Empresas
A Bühler demonstrou confiabilidade e robustez em 2020
Em 2020, a Bühler provou ser um parceiro confiável para todos os seus stakeholders e apresentou um desempenho de negócios robusto. A proteção da saúde dos colaboradores, a segurança das cadeias de suprimentos para os clientes e a manutenção do alto índice de inovação foram as principais prioridades. Apesar das condições adversas, a Bühler cumpriu todos os contratos com os clientes e acordos de entrega sem interrupções. E a empresa lançou grandes inovações para os principais mercados. O Grupo ganhou poder financeiro adicional, com o índice de patrimônio líquido atingindo 44,2% (+1,4 pontos percentuais) e a liquidez corrente subindo para CHF 749 milhões (+66,8%). O faturamento foi de CHF 2,7 bilhões (-17,0%), com a entrada de pedidos totalizando CHF 2,6 bilhões (-16,7%). “Com grande agilidade nos adaptamos rapidamente à nova situação para garantir a continuidade em todos os níveis”, afirma o CEO Stefan Scheiber. “Tendo em vista a nossa configuração global e poder de inovação, estamos olhando para o futuro com um otimismo contido.”
A Bühler garantiu a saúde de seus colaboradores e suas operações diárias ao longo do ano. As cadeias de suprimentos se mostraram notavelmente sólidas, pois a Bühler foi capaz de absorver as ondas da pandemia graças à sua rede global de 33 fábricas, 100 estações de serviço e ferramentas digitais, como testes ou comissionamento remotos com clientes, para disponibilizar online as tão necessárias capacidades de alimentos em todo o mundo. “Vimos um aumento acentuado na demanda dos clientes por soluções digitais, mas também por soluções sustentáveis, como redução de emissões de CO2, alimentos nutritivos e saudáveis, tecnologias de deposição de ponta e mobilidade limpa”, diz Stefan Scheiber.
Maior solidez financeira
“Proteger nossa liquidez teve a mais alta prioridade ao longo do ano passado”, disse o CFO Mark Macus. “Nossa meta era permanecermos um parceiro muito sólido e forte para todos os stakeholders, e conseguimos isso mesmo em um ano desafiador como 2020.” Impulsionado por uma gestão financeira diligente, o fluxo de caixa operacional aumentou 211%, de CHF 151 milhões para CHF 470 milhões. O gerenciamento estrito de custos permitiu que a Bühler compensasse uma parte significativa do impacto adverso do volume, resultando em um EBIT de CHF 146 milhões (ano anterior: CHF 248 milhões) e uma margem EBIT de 5,4% (7,6%).
O faturamento foi de CHF 2,7 bilhões, queda de 17,0% em relação aos CHF 3,3 bilhões. Os números de 2020 foram impactados pela evolução das taxas de câmbio, especificamente do yuan chinês, euro e dólar americano em relação ao franco suíço. Ajustado pelo impacto das taxas de câmbio, a redução da receita líquida em relação ao ano passado foi de 13%.
Desempenhos de negócios robustos
Grains & Food (GF) demonstrou resiliência e agilidade, com um desempenho de negócio bastante sólido. A entrada de pedidos foi de CHF 1,6 bilhão, 13,9% a menos que no ano anterior. O faturamento diminuiu 7,2% para CHF 1,7 bilhão. Com a implantação de soluções inovadoras como o Moinho E3 e seu sistema integrado de moagem Arrius, GF expandiu ainda mais sua posição como líder tecnológico no processamento de grãos e nutrição humana e animal. O negócio de Consumer Foods (CF) foi mais afetado pela pandemia, pois os clientes do setor sofreram com a diminuição do tráfego em lojas, restaurantes e hotéis – muito menos negócios originados para eles por causa da redução de eventos. A entrada de pedidos diminuiu 29,2% para CHF 549 milhões. O faturamento diminuiu 25,8% para CHF 574 milhões. A entrada de pedidos de materiais avançados (Advanced Materials) atingiu CHF 453 milhões, queda de 7,2%. O faturamento diminuiu 31,7%, para CHF 443 milhões, causado pelo desempenho muito baixo da indústria automotiva global. No entanto, o negócio de deposição especial de alta tecnologia da Bühler Leybold Optics cresceu substancialmente. Assim, o negócio de Advanced Materials aumentou sua rentabilidade, fruto de ajustes imediatos e acertados dos custos de estrutura para as novas condições de mercado e do lançamento de inovações que foram absorvidas de forma muito positiva pelos mercados.
Resumindo, os destaques dos negócios foram o forte crescimento do negócio de Value Nutrition devido ao alto interesse em alternativas de carne a partir de proteínas vegetais; a construção de grandes parques de alimentação, como no Egito, onde a Bühler construiu infraestruturas industriais completas, incluindo moinhos, biscoitos, wafer, chocolate e linhas de massas; e o forte crescimento das soluções de revestimento óptico da Bühler Leybold Optics, atendendo à alta demanda por chips de computador.
Sucesso na China mitigou baixos volumes em outras regiões
Junto com o curso divergente dos negócios da Bühler, também houve uma mudança no desenvolvimento regional em direção à Ásia. Enquanto todos os mercados informaram volumes mais baixos, a Bühler Ásia conseguiu se manter estável, impulsionada pelo forte crescimento dos negócios da Bühler na China. A entrada de pedidos na China aumentou acentuadamente em 15% no ano inteiro. Em relação ao faturamento, a Ásia agora representa 35% (ano anterior: 31%), Europa 30% (30%), América do Norte 16% (16%), Oriente Médio & África 11% (14%), América do Sul 5% (6%) e Sul da Ásia 3% (3%). Mais uma vez, a rede global da Bühler desempenhou um papel fundamental para a Bühler em 2020, de modo que todos os clientes em todos os continentes fossem atendidos sem interrupção.
Continuação do roadmap de inovação
Apesar do ambiente desafiador, a Bühler continuou a executar seu roadmap de inovação, lançando 86 novos produtos e soluções. Esta é uma homenagem aos 160 anos de existência, celebrados em 2020, e é uma reafirmação do propósito da empresa de inovar para um mundo melhor. As despesas com pesquisa e desenvolvimento giraram em torno do nível do ano passado de CHF 139 milhões (ano anterior: CHF 149 milhões), levando a um aumento em relação ao faturamento do Grupo de 5,2% (ano anterior: 4,6%). A Bühler abriu novos centros de aplicação para alimentos em Minneapolis, EUA, para maltagem e fabricação de cerveja em Beilngries, Alemanha, e um novo centro de treinamento e educação para o processamento de cacau em Abidjan, Costa do Marfim. Com a Givaudan, líder global em sabores e fragrâncias, a Bühler construiu um Centro de Inovação dedicado a alimentos vegetais em Cingapura. A nova instalação está planejada para abrir em março de 2021. Com a Canadian Premier Tech, a Bühler formou uma joint venture na China para novas soluções de embalagem que começou com muito sucesso em 2020. Além disso, a Bühler conduziu com sucesso as mais recentes inovações para plataformas e soluções digitais em aplicações industriais em todo o mundo, com um sucesso impressionante.
Todos os esforços de inovação da Bühler estão alinhados com o compromisso da empresa de diminuir o uso de energia, consumo de água e desperdício nas cadeias de valor de seus clientes de alimentos, rações e mobilidade em 50% até 2025. Esses objetivos de sustentabilidade foram ancorados na nova estratégia Destination25, que foi desenvolvida e acordada em 2020 e é válida até 2025. Além disso, a Bühler intensificou suas iniciativas para fornecer programas de treinamento e educação para clientes e parceiros, bem como para funcionários em todo o mundo. O programa global de aprendizes foi desenvolvido, e os sucessos dos principais aprendizes de talento nas competições SwissSkills de 2020 – com oito medalhas em quatro disciplinas essenciais – foram faróis para os quase 600 aprendizes que a empresa emprega, treina e desenvolve globalmente.
Perspectiva: otimismo contido
A Bühler aproveitou todos os aprendizados de 2020 para aumentar a excelência nos negócios e desenvolver o “novo normal”, por exemplo, mudando para formatos de comunicação digital com o cliente, como o Bühler Virtual World. Com base em um propósito forte como uma empresa familiar e funcionários dedicados em todo o mundo, com seu poder de inovação, amplo portfólio e sua configuração global, a Bühler está olhando para o futuro com otimismo. “Para 2021, esperamos que nosso volume de negócios e lucratividade permaneçam estáveis, já que a crise do coronavírus terá um efeito mais duradouro em nossos negócios. Ao mesmo tempo, estamos preparando o terreno para voltar a ter um crescimento lucrativo no futuro, abordando novos mercados e nos adaptando às novas condições e oportunidades de mercado com agilidade e determinação”, afirma Stefan Scheiber.
Empresas
Granja Faria vence em produção de ovos em Santa Catarina, pela premiação Melhores Lotes Cobb
Homenagem foi entregue em cerimônia realizada em Orleans (SC), no dia 12 de novembro.
A Cobb-Vantress, mais antiga casa genética avícola em operação no mundo, premiou, no dia 12 de novembro, a Granja Faria com o melhor resultado em Ovos Totais da premiação Melhores Lotes, etapa Santa Catarina. A empresa registrou média de 195,61 ovos produzidos por fêmea, no ano de 2023.
Eduardo Loewen, gerente regional do Serviço Técnico da Cobb para Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Contas-chaves e Paraguai, entregou placa comemorativa ao proprietário da granja vencedora, Eldemar Kestring Mazon, e à equipe liderada por Maria Sônia Brugnara Ferrareies, João Paulo Panho, João Vieira Coelho e Gilberto Vieira Coelho. A cerimônia de premiação foi realizada em Orleans (SC).
A unidade da Granja Faria premiada nesta edição do troféu Melhores Lotes Regionais Cobb está localizada em Lauro Müller, em Santa Catarina.
“Reconhecemos todo o profissionalismo da equipe da Granja Faria para conquistar um resultado tão importante. Somos gratos pela parceria de longo prazo e pela oportunidade de contribuir com um desempenho tão expressivo na avicultura brasileira. Nosso agradecimento a toda a equipe da Granja Faria”, disse Loewen.
Empresas
Aleris apresenta soluções nutricionais voltadas para desafios da avicultura em workshop pré-OVUM 2024
O encontro técnico teve como tema ‘Desafios no campo e soluções naturais para a nutrição de aves’, reunindo avicultores e distribuidores LATAM em Punta del Este
A Aleris, referência em aditivos nutricionais naturais à base de levedura, celebrou o sucesso de seu workshop realizado para parceiros distribuidores e clientes da América Latina em Punta del Este, Uruguai. O evento, promovido em 12 de novembro, abordou o tema “Desafios no campo e soluções naturais para a nutrição e saúde de aves” e antecedeu a abertura oficial do 28º Congresso Latino-Americano de Avicultura – OVUM 2024, encerrado no último dia 15.
O destaque do workshop foi o Provillus 4Poultry, uma solução inovadora desenvolvida com a tecnologia exclusiva MAC (Microbiota Activating Compounds), que promove uma modulação adequada da microbiota, garantindo benefícios significativos para a saúde, o desempenho e o bem-estar das aves. “O Provillus 4Poultry representa um avanço na nutrição animal, trazendo em sua tecnologia o conceito pós-biótico atrelado aos benefícios de uma microbiota diversa e robusta”, afirmou Marcos Nascimento, Coordenador Técnico Global de Avicultura e Suinocultura da Aleris.
Roberta Rodrigues, Coordenadora Comercial LATAM da Aleris, reforçou o compromisso da empresa em oferecer soluções sustentáveis e inovadoras. “Nosso workshop foi uma oportunidade estratégica para fortalecer parcerias, explorar novos mercados e apresentar tecnologias desenvolvidas para atender às demandas da avicultura latino-americana”, destacou.
O evento também foi essencial para consolidar a presença da Aleris em mercados estratégicos da América Latina, como Argentina, Peru, Colômbia, Chile, Equador, México, República Dominicana e Paraguai. Segundo a empresa, essas ações pavimentam o caminho para uma expansão dos planos de crescimento para os próximos anos.“Acreditamos que nossas soluções à base de leveduras são essenciais para auxiliar a saúde dos animais e impulsionar os índices produtivos”, concluiu Roberta Rodrigues.
Empresas Avicultura moderna
Evonik discutiu nutrição de aves mais precisa para melhor desempenho, bem-estar e sustentabilidade em Punta del Este, Uruguai
Especialistas destacam metionina e suas diferenças em produção, pureza e segurança de abastecimento com seus impactos nos resultados em campo
Uma redução dos níveis de proteína bruta em dietas de aves modernas é uma das tendências mais importantes da nutrição animal. Entre o benefícios desta iniciativa estão um menor custo de formulação, o atendimento das exigências das linhagens genéticas atuais e uma redução da excreção de nitrogênio com a consequente redução do impacto ambiental da produção, explicou o diretor Técnico da Evonik, Victor Naranjo, no estande da empresa, que participou do OVUM 2024, o 28º Congresso Latino-Americano de Avicultura, realizado em Punta del Este, no Uruguai.
Nesta estratégia, que prevê uma nutrição mais precisa, a formulação compreende níveis mais elevados de aminoácidos industriais na mesma medida em que se reduz os níveis de proteína. Assim, para o especialista, existem oportunidades de alcançar uma nutrição mais precisa em níveis de aminoácidos e proteína com utilização de aminoácidos industriais. “Entretanto, essa implementação exige uma abordagem holística, que é uma nutrição com níveis adequados de aminoácidos”, pontuou Naranjo.
O diretor de Marketing Estratégico de Essencial Nutrition da Evonik na América Latina, Nei Arruda, destaca a importância da formulação com metionina, que é o primeiro aminoácido limitante em dietas para as aves. “Se 70% deste requerimento vem da soja e do milho, os outros 30% devem vir de fonte suplementar. E uma maneira de otimizar a fonte de metionina é através da biodisponibilidade, que contribui para atender esta exigência de forma mais econômica”, disse o especialista.
Segundo ele, é necessário estar atualizado com relação aos requerimentos das aves e entender as condições atuais de produção, de mercado, dos custos da dieta para atingir maior eficiência alimentar e melhor conversão alimentar. “Assim, precisamos estar atentos aos requerimentos primeiro, depois aos ingredientes e a biodisponibilidade”, disse Arruda no estande da Evonik em Punta del Este.
DL-Metionina
Uma série de estudos realizados em diversos países mostra que, entre as fontes disponíveis de metionina, a DL-metionina é 100% disponível para cobrir os requerimentos de metionina e de cisteína, o que é especialmente importante. Aves em desafios terão uma necessidade maior de cisteína e antioxidantes e, neste caso, esta fonte de metionina já atende esta necessidade.
Outro benefício da cisteína é que ela contribui para um bom empenamento das aves. Considerando que a pena protege a pele do animal, ela ainda contribui para redução de perdas por lesões de pele. Quando trabalhamos com bioeficácia, a DL-metionina nos permite saber com precisão o requerimento de metionina e cisteína porque estudos comprovam que ela é 100% disponível.
Disponibilidade
O gerente de Negócios da Evonik, Felipe Chagas, salienta que, apesar de a metionina ser considerada uma commodity pelo mercado, os nutricionistas precisam estar atentos porque nem todos os produtos são iguais. “Os processos de desenvolvimento e fabricação de produtos são diferentes entre as empresas. Eles envolvem ensaios de qualidade, pureza de produto e até a disponibilidade do produto ao mercado, entre vários outros fatores que impactam diretamente os resultados em campo”, afirmou.
Chagas ressalta a importância de se conhecer bem cada ingrediente na ração. “É crucial que o nutricionista saiba exatamente quais nutrientes está formulando na dieta, porque, mesmo falando da metionina, o nosso padrão de qualidade é diferenciado, temos que considerar a bioeficácia de cada produto. E no caso da DL-Metionina, a nossa tem um padrão de pureza diferenciado”, disse o especialista direto do estande da companhia em Punta del Este.
O vice-presidente Regional da Evonik para as Américas da Linha de Negócios Nutrição Animal, Paulo Teixeira, enfatiza a questão do fornecimento de produtos lembrando que a empresa tem cinco plantas de metionina espalhadas em diferentes continentes, como o americano, o europeu e o asiático, como estratégia para assegurar o abastecimento. “Temos duas plantas na Antuérpia, na Bélgica, mais duas em Cingapura e outra nos Estados Unidos. Nosso processo de fabricação ocorre por meio de reações químicas, ou seja, não é um bioaminoácido”.