Empresas Avicultura
A evolução da avicultura passa pelo novo CobbMale
Maior eficiência em ganho de peso diário, eficiência alimentar e rendimento de carcaça são algumas das características do lançamento da Cobb
Rodrigo Terra*
A Cobb, como companhia de pesquisa e melhoramento genético, tem por premissa manter-se competitiva no mercado e investir constantemente em novos produtos, aproveitando de sua variabilidade de material genético para desenvolver novidades que atendam as demandas do mercado consumidor e clientes produtores.
Os critérios que a Cobb utiliza para desenvolver seus produtos são voltados à eficiência, o que contribui para o rendimento do cliente e a sustentabilidade do negócio como um todo.
Nesta equação os fatores que multiplicam a rentabilidade do negócio pendem para as áreas da cadeia de produção que mais se aproximam do ponto final da comercialização, portanto os critérios de eficiência alimentar, no processo de engorda desde o alojamento do pinto até o momento de ir ao processamento é extremamente importante, bem como a saúde do animal, pois conferirá menor taxa de mortalidade e mais animais chegarão ao próximo elo da cadeia: o processamento.
Nesta fase a menor taxa de perdas e o maior rendimento de carnes por quilo processado faz muita diferença no resultado final, pelo poder multiplicador na escala do negócio. Equilibrar os elos da cadeia é o desafio constante do desenvolvimento de um produto e seu melhoramento futuro.
A Cobb busca oferecer a melhor opção disponível para o segmento do mercado que atua quando oferece uma nova opção de produto. Ao final a escolha é do cliente que se adaptar a essa nova opção. Estamos prontos para atender o mercado em 100%, se esta for a definição, após o período normal de experimentação.
CobbMale
E reduzir custos em todos os processos produtivos é uma das maneiras de ter não só maior rentabilidade na avicultura, como também reduzir o impacto ambiental da produção. Pensando nisso, estudos realizados pela Cobb-Vantress levaram ao lançamento do CobbMale, que deve ser o novo protagonista mundial dos machos de frango. Testado globalmente durante sete anos, ele se mostrou mais eficaz na conversão alimentar e ganho de peso mesmo usando uma ração mais barata, além de rendimento superior na hora de processar as aves nos frigoríficos.
Os estudos internacionais demonstraram que entre as principais características, o CobbMale oferece desempenho superior de frangos, tem excelente conversão alimentar e melhor rendimento de carne, além de ser adaptável a vários pesos, ambientes e programas nutricionais.
Ele melhora o pacote, do frango ao processamento, atendendo a uma das demandas dos abatedouros, que é a qualidade do empenamento ao abate, apontaram os estudos da Cobb, líder em genética avícola no mundo. Além do empenamento, uma das vantagens em relação a outras genéticas do mercado é a qualidade de carcaça, que é cerca de meio ponto percentual mais eficiente que outras genéticas. Também se destaca no mercado frango vivo, demonstrando versatilidade.
No campo, as principais vantagens são a melhor conversão alimentar e ganho de peso diário. A conversão alimentar pode melhorar em até três pontos. Já o ganho de peso pode ser duas gramas melhor. Os estudos demonstram que pode ser o animal mais eficiente do mercado.
O CobbMale tem se mostrado com melhor desempenho zootécnico, mantendo a mesma qualidade metabólica da linhagem anterior. Por ter excelente eficiência alimentar, o produtor pode utilizar rações mais baratas. Isso se transforma em lucro, com melhor conversão alimentar e dieta de baixo custo. Nos testes realizados pela Cobb, os custos da ração diminuíram R$ 0,04 por quilo de peso.
Rendimento de carcaça
Nos últimos anos o melhoramento genético das aves foi caminhando na direção do rendimento de carcaça. A Cobb foi agregando carne na carcaça. Para se ter uma ideia, um frango demorava até 50 dias para atingir 2 quilos, com uma conversão alimentar ajustada de 2.20. Ou seja: 2,2 quilos de ração para um quilo de carne. Dez anos depois, na mesma idade ele chegava a 2,5 quilos. Hoje chega entre a pesar entre 2,700 e 2,750 quilos com aproximadamente 42 dias. Em outras palavras, a cada ano o frango demora um dia a menos para chegar no mesmo peso. Com o CobbMale temos uma expectativa muito robusta em melhorar a avicultura brasileira e mundial.
Pesquisas atendem outras demandas do mercado
A Cobb trabalha na rusticidade dos animais há aproximadamente duas décadas já prevendo a retirada do uso dos antibióticos da produção. Além disso, a demanda ambiental determinou resultados importantes e de impacto no negócio, como menor produção de dejetos, já que os animais são nutricionalmente mais eficientes.
Em relação a bem-estar animal, que pauta cada vez mais as decisões de consumidores e grandes redes varejistas, a Cobb tem um departamento exclusivo. Além de saúde, bem-estar animal foi uma das características agregadas ao processo de melhoramento das aves. A variabilidade genética vai caminhar sempre para um produto melhor.
Para atender as demandas do mercado, a Cobb investe fortemente na excelência do mais completo serviço técnico, com uma equipe altamente capacitada, com especialistas regionais e internacionais, que se pautam no objetivo de ajudar o produtor a atingir o máximo do potencial genético das aves.
O processo de desenvolvimento nunca acaba. É longo e constante, desde a escolha até as experimentações interna e externas. Trabalho muito meticuloso e bem realizado que nos dá confiança nos passos e resultados que se seguirão.
*Rodrigo Terra é médico veterinário e diretor Associado de Produto da Cobb-Vantress na América do Sul.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.