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A antecipação é a melhor ferramenta para conter os impactos da Covid-19 nos abatedouros

A série especial de webinars destacou as melhores práticas de manejo e prevenção durante a pandemia, visando que os produtores, abatedouros e toda a indústria possam atravessar esse período com mais informação e menos perdas

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Diretor industrial e de operações do Grupo AN, Guillermo Ruiz - Foto: Divulgação

Preocupada com os impactos da Covid-19 na produção de Aves, a Aviagen, empresa de genética avícola, realiza uma série especial de webinars sobre as melhores práticas de manejo e prevenção durante a pandemia, visando que os produtores, abatedouros e toda a indústria possam atravessar esse período com mais informação e menos perdas.

O seminário online “Experiências durante a pandemia de coronavírus em abatedouros”, o terceiro da série, teve como foco as melhores práticas em abatedouro para a segurança dos trabalhadores. O webinar foi apresentado no dia 06 de Maio pelo diretor industrial e de operações Guillermo Ruiz, do Grupo AN, uma das maiores cooperativas agroalimentares da Espanha, que tem mais de 100 anos de atuação e 163 cooperativas associadas. O evento contou com a participação também do gerente de Vendas da Aviagen para a Espanha, Portugal e Marrocos, Luis Canela, e mediação do gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América Central, México e Caribe (CAME), Jorge Amado, e da especialista da Aviagen no Brasil, Bárbara Vargas.

Luis Canela abriu o webinar destacando os impactos do coronavírus no setor avícola da Península Ibérica. O maior impacto foi sentido nas vendas da proteína para o canal HORECA (que corresponde aos hotéis, restaurantes e cafés), que apresentou uma queda de 100%, devido ao fechamento desses mercados. O impacto no turismo também foi bastante sentido, já que a Espanha movimenta 80 milhões de visitantes/ano e Portugal 16 milhões/ano. Com o fechamento dos mercados e problemas logísticos houve uma mudança significativa nas exportações de ovos incubáveis e pintinhos, além do efeito nos preços em todos os níveis da cadeia avícola, que caíram de 20 a 40%.

Para evitar o colapso do mercado, que já vinha sentindo as consequências da perda das importações de outros países devido ao fechamento das fronteiras, uma das primeiras medidas adotadas foi o aumento de mais 10 dias no estoque de ovos incubáveis. “Nas unidades, os turnos duplos foram implantados para aumentar a distância entre as pessoas e diminuir a possibilidade de contágios”, pontuou Canela.

Neste cenário, o grande foco de atenção será relacionado ao aumento do consumo da proteína de frango pelas famílias, que correspondeu a 31,8% de acréscimo nas vendas, no pico máximo da pandemia (semanas 11 a 17). A dúvida é se esse aumento compensará a perda do mercado de food service. “No que tange às indústrias, os efeitos serão bem variados, e o setor apresenta dificuldade em programar as futuras ações, devido à incerteza no turismo, abertura de instalações e repercussão econômica em geral”, exemplificou o gerente da Aviagen.

Na Itália, Luis Canela disse que, sobretudo no Sul do país e devido ao rígido confinamento, a venda de frango inteiro se tornou um grande atrativo, principalmente por ser mais econômico. Os cortes são mais caros e se tornam uma opção inviável para os mercados em que a população enfrenta dificuldades financeiras.

 

Melhores práticas em abatedouros para a segurança dos trabalhadores

A produção avícola é uma atividade que depende muito do esforço humano, e durante o período de pandemia é necessário proteger os trabalhadores da produção para que possam continuar fornecendo a fonte nutricional proteica essencial aos consumidores. Guillermo Ruiz destacou as principais ações adotadas pelo Grupo AN, na luta contra a Covid-19 dentro das suas plantas.

“Investimos muito dinheiro e tempo em incrementar e aumentar a limpeza nas áreas comuns, vestiários e refeitórios. Estamos fazendo o possível para que aqueles que possam trabalhar em casa o façam, como os setores administrativo e comercial. Para os setores em que não é possível como nos abatedouros e frigoríficos, as medidas mais efetivas de contenção estão sendo tomadas”, explicou Ruiz.

Ruiz salientou que práticas de prevenção e cuidados estão sendo aplicadas em cada setor da empresa de forma intensa, como o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs), máscaras, luvas e a limpeza de maçanetas. Por se tratar de uma empresa alimentícia, os colaboradores já estão habituados a procedimentos de higiene como a lavagem constante das mãos. O uso de álcool em gel se intensificou, e o produto está à disposição por toda a planta e áreas comuns.

Na Espanha, as medidas de prevenção para a quarentena são seguidas de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Nós nos certificamos em manter as pessoas trabalhando a dois metros de distância, e realizamos um controle efetivo de temperatura, de forma exaustiva a cada duas horas, com o objetivo de fazer uma triagem daqueles que apresentarem qualquer tipo de sintoma”, pontuou Ruiz. Ele também afirmou que a abordagem de prevenção varia de acordo com a realidade da planta, sendo ideal adequar os métodos de precaução ideais para cada necessidade.

Os cuidados para desinfecção dos caminhões que entram na planta seguem iguais, assim como no Brasil. Houve mudanças apenas no protocolo de manejo que consiste, basicamente, em evitar aglomerações de pessoas, inclusive dentro dos veículos que realizam o transporte. Os motoristas devem fazer uso obrigatório dos EPIs.

Também existe uma preocupação por parte do consumidor que teme o risco de contaminação ao comprar produtos no supermercado. “Na Espanha, medidas como a suspensão de venda no varejo, em que o açougueiro faz o corte da carne na hora, foram tomadas. Agora os produtos estão sendo disponibilizados apenas a vácuo e congelados, o que torna mais fácil e segura a venda no supermercado”, complementou Ruiz.

Para a América Latina, o diretor do Grupo AN é enfático ao afirmar que a melhor forma de evitar perdas pela Covid-19 é com a antecipação dos possíveis problemas a serem enfrentados. “A América do Sul, principalmente, tem tempo para se adiantar ao problema. Nós, na Espanha, sofremos um grande impacto porque não nos antecipamos. Em nossa empresa, se estamos conseguindo contornar o coronavírus é porque não negligenciamos nenhum alerta, e elaboramos todas as medidas que pudessem favorecer nosso negócio, como o controle de acesso e das visitas de colaboradores, clientes e fornecedores. O acesso à planta só é permitido com o uso dos EPIs e equipamentos de vigilância de contágio, e por um rígido protocolo que cumpre uma séria de requisitos de proteção”, finalizou Guillermo Ruiz.

Fonte: O Presente Rural

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Safeeds anuncia Alisson Rotter como novo gerente de monogástricos

Com uma trajetória de 14 anos dedicados ao segmento de aves e suínos, Rotter traz uma rica experiência técnica e comercial para fortalecer ainda mais a equipe Safeeds.

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Alisson Rotter, o novo Gerente de Mercado de Monogástricos - Foto: Assessoria

A Safeeds, reconhecida por sua inovação no setor de nutrição animal, tem o prazer de anunciar a contratação de Alisson Rotter como o novo Gerente de Mercado de Monogástricos. Com uma trajetória de 14 anos dedicados ao segmento de aves e suínos, Rotter traz uma rica experiência técnica e comercial para fortalecer ainda mais a equipe Safeeds.

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Palotina, Rotter concluiu seu MBA em Gestão Estratégica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e possui um mestrado em Ciência Animal pela UFPR. Sua carreira inclui dois anos na agroindústria avícola, cinco anos em nutrição e formulação de produtos e dietas para aves e suínos, e sete anos em atendimento comercial nos segmentos de avicultura e suinocultura.

Ao falar sobre o mercado de atuação, o veterinário destaca o segmento avícola como um mercado em constante crescimento e evolução tecnológica. Apesar dos desafios enfrentados em termos de custos de produção e pressão sanitária, especialmente por causa da Influenza Aviária, ele observa uma recuperação significativa em 2024. A redução nos custos de produção e a abertura de novos mercados mantêm otimistas as perspectivas de crescimento anual em produção e exportação. Alisson atuará principalmente com clientes localizados no Oeste, Sudoeste e Norte do Paraná.

Em sua nova posição na Safeeds, Alisson pretende ser um facilitador na implementação de tecnologias inovadoras, apoiando a resolução de problemas enfrentados pela indústria avícola. Ele enxerga a Safeeds como uma empresa cuja história, pessoas e tecnologia ele admira profundamente, considerando sua contratação não apenas uma realização profissional, mas também pessoal.

“A expectativa é extremamente elevada”, afirma o novo gerente. “Conheço muito bem a história, as pessoas e a tecnologia da Safeeds e sempre quis fazer parte desta equipe”.

A Safeeds e Alisson Rotter partilham de uma visão comum de crescimento e inovação, prometendo um futuro promissor na evolução do setor de nutrição animal no Brasil.

 

Fonte: Assessoria
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Coopavel conquista prêmio da Cargill com estação de tratamento de efluentes

O projeto de modernização da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), da Unidade de Produção de Leitões, em Juvinópolis, distrito de Cascavel, venceu o Open Farm Awards Cargill

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Programa de tratamento de efluentes resulta de parceria da Coopavel com Nutron e Cargill - Fotos: Assessoria

Os programas e parcerias ambientais da Coopavel rendem à cooperativa prêmios e reconhecimentos de empresas do agronegócio e de instituições voltadas à sustentabilidade. O mais recente foi anunciado na segunda quinzena de março, quando se celebra (dia 22) o Dia Mundial da Água. O projeto de modernização da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), da Unidade de Produção de Leitões, em Juvinópolis, distrito de Cascavel, venceu o Open Farm Awards Cargill.

A ETE da UPL II derrotou outros cinco projetos na categoria sustentabilidade. “Não há como olhar para o futuro da civilização e do agronegócio sem pensar e sem praticar a sustentabilidade, que se torna indispensável ao nosso negócio e à produção de alimentos”, ressalta o presidente Dilvo Grolli. “Estamos muito felizes com esse prêmio, que mostra o quanto estamos empenhados em observar conceitos da responsabilidade ambiental e do ESG no dia a dia das empresas que integram o complexo da Coopavel”, conforme Dilvo.

A engenheira ambiental Lucimar Novaes informa que a modernização da ETE elevou a qualidade final do efluente tratado, melhorando padrões ambientais e proporcionando o reuso parcial da água nas instalações da granja. “Todo efluente líquido gerado na UPL de Juvinópolis passa por um moderno sistema de tratamento. O biogás extraído do processo é reaproveitado na geração de energia e parte do efluente já tratado é empregado na higienização das instalações, reduzindo assim o consumo de água potável”, informa Lucimar.

 

Inovação

 Lucimar, Marcos e Ladionei: parceria por avanços ambientais

O gerente de Conta-Chave da Cargill, Laodinei Mossmann, lembra que o Open Farm nasceu de um projeto de relacionamento da multinacional com seus parceiros. A finalidade é trazer desenvolvimento, inovação e investimento nas pessoas. “Dialogamos muito com diretores da Coopavel para saber como e onde melhorar o negócio da cooperativa, levando a mais retorno, sustentabilidade e resultados”. O Open Farm, conforme Laodinei, é uma estratégia da Cargill de estar próxima do cliente no desenvolvimento de suas atividades e negócios. “O que conseguimos aqui, na UPL da Coopavel, é um modelo ao mundo”.

Segurança, economia e otimização de recursos estão entre os principais resultados da parceria, destaca o gerente da Unidade de Produção de Leitões, Marcos Sipp. “O tratamento dos efluentes garante a destinação correta desses materiais, observando toda a legislação ambiental sem qualquer dano à natureza”. A UPL de Juvinópolis existe há mais de oito anos e atualmente conta com 12,5 mil matrizes.

 

 

 

Fonte: Assessoria
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Agroceres PIC inicia entrega dos primeiros reprodutores de elite produzidos na Granja Elite Gênesis

Líder no mercado brasileiro e argentino de genética de suínos, a Agroceres PIC inaugura um novo e decisivo capítulo de sua história ao iniciar as entregas dos primeiros reprodutores de elite produzidos na Granja Elite Gênesis, maior núcleo genético da América Latina

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Foto e texto: Assessoria

Primeiros animais produzidos no maior núcleo genético de suínos da América Latina foram enviados a clientes da Agroceres PIC no Brasil e Argentina. Operação marca o início de uma nova era para suinocultura brasileira e sul-americana, garantindo reprodutores do mais alto nível genético aos produtores.

Líder no mercado brasileiro e argentino de genética de suínos, a Agroceres PIC inaugura um novo e decisivo capítulo de sua história ao iniciar as entregas dos primeiros reprodutores de elite produzidos na Granja Elite Gênesis, maior núcleo genético da América Latina. Os dois primeiros lotes de suínos de elite foram enviados nesta semana, dia 10 de abril, diretamente de Paranavaí (PR) para clientes no Brasil e Argentina.

A chegada dos reprodutores ao mercado representa um marco para a suinocultura brasileira e sul-americana, uma vez que oficializa o início da produção da Gênesis, primeira unidade para produção de reprodutores elite no Brasil.

“É um momento muito importante para todos nós, pois marca a produção inaugural da Gênesis, um centro de excelência genética idealizado e construído pela Agroceres PIC para dar suporte ao crescimento dos produtores em cenários mais complexos e competitivos”, observa Nevton Brun, gerente de Produção. “Temos plena convicção de que a altíssima qualidade genética e sanitária dos suínos produzidos na Gênesis impulsionará a eficiência zootécnica dos sistemas produtivos e potencializará o retorno econômico dos produtores”, acrescenta.

 

Uma nova era de eficiência e rentabilidade

Maior investimento da história da Agroceres PIC desde que implantou seu primeiro núcleo genético no país, a Granja Gênesis estabelece um novo modelo de melhoramento genético de suínos no Brasil, posicionando o país como produtor e exportador de material genético.

“A Gênesis é um divisor de águas em nossa trajetória e um investimento primordial para nossa estratégia de negócios. Ela foi concebida para quebrar paradigmas e carrega consigo uma missão ousada: revolucionar a eficiência e a rentabilidade dos nossos clientes”, finaliza Brun.

 

Fonte: Assessoria
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