Empresas Avicultura
A antecipação é a melhor ferramenta para conter os impactos da Covid-19 nos abatedouros
A série especial de webinars destacou as melhores práticas de manejo e prevenção durante a pandemia, visando que os produtores, abatedouros e toda a indústria possam atravessar esse período com mais informação e menos perdas

Preocupada com os impactos da Covid-19 na produção de Aves, a Aviagen, empresa de genética avícola, realiza uma série especial de webinars sobre as melhores práticas de manejo e prevenção durante a pandemia, visando que os produtores, abatedouros e toda a indústria possam atravessar esse período com mais informação e menos perdas.
O seminário online “Experiências durante a pandemia de coronavírus em abatedouros”, o terceiro da série, teve como foco as melhores práticas em abatedouro para a segurança dos trabalhadores. O webinar foi apresentado no dia 06 de Maio pelo diretor industrial e de operações Guillermo Ruiz, do Grupo AN, uma das maiores cooperativas agroalimentares da Espanha, que tem mais de 100 anos de atuação e 163 cooperativas associadas. O evento contou com a participação também do gerente de Vendas da Aviagen para a Espanha, Portugal e Marrocos, Luis Canela, e mediação do gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América Central, México e Caribe (CAME), Jorge Amado, e da especialista da Aviagen no Brasil, Bárbara Vargas.
Luis Canela abriu o webinar destacando os impactos do coronavírus no setor avícola da Península Ibérica. O maior impacto foi sentido nas vendas da proteína para o canal HORECA (que corresponde aos hotéis, restaurantes e cafés), que apresentou uma queda de 100%, devido ao fechamento desses mercados. O impacto no turismo também foi bastante sentido, já que a Espanha movimenta 80 milhões de visitantes/ano e Portugal 16 milhões/ano. Com o fechamento dos mercados e problemas logísticos houve uma mudança significativa nas exportações de ovos incubáveis e pintinhos, além do efeito nos preços em todos os níveis da cadeia avícola, que caíram de 20 a 40%.
Para evitar o colapso do mercado, que já vinha sentindo as consequências da perda das importações de outros países devido ao fechamento das fronteiras, uma das primeiras medidas adotadas foi o aumento de mais 10 dias no estoque de ovos incubáveis. “Nas unidades, os turnos duplos foram implantados para aumentar a distância entre as pessoas e diminuir a possibilidade de contágios”, pontuou Canela.
Neste cenário, o grande foco de atenção será relacionado ao aumento do consumo da proteína de frango pelas famílias, que correspondeu a 31,8% de acréscimo nas vendas, no pico máximo da pandemia (semanas 11 a 17). A dúvida é se esse aumento compensará a perda do mercado de food service. “No que tange às indústrias, os efeitos serão bem variados, e o setor apresenta dificuldade em programar as futuras ações, devido à incerteza no turismo, abertura de instalações e repercussão econômica em geral”, exemplificou o gerente da Aviagen.
Na Itália, Luis Canela disse que, sobretudo no Sul do país e devido ao rígido confinamento, a venda de frango inteiro se tornou um grande atrativo, principalmente por ser mais econômico. Os cortes são mais caros e se tornam uma opção inviável para os mercados em que a população enfrenta dificuldades financeiras.
Melhores práticas em abatedouros para a segurança dos trabalhadores
A produção avícola é uma atividade que depende muito do esforço humano, e durante o período de pandemia é necessário proteger os trabalhadores da produção para que possam continuar fornecendo a fonte nutricional proteica essencial aos consumidores. Guillermo Ruiz destacou as principais ações adotadas pelo Grupo AN, na luta contra a Covid-19 dentro das suas plantas.
“Investimos muito dinheiro e tempo em incrementar e aumentar a limpeza nas áreas comuns, vestiários e refeitórios. Estamos fazendo o possível para que aqueles que possam trabalhar em casa o façam, como os setores administrativo e comercial. Para os setores em que não é possível como nos abatedouros e frigoríficos, as medidas mais efetivas de contenção estão sendo tomadas”, explicou Ruiz.
Ruiz salientou que práticas de prevenção e cuidados estão sendo aplicadas em cada setor da empresa de forma intensa, como o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs), máscaras, luvas e a limpeza de maçanetas. Por se tratar de uma empresa alimentícia, os colaboradores já estão habituados a procedimentos de higiene como a lavagem constante das mãos. O uso de álcool em gel se intensificou, e o produto está à disposição por toda a planta e áreas comuns.
Na Espanha, as medidas de prevenção para a quarentena são seguidas de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Nós nos certificamos em manter as pessoas trabalhando a dois metros de distância, e realizamos um controle efetivo de temperatura, de forma exaustiva a cada duas horas, com o objetivo de fazer uma triagem daqueles que apresentarem qualquer tipo de sintoma”, pontuou Ruiz. Ele também afirmou que a abordagem de prevenção varia de acordo com a realidade da planta, sendo ideal adequar os métodos de precaução ideais para cada necessidade.
Os cuidados para desinfecção dos caminhões que entram na planta seguem iguais, assim como no Brasil. Houve mudanças apenas no protocolo de manejo que consiste, basicamente, em evitar aglomerações de pessoas, inclusive dentro dos veículos que realizam o transporte. Os motoristas devem fazer uso obrigatório dos EPIs.
Também existe uma preocupação por parte do consumidor que teme o risco de contaminação ao comprar produtos no supermercado. “Na Espanha, medidas como a suspensão de venda no varejo, em que o açougueiro faz o corte da carne na hora, foram tomadas. Agora os produtos estão sendo disponibilizados apenas a vácuo e congelados, o que torna mais fácil e segura a venda no supermercado”, complementou Ruiz.
Para a América Latina, o diretor do Grupo AN é enfático ao afirmar que a melhor forma de evitar perdas pela Covid-19 é com a antecipação dos possíveis problemas a serem enfrentados. “A América do Sul, principalmente, tem tempo para se adiantar ao problema. Nós, na Espanha, sofremos um grande impacto porque não nos antecipamos. Em nossa empresa, se estamos conseguindo contornar o coronavírus é porque não negligenciamos nenhum alerta, e elaboramos todas as medidas que pudessem favorecer nosso negócio, como o controle de acesso e das visitas de colaboradores, clientes e fornecedores. O acesso à planta só é permitido com o uso dos EPIs e equipamentos de vigilância de contágio, e por um rígido protocolo que cumpre uma séria de requisitos de proteção”, finalizou Guillermo Ruiz.

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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
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Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



