Conectado com

Notícias

24° Seminário da ANCP apresentou inovações do melhoramento genético e evolução da pecuária de corte brasileira

Evento reuniu mais de 300 pessoas em Ribeirão Preto (SP)

Publicado em

em

Com grande sucesso, foi realizada no dia 11 de maio a 24a edição do Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, que comemorou os 30 anos do Programa Nelore Brasil, da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). O evento foi realizado no IAC Centro de Cana, em Ribeirão Preto, SP. Os principais destaques foram os lançamentos do aplicativo da ANCP para tablets e smartphones, do Índice Bioeconômico para as raças Guzerá, Brahman e Tabapuã e da edição de maio de 2018 do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, além de várias homenagens a pessoas que se destacaram na história da Entidade.

O encontro reuniu mais de 300 pessoas, entre pecuaristas, pesquisadores, professores, acadêmicos e executivos de diversas empresas do agronegócio de todo o Brasil. Também estiveram presentes delegações de países como Estados Unidos, Bolívia, Paraguai e Venezuela. Após a cerimônia de abertura, comandada pelo Prof. Raysildo Lôbo e por Carlos Viacava, respectivamente presidente e vice-presidente da ANCP, o professor associado do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fabyano Fonseca e Silva, abriu o Painel 1, denominado Inovações Tecnológicas, apresentando palestra com o tema “Aplicação da genômica na raça Nelore: mitos e verdades”.

Na sequência, Roberto Daniel Sainz, professor titular da Universidade da Califórnia (UCDavis-EUA), falou sobre “Frame: importância para a seleção de animais eficazes”. Segundo Sainz, a palestra apresenta o resultado de um estudo de 4.000 animais, coletado da base de dados da ANCP nos últimos 15 anos, que incorporava idade, peso, altura de garupa e acabamento. “A partir disso, foram desenvolvidas novas equações para frames específicas para o Nelore, onde constatamos uma herdabilidade de 44% e uma correlação genética com a precocidade sexual de -22%, ou seja, quanto maior o animal, mais tardio ele será”, explica.

A terceira palestra, com o tema “Precocidade sexual: do mito à realidade”, foi ministrada pela melhorista da Melhora + e consultora em melhoramento genético da Alta Genetics, Roberta Gestal de Siqueira. Ela detalhou os resultados do trabalho de precocidade sexual iniciado pela ANCP há 20 anos com o desafio de fêmeas de 10 a 14 meses, buscando um resultado diferenciado. “Hoje temos um resultado fantástico, já que em fazendas que trabalham com esse programa o índice é de 82% de fêmeas em prenhez aos 13 meses de idade”, destaca.

Encerrando o primeiro painel, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Eliane Vianna da Costa e Silva, ministrou a quarta palestra, com o tema “Precocidade sexual em machos: uma abordagem prática”, apresentando uma linha de pesquisa que agrega uma nova variável objetiva, que traz uma maior acurácia na seleção de touros no que tange à precocidade sexual. “Os dados que apresentamos são referentes ao uso de técnicas de coleta de sêmen de bezerros, associados a outras variáveis como ultrassonografia testicular e dosagens hormonais, mostrando que existe um aumento da eficiência de seleção quando se trata de agregar novas variáveis no quesito precocidade sexual de touros”, ressalta.

O painel 2, que abordou os lançamentos da ANCP, foi aberto com a palestra “ANCP além da fronteira”, ministrada por Hans Peter Elsner Schiffler, do Grupo Ganadero Estancias Espíritu, da Bolívia, que apresentou os avanços dos programas da Entidade na pecuária boliviana. Logo em seguida, Fernando Baldi, pesquisador associado da ANCP e professor da Unesp de Jaboticabal, falou sobre “Calibração e validação das DEPs genômicas (Clarifide 3.1) e os resultados preliminares da implementação do método de passo único BLUP genômico no programa Nelore Brasil”.

Daniel Lôbo, da equipe de desenvolvimento do CTAG (Centro Técnico de Avaliação Genética), apresentou a terceira palestra do segundo painel: “Aplicativo ANCP”. Para ele, o objetivo era trazer a avaliação genética, antes restrita apenas aos sumários e sites especializados, mais próxima do criador. “Por isso, desenvolvemos essa ferramenta para uso no seu dia a dia, podendo acessar e identificar os melhores animais de sua propriedade, facilitando a acessibilidade das avaliações genéticas”, enfatiza.

Na quarta palestra do Painel 2, Luis Gustavo Figueiredo, pesquisador da ANCP, falou sobre “Índice Bioeconômico das raças Guzerá, Bramam e Tabapuã”, que é a continuidade do trabalho desenvolvido em 2016. “O objetivo desses índices é sempre produzir o touro mais lucrativo para quem usa genética de alta qualidade para a produção de carne. O índice apresenta uma série de características, cada uma com a sua composição, para que esse ganho seja potencializado”, afirma.

A última palestra do evento foi apresentada pelo diretor técnico da ANCP, Argeu Silveira: um curso prático sobre a tecnologia MaxPag, o programa de otimização de acasalamentos da ANCP, que permite utilizar todas as ferramentas disponibilizadas pela Entidade. “Entre as 32 DEPs, pode-se buscar o touro ideal para cada vaca, com o máximo de ganho econômico e genético”, ressalta.

Além das nove palestras apresentadas, o 24º Seminário da ANCP ainda contou com duas pausas para discussão em plenário, reunindo os palestrantes de cada painel, que, com o auxílio de um moderador, respondiam às questões formuladas pelos participantes.

Homenagens

Uma parte da programação foi reservada para homenagear personalidades que contribuíram para o sucesso da Entidade nos últimos 30 anos. A primeira foi conferida a Plínio Queiroz, que recebeu das mãos da diretoria o prêmio “Mérito Amigo ANCP 2018”. Ele foi lembrado por seu empenho, dedicação e divulgação do conhecimento em sua atividade profissional.

O segundo homenageado foi o consultor Marco Aurélio Fernandes, que recebeu o prêmio “Consultor Destaque ANCP 2018”, pelo empenho e seriedade na implantação do melhoramento genético animal. O prêmio “Mérito Reconhecimento 2018” foi entregue a Alfredo Garcia Deragon, que foi enaltecido por sua presença, colaboração e parceria durante os 30 anos da ANCP, que contribuíram para o crescimento da pecuária brasileira.

Newton Camargo Araújo, atual tesoureiro da ANCP e integrante da diretoria da Entidade desde a sua fundação, também foi homenageado durante o Seminário. Companheiro de longa data, sua lealdade e comprometimento foram destacados na apresentação, sendo fundamentais para o fortalecimento da Instituição. Araújo deixará a diretoria em agosto.

Para fechar com chave de ouro, foi feita uma emocionante homenagem surpresa ao Prof. Raysildo Lôbo. A diretoria da ANCP, a esposa, Rita Lôbo, o filho, Daniel Lôbo, e os três netos homenagearam o presidente da Entidade, destacando suas conquistas e o reconhecimento de seu trabalho à frente da ANCP. Para o Prof. Raysildo, o 24º Seminário da ANCP transcendeu todas as expectativas, especialmente pelo número de participantes. Ele também destaca as excelentes palestras, técnicas e de inovações, a boa participação do público e as homenagens extraordinárias. “Vivemos momentos de muita felicidade e grandes emoções. O balanço foi altamente gratificante: um reconhecimento público do que a ANCP fez nestes últimos anos. Foi excelente. Parabéns a todos”, conclui.

Fonte: Assessoria

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 1 =

Notícias Semana Nacional da Carne Suína

A maior vitrine de carne suína no mercado nacional está de volta e lança sua campanha de 2020 no dia 1º de outubro, às 10h

O Lançamento da Semana Nacional da Carne Suína acontece no Youtube e é aberto para todos os públicos

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Presente em oito das maiores redes de varejo do país, a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) se reinventa em 2020, trazendo pela primeira vez uma campanha em formato totalmente digital. Em oito anos de história a SNCS já se consagrou como um case de sucesso do agronegócio, utilizando uma metodologia educativa, a iniciativa leva capacitação e informação de qualidade aos times de loja dos supermercados, conseguindo assim conversar com os consumidores através do varejo, aumentando o consumo e inserindo essa proteína na cultura dos brasileiros. Neste ano, seu lançamento acontece no Youtube, no dia 1º de outubro, às 10h, no link sncs2020.link/lançamento

Em 2020, ao lado do Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Grupo Big, Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados e Oba Hortifruti, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) conseguirá abranger todas as regiões brasileiras com 957 lojas presentes em 22 estados, durante o período de 1 a 15 de outubro. Com o tema “Inove descubra e reinvente a carne suína no seu dia a dia” a proposta da campanha é atender aos anseios dos consumidores, que mudaram seus hábitos alimentares e de consumo durante o período de pandemia.  O evento de lançamento 100% on-line contará com a presença de representantes das redes de varejo, autoridades e das entidades apoiadoras como a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sebrae Nacional e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A programação também apresentará em primeira mão uma visão das campanhas de marketing das redes de varejo participantes da iniciativa, além de um resumo da série de treinamentos e a estratégia voltada para este ano, que trouxe um novo viés dentro do contexto da pandemia e a intensificação da comunicação nas redes sociais e e-commerce.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes ressalta que em 10 anos de trabalho, a ABCS conseguiu aumentar o consumo de carne suína per capita em 4 kg, passando de 12 para 16 kg por pessoa ao ano. “Isso representa 400 mil novas matrizes no campo e todos ganham com isso.” Por entender a relevância da campanha para toda a cadeia produtiva a SNCS conta com o apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Sebrae e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Além de promover o consumo de carne suína, a ABCS busca também fazer parte do norte da mudança, estando atenta aos novos padrões e exigências mercadológicas, aprimorando assim todo o setor.

Semana Nacional da Carne Suína 2020 – Inove, reinvente e redescubra a proteína no seu dia a dia

O consumidor está se alimentando mais em casa e investindo mais dinheiro no varejo alimentício através do e-commerce. Ele está também mais preocupado com questões relacionadas a saúde e segurança alimentar. Por isso, durante o mês de setembro mais de 1.200 colaboradores de açougue receberam treinamentos digitais, focados em saudabilidade, desmistificação de crenças populares sobre a carne suína, versatilidade e claro, sabor. Através da oficina “Paixão por carne suína” comandada pelo chef Jimmy Ogro, as redes aprenderam tudo sobre cortes, temperos e preparo, e estão afiadas para mais uma Semana Nacional.

 

Fonte: ABCS
Continue Lendo

Notícias Previsão do tempo

Inmet prevê semana de temperaturas altas em todo o país

Os termômetros deverão marcar máximas acima de 30°C

Publicado em

em

Divulgação/MAPA

As temperaturas vão continuar altas no país desta segunda-feira (28) até o dia 5 de outubro. De acordo com informativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas devem superar os 30°C em praticamente todo o Brasil, podendo chegar aos 40°C na região central. As mínimas vão variar entre 14°C e 26°C.

Nesta semana, estão previstas chuvas nas regiões Norte e Sul. “Na Região Sul, os acumulados de chuva deverão ficar concentrados principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com totais variando entre 20 e 100 mm. Há possibilidade de chuva localizada no Paraná, porém com volumes inferiores”, diz o informativo.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de ausência de chuva ou chuva fraca e isolada.

As chuvas devem ser isoladas e com baixo volume na Região Nordeste. Na Região Norte, deve chover mais no noroeste do Amazonas e em Roraima.

Fonte: MAPA
Continue Lendo

Notícias Suinocultura

‘PorkExpo e X Congresso Internacional de Suinocultura’ volta em outubro de 2022

Decisão tem objetivo de preservar a segurança do público devido à pandemia de coronavírus

Publicado em

em

Arquivo/OP Rural

A 10ª edição da ‘PorkExpo e Congresso Internacional de Suinocultura’ não vai mais ser realizada em fevereiro de 2021. A Comissão Organizadora do evento anunciou nesta segunda-feira (28) a decisão tomada, que tem como único objetivo preservar a segurança do público, das equipes, dos palestrantes, das empresas participantes e seus profissionais devido à continuidade da pandemia da Covid-19.

O mais tradicional encontro da suinocultura mundial vai retornar nos dias 26 e 27 de outubro de 2022, em uma edição especial, que vai reunir entidades representativas, investidores, parceiros, jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes de mais de vinte países, além de integrantes de toda a cadeia produtiva de carne suína do Brasil.

A ‘PorkExpo e Congresso Internacional de Suinocultura’ reúne, há 18 anos, 15 mil participantes por edição, em três dias de atrações. Em 2022, o evento volta concentrando as atividades em dois dias intensos, privilegiando um programa cientifico de qualidade, rodadas de negócios,  feira de novas tecnologias e as marcas principais que sempre marcaram a PorkExpo: alegria, convívio, festa, espontaneidade, amizade e congraçamento.

“A PorkExpo é mais do que um congresso de suinocultura. É o maior encontro sobre carne suína do Continente. É energia, curtição, informação atualizada, oportunidade única de comercialização e interação entre Indústria, Produtores, Associações, Universidades e Centros de Pesquisas. Não realizar o evento em 2020 ou 2021 não foi uma decisão fácil. Mas nosso propósito é maior. Preservar a saúde de todos. Nós, os parceiros e investidores entendemos que era a única alternativa possível nesse momento. Erguer um evento desta magnitude exige providências e decisões tomadas com muita antecedência. Já se passaram seis meses desde o início da pandemia no nosso país, mas as aglomerações ainda preocupam bastante as famílias, autoridades, empresas e os especialistas em infectologia do país inteiro. Seguiremos com energia, animação e carinho na montagem da 10ª edição da Pork. E tenham certeza que para 2022 faremos o melhor de nós”, comenta Flávia Roppa, presidente da PorkExpo 2022 & X Congresso Internacional de Suinocultura.

Todas as informações e datas, entrega de trabalhos científicos, venda de ingressos e estandes, promoções, números e perspectivas de mercado, estarão sendo periodicamente comunicados por meio das redes sociais, do site oficial do evento e dos e-mails.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
Nucleovet-SC PIG

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.