Conectado com

Empresas

A Bühler demonstrou confiabilidade e robustez em 2020

Publicado em

em

Divulgação Bühler

Em 2020, a Bühler provou ser um parceiro confiável para todos os seus stakeholders e apresentou um desempenho de negócios robusto. A proteção da saúde dos colaboradores, a segurança das cadeias de suprimentos para os clientes e a manutenção do alto índice de inovação foram as principais prioridades. Apesar das condições adversas, a Bühler cumpriu todos os contratos com os clientes e acordos de entrega sem interrupções. E a empresa lançou grandes inovações para os principais mercados. O Grupo ganhou poder financeiro adicional, com o índice de patrimônio líquido atingindo 44,2% (+1,4 pontos percentuais) e a liquidez corrente subindo para CHF 749 milhões (+66,8%). O faturamento foi de CHF 2,7 bilhões (-17,0%), com a entrada de pedidos totalizando CHF 2,6 bilhões (-16,7%). “Com grande agilidade nos adaptamos rapidamente à nova situação para garantir a continuidade em todos os níveis”, afirma o CEO Stefan Scheiber. “Tendo em vista a nossa configuração global e poder de inovação, estamos olhando para o futuro com um otimismo contido.”

A Bühler garantiu a saúde de seus colaboradores e suas operações diárias ao longo do ano. As cadeias de suprimentos se mostraram notavelmente sólidas, pois a Bühler foi capaz de absorver as ondas da pandemia graças à sua rede global de 33 fábricas, 100 estações de serviço e ferramentas digitais, como testes ou comissionamento remotos com clientes, para disponibilizar online as tão necessárias capacidades de alimentos em todo o mundo. “Vimos um aumento acentuado na demanda dos clientes por soluções digitais, mas também por soluções sustentáveis, como redução de emissões de CO2, alimentos nutritivos e saudáveis, tecnologias de deposição de ponta e mobilidade limpa”, diz Stefan Scheiber.

Maior solidez financeira

“Proteger nossa liquidez teve a mais alta prioridade ao longo do ano passado”, disse o CFO Mark Macus. “Nossa meta era permanecermos um parceiro muito sólido e forte para todos os stakeholders, e conseguimos isso mesmo em um ano desafiador como 2020.” Impulsionado por uma gestão financeira diligente, o fluxo de caixa operacional aumentou 211%, de CHF 151 milhões para CHF 470 milhões. O gerenciamento estrito de custos permitiu que a Bühler compensasse uma parte significativa do impacto adverso do volume, resultando em um EBIT de CHF 146 milhões (ano anterior: CHF 248 milhões) e uma margem EBIT de 5,4% (7,6%).

O faturamento foi de CHF 2,7 bilhões, queda de 17,0% em relação aos CHF 3,3 bilhões. Os números de 2020 foram impactados pela evolução das taxas de câmbio, especificamente do yuan chinês, euro e dólar americano em relação ao franco suíço. Ajustado pelo impacto das taxas de câmbio, a redução da receita líquida em relação ao ano passado foi de 13%.

Desempenhos de negócios robustos

Grains & Food (GF) demonstrou resiliência e agilidade, com um desempenho de negócio bastante sólido. A entrada de pedidos foi de CHF 1,6 bilhão, 13,9% a menos que no ano anterior. O faturamento diminuiu 7,2% para CHF 1,7 bilhão. Com a implantação de soluções inovadoras como o Moinho E3 e seu sistema integrado de moagem Arrius, GF expandiu ainda mais sua posição como líder tecnológico no processamento de grãos e nutrição humana e animal. O negócio de Consumer Foods (CF) foi mais afetado pela pandemia, pois os clientes do setor sofreram com a diminuição do tráfego em lojas, restaurantes e hotéis – muito menos negócios originados para eles por causa da redução de eventos. A entrada de pedidos diminuiu 29,2% para CHF 549 milhões. O faturamento diminuiu 25,8% para CHF 574 milhões. A entrada de pedidos de materiais avançados (Advanced Materials) atingiu CHF 453 milhões, queda de 7,2%. O faturamento diminuiu 31,7%, para CHF 443 milhões, causado pelo desempenho muito baixo da indústria automotiva global. No entanto, o negócio de deposição especial de alta tecnologia da Bühler Leybold Optics cresceu substancialmente. Assim, o negócio de Advanced Materials aumentou sua rentabilidade, fruto de ajustes imediatos e acertados dos custos de estrutura para as novas condições de mercado e do lançamento de inovações que foram absorvidas de forma muito positiva pelos mercados.

Resumindo, os destaques dos negócios foram o forte crescimento do negócio de Value Nutrition devido ao alto interesse em alternativas de carne a partir de proteínas vegetais; a construção de grandes parques de alimentação, como no Egito, onde a Bühler construiu infraestruturas industriais completas, incluindo moinhos, biscoitos, wafer, chocolate e linhas de massas; e o forte crescimento das soluções de revestimento óptico da Bühler Leybold Optics, atendendo à alta demanda por chips de computador.

Sucesso na China mitigou baixos volumes em outras regiões

Junto com o curso divergente dos negócios da Bühler, também houve uma mudança no desenvolvimento regional em direção à Ásia. Enquanto todos os mercados informaram volumes mais baixos, a Bühler Ásia conseguiu se manter estável, impulsionada pelo forte crescimento dos negócios da Bühler na China. A entrada de pedidos na China aumentou acentuadamente em 15% no ano inteiro. Em relação ao faturamento, a Ásia agora representa 35% (ano anterior: 31%), Europa 30% (30%), América do Norte 16% (16%), Oriente Médio & África 11% (14%), América do Sul 5% (6%) e Sul da Ásia 3% (3%). Mais uma vez, a rede global da Bühler desempenhou um papel fundamental para a Bühler em 2020, de modo que todos os clientes em todos os continentes fossem atendidos sem interrupção.

Continuação do roadmap de inovação

Apesar do ambiente desafiador, a Bühler continuou a executar seu roadmap de inovação, lançando 86 novos produtos e soluções. Esta é uma homenagem aos 160 anos de existência, celebrados em 2020, e é uma reafirmação do propósito da empresa de inovar para um mundo melhor. As despesas com pesquisa e desenvolvimento giraram em torno do nível do ano passado de CHF 139 milhões (ano anterior: CHF 149 milhões), levando a um aumento em relação ao faturamento do Grupo de 5,2% (ano anterior: 4,6%). A Bühler abriu novos centros de aplicação para alimentos em Minneapolis, EUA, para maltagem e fabricação de cerveja em Beilngries, Alemanha, e um novo centro de treinamento e educação para o processamento de cacau em Abidjan, Costa do Marfim. Com a Givaudan, líder global em sabores e fragrâncias, a Bühler construiu um Centro de Inovação dedicado a alimentos vegetais em Cingapura. A nova instalação está planejada para abrir em março de 2021. Com a Canadian Premier Tech, a Bühler formou uma joint venture na China para novas soluções de embalagem que começou com muito sucesso em 2020. Além disso, a Bühler conduziu com sucesso as mais recentes inovações para plataformas e soluções digitais em aplicações industriais em todo o mundo, com um sucesso impressionante.

Todos os esforços de inovação da Bühler estão alinhados com o compromisso da empresa de diminuir o uso de energia, consumo de água e desperdício nas cadeias de valor de seus clientes de alimentos, rações e mobilidade em 50% até 2025. Esses objetivos de sustentabilidade foram ancorados na nova estratégia Destination25, que foi desenvolvida e acordada em 2020 e é válida até 2025. Além disso, a Bühler intensificou suas iniciativas para fornecer programas de treinamento e educação para clientes e parceiros, bem como para funcionários em todo o mundo. O programa global de aprendizes foi desenvolvido, e os sucessos dos principais aprendizes de talento nas competições SwissSkills de 2020 – com oito medalhas em quatro disciplinas essenciais – foram faróis para os quase 600 aprendizes que a empresa emprega, treina e desenvolve globalmente.

Perspectiva: otimismo contido

A Bühler aproveitou todos os aprendizados de 2020 para aumentar a excelência nos negócios e desenvolver o “novo normal”, por exemplo, mudando para formatos de comunicação digital com o cliente, como o Bühler Virtual World. Com base em um propósito forte como uma empresa familiar e funcionários dedicados em todo o mundo, com seu poder de inovação, amplo portfólio e sua configuração global, a Bühler está olhando para o futuro com otimismo. “Para 2021, esperamos que nosso volume de negócios e lucratividade permaneçam estáveis, já que a crise do coronavírus terá um efeito mais duradouro em nossos negócios. Ao mesmo tempo, estamos preparando o terreno para voltar a ter um crescimento lucrativo no futuro, abordando novos mercados e nos adaptando às novas condições e oportunidades de mercado com agilidade e determinação”, afirma Stefan Scheiber.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Coopavel terá estande para apresentar o melhor de suas marcas e agroindústrias no Show Rural 2026

Espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Feira acontece de 09 a 13 de fevereiro.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

A gerência de Filiais da Coopavel garante presença no 38º Show Rural, que acontece de 09 a 13 de fevereiro, levando ao público um estande voltado à apresentação de suas principais marcas de insumos, com foco em tecnologia, qualidade e resultados no campo.

Segundo o agrônomo Anderson Granville, o espaço será dedicado a demonstrar soluções que atendem às diferentes realidades dos produtores rurais. Entre os destaques está a Biocoop, marca de insumos biológicos da cooperativa, que apresentará as tecnologias empregadas na fabricação de seus produtos e os rigorosos padrões de qualidade que asseguram eficiência e segurança na aplicação dos bioinsumos.

Foto: Albari Rosa

Outra presença confirmada é a da Nutriago, marca já consolidada da Coopavel na área de nutrição foliar. No estande, serão apresentados os diferenciais dos produtos e os resultados obtidos em produtividade nas últimas safras, reforçando a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela cooperativa.

Equipe técnica destacará também a importância do uso de matéria-prima de alta qualidade na produção de fertilizantes sólidos, com boa solubilidade e micronutrientes quelatizados, características que proporcionam melhor absorção e respostas mais eficientes pelas plantas. Complementando o portfólio, ainda serão apresentadas sementes de alta qualidade, com foco na qualidade fisiológica, nos processos de produção e nas cultivares multiplicadas, todas com alto teto produtivo e adaptadas à região de atuação da Coopavel.

Durante todo o evento, a equipe técnica da cooperativa estará à disposição para receber associados e clientes, esclarecer dúvidas e orientar sobre as melhores soluções para cada sistema de produção, destaca Anderson. Além disso, o estande contará com uma campanha especial de vendas de insumos, voltada às próximas safras.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Empresas Crédito rural

Sicoob traz o Invest Feira para o Show Rural

Crédito rural orientado a investimento ganha protagonismo no agro em 2026

Publicado em

em

Divulgação / Foto: Sicoob

Em um ambiente de custos elevados, juros ainda pressionados e maior exigência por eficiência produtiva, o crédito rural vem sendo reposicionado como instrumento estratégico para a competitividade do agronegócio brasileiro. Em 2026, a lógica financeira do campo avança além do custeio da safra e passa a incorporar decisões estruturantes de investimento, modernização e expansão dos negócios rurais.

Esse movimento acompanha uma tendência já observada em dados oficiais e estudos internacionais. De acordo com o relatório Agricultural Policy Monitoring and Evaluation 2025, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mais de 90% do suporte público ao setor agrícola no Brasil é direcionado à pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica, evidenciando que inovação, modernização da produção e investimento em infraestrutura são pilares para ganhos de produtividade e competitividade no agro. O mesmo levantamento aponta que, na safra 2024–2025, o crédito agrícola no País alcançou cerca de R$ 400,6 bilhões, aproximadamente R$ 107,3 bilhões destinados a investimentos em capital fixo, como máquinas, equipamentos e tecnologias produtivas.

Segundo Michel Shoiti Tamura, gerente de Agronegócios do Sicoob Central Unicoob, o crédito rural deixou de ser apenas um meio de financiamento e passou a ser um instrumento de transformação no campo. “O produtor rural é, hoje, um gestor completo do seu negócio. Nosso papel, como instituição financeira cooperativa, é estar ao lado dele nas decisões que constroem o futuro da propriedade, oferecendo crédito que viabilize investimentos, aumente a eficiência produtiva e traga segurança para crescer com sustentabilidade”, destaca.

Durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), o Sicoob estará com o Invest Feira, linha de crédito com recursos próprios da instituição, voltada ao financiamento de investimentos produtivos no agronegócio. A solução se diferencia por oferecer flexibilidade de aplicação, agilidade na liberação, ampliando a capacidade de alocação de capital por parte do produtor.

“Nos anos anteriores, a feira iniciava com recursos insuficientes para atender o produtor rural. Por isso, o Sicoob criou o Invest Feira como alternativa à escassez de recursos subsidiados pelo governo federal”, explica Tamura. Destaca ainda que, além dessa linha, o Sicoob Unicoob oferece soluções específicas para a cadeia de integração, como suínos, frango, leite, peixes e outras atividades. “Nesses casos, disponibilizamos linhas com condições equivalentes ao BNDES Inovagro, utilizando recursos livres da cooperativa, com lastro em LCA, ampliando o acesso ao crédito para investimento produtivo no campo”, completa.

Entre os itens financiáveis, estão veículos utilitários, caminhonetes cabine dupla, caminhões e motocicletas, além de máquinas, equipamentos, drones e tecnologias aplicadas à produção, como sistemas de ordenha e irrigação. A linha também contempla a aquisição de animais para cria, recria, engorda, matrizes e serviço, sistemas sustentáveis como biodigestores e placas fotovoltaicas, insumos para custeio e comercialização e outros itens essenciais à atividade agropecuária.

“O Invest Feira foi estruturado para apoiar decisões estratégicas de investimento, oferecendo previsibilidade financeira e preservando o fluxo de caixa do produtor. É uma solução que conecta oportunidade e planejamento exatamente quando as decisões acontecem durante a feira”, destaca Michel. No mesmo período, as condições especiais do Invest Feira estarão válidas também nas agências Sicoob presentes em todas as cidades de atuação das cooperativas singulares que integram o Sicoob Central Unicoob.

A participação do Sicoob no Show Rural Coopavel, evento consolidado como um dos principais ambientes de negócios e inovação do agronegócio brasileiro, reforça o posicionamento da instituição como parceira financeira do agro, com foco em investimento produtivo, modernização e gestão eficiente do capital no campo.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Copercampos apresenta portfólio de sementes no Inova Show em Londrina

Evento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro e reúne produtores, técnicos e parceiros do setor.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A Copercampos, em parceria com a Dica Seeds, participa nos dias 22 e 23 de janeiro do Inova Show, realizado em Londrina (PR), levando ao público técnico, produtores rurais e parceiros do setor um portfólio de sementes que evidencia qualidade, tecnologia e alto desempenho no campo.

Durante o evento, a equipe da cooperativa apresenta os principais materiais do portfólio de sementes, além de trabalhos técnicos voltados à demonstração de vigor e germinação, reforçando o compromisso da Copercampos com a entrega de soluções que garantam segurança e produtividade desde o plantio. Os resultados obtidos na última safra comprovam esse cuidado: as sementes apresentaram germinação média de 93% e vigor médio de 88%, em uma produção superior a 1,8 milhão de sacos/40kg de sementes na safra, índices que refletem o rigor nos processos de produção, beneficiamento e controle de qualidade.

A participação no Inova Show conta ainda com a presença do Diretor Superintendente, Lucas de Almeida Chiocca, e do Gerente de Sementes, Marcos Juvenal Fiori, que acompanham de perto as atividades, fortalecendo o relacionamento com parceiros e destacando a estratégia da cooperativa de investir continuamente em inovação, tecnologia e melhoria dos processos.

“Com a participação em eventos técnicos, a Copercampos reafirma seu posicionamento como referência em sementes de alto padrão, compartilhando conhecimento técnico, resultados de campo e soluções que contribuem diretamente para o sucesso dos agricultores que adquirem Sementes Copercampos”, ressalta Lucas.

Fonte: Assessoria Copercampos
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.