Notícias
4º Show Rural de Inverno também terá conteúdos à pecuária de corte
A palestra Lavoura de carne abordará um sistema de criação intensivo a pasto nos conceitos semelhantes aos da agricultura de precisão com foco na sustentabilidade, produtividade e lucratividade dos modelos agropecuários.

Durante a quarta edição do Show Rural Coopavel de Inverno, agendada para o período de 22 a 24 de agosto, em Cascavel, no Oeste do Paraná, criadores que forem ao parque da cooperativa, na BR-277 saída para Curitiba, além da cultura do trigo, também vão encontrar conteúdos específicos sobre pastagens de inverno e manejo. Eles também terão a oportunidade de participar da palestra Lavoura de carne, recria e terminação eficiente e lucrativa, apresentada pelo médico veterinário Eduardo Madruga, gerente técnico regional da DSM-Firmenich, um dos expoentes em pecuária de corte no Brasil.
Madruga tem sido demandado para palestras em várias regiões devido ao seu conhecimento apurado sobre um setor importante do agro nacional. A palestra acontecerá diariamente, às 15h, no auditório do Paraná Cooperativo. O médico veterinário Cezar Leopoldo Szekut, supervisor comercial de Pecuária da Coopavel, informa que a palestra com Eduardo Madruga será uma grande oportunidade aos pecuaristas da região e a todos que visitarem o Show Rural de Inverno. “Madruga é um grande conhecedor da área, desenvolve excelentes trabalhos na região Sul do País e tem informações importantes a repassar. Todos serão muito bem-vindos a participar da palestra”, afirma Cezar.
A palestra Lavoura de carne abordará um sistema de criação intensivo a pasto nos conceitos semelhantes aos da agricultura de precisão com foco na sustentabilidade, produtividade e lucratividade dos modelos agropecuários. Os processos produtivos baseados em pastagens bem-feitas, água de qualidade, suplementação, sanidade e gestão, englobam todo o projeto Lavoura de Carne que apresenta produtividades médias de 500 a 800 quilos/hectare a cada seis meses do ano.
Anualmente, as produtividades chegam a ser superiores a 1,5 mil quilos de carne por hectare. Isso tem sido praticado em sistemas pecuários intensivos e principalmente nos de ILP (Integração Lavoura Pecuária). Eduardo Madruga, além de como fazer, vai apresentar cases de sucesso com foco na IPL, na qual a lavoura de carne é mais uma atividade da rotação de culturas dentro da fazenda, diversificando e garantindo faturamentos complementares ou adicionais essenciais à saúde do sistema.
Fundada na Holanda há mais de cem anos, a DSM é uma das maiores do mundo em sua área de atuação. Atualmente, a empresa tem 23 mil colaboradores, que buscam melhorias contínuas em soluções aos setores de nutrição, saúde e biociência. A DSM tem mais de dois mil cientistas e o investimento anual em aprimoramentos chega a R$ 3,65 bilhões, tudo para trazer produtos de ponta ao segmento da nutrição animal.
Trigo
O trigo será a grande atração do evento da Coopavel, o maior palco nacional dedicado à triticultura e às culturas de inverno. Trinta e uma variedades do grão serão apresentadas nos três dias, pelo menos a metade com potencial de produtividade na casa de seis mil quilos, o dobro da média brasileira. O acesso ao parque, ao estacionamento e também o almoço dos participantes serão gratuitos.

Notícias
Crédito rural da agricultura empresarial soma R$ 477,2 bilhões na safra 2025/2026
CPR liderou as modalidades de financiamento, enquanto a Região Sul concentrou o maior volume de recursos contratados.
Notícias
Curitiba recebe 22ª Reunião da Relare sobre inoculantes microbianos para a agricultura
Evento promovido pela Embrapa vai reunir cerca de 300 especialistas e recebe resumos científicos até 10 de agosto.

A cidade de Curitiba (PR) vai sediar, nos dias 19 e 20 de agosto, a 22ª Reunião da Rede de Laboratórios para Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologias de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (Relare). O encontro será realizado no Centro de Eventos Sistema Fiep e deve reunir aproximadamente 300 participantes, entre pesquisadores, estudantes, representantes da indústria, consultores e órgãos de fiscalização.
Promovida pela Embrapa, em parceria com a CropLife Brasil e a Associação Nacional de Promoção e Inovação da Indústria de Biológicos (ANPiiBio), a reunião conta ainda com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Microrganismos Promotores de Crescimento de Plantas para Sustentabilidade Agrícola e Ambiental (INCT Microagro) e da Fundação Araucária.
A programação será dedicada às discussões técnicas sobre o uso de microrganismos benéficos na agricultura, com foco em protocolos para análise da qualidade de inoculantes, padronização de metodologias e validação de novos produtos biológicos. O objetivo é promover o intercâmbio de informações técnico-científicas relacionadas ao desenvolvimento e à adoção de tecnologias que contribuam para a sustentabilidade da produção agropecuária.
A comissão organizadora também está recebendo trabalhos científicos na modalidade de resumo. O prazo para submissão termina em 10 de agosto, por meio do sistema de inscrição do evento. Os trabalhos aprovados serão apresentados em sessão de pôsteres e publicados nos anais da 22º Relare.
Para submeter o resumo, o participante deve realizar previamente a inscrição no evento, clicando aqui.
Notícias
Expansão dos insumos orgânicos pauta simpósio inédito no Rio Grande do Sul
Evento vai reunir pesquisadores, autoridades e representantes da indústria para discutir mercado, regulação e o aproveitamento de resíduos na produção agrícola.

O crescimento do mercado de insumos agrícolas de base orgânica e os desafios para ampliar o uso desses produtos no campo estarão no centro dos debates do 1º Simpósio de Insumos Agrícolas com Base Orgânica, marcado para 06 de agosto, em Bento Gonçalves (RS). Promovido pela Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos do Rio Grande do Sul (Assiferto RS), o encontro reunirá pesquisadores, representantes do poder público e empresas para discutir aspectos técnicos, regulatórios e econômicos do setor.

Presidente da Assiferto RS, Valdecir Ferrari: “Havia um bom tempo que se discute na Associação a realização do simpósio” – Foto: Divulgação/Assiferto
Segundo a entidade, a expansão da demanda por alimentos produzidos com práticas sustentáveis, aliada ao avanço das exigências ambientais e das políticas de sustentabilidade no agronegócio, tem impulsionado o mercado de fertilizantes e condicionadores de solo produzidos a partir de resíduos orgânicos.
De acordo com o presidente da Assiferto RS, Valdecir Ferrari, o simpósio foi criado para ampliar o debate sobre o papel desses insumos na agricultura brasileira. “Havia um bom tempo que se discute na Associação a realização do simpósio. O objetivo é mostrarmos à sociedade, às entidades, ao setor público e ao setor agrícola que, no Rio Grande do Sul, existem empresas organizadas e com tecnologia capazes de converter subprodutos orgânicos em insumos agrícolas de qualidade, solucionando problemas ambientais e mitigando a dependência de nutrientes importados para uso na agricultura”, afirma.
Economia circular e aproveitamento de resíduos
As empresas associadas à Assiferto RS reciclam mais de um milhão de toneladas de subprodutos orgânicos por ano. Após o processamento, esses materiais retornam à cadeia produtiva na forma de fertilizantes sólidos e líquidos, condicionadores de solo e outros insumos utilizados na agricultura.
Segundo Ferrari, o reaproveitamento desses resíduos contribui para reduzir o desperdício de nutrientes e fortalecer modelos de economia circular. “A conexão do setor de insumos agrícolas com base orgânica com a sociedade se dá principalmente no entendimento de que o nosso planeta tem limites de recursos e que, para produzir alimentos, precisamos de nutrientes finitos. A recuperação destes nutrientes por meio do aproveitamento dos subprodutos é de fundamental importância para as futuras gerações”, diz.
Programação
A programação técnica prevê palestras e painéis sobre o mercado de insumos orgânicos, regulação ambiental, inovação tecnológica e perspectivas para o setor. O evento será realizado no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, das 08 horas às 17h30, com inscrições gratuitas.
O simpósio também vai reunir representantes de órgãos públicos, pesquisadores e profissionais ligados à produção de insumos agrícolas de base orgânica para discutir os desafios e oportunidades da atividade no Brasil.
Manhã
08h – Credenciamento/Recepção
08h30 – Abertura: Apresentação institucional, tecnologias aplicadas, números e perspectivas da Abertura oficial, com homenagem aos 100 anos de nascimento de José Antonio Lutzenberger
09h – Apresentação institucional, tecnologias aplicadas, números e perspectivas da Associação, Valdecir Ferrari – Presidente da Assiferto RS
09h30 – A importância dos insumos de matriz orgânica, para a sustentabilidade do agro moderno – com Clorialdo Roberto Levrero, presidente da Abisolo
10h15 – Políticas Públicas Ambientais e Legislação Estadual, com Marjorie Kauffmann – Secretária do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul/Fepam
11h – Mesa Redonda
12h – Almoço (por adesão)
Tarde
13h30 – Legislação sobre Insumos Agrícolas – MAPA RS, com Henrique Bley
14h15 – Eficiência no uso de Fertilizantes de Matriz Orgânica, com Fabiano Daniel de Bona – Pesquisador da Embrapa Trigo
15h – Aspectos de Fisiologia Vegetal no uso de Insumos com Base Orgânica – UFPR, com Átila Francisco Mógor
15h45 – Intervalo
16h – O Papel dos Insumos com base Orgânica no Desenvolvimento da Agricultura no RS, com Marcelo Biassusi da Emater
16h45 – Mesa Redonda
17h30 – Encerramento






