Empresas
A combinação da Novozymes e da Chr. Hansen foi concluída com sucesso, e criou a Novonesis – uma empresa líder global em biossoluções
A Novonesis é uma empresa de biossoluções líder mundial para melhores negócios, vidas mais saudáveis e um planeta mais saudável. A empresa combinada reúne 10.000 pessoas em todo o mundo e uma experiência que abrange mais de 30 setores diferentes.

Em 12 de dezembro de 2022, a Novozymes e a Chr. Hansen celebraram um acordo para criar um parceiro líder global de biossoluções por meio de uma fusão estatutária das duas empresas. Todas as aprovações e registros regulatórios estão agora em vigor e a combinação proposta foi concluída com sucesso após o registro final com a Autoridade Empresarial Dinamarquesa em 29 de janeiro de 2024.
“Combinamos com sucesso a Novozymes e a Chr. Hansen e, agora, nos unimos como um dos principais parceiros globais de biossoluções. A Novonesis combina nossas fortalezas e as maravilhas da biologia, e estamos prontos para liderar uma nova era de biossoluções. Inovaremos e desenvolveremos biossoluções transformadoras que melhorem a maneira como produzimos, consumimos e vivemos. Reunimos as mentes mais brilhantes e, juntamente com meus 10.000 colegas, desbloquearemos o potencial ilimitado das biossoluções”, afirma Ester Baiget, presidente e CEO da Novonesis.
A combinação da Novozymes e da Chr. Hansen criará um parceiro líder global de biossoluções com uma ampla caixa de ferramentas biológicas e um portfólio diversificado em mercados atraentes. O grupo combinado terá receita anual de aproximadamente 3,7 bilhões de euros com sólida rentabilidade e geração de caixa.
Metade do portfólio se concentrará em possibilitar vidas mais saudáveis e produzir alimentos melhores. A outra metade tratará da redução do uso de produtos químicos e da busca de práticas neutras para o clima.
“Tenho o prazer de testemunhar a combinação da Novozymes e da Chr. Hansen, criando um verdadeiro líder global em biossoluções. Continuaremos a criar poderosas biossoluções para nossos clientes e parceiros com base em nossos mais de 100 anos de inovação e experiência em aplicações. Juntos, serviremos como um parceiro de crescimento para nossos clientes; um criador de valor para nossos acionistas; e uma empresa que tem um impacto significativo e positivo na sociedade e no planeta. A Novonesis se baseia em uma herança compartilhada de liderança em sustentabilidade e continuará liderando o caminho”, completa Cees de Jong, presidente do Conselho da Novonesis.
O grupo combinado operará uma rede global de centros de P&D e aplicação, bem como plantas produtivas, e empregará cerca de 10 mil funcionários talentosos e orientados por objetivos inspirados pelo poder das biossoluções.
O nome ’Novonesis’ tem origem nas raízes clássicas da ciência ‘Gênesis’ é grego para ‘origem’ ou ‘começo’. Ao escolher uma palavra com raiz grega, o nome homenageia como os pensadores gregos antigos (de Pitágoras a Aristóteles) desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da ciência como a conhecemos hoje.
‘Novo’ significa novo. O nome Novo está globalmente associado a fortes capacidades científicas, uma mentalidade orientada por propósitos, uma herança nórdica, bem como um grande contribuinte social. Estes são todos os ativos e valores que são compartilhados pela futura empresa combinada.
Ambições financeiras conforme comunicado em 12 de dezembro de 2022
– Um crescimento de receita orgânica esperado de 6-8% (CAGR) até 2025.1
– Uma margem EBIT esperada de 29% até 2025, excluindo custos de integração e amortização de PPA.2
– As sinergias anuais de receita são estimadas em 200 milhões de euros, com um impacto EBIT de 80-90 milhões de euros alcançável dentro de quatro anos após a conclusão e uma estimativa de 80-90 milhões de euros em sinergias de custos alcançáveis dentro de três anos após a conclusão.
– Para além de 2025, a ambição é continuar a proporcionar um crescimento sustentável acelerado a partir dos negócios subjacentes, juntamente com novas oportunidades de inovação e crescimento sem riscos.
– Espera-se que o Resultado por Ação (EPS), excluindo os custos de integração e a amortização do PPA, tenha um acréscimo percentual de um dígito no terceiro ano de conclusão.
– Não se espera que nenhuma dívida adicional seja emitida por causa da transação, e espera-se que a alavancagem na conclusão seja de 1,3-1,7x, que também é o nível de dívida líquida futura esperado.
– Espera-se uma continuação do índice histórico de pagamento de dividendos aos acionistas de ~50%.
Ambições de sustentabilidade, conforme comunicado em 12 de dezembro de 2022
- Emissões3: Neutralidade em carbono até 2050; redução de 75% nas emissões absolutas de CO2 das operações (escopos 1+2) e redução de 35% nas emissões absolutas de CO2 da cadeia de suprimentos (escopo 3) até 2030.
- Pessoas4: Mínimo de 45% de mulheres e 45% de homens em todos os profissionais e na gerência sênior até 2030
Números proforma e comunicação da perspectiva para 2024
Os números proforma da Novonesis incluindo receita, crescimento orgânico da receita, principais números financeiros e perspectivas para 2024 serão fornecidos até 31 de março.
Dia do Mercado de Capitais
A Novonesis sediará um Dia do Mercado de Capitais em Londres em 18 de junho de 2024. O foco será na integração, sinergias, finanças e o poder da plataforma tecnológica combinada. Mais detalhes serão compartilhados posteriormente.
Estrutura e moeda do relatório
A Novonesis reportará em euro (EUR). Para o primeiro e terceiro trimestres, as demonstrações financeiras que fornecem receita e crescimento orgânico da receita serão divulgadas junto com quaisquer atualizações potenciais nas perspectivas financeiras.
As demonstrações financeiras consolidadas completas, incluindo a lucratividade para as duas divisões da empresa, serão fornecidas em futuros lançamentos de resultados semestrais e anuais.
A receita será reportada para as duas divisões. Para cada divisão, o desempenho da receita adicional será fornecido para as seguintes áreas de vendas:
Biossoluções para Alimentos e Bebidas:
· ‘Alimentos e Bebidas’ (Alimentos e Bebidas da Novozymes e Culturas Alimentares e Enzimas da Chr. Hansen)
· ‘Saúde Humana’ (Saúde Humana da Novozymes e Saúde Humana da Chr. Hansen)
Biossoluções para Saúde Planetária:
- ’Agricultura, Energia e Tecnologia’ (Bioenergia, Agricultura e Saúde e Nutrição Animal, Processamento de Grãos e Tecnologia da Novozymes e Saúde Animal e Vegetal da Chr. Hansen)
- ‘Cuidados Domésticos’ (Cuidados Domésticos da Novozymes)
Conselho de Administração e Equipe de Liderança Executiva
A Novozymes espera convocar uma assembleia geral extraordinária com o objetivo de eleger novos membros para o conselho de administração e buscar a aprovação da Novonesis como um novo nome de empresa secundária.
O conselho de administração será inicialmente, além dos conselheiros eleitos pelos funcionários, composto por nove conselheiros eleitos pelos acionistas para garantir uma forte integração das duas empresas. Prevê-se que os seguintes indivíduos sejam nomeados para eleição para o conselho de administração da sociedade combinada na assembleia geral extraordinária:
Conselho de Administração proposto (excluindo funcionário eleito)
· Cornelis (Cees) de Jong, como Presidente (independente)
· Jesper Brandgaard, como Vice-Presidente (independente)
· Heine Dalsgaard (não independente)
· Sharon James (independente)
· Kasim Kutay (não independente)
· Lise Kaae (independente)
· Kevin Lane (independente)
· Morten Otto Alexander Sommer (independente)
· Kim Stratton (independente)
Conforme anunciado em 10 de outubro de 2023, os nove executivos a seguir foram nomeados para a futura Equipe de Liderança Executiva:
Equipe de Liderança Executiva
· Ester Baiget, CEO
· Rainer Lehmann, CFO
· Jacob Paulsen, EVP, Biossoluções para Alimentos e Bebidas
· Amy Byrick, EVP, Biossoluções para Saúde Humana
· Tina Sejersgaard Fanø, EVP, Biossoluções para Saúde Planetária
· Claus Crone Fuglsang, Diretor Científico (CSO)
· Anders Lund, Diretor de Operações (COO)
· Henrik Joerck Nielsen, EVP, Estratégia e Integração
· Morten Enggaard Rasmussen, EVP, Pessoas & Relações com Stakeholders
· Winnie Bügel, Conselheira Geral – Jurídico (função temporária)
Sobre a Novonesis
A Novonesis é uma empresa global que lidera a era das biossoluções. Ao alavancar o poder da microbiologia com a ciência, transformamos a maneira como o mundo produz, consome e vive. Em mais de 30 setores, nossas biossoluções já estão criando valor para milhares de clientes e beneficiando o planeta. Nossos 10.000 funcionários em todo o mundo trabalham em estreita colaboração com nossos parceiros e clientes para transformar os negócios com a biologia.

Empresas
Show Rural 2026 discute como atravessar períodos de crise na cadeia leiteira
Necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate.

A necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate realizado durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, em Cascavel (PR).
Para a zootecnista Josiane Mangoni, coordenadora de Pecuária da Coopavel, o atual momento do leite exige diálogo e troca de experiências. Segundo ela, apesar do cenário delicado, o produtor está habituado a lidar com desafios.
“O leite vai muito além de uma atividade econômica. Ele é paixão, é amor pelas nossas mimosas. Somos uma cadeia acostumada à resiliência, e esse tipo de conversa é fundamental para ajudar o produtor a se manter na atividade”, afirma.

Da esquerda para a direita: Cristian Iothi, Gilson Dias, Josiane Mangoni, Lúcio Drehmer e Marcos Pereira Neves
Josiane destaca ainda que o Show Rural tem como missão levar inovação, tecnologia e ferramentas práticas ao campo. “O evento existe para que o produtor consiga produzir mais e melhor. E, mesmo em períodos de crise, já enxergamos sinais de reação do mercado, o que nos permite acreditar em um novo momento para a cadeia leiteira”, completa.
O debate reuniu diferentes visões da atividade, trazendo para a conversa produtores e especialistas com realidades distintas. Participaram Marcos Pereira Neves, professor da Universidade Federal de Lavras e produtor de leite; Cristian Iothi, engenheiro agrônomo, produtor e cooperado da Coopavel; e Lúcio Drehmer, zootecnista, consultor técnico e produtor de leite em Santa Catarina.
O debate foi conduzido por Gilson Dias, gerente Técnico de bovinos de Leite da Agroceres Multimix. A conversa foi registrada em formato de podcast e integra uma edição especial do agCast. O episódio será disponibilizado em breve nas plataformas digitais da Agroceres Multimix, que esteve presente no Show Rural 2026 com um novo estande, ampliado e voltado ao atendimento de produtores, cooperados e parceiros.
Empresas
Ceva Saúde Animal anuncia Nivaldo Grando como novo Vice-Presidente de Operações Comerciais no Brasil
Executivo assume a liderança com foco em crescimento sustentável, fortalecimento comercial e integração das equipes no país.

A Ceva Saúde Animal anuncia a nomeação de Nivaldo Grando como Vice-Presidente Brasil. O executivo chega à companhia com ampla experiência no agronegócio e no setor de saúde animal, trazendo uma trajetória consolidada em liderança estratégica e gestão de negócios em mercados nacionais e internacionais.
Com formação em Engenharia Agronômica, Nivaldo construiu sua carreira em empresas de relevância global, com passagens em empresas como Monsanto Brasil e Boehringer Ingelheim, onde ocupou posições em áreas de vendas, Marketing e Gerência Geral no Brasil, em países da américa do sul e Europa.
Sua experiência internacional proporcionou uma visão global dos negócios, profundo conhecimento dos mercados regionais e sólida atuação junto a parceiros e stakeholders na América Latina e na Europa.
Na Ceva, Nivaldo terá a missão de fortalecer o desempenho do negócio, impulsionar talentos e o crescimento sustentável, além de consolidar a sinergia entre as equipes locais. Sua atuação será fundamental para assegurar a solidez da operação e o alcance dos objetivos estratégicos da companhia focado na proximidade com produtores e clientes em um momento relevante para o mercado brasileiro.
Empresas
Jyga Technologies anuncia a abertura de uma quarta filial, agora no Brasil

A Jyga Technologies amplia sua presença global com a abertura da Jyga Tech Brasil, nova subsidiária na região do Paraná. Impulsionada pela forte demanda de produtores brasileiros, a empresa decidiu estabelecer uma presença local que permitirá a nacionalização de seus produtos e fortalecerá sua posição em um dos principais mercados para a suinocultura mundial.
Nos últimos dez anos, os sistemas de alimentação eletrônicos de precisão GESTAL foram adotados por operações brasileiras focadas em desempenho e bem-estar animal. Ampliando a estratégia, iniciada em 2025, com a adição de um novo Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Brasil, Vinicius Espeschit de Morais, a Jyga consolida agora mais uma etapa nesta estratégia de expansão, reforçando o compromisso da empresa com as pessoas, com a proximidade do mercado e com as parcerias de longo prazo.
Maior acesso às soluções Gestal
A criação da Jyga Tech Brasil permitirá que produtores brasileiros adquiram produtos GESTAL fabricado no Brasil, aumentando sua acessibilidade financeira e possibilitando o acesso a linhas de financiamento locais. A nova entidade também oferecerá suporte técnico e pós-venda local, alinhado às realidades das granjas brasileiras. A operação deverá atingir plena capacidade antes do final do terceiro trimestre de 2026.
Investindo em pessoas, investindo no Brasil
A Jyga Technologies tem orgulho de investir em talentos locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e reforçando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.
“A abertura da Jyga Tech Brasil é mais do que uma expansão; ela reflete nosso compromisso de estar presente, ouvir de perto e construir parcerias duradouras com aqueles que confiam em nossas soluções”, afirmou Natalia Rimi Heisterkamp, Vice-Presidente Executiva da Jyga Technologies e brasileira nata.



