Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

A competitividade do setor leiteiro será pauta do Simpósio do Leite em Erechim

Publicado em

em

O Simpósio do leite de Erechim irá abordar uma série de assuntos na sua edição de 2015, que acontecerá entre os dias 23 e 24 de junho, junto ao Parque da Accie, em Erechim, norte do RS. Entre eles estará a competitividade do leite produzido no Brasil.
Quem vai abordar o tema é o presidente da Câmara Setorial do leite na Confederação Nacional do Agronegócio (CNA), Rodrigo Alvim. Ele será mediador do Fórum Nacional de Lácteos, que abre a programação do Simpósio, no dia 23.
Alvim salienta que falar de competitividade, é tocar no assunto referente a queda dos custos de produção. “Isso aliado a melhor qualidade do leite que iremos ofertar no mercado, em cuidados sanitários de nossos rebanhos, e até mesmo em cumprimento das obrigações ambientais e sociais”, destaca o palestrante.
E o leite brasileiro, em que patamar está em termos de competitividade mundial? “Temos um bom caminho para trilharmos. Necessário se faz aumentarmos a produtividade de nossos animais, de modo geral ainda tão baixa, como principal variável para adequarmos nossos custos de produção a de nossos concorrentes. Não somos formadores de preços no mercado mundial, sendo assim, como temos ainda a questão do "Câmbio" fora de nossa governança, temos que buscar formas de criar a competitividade que nos permita participar do mercado global”, aponta Rodrigo Alvim.
O palestrante aponta ainda caminhos a serem trilhados para aumentar a competitividade do leite no cenário mundial. “Como disse, temos que cumprir as exigências de qualidade definidas pela IN62/MAPA, para termos um padrão de qualidade semelhante ao de nossos concorrentes; temos que erradicar definitivamente brucelose e tuberculose de nossos planteis, para tanto necessitamos de um programa oficial que dê aos produtores condições e interesse em dele participar; temos que ter indústrias de laticínios mais proativas no que concerne a "criatividade", "inovação", " eficiência ", já que a competitividade tem que ser "na cadeira de produção"; temos que ter políticas públicas que sejam voltadas ao desenvolvimento do setor, seja por intermédio de linhas de crédito, defesa comercial (controle das importações subsidiadas, com dumpping ou outras práticas desleais de comércio), políticas de estocagem, entre outras. Por fim temos que ter um programa de marketing eficiente, inteligente, para alavancarmos o consumo per capta nacional e tornarmos nossos produtos conhecidos no mercado internacional”, aponta Alvim.
Para o palestrante, um ponto importante tem sido o produtor, que na sua opinião, tem feito a parte devida a quem produz. “Melhoramos muito a qualidade de nosso leite nos últimos oito, dez anos. Melhoramos muito a genética de nossos animais. A raça Girolando, hoje é uma realidade inequívoca, inclusive fora de nossas fronteiras. Temos adotado tecnologias inovadoras como a adubação e rotação de pastagens, irrigação, desmama precoce, FIV (fertilização in vitro), plantio direto (silagem), sistema agrosilvopastoril, entre tantas outras tecnologias que talvez a pouco mais 20 anos nem se ouvia falar. Entretanto somos "fazendeiros" e assim temos sempre que estar "fazendo", criando novas alternativas em uma busca constante pela competitividade. Se somos os maiores e mais competitivos produtores de café, suco de laranja, carnes, etanol, açúcar, produtos do complexo soja, certamente o seremos em leite e derivados, é uma questão de tempo”, completa Rodrigo Alvim.
Também estarão no Fórum o diretor administrativo da Cooperativa Santa Clara e presidente do Sindilat/RS, Alexandre Guerra e o chefe da divisão técnica do Senar/RS, João Augusto Araújo Telles.
O Simpósio do Leite
O Simpósio do leite, evento que acontecerá no dia 24 de junho, terá a presença de seis renomados palestrantes. A pauta do segundo dia de evento será aberta com o tema “estratégias de tratamento de mastite na lactação e secagem”, tendo como palestrante, Marcos da Veiga, doutor e professor.
A importância do volumoso na dieta das vacas leiteiras será tema ministrado pelo professor e doutor, João Ricardo Pereira. O doutor e professor Janio Santurio, vai abordar as micotoxinas e micotoxicoses em bovinos leiteiros.
A raça Girolando estará presente no evento e uma palestra sobre as vantagens zootécnicas e econômicas da raça será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Hsuan Min Ma.
O produtor Nivaldo Michetti, vai mostrar as mudanças que acontecem na vida dos produtores de leite. Fechando o ciclo de palestras, o assunto será o planejamento na atividade leiteira, tema que será abordado pelo doutor e professor, Regis Ferreira.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial, ou também pelos telefones (54) 9691-8408 e 9680-1635. O Simpósio do Leite é organizado pela Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai (Amevau).
Mostra de trabalhos Científicos
A quarta Mostra de Trabalhos Científicos é uma oportunidade para pesquisadores, professores e estudantes de mostrar seus trabalhos e pesquisas na área de produção leiteira, durante o Simpósio do leite de Erechim, em 2015. O evento, que acontecerá entre os dias 23 e 24 de junho, reservará um importante espaço para a Mostra de Trabalhos Científicos. Os trabalhos e pesquisas ficarão expostos em espaço dentro do Polo de Cultura, junto ao Parque da Accie, local do evento, e serão avaliados por um júri técnico. Os melhores trabalhos serão premiados, assim como já fora nos últimos anos.
As informações sobre regulamento e inscrições, podem ser acessadas pelo site oficial do evento, www.simposiodoleite.com.br
Inscrições abertas
Já estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Simpósio do leite de Erechim, evento que acontecerá entre os dias 23 e 24 de junho deste ano, junto ao Parque da Accie. As inscrições estão abertas para os três eventos que farão parte da programação: Simpósio, 6º Fórum Nacional de Lácteos e também a 4ª Mostra de Trabalhos Científicos. 
Produtores, estudantes, técnicos, professores e pesquisadores, além do público interessado em participar da programação, podem acessar o site oficial do evento, www.simposiodoleite.com.br e fazer sua inscrição.

Fonte: Ass. Impr. do Simp. do Leite

Continue Lendo

Notícias

ABPA, SIPS E ASGAV promovem churrasco com aves e suínos na Expochurrasco

Presidentes das entidades assumem a churrasqueira para assar mais de 200 quilos de carne; cardápio será comandado pelo chef Marcelo Bortolon

Publicado em

em

Foto: Divulgação Expochurrasco

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Eduardo Santos e o Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS), José Roberto Goulart, comandarão a churrasqueira de uma ação que as entidades da avicultura e da suinocultura promoverão durante o Festival Internacional do Churrasco (ExpoChurrasco), no dia 20 de abril, no Parque Harmonia, em Porto Alegre (RS).

Com o objetivo de estimular uma presença cada vez maior das carnes de aves e de suínos no cardápio dos churrascos, a ação promoverá um convite à degustação de cortes diferenciados para a grelha.

Ao todo, serão assados mais de 200 quilos de carne nas 6 horas de evento, com cortes de aves, como sobrecoxa desossada, tulipa e coxinha da asa, e de suínos, como costela, panceta, linguiça, sobrepaleta e picanha.

O espaço das associações do setor na Expochurrasco contará com a presença do chef gaúcho Marcelo Bortolon, que preparará receitas especiais, como costela suína ao molho barbecue de goiabada e cachaça, e sobrecoxa de frango ao molho de laranja, mel e alecrim.

“Na capital do estado conhecido pelo churrasco tradicional, vamos assumir pessoalmente a churrasqueira e promover uma grande degustação para incentivar a adoção de mais cortes de carnes de aves e de suínos nas grelhas. A ideia é convidar os visitantes a repetir em suas casas e em suas confraternizações o uso de mais produtos da avicultura e da suinocultura nos cardápios dos churrascos. São uma ótima opção de sabor, com qualidade diferenciada, que agrada a todos os públicos”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Saiba mais sobre a ExpoChurrasco pelo site https://expochurrasco.com.br/

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias Sustentabilidade

Biogás rende prêmio à C.Vale

Cooperativa possui melhor planta industrial para geração de biogás

Publicado em

em

Indústria para processamento de raiz de mandioca em Assis Chateaubriand (PR) - Foto: Assessoria

Ações de sustentabilidade da C.Vale renderam prêmio nacional à cooperativa. Em solenidade realizada em Chapecó (SC), dia 17 de abril, a cooperativa recebeu o Prêmio Melhores do Biogás, concedido pelo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Guilherme Daniel com o troféu ladeado por Aírton Kunz (Embrapa Suínos e Aves), Rafael Gonzalez (CBIogás) e Suelen Paesi (Universidade de Caxias do Sul) – Foto: UQ Eventos

A C.Vale conquistou a primeira colocação na categoria Melhor Planta/Geradora de Biogás – Indústria. O segundo lugar ficou com a multinacional Raizen e a terceira colocação com o grupo Cetric.

A cooperativa foi representada pelo supervisor ambiental Guilherme Daniel. “Para a C.Vale, as questões ambientais não são somente uma obrigação para atender aos requisitos legais. São atividades que podem gerar receitas, com ganhos ambientais e econômicos”, afirma o presidente da cooperativa, Alfredo Lang.

A C.Vale aproveita o gás metano (CH4) gerado pelos efluentes das amidonarias e Unidade Produtora de Leitões para gerar energia limpa e minimizar o efeito estufa. No caso das duas indústrias de beneficiamento de mandioca, em Assis Chateaubriand e Terra Roxa, ambas no Paraná (PR), a medida reduz em aproximadamente 75% os custos das indústrias com lenha, ou seja, evita o consumo de mais de 50 mil árvores/ano.

 

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Notícias

Santa Catarina reforça medidas de biosseguridade em eventos com aglomeração de aves passeriformes

Medida visa garantir a biosseguridade e como forma de prevenção e controle da Influenza aviária de Alta Patogenicidade

Publicado em

em

Portaria SAR nº 11/2024 mantém suspenso, em todo o território catarinense, a realização eventos com aglomeração de aves - Fotos: Divulgação/Cobrap

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) publicou, na última sexta-feira (12), a Portaria SAR nº 11/2024, que mantém a suspensão, em todo o território catarinense, da realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. Ficam autorizados apenas os eventos com a participação exclusiva de passeriformes, mediante o cumprimento das condições e exigências da portaria. A medida visa garantir a biosseguridade e como forma de prevenção e controle da Influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Está em vigor no país e em Santa Catarina o Decreto de Estado de Emergência Zoossanitária para Gripe Aviária. Com isso, justifica-se a necessidade de regramento específico para a realização de eventos com aglomeração de aves. “Essa portaria é resultado de estudos da equipe técnica da Cidasc e de diálogo com a SAR e representantes do setor. A liberação para eventos com aglomeração de passeriformes irá ocorrer mediante o cumprimento de todas as exigências. Dessa forma, iremos prezar pela sanidade, quando autorizada a realização desses eventos”, explica o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

A equipe da Cidasc realizou um estudo técnico estabelecendo critérios para a retomada gradativa e segura de eventos com a participação exclusiva de passeriformes, com normas como a avaliação da densidade populacional de aves comerciais no município que ocorrerá o evento e avaliação do status sanitário do município e região. Levando em consideração essas normas, foi apurado que atualmente 74 municípios atendem os critérios para sediar esses eventos.

Além disso, foram elencadas as exigências de medidas de biosseguridade, tanto no local do evento, quanto de criação de passeriformes. Também é levada em consideração a necessidade da obrigatoriedade de emissão de Guia de Trânsito Animal e apresentação de atestado sanitário dos passeriformes. A gestão e os procedimentos de autorização devem ser encaminhados à Cidasc.

Fonte: Ascom Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.