Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

4º Conbrasul está confirmado e contará com medidas de biossegurança

O objetivo é oferecer segurança aos congressistas, evitando a disseminação da gripe aviária.

Publicado em

em

Foto: Arquivo/OP Rural

Em coletiva virtual, realizada na tarde  desta quarta-feira (31), a Organização Avícola do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs) reiterou que a 4ª edição da Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos (Conbrasul Ovos) segue ativa e vai ser realizada entre os dias 18 e 20 de junho, no Wish Serrano Resort & Convention, em Gramado (RS), sendo que a mesma será executada com todas as medidas de biossegurança, visando a não disseminação da gripe aviária.

Segundo o presidente executivo da Asgav/Sipargs, José Eduardo dos Santos, todos os congressistas podem ficar tranquilizados de participar da programação, pois a mesma será realizada com muitas orientações técnicas e monitoramento de ações que visem possibilitar a  biossegurança de todos os participantes, bem como manter o setor comercial livre da doença. “Este não é momento de parar, muito pelo contrário, no Conbrasul vamos discutir e pensar em novas possibilidades para tratar da melhor forma possível a gripe aviária, para que a mesma não venha prejudicar o nosso setor”, afirma.

Registro da reunião on-line.

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, também enalteceu a importância do evento e destacou que o mesmo precisa ser visto como uma grande possibilidade de encontrar as soluções que o setor necessita. “Meu desejo é que essa doença não chegue  nas granjas comerciais, por outro lado, vemos que os países que já foram assolados por ela já aprenderam a continuar a produção e estão produzindo com segurança e qualidade. Aqui no Brasil temos que pensar da mesma forma. Estamos trabalhando de forma transparente e acredito que estamos preparados para superar qualquer desafio. Desta forma, penso que eventos como o Conbrasul precisam acontecer, pois são grandes oportunidades para discutirmos possíveis estratégias”, afirma.

José Eduardo Santos ressaltou que as inscrições para a 4ª Conbrasul Ovos encerram no dia 15/06 e que esta edição será marcada por um grande módulo técnico que irá trazer as maiores novidades do setor de postura,  enaltecendo esta grande oportunidade de investimento. “Não perca a oportunidade de participar do nosso evento, pois será de uma riqueza muito grande e teremos muita responsabilidade de fazer  uma biosseguridade eficiente para todos os participantes”, pontuou.

Ainda durante a coletiva, José Eduardo e Ricardo Santin, enalteceram o papel da União e da Imprensa que estão auxiliando com medidas eficientes para conter a propagação da doença, a União provendo comitês e ações que busquem o gerenciamento dos focos e a imprensa noticiando de forma íntegra e ética a respeito do assunto, fomentando para um entendimento correto da questão.

O Jornal O Presente Rural é mais uma vez parceiro de mídia da Conbrasul Ovos. Acompanhe nossos canais de comunicação para ficar por dentro de tudo que vai acontecer no evento.

Programação da 4ª Conbrasul Ovos

Domingo (18 de junho)

Módulo técnico especial – Conbrasul Tec Ovos
15h – Painel Nutrindo aves, alimentando o mundo!

Tema 1: Modulação de microbioma em galinhas poedeiras sob o uso de fibra, com Fernando Cisneros, da DSM.

15h30 – Tema 2: Atualizações sobre cálcio e fósforo para poedeiras comerciais, com Antonio Bertechini, da Universidade Federal de Lavras.

15h55 – Tema 3: Formulando rações de custo mínimo para prdoução de ovos em cenários futuros para preços de milho e soja, com o professor titular da UFRGS Sergio Vieira.

Coordenador/Mediador: César Gustavo Wilssmann

16h25 – Painel Saúde das aves, saúde das pessoas!

Tema 1: PAN-BR Agro, o Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da agropecuária, com Diego Menezes Brito, da Divisão de Saúde Única do Departamento de Saíde Animal do Mapa.

16h55: Tema 2: Proteção ponta a ponta contra enfermidades respiratórias, com André Luiz Della Volpe, da MSD Saúde Animal.

17h25 – Tema 3: Antimicrobianos nas rações: como fica a saúde das aves, com o diretor da Vaccinar, Sebastião Borges.

Coordenador/Mediador: Gustavo Perdoncini, da MSD Saúde Animal

19h30 – Cerimônia e Coquetel de abertura no Gatzz Dinner Show

Segunda-feira (19 de junho)

08h45: Painel Economia, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Tema 1: Os rumos da economia mundial com os desafios globias da atualidade, com a analista de mercasdo pecuário com ênfase nos mercados de suínos,a ves e ovos do Cepea, Juliana Ferraz.

09h25 – Tema 2: Atualizações sobre mercado de carbono e as alternativas do setor de produção de alimentos para neutralizar emissão de CO2, com o diretor vice-presidente da Farsul/RS,Domingos Antônio Velho Lopes.

09h55 – Tema 3: Bem-estar animal como estratégia de promoção de sustentabilidade, com Filipe Antonio Dalla Costa, da MSD Saúde Animal.

Coordenador/Mediador: José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Asgav/Sipargs

10h25 – Egg Break

10h45 – Painel Mercado de Rações (grãos)

Tema 1: Produção brasileira de grãos e o mercado para produção de proteína animal (carnes e ovos), com Silvia Bampi, da FCStone Brasil.

11h20 – Tema 2: Cereais de inverno na composição da ração animal, com o supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Passo Fundo/RS, Jorge Lemainski.

11h40 – Espaço para perguntas

11h45 – Almoço no Restaurante Garda

14h – Sessão de promoção, marketing e cases

14h15 – Tema 1: Os egg points no mercado fast food – Case Eggies, com Diego Vezaro, do Restaurante Eggies POA.

14h45 – Tema 2: 10 anos do Programa Ovos RS: valorização e apoio à indústria e produção de ovos, com o CEO da Asgav/Siparg, José Eduardo dos Santos.

Coordenador/Mediador: Daniel Bampi, coordenador da Comissão da Indústria e Produção de Ovos Asgav

15h15 Egg break

15h45 – Palestra Show case especial em comemoração aos 10 anos do Programa Ovos RS: Se o mundo mudou… bem na minha vez! O que faço agora?, com o professor doutor Dado Schneider.

16h45 – Instituto Ovos Brasil – 15 anos de atividades no Brasil, com o presidente do IOB, Edival Veras.

Coordenador/Mediador: Anderson Herbert, diretor da Naturovos

17h15 – Mensagem do patrocinador Ovo Diamante

17h30 – Encerramento

18h às 19h – Coquetel especial na área externa/piscina do Wish Serrano.

20h – Noite free em Gramado

Terça-feira (20 de junho)

08h45 – Sessão Mercados
Painel Evolução da Indústria e Produção de Ovos no Brasil e no mundo

Tema: Um panorama da produção e mercardos para indústria e produção de ovos brasileira e mundial.
Painelista visão empresarial: Ricardo Faria, diretor presidente do Grupo Faria
Painelista visão institucional e de mercados: Luís Rua, diretor de Marcados da ABPA

09h45 – Palestra sobre Fatores de Impacto nas tendências da avicultura de postura, com Marco Aurélio de Almeida, da Hendrix – Genetics/Mercoaves.

Coordenador/Mediador: Alan Marocs Durigon, da Mercoaves

10h15 – Egg break

10h35 – Painel Novos mercados e novos horizontes para a produção de ovos brasileira

Tema: análise, desafios e perspectivas para o mercado interno e externo de ovos

Painelista: Márcio Utsch, CEo do Grupo Mantiqueira

Painelista: Anderson Herbert, direotr da Naturovos

11h35 – Mercado de Ovos no Brasil e América latina – desafios e oportunidades pós Influenza aviária, com Stephanie Hajaj, gerente DSM Inteligência de Mercado Américas

Coordenador/Mediador: Edival Veral, presidente do Instituto Ovosw Brasil

12h05 – Almoço no Restaurante Garda

14h – Sessão especial – Tarde Egg magna”

Palestra “Avicultura brasileira no contexto mundial e os impactos mercadológicos das adversidades globais”, com o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

14h35 – Palestra “A organização das nações unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a estratégia de transformação dos sistemas alimentares”, com o adido agrícola do Mapa e representante permanente suplente do Brasil junto à FAO/Roma/Itália, Leonardo Werlang Isolan.

15h20 – Egg break

15h40 – Palestra “Influenza aviária nos Estados Unidos: impactos, medidas e estratégias de enfrentamento”, com Chad Gregory, presidente da United Egg Producers (EUA).

16h50 – Debate e perguntas

Coordenação/Mediação: Guilherme Moreira, diretor de Operações do Grupo Mantiqueira

17h – Encerramento e mensagem dos patrocinadores

19h30 – Jantar Uma noite na Espanha, no Hotel Ritta Höppner

Programação Social

Domingo (18 de junho)
Gatzz Dinner Show na cerimônia de abertura

Segunda-feira (19)
Coquetel Especial na área externa do Wish Serrano.

Terça-feira (20)
Jantar  temático “Uma noite na Espanha” no Hotel Ritta Höppner

Fonte: O Presente Rural

Notícias

Sindiavipar critica decisão do STF sobre desoneração da folha de pagamento

Sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

Publicado em

em

Foto: Jonas Oliveira

O Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) manifestou, nesta sexta-feira (26), sua preocupação diante da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país.

Anteriormente, esta medida havia sido aprovada pelo Congresso Nacional com ampla maioria de votos.

De acordo com o Sindiavipar, a decisão do STF responde a um pedido do governo federal e pode impactar negativamente o emprego, elevar os custos de produção, agravar a inflação e acentuar a insegurança jurídica no país.

Diante disso, o sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

Confira a nota na íntegra: 

É com extrema preocupação e profunda decepção que o Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) recebe a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país, que havia sido duplamente referendada pelo Congresso Nacional por esmagadora maioria de votos dentro do mais transparente processo democrático.

Além de ferir o princípio constitucional da equidade dos três poderes, a lamentável medida, que atende inoportuno pedido do governo federal, expõe mais uma intromissão indevida do STF em atribuições que são exclusivas do legislativo, com potencial para levar à demissão milhões de trabalhadores, restringir novas contratações, elevar os custos de produção com forte impacto inflacionário e aumentar a insegurança jurídica do Brasil, fator que já vem desestimulando novos investimentos na economia e travando o crescimento nacional.

O Sindiavipar espera que os senadores e deputados federais, representantes legítimos dos interesses e das aspirações da população brasileira, tomem as necessárias e urgentes providências para derrubar o ato infeliz do ministro do STF e restaurar a vontade soberana do Parlamento, evitando um grave retrocesso que trará desastrosos prejuízos econômicos e sociais para o país.

Sindiavipar

Curitiba, 26 de abril de 2024

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

Notícias

Com presença de autoridades, 89ª ExpoZebu será aberta oficialmente neste sábado

Expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/ABCZ

Será aberta oficialmente neste sábado (27), a 89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, fará a abertura da solenidade às 10 horas no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Confirmaram presença no evento o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.

A expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

A ExpoZebu deste ano ressalta a força da cadeia produtiva da carne e do leite destacando avanços da genética zebuína, a relevância dos subprodutos da pecuária, trazendo ampla gama de produtos e serviços especializados.

Além disso, evidencia para criadores, investidores, profissionais do setor, estudantes e toda a comunidade as mais recentes técnicas de produção, manejo de rebanhos, nutrição animal, inovação tecnológica e oportunidades de negócios, apresentando muito mais do que uma exposição de gado.

Esta edição conta com 2.520 animais que participarão dos julgamentos entre os dias 28 e abril a 4 de maio. A programação também inclui o 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu), o 44º Torneio Leiteiro, 38 leilões, 8 shoppings de animais, palestras educativas, workshops práticos, demonstrações ao vivo voltadas ao impulsionamento da eficiência e produtividade porteira adentro.

Além disso, atrações para todos os públicos como a tradicional Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, a 39º Mostra do Museu do Zebu e shows, o que contribui para a movimentação da economia com geração de 4.200 empregos diretos e indiretos.

O Parque Fernando Costa estará aberto para visitação durante os dias de feira das 7h30 às 22h. Especialmente neste sábado, os visitantes poderão degustar pipoca e algodão doce gratuitamente no período da manhã.

A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, Neogen, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa – Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.

Fonte: Assessoria ABCZ
Continue Lendo

Notícias

ABCZ lança campanha para valorização do produtor rural e da produção de carne e leite

Vídeos educativos serão exibidos em painéis no Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu.

Publicado em

em

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) inicia a 89ª ExpoZebu, maior feira de pecuária zebuína do mundo, uma campanha de valorização do produtor rural e da produção de carne e leite. Trata-se de vídeos educativos com informações importantes sobre o setor.

‘Conhecer para Admirar’ é uma série de 3 episódios com histórias de personagens que tiveram as vidas transformadas pelo agronegócio. A ABCZ também divulgará dois vídeos educativos evidenciando os benefícios da carne e do leite.  “Nós precisamos ampliar o diálogo com a população para combater informações equivocadas sobre a pecuária e agronegócio. Por isso, na campanha, mostraremos exemplo de trabalho e superação na produção rural, além dos benefícios da carne e do leite: empregos gerados, produtos e subprodutos, e principalmente as qualidades nutricionais indispensáveis para a nossa saúde. Tudo isso é fruto do melhoramento genético”, destaca o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

O trabalho desenvolvido pela ABCZ contribuiu para o desenvolvimento da genética no país. Entidade ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a ABCZ é responsável pelos registros de animais zebuínos no Brasil. Ao longo de seus 105 anos, a associação já registrou cerca de 23 milhões de animais. E esse progresso genético levou o Brasil ao topo do ranking de exportadores de carne bovina.

Os vídeos serão lançados nesta sexta-feira (26), durante reunião da Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB). Em seguida, serão publicados nas redes sociais da ABCZ e serão divulgados nos telões do Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu, por onde passam cerca de 400 mil pessoas.

Fonte: Assessoria ABCZ
Continue Lendo
CBNA – Cong. Tec.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.