Empresas
4º Workshop de Processamento e Abate da Cobb-Vantress apresenta atualizações da lei do autocontrole e estratégias para melhor rendimento
Encontro reuniu mais de 80 profissionais do setor avícola e contou com a presença de autoridades do Ministério da Agricultura e DIPOA

A sede da Cobb-Vantress, mais antiga casa genética em operação no mundo, em Guapiaçu (SP) recebeu a quarta edição do tradicional Workshop de Processamento e Abate, entre os dias 7 e 9 de julho. O evento reuniu mais de 80 profissionais de 35 empresas que atuam na linha de frente da indústria avícola brasileira, para atualizações técnicas.
O evento é realizado anualmente e considerado tradicional no setor, por dividir as mais recentes práticas e inovações voltadas à eficiência no processamento e abate. “Pequenos ajustes nessa etapa da produção podem gerar grandes impactos financeiros. Nosso objetivo foi apresentar soluções que transformam perdas em rentabilidade, com base em dados, técnicas avançadas e experiências de campo”, explicou Eder Barbon, especialista em Abate da Cobb-Vantress LatCan.
Com presença de representantes do Ministério da Agricultura e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), o evento abordou temas fundamentais para o setor, como Autocontrole na Indústria de Aves, Monitoramento Microbiológico e Gerenciamento de Perdas e Condenas.
Um dos destaques foi a participação especial de Jesus Arango, geneticista da matriz norte-americana da Cobb, que compartilhou os avanços genéticos da linhagem Cobb e seu impacto direto nos resultados da indústria.
O conteúdo técnico foi distribuído ao longo dos dois dias. Os participantes acompanharam apresentações sobre os desafios da indústria avícola para atender o mercado mundial de food service, a evolução dos sistemas de desossa, melhores práticas de escalda e depena, rendimento de carcaça ideal, manejo focado na redução de perdas e condenas, estratégias da Cobb para aprimorar o rendimento industrial, entre outros temas. A gestão de pessoas na indústria avícola, da contratação ao desenvolvimento e retenção, também foi apresentada no evento, como estratégia fundamental para garantir qualidade, produtividade e retenção de talentos no setor.
“Mais do que compartilhar conhecimento, queremos fortalecer a parceria entre a casa genética e a indústria. Essa conexão é fundamental para impulsionar a competitividade da avicultura brasileira em um cenário global cada vez mais exigente”, concluiu Barbon.

Empresas
Show Rural 2026 discute como atravessar períodos de crise na cadeia leiteira
Necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate.

A necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate realizado durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, em Cascavel (PR).
Para a zootecnista Josiane Mangoni, coordenadora de Pecuária da Coopavel, o atual momento do leite exige diálogo e troca de experiências. Segundo ela, apesar do cenário delicado, o produtor está habituado a lidar com desafios.
“O leite vai muito além de uma atividade econômica. Ele é paixão, é amor pelas nossas mimosas. Somos uma cadeia acostumada à resiliência, e esse tipo de conversa é fundamental para ajudar o produtor a se manter na atividade”, afirma.

Da esquerda para a direita: Cristian Iothi, Gilson Dias, Josiane Mangoni, Lúcio Drehmer e Marcos Pereira Neves
Josiane destaca ainda que o Show Rural tem como missão levar inovação, tecnologia e ferramentas práticas ao campo. “O evento existe para que o produtor consiga produzir mais e melhor. E, mesmo em períodos de crise, já enxergamos sinais de reação do mercado, o que nos permite acreditar em um novo momento para a cadeia leiteira”, completa.
O debate reuniu diferentes visões da atividade, trazendo para a conversa produtores e especialistas com realidades distintas. Participaram Marcos Pereira Neves, professor da Universidade Federal de Lavras e produtor de leite; Cristian Iothi, engenheiro agrônomo, produtor e cooperado da Coopavel; e Lúcio Drehmer, zootecnista, consultor técnico e produtor de leite em Santa Catarina.
O debate foi conduzido por Gilson Dias, gerente Técnico de bovinos de Leite da Agroceres Multimix. A conversa foi registrada em formato de podcast e integra uma edição especial do agCast. O episódio será disponibilizado em breve nas plataformas digitais da Agroceres Multimix, que esteve presente no Show Rural 2026 com um novo estande, ampliado e voltado ao atendimento de produtores, cooperados e parceiros.
Empresas
Ceva Saúde Animal anuncia Nivaldo Grando como novo Vice-Presidente de Operações Comerciais no Brasil
Executivo assume a liderança com foco em crescimento sustentável, fortalecimento comercial e integração das equipes no país.

A Ceva Saúde Animal anuncia a nomeação de Nivaldo Grando como Vice-Presidente Brasil. O executivo chega à companhia com ampla experiência no agronegócio e no setor de saúde animal, trazendo uma trajetória consolidada em liderança estratégica e gestão de negócios em mercados nacionais e internacionais.
Com formação em Engenharia Agronômica, Nivaldo construiu sua carreira em empresas de relevância global, com passagens em empresas como Monsanto Brasil e Boehringer Ingelheim, onde ocupou posições em áreas de vendas, Marketing e Gerência Geral no Brasil, em países da américa do sul e Europa.
Sua experiência internacional proporcionou uma visão global dos negócios, profundo conhecimento dos mercados regionais e sólida atuação junto a parceiros e stakeholders na América Latina e na Europa.
Na Ceva, Nivaldo terá a missão de fortalecer o desempenho do negócio, impulsionar talentos e o crescimento sustentável, além de consolidar a sinergia entre as equipes locais. Sua atuação será fundamental para assegurar a solidez da operação e o alcance dos objetivos estratégicos da companhia focado na proximidade com produtores e clientes em um momento relevante para o mercado brasileiro.
Empresas
Jyga Technologies anuncia a abertura de uma quarta filial, agora no Brasil

A Jyga Technologies amplia sua presença global com a abertura da Jyga Tech Brasil, nova subsidiária na região do Paraná. Impulsionada pela forte demanda de produtores brasileiros, a empresa decidiu estabelecer uma presença local que permitirá a nacionalização de seus produtos e fortalecerá sua posição em um dos principais mercados para a suinocultura mundial.
Nos últimos dez anos, os sistemas de alimentação eletrônicos de precisão GESTAL foram adotados por operações brasileiras focadas em desempenho e bem-estar animal. Ampliando a estratégia, iniciada em 2025, com a adição de um novo Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Brasil, Vinicius Espeschit de Morais, a Jyga consolida agora mais uma etapa nesta estratégia de expansão, reforçando o compromisso da empresa com as pessoas, com a proximidade do mercado e com as parcerias de longo prazo.
Maior acesso às soluções Gestal
A criação da Jyga Tech Brasil permitirá que produtores brasileiros adquiram produtos GESTAL fabricado no Brasil, aumentando sua acessibilidade financeira e possibilitando o acesso a linhas de financiamento locais. A nova entidade também oferecerá suporte técnico e pós-venda local, alinhado às realidades das granjas brasileiras. A operação deverá atingir plena capacidade antes do final do terceiro trimestre de 2026.
Investindo em pessoas, investindo no Brasil
A Jyga Technologies tem orgulho de investir em talentos locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e reforçando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.
“A abertura da Jyga Tech Brasil é mais do que uma expansão; ela reflete nosso compromisso de estar presente, ouvir de perto e construir parcerias duradouras com aqueles que confiam em nossas soluções”, afirmou Natalia Rimi Heisterkamp, Vice-Presidente Executiva da Jyga Technologies e brasileira nata.



