Conectado com

Notícias Em Uberaba (MG)

88ª ExpoZebu começa sábado e deve movimentar R$ 350 milhões em negócios

Maior feira de raças zebuínas do mundo acontece entre os dias 29 de abril e 07 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Publicado em

em

Durante nove dias a expectativa é receber mais de 430 mil pessoas no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG) - Foto: Divulgação/ABCZ

O Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), está pronto para receber a 88ª edição da ExpoZebu, a maior feira de raças zebuínas do mundo, que acontece entre os dias 29 de abril e 07 de maio. A abertura oficial está marcada para este sábado (29), às 10 horas, no palanque oficial. O evento, organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), deve gerar cerca de R$ 350 milhões em negócios e atrair um público superior a 430 mil pessoas.

Mais de 25 países participarão da feira, uma expectativa de mais de 600 visitantes de comitivas internacionais. Para esta edição, são mais de 2.300 animais inscritos, vindos de criatórios de todas as regiões do país.

A ExpoZebu conta, ainda, com 36 leilões oficializados, quatro shoppings de animais, 12 julgamentos de raças, dois campeonatos especiais de matriz modelo e matriz frigorífico, concurso leiteiro, mostras culturais, eventos técnicos, dias de campo, Farm Tours e um seminário sobre carbono neutro, a 88ª ExpoZebu apresenta aos associados, expositores, visitantes e convidados a contribuição da pecuária zebuína para setores além do produtivo.

Pecuária sustentável

Uma das atrações da feira será o ‘1º Seminário Zebu Carbono Neutro – Pecuária Sustentável Gerando Riquezas’, que será realizado no dia 1º de maio, das 8h30 às 17h30, no Salão Nobre da ABCZ. Organizado pela ABCZ, em parceria com a My Carbon, empresa do Grupo Minerva voltada para o mercado de créditos de carbono, o evento trará técnicas inovadoras para produzir mais com menos impacto ambiental.

ABCZ Jovem

A ExpoZebu será palco da 14ª edição do Encontro Rural Jovem, que visa abordar temas para a pecuária sustentável para os jovens, que ocuparam 31,67% das novas vagas no mercado de trabalho da pecuária entre janeiro e agosto de 2022. O evento será realizado no dia 4 de maio, das 8h30 às 12h30, no Tatersal Rubico de Carvalho, no Parque Fernando Costa.

ABCZ Mulher

A ABCZ está dando cada vez mais destaque ao papel fundamental desempenhado pelas mulheres no campo em todo o Brasil e no mundo. Nesse cenário, a comissão ABCZ Mulher conta com uma programação extensa durante a 88ª ExpoZebu.

As ações acontecem no Espaço ABCZ Mulher, instalado no Parque Fernando Costa. A iniciativa da comissão é executar ações que atendam a maior variedade de público possível. Uma das principais atrações preparadas para a feira será o 1º Workshop Mulheres do Zebu, uma iniciativa promovida pela comissão com o intuito de oferecer conhecimento técnico para criadoras de gado Zebu. O evento acontece nos dias 4 e 5 de maio, entre as 14h e as 18h, nas baias do Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos.

Equishow

A ABCZ Equishow será novamente um dos destaques da programação da ExpoZebu. O evento, que será realizado entre os dias 28 de abril e 7 de maio na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba, deve atrair milhares de pessoas para assistir a força e o charme equestre durante a maior feira da pecuária zebuína do mundo.

Com uma programação ainda maior, a previsão é de que a Equishow reúna cerca de 900 equídeos, entre cavalos, asininos e muares, que participarão de competições oficiais das raças e julgamentos morfológicos.

História 

O Museu do Zebu, aliás, realiza a sua 38ª mostra, que terá como tema “Zebu: de tradições milenares à pecuária do Carbono Neutro”. Desta vez, a Mostra do Museu do Zebu irá destacar a origem milenar das raças zebuínas e a contribuição para a pecuária nacional ao longo dos anos, tornando o país referência mundial em produção sustentável, gerando riquezas para diversos segmentos da sociedade.

O Museu do Zebu está situado no interior do Parque Fernando Costa em Uberaba (MG), e permanece aberto para visitações durante todo o período da ExpoZebu 2023.

Shows

A 88ª ExpoZebu vai ser palco de oito shows nacionais. Os portões estarão abertos a partir das 20h. Serão dois finais de semana de shows com os principais artistas do cenário sertanejo e eletrônico, a expectativa é receber o público de Uberaba e região, com uma megaestrutura e a qualidade já apresentada em anos anteriores.

ABCZ TV

Toda a programação da 88ª ExpoZebu terá cobertura especial do veículo oficial da ABCZ. Desde os julgamentos e campeonatos, o público poderá acompanhar as principais atrações da feira em tempo real de qualquer lugar do mundo. A ABCZ TV também irá transmitir leilões e shoppings, torneio leiteiro, Seminário Zebu Carbono Neutro, Equishow, Festival Zebu na Brasa, Mérito ABCZ, entre outros.

A programação especial do canal oficial do Zebu será do dia 29 de abril ao dia 06 de maio.

Fonte: Assessoria ABCZ

Notícias

IPPA registra alta de 5,5% em outubro de 2024, porém acumula queda de 2,5% no ano

Entre os grupos de alimentos, houve retrações no IPPA-Grãos (-8,3%) e no IPPA-Pecuária (-2,7%).

Publicado em

em

Fotos: Marcello Casal

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) subiu 5,5% em outubro, influenciado pelos avanços em todos os grupos de produtos: de 1,9% para o IPPA-Grãos; de fortes 10,7% para o IPPA-Pecuária; de expressivos 10,4% para o IPPA-Hortifrutícolas; e de 0,5% para o IPPA-Cana-Café.

No mesmo período, o IPA-OG-DI Produtos Industriais apresentou alta de 1,5%, demonstrando que, de setembro para outubro, os preços agropecuários mantiveram-se em elevação frente aos industriais da economia brasileira.

No cenário internacional, o índice de preços calculado pelo FMI subiu 1,4% quando convertido para Reais, acompanhando a valorização da taxa de câmbio oficial divulgada pelo Bacen. Isso indica um comportamento relativamente estável dos preços internacionais dos alimentos.

No acumulado de 2024, o IPPA/CEPEA registra queda de 2,5%. Entre os grupos de alimentos, houve retrações no IPPA-Grãos (-8,3%) e no IPPA-Pecuária (-2,7%), enquanto o IPPA-Hortifrutícolas avançou 34,6% e o IPPA-Cana-Café cresceu 7%.

Em comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais apresenta estabilidade no ano, enquanto os preços internacionais dos alimentos, convertidos para Reais, acumulam alta de 6,1%.

A despeito desses movimentos divergentes com relação ao IPPA/CEPEA, ressalta-se que, sob uma perspectiva de longo prazo, o que se observa é a convergência ao mesmo nível, após elevação acelerada dos preços domésticos nos últimos anos.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

ABCZ participa da TecnoAgro e destaca sustentabilidade no agro

Tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e explorar o potencial econômico das cidades da região.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/ABCZ

Nesta semana, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) marca presença na TecnoAgro 2024, evento realizado no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Com o tema “Agro Inteligente”, a iniciativa promovida pelo Grupo Integração e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e explorar o potencial econômico das cidades da região.

A abertura do evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (21), reunindo autoridades e representantes dos setores ligados ao agro. A ABCZ esteve em destaque logo após a solenidade, quando o Superintendente Técnico, Luiz Antonio Josahkian, participou do painel “O Futuro da Pecuária”. O debate, mediado pela jornalista Adriana Sales, também contou com a presença da Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e do Professor da ESALQ/USP, Sérgio de Zen.

Superintendente Técnico, Luiz Antonio Josahkian: “Temos uma vocação natural para a produção de alimentos, com recursos essenciais, como a água, que é um insumo cada vez mais valorizado e disputado globalmente”

A discussão abordou a responsabilidade do Brasil diante da crescente demanda global por proteína. “Temos o potencial para liderar o aumento da demanda por proteína animal. Contamos com terras disponíveis, mão de obra qualificada e políticas públicas que fortalecem continuamente o setor. O Brasil se destaca como um dos poucos países que ainda investe em qualificação profissional através de políticas públicas, com o apoio de órgãos como as Secretarias de Estado, o Senar e as extensões rurais Além disso, temos uma vocação natural para a produção de alimentos, com recursos essenciais, como a água, que é um insumo cada vez mais valorizado e disputado globalmente”, destacou Josahkian.

Complementando o debate, Sérgio de Zen enfatizou a necessidade de modelos produtivos mais sustentáveis. “É perfeitamente possível aumentar a demanda na redistribuição de renda e atender ao crescimento populacional sem recorrer ao desmatamento. Isso pode ser alcançado por meio do uso mais eficiente das tecnologias e dos sistemas de produção já disponíveis”, afirmou.

O evento, que segue até amanhã (22), reúne mais de 50 palestras voltadas para a sustentabilidade no agronegócio. Entre os destaques da programação técnica desta sexta-feira, o Zootecnista e Gerente do Departamento Internacional da ABCZ, Juan Lebron, participará da palestra “Recuperação de Pastagem, Genética, Nutrição e Saúde: Pilares da Sustentabilidade na Pecuária”, ao lado de especialistas como Guilherme Ferraudo e Thiago Parente.

Além das contribuições técnicas, a ABCZ participa com um estande apresentando produtos e serviços da maior entidade de pecuária zebuína do mundo.

Fonte: Assessoria ABCZ
Continue Lendo

Notícias

Altas no preço do boi seguem firmes, com escalas ainda menores que em outubro

Frigoríficos renovam o fôlego para conceder novos reajustes positivos aos animais para abate e o mesmo acontece entre os pecuaristas nas negociações de reposição.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

O movimento de alta nos preços da pecuária segue intenso. Segundo pesquisadores do Cepea, semana após semana, frigoríficos renovam o fôlego para conceder novos reajustes positivos aos animais para abate e o mesmo acontece entre os pecuaristas nas negociações de reposição.

No final da cadeia produtiva, o consumidor também se mostra resiliente diante dos valores da carne nos maiores patamares dos últimos 3,5 anos.

No mesmo sentido, a demanda de importadores mundo afora tem se mantido firme.

Pesquisadores do Cepea observam ainda que as escalas de abate dos principais estados produtores, em novembro, estão ainda menores que em outubro.

No mercado financeiro (B3), também cresceu forte a  liquidez dos contratos de boi para liquidação neste ano, pelo Indicador do boi elaborado pelo Cepea, o CEPEA/B3.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.