cadeia de produção de ovos do país. O encontro, que chegou à sua vigésima primeira edição e foi realizado de 11 a 14 de março no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP), reuniu mais de 900 congressistas, profissionais da indústria de produção de ovos de diversas partes do país.

A participação da empresa começou no dia 11 de março com a realização, pelo segundo ano consecutivo, do pré-congresso, iniciativa que, além de dar as boas-vindas aos participantes, serviu de suporte à atualização e informações relevantes apresentadas pelos profissionais da equipe Ceva dentro de uma programação que trouxe como tema central “As Inovações e Tecnologias Ceva: Prevenindo e Controlando as Principais Enfermidades da Avicultura Nacional”.

Branko Alva, Diretor da Unidade de Negócios Aves da Ceva Brasil, abriu os trabalhos do Pré-Congresso Ceva. Na sequência, vieram Felipe Pelicioni (Gerente de Marketing de Aves de Ciclo Longo da Ceva Saúde Animal Brasil), além dos especialistas da equipe de Serviços Veterinários da Ceva, entre eles: Samantha Lourenço (Gerente Regional), Jorge Chacón (Gerente Brasil) e Luiz Sesti (Gerente América Latina).

“Tivemos a chance de compartilhar todos os predicados que fazem da Ceva líder no mercado de saúde aviária”, inseriu Felipe Pelicioni ao destacar o conceito “Menos é Mais”, pilar de ação que garante a máxima proteção das granjas clientes, performance zootécnica das aves, redução de mão-de-obra operacional e melhoria da rentabilidade econômica dos parceiros avicultores que se utilizam das soluções inovadoras e exclusivas da multinacional francesa, como o caso da Novamune, explicou Pelicioni, “única vacina capaz de interromper o ciclo da doença de Gumboro nas granjas produtoras de ovos e única desenvolvida exclusivamente para esse segmento.”

Na abertura, o Diretor Branko Alva apresentou o overview da Ceva global e exaltou os atributos que fazem a empresa se destacar entre as indústrias especializadas em saúde avícola. “Demonstramos nossos diferenciais da Ceva, uma empresa veterinária que hoje conta com o maior e mais eficiente portfólio de vacinas do mundo, líder em vacinas vetorizadas e, apoiada ao DNA de inovação, direciona recursos para o desenvolvimento sustentável para os desafios da produção avícola de hoje e futuro”, garantiu.

Na sequência, Samantha Lourenço compartilhou resultados de campo ao uso das tecnologias Ceva. A Gerente de Serviços Veterinários Regional enfatizou sua experiência de mercado, os valores contidos nos princípios da empresa e que a fazem sentir orgulho de pertencer a um grupo responsável por promover resultados positivos e proteção das granjas parceiras, conforme detalhou em sua apresentação que reuniu inúmeros casos de sucesso obtidos desde 2021 em sua área de atuação. “Desde então, passei a integrar a renomada equipe de Serviços Veterinários da Ceva, reconhecida internacionalmente por sua excelência técnico-científica na área de saúde aviária”, exaltou.

Ela reforçou também que a Ceva se diferencia pela paixão pelo cliente. “Não só a paixão pelo cliente, mas pela profissão que exercemos e amamos; cada granja, cada cliente visitado é assistido por nossa equipe e os resultados são cada vez melhores por meio do uso das tecnologias e inovações Ceva. Durante toda minha trajetória profissional sempre acreditei em números. Não adianta só falar que dá resultado, temos que converter qualquer resultado em números para ter a certeza de que aquele produto realmente funciona, assim como eu apresentei as variadas formas de contabilizar alguns pontos de impacto da Bronquite Infecciosa nas nossas granjas parceiras”, ressaltou Samantha.

Felipe Pelicioni e Dr. Jorge Chacón também palestraram. O Gerente de Marketing reforçou todos os diferenciais da empresa com destaque para a certificação Empresa Amiga do Bem-Estar Animal, reforçando que a vacinas da marca protegem e contribuem para a o bem-estar das aves. “Fomos a primeira empresa a ter este reconhecimento através da Cevac IBras, Vectormune FP LT e a Vectormune HVT LT”, enalteceu Felipe. Já o Dr. Jorge Chacón dedicou sua abordagem dentro dos parâmetros de segurança, eficiência, associações de vacinas e os benefícios gerados do programa “Menos é Mais”.

Por fim os presentes acompanharam a palestra do Dr. Luiz Sesti que compartilhou suas experiências em torno dos desafios e atualizações das informações do cenário em torno da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade no país, além ser palestrante no painel mais aguardado da programação oficial do XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2024 dedicado à IAAP que aconteceu na tarde do dia 14 de março no auditório principal do Centro de Convenções de Ribeirão Preto.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
Imeve Suínos março

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.