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Empresas Criando o sucesso juntos

61º Aviagen School promove o intercâmbio de conhecimento para clientes de mais de 20 países

Juntamente com a teoria em sala, os alunos adquiriram experiências práticas em granjas, laboratório de diagnóstico e fábrica de rações

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O evento, de um mês de duração, reuniu 35 clientes de 20 países / Divulgação Aviagen

A Aviagen® América do Norte finalizou a sua 61ª Escola Anual de Manejo de Produção, em 27 de junho. Realizada em Huntsville, no Alabama (Estados Unidos), o evento, de um mês de duração, reuniu 35 clientes de 20 países, que se aprofundaram no tema de melhores práticas de manejo avícola e experimentaram os benefícios do lema corporativo “Criando o sucesso juntos”.

Uma visão profunda e abordagem com foco em “ensinar o instrutor”

“Nosso objetivo com a Escola Aviagen é fornecer aos nossos clientes informações valiosas sobre técnicas de manejo eficazes que comprovadamente melhoram o bem-estar, a sustentabilidade e a produtividade de matrizes e frangos de corte nas operações avícolas”, explicou o presidente da Aviagen América do Norte, Marc de Beer.

De Beer destacou que, além da parte teórica em sala, os alunos adquiriram experiências práticas em granjas, laboratório de diagnóstico e fábrica de rações. “Nossa abordagem foi ‘ensinar o instrutor’, capacitando-os com um profundo conhecimento sobre o  que precisam saber para compartilhar o aprendizado com seus colegas na volta aos seus países”.

Plano de estudos amplo e experiências práticas

As atividades incluíram visitas ao Centro de Desenvolvimento de Produção de última geração da Aviagen em Albertville, no Alabama; ao Centro de Distribuição de Ovos e ao Laboratório Veterinário em Elkmont, também no Alabama; e a Fábrica de Rações em Pikeville, no Tennessee, bem como ao National Poultry Technology Center, da Universidade de Auburn.

Os alunos foram instruídos em áreas importantes como o bem-estar animal das aves, biossegurança e compartimentação para a segurança alimentar e de suprimento, eficiência alimentar para maior sustentabilidade, técnicas eficazes de vacinação e manejo de status sanitário, ventilação, tópicos essenciais para a saúde das pernas e intestino das aves, manejo de incubatórios e incubação, bem como a importância da qualidade da água.

O abrangente programa destacou mais de 35 tópicos que cobrem as mais recentes inovações na produção avícola. Os alunos participaram de seminários, workshops e experiências práticas de campo, atividades lideradas por especialistas da Aviagen e palestrantes convidados e especializados em cuidados veterinários, nutrição, pesquisa e desenvolvimento genético, produção e manejo em granjas, bem como em incubatórios.

Estabelecendo conexões para toda a vida

“Outro aspecto importante da Escola Aviagen é a oportunidade de conectar e trocar conhecimentos com profissionais avícolas de todo o mundo, com ideias semelhantes”, acrescentou o  especialista em Marketing Digital e de Eventos da Aviagen, Taylor Davis. Davis, juntamente com o especialista em Marketing, Tanner Gallik, , organizou a escola e incorporou atividades de formação de equipes para promover conexões duradouras entre os participantes.

Demonstração de excelência

Pesquisas mostram que testes frequentes aumentam a credibilidade, reforçando conceitos-chave, por isso, os alunos realizaram provas semanais ao longo do mês e, ao final do curso, foram reconhecidas as melhores notas. Os vencedores deste ano foram:

1º lugar

Ahmed Sayed, Gerente Assistente Veterinário Avós, Cairo Poultry Company (CPC), Egito;

2º lugar

Jongsu Ha, Diretor de Biosegurança e Gerenciamento Status Sanitário, Samhwa GPs Breeding Agri., INC, Coréia do Sul;

3º lugar

Patrick Sakayo, Gerente de Operações de Matrizes, Tanbreed Poultry Limited, Tanzânia.

Feedback positivo

“Valorizei a oportunidade de aprender as mais recentes técnicas de manejo da indústria avícola e cuidados veterinários com especialistas altamente experientes. Tive amplas oportunidades de receber aconselhamento personalizado sobre nossos desafios locais e melhores práticas. Também apreciei a hospitalidade dos nossos anfitriões”, comentou o gerente Assistente Veterinário Avós da Cairo Poultry Company (CPC), Egito, Ahmed Sayed.

Já, o gerente de Operações de Frangos de Corte da Turosi Food Solutions, na Austrália, Alan Mair,  acrescentou: “Agradeço à equipe da Aviagen pelas excelentes quatro semanas. Eles garantiram que tivéssemos um programa diversificado, com bastante tempo para nos conectarmos e aprendermos com nossos colegas. A Escola me treinou para melhorar meus conhecimentos em manejo e obter uma compreensão mais profunda das necessidades das aves Ross, o que me ajudará a melhorar o desempenho, a saúde e o bem-estar dos lotes quando retornar à empresa”.

Para obter mais informações sobre a Escola Anual de Manejo e Produção da Aviagen, visite a página da nossa escola no site da Aviagen.

Fonte: Assessoria

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Sanex realiza sua 1ª Convenção Nacional em Curitiba

A empresa reuniu colaboradores, distribuidores e representantes para compartilhar sua visão de futuro, discutir resultados e tendências para o setor de nutrição e saúde animal, e contou com a participação de pesquisadores renomados

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Divulgação SANEX

A Sanex, empresa brasileira de saúde, nutrição e bem-estar animal realizou, nos dias 12 e 13 de novembro de 2025, no Pestana Conference Hotel, em Curitiba (PR), a 1ª Convenção Nacional Sanex. O encontro reforçou o compromisso da empresa com a inovação, ciência aplicada e o fortalecimento de parcerias estratégicas. Ao reunir colaboradores, distribuidores e representantes de diferentes regiões do país, das áreas técnica e comercial, o encontro proporcionou alinhamento interno, troca de conhecimento e construção de diretrizes para os próximos anos.

A programação abrangeu temas diversos relacionados a inovação, gestão técnica e estratégias para o futuro da nutrição animal nas cadeias de suinocultura, avicultura, bovinocultura e aquacultura. Foram dois dias de imersão e os participantes contaram com apresentações técnicas, tendências do setor e palestras com pesquisadores reconhecidos nacionalmente, que levaram conhecimento científico para aplicação no campo.

Destaques do primeiro dia – 12/11

As atividades tiveram início com a abertura oficial realizada pelos sócios: Fernando Albieri, Gustavo Machado, Joel Grzybowski e Marcelo Huber. A palestra de abertura: “Sanex – Visão de Futuro”, foi apresentada pelo sócio e diretor executivo da empresa, médico-veterinário Marcelo Huber.

O evento teve sequência com uma imersão completa nos produtos e programas Sanex. As equipes técnicas e comerciais conduziram sessões dedicadas às principais cadeias produtivas: suinocultura, avicultura, bovinocultura e aquacultura, além da discussão sobre novos mercados. Foram apresentados relatos de casos e resultados de cada área.

A médica-veterinária, coordenadora Técnica Nacional de Suinocultura da Sanex, Flávia Silva, destacou que o acompanhamento técnico dos clientes é essencial para os bons resultados na utilização dos produtos. E para que isso aconteça, é preciso que o conhecimento e atuação de todos seja padronizado. “Quando se reúne todos em um mesmo lugar para discutir os bons resultados, potencializamos essa transferência de informação com padronização. Quando fui contratada, o desafio era padronizar tudo que produzíamos dentro da empresa até que o último representante tivesse a mesma qualidade de informação. E esse tipo de evento contribui com essa padronização”.

A zootecnista, Ana Paula Pereira, coordenadora Técnica Nacional Avicultura, avalia de forma positiva o encontro. “A convenção contribuiu para atualizar conhecimentos, aumentar a integração da equipe, além de motivar os parceiros comerciais, deixando todos mais preparados e alinhados com as metas e propósitos da empresa”, destaca.

Na área de ruminantes, quem apresentou os produtos e cases foi a médica-veterinária, Márcia Skorei, coordenadora Técnica Nacional Ruminantes. Ela ressalta que é a primeira vez que as equipes técnica e comercial são reunidas em um mesmo evento. “O interessante é que vemos o trabalho e a realidade de todas as espécies. Eu por exemplo, sou da área de ruminantes e aprendi muito sobre as outras áreas como avicultura, suinocultura e piscicultura. A cadeia produtiva da proteína animal é muito parecida no sentido de todos estarem em busca da eficiência produtiva, com um menor número de animais, produzindo mais de forma sustentável”.

Entre as apresentações de estudos de casos ao longo do dia, o assistente técnico e comercial dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Cristiano Zancanaro, apresentou os resultados dos experimentos com a utilização do ACIDIFICANTE SOLÚVEL SANEX. Cristiano chamou a atenção para a importância de avaliar a alcalinidade da água, pois sem essa informação, o uso de acidificantes no tratamento de suínos pode ser ineficaz ou, no mínimo, ineficiente. De acordo com Cristiano, sem conhecer a alcalinidade, não é possível saber a dosagem correta de acidificante necessária para atingir o pH alvo.

Para Cristiano Zancanaro, participar do encontro permitiu aos distribuidores conhecerem mais o potencial da Sanex, além de entenderem o que a empresa está buscando. “Foi uma oportunidade de mostrar de perto que investir e focar no trabalho com a Sanex vale a pena e os resultados aparecem. O evento também permitiu o contato direto entre representantes e distribuidores do país todo, o que gerou bastante conhecimento e troca de informações”.

O representante técnico de vendas da região de Minas Gerais, Fernando Barbosa, apresentou dados de seu experimento com o PROZINCO e destacou os ganhos do produtor como: ganho médio diário, eficiência alimentar e menor contaminação ambiental com zinco.

Após a apresentação de diversos cases e dados dos produtos e programas Sanex na avicultura, suinocultura e bovinocultura, o primeiro dia encerrou com um jantar de integração oferecido pela empresa.

Ciência aplicada no campo – 13/11

O segundo dia foi marcado por palestras de especialistas de universidades de referência. O dia começou com o engenheiro agrônomo, doutor Mikael Neumann, professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava (PR). Em sua palestra “Melhorador de desempenho com ação emulsificante: validações, oportunidades e resultados”, Dr. Mikael apresentou os resultados de dietas experimentais de ruminantes em confinamento com a utilização do POWERBOV. Segundo o pesquisador, além de melhor conversão do ganho de peso em carcaça, os resultados de espessura de gordura, marmoreio e área de olho lombo comprovaram que os benefícios da utilização de dietas lipídicas com emulsificantes foram superiores a dietas com fontes energéticas amiláceas.

Na sequência, o médico-veterinário, professor de nutrição animal na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), doutor André Ostrensky, ministrou a palestra “Mais energia, mais eficiência: entendendo o uso de emulsificantes em vacas de leite”. Antes de falar sobre os experimentos, Dr. André falou sobre as peculiaridades do trato digestivo e absorção dos ruminantes. Em seguida, mostrou alguns estudos com a tecnologia do POWERBOV, que permite melhor aproveitamento dos lipídeos pelos ruminantes que possuem limitação em absorver de forma eficiente a gordura. Com isso, o produto age como como melhorador de desempenho, devido ao aumento da digestibilidade da fibra, E principalmente da fração lipídica.

Na área de suínos, o médico-veterinário, professor Robson Antunes, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) trouxe o tema “Melhoramento genético de suínos e respostas correlacionadas desfavoráveis”. Dr. Robson destacou os avanços mais recentes do melhoramento genético em suínos e os desafios que acompanham esse processo. Segundo o professor, o setor mantém um ritmo de 2% a 3% de ganho genético ao ano, especialmente em eficiência alimentar, qualidade de carcaça e prolificidade. No entanto, esses progressos vêm acompanhados de respostas correlacionadas desfavoráveis, que exigem atenção tanto dos programas de seleção quanto das granjas comerciais, como o aumento de fibras musculares do tipo IIb, associado à carcaça mais magra, que pode comprometer a qualidade da carne.

Seguindo a programação do segundo dia, e dando espaço para a área de avicultura, foi a vez do zootecnista, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor Alex Maiorka, “Qualidade de ingredientes e saúde intestinal”. Entre os principais desafios alimentares discutidos, destacam-se fitato, micotoxinas, inibidores de tripsina, proteínas não digestíveis e polissacarídeos não amiláceos. Em sua apresentação, Dr. Alex ressaltou que todos os ingredientes possuem fatores antinutricionais, e que compreender sua variabilidade e impacto na mucosa intestinal é essencial para formular rações mais eficientes e seguras.

A piscicultura também ganhou espaço na programação da Convenção Nacional da Sanex. E para falar sobre o tema, o convidado foi o engenheiro de pesca professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Robie Bombardelli, que trabalha no Laboratório de Tecnologia da Reprodução de Animais Aquáticos. Em sua palestra “Saúde e bem-estar em peixes: Perspectivas para uma cadeia produtiva em expansão”, falou sobre as oportunidades de explorar a área que ainda carece de profissionais especializados, apontou os novos conceitos de nutrição de peixes e o foco do mercado atual.

E para fechar a programação de palestras, o consultor Alessandro Lunardon da BR Gestão Agro, abordou o tema “Estratégias de comunicação e vendas de valor”. Durante a apresentação, o palestrante fez diversas atividades dinâmicas com os participantes. O profissional fez um diagnóstico sobre os principais entraves da força de vendas no agronegócio, destacando a “cultura do preço”, a dificuldade de acesso ao produtor e a falta de preparo em abordagens comerciais. Segundo Lunardon, a saturação de visitas desorganizadas e focadas apenas em produto e cotação aciona mecanismos de defesa nos produtores, que passam a rejeitar contatos e postergar decisões. Lunardon propôs a adoção da “venda reversa”, metodologia que substitui o discurso de produto por uma abordagem consultiva centrada no manejo, no diagnóstico de problemas e na construção de valor.

O encerramento do evento foi em tom de comemoração, com direito a um happy hour para todos os participantes.

Fonte: Ass. de Imprensa
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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara

Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

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Investimentos totais de R$ 210 milhões foram assim alocados: os investimentos em máquinas e equipamentos da planta industrial totalizaram R$ 52 milhões - Foto: Divulgação/Aurora Coop

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação

O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.

Aurora Coop em crescimento

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.

O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais 

de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.

Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.

O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.

Fonte: Assessoria Aurora Coop
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos

Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

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Fotos: Comunicação da Credicoamo

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.

Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.

Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.

O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.

Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.

Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.

Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.

Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.

Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.

No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M

Fonte: Assessoria de Comunicação da Credicoamo
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