Modernização - 27.11.2017

Modernização em incubadoras e nascedouros são essenciais para bons resultados

Tecnologias existentes no mercado auxiliam a minimizar prejuízos e maximizar resultados

- Arquivo/OP Rural

Investir em tecnologia é essencial para o avicultor que busca por resultados, otimização da mão de obra e melhorias na propriedade. Saber quais são estas novas tecnologias no mercado é importante para aquele produtor que buscar saber o que melhor se encaixa na situação de sua propriedade. O gerente comercial da Coopermaq, Everson Salvaro, que fala durante o Curso Facta Internacional sobre Incubação de Ovos, apresenta algumas das novidades que estão no mercado quando o assunto são incubadoras e nascedouros.

São diversas as tecnologias que existem nos dois equipamentos. Para incubadoras, existem aquelas com capacidade para até 129 mil ovos e nascedouros de até 43 mil ovos. Tecnologias como estas no mercado auxiliam a melhorar o resultado na incubação, sendo uma excelente ajuda para o avicultor.

Entre as novidades disponíveis quando o assunto são incubadoras há ferramentas responsáveis por controlar a temperatura do embrião, ajustando automaticamente a temperatura ambiente da incubadora. “Isso proporciona um ambiente ideal para o desenvolvimento embrionário”, conta Salvaro. Outra tecnologia citada por ele é a ferramenta que tem a finalidade de controlar a renovação de ar no interior da incubadora através da abertura proporcional do sistema de ventilação. Há ainda aquelas que têm a função de reduzir o consumo de energia, alterando a velocidade dos pulsadores em um determinado período durante o processo de incubação.

Outro ponto importante que a indústria deve se preocupar é com o peso durante o processo de incubação. Salvaro conta que são diversas as novidades existentes em balanças que proporcionam o correto controle. “Elas são responsáveis pelo monitoramento online da perda de peso durante todo o processo de incubação. Existem algumas que enviam as informações para um banco de dados que permite a avaliação dos níveis de umidade utilizados”, exemplifica.

E quando o assunto são os nascedouros, o profissional conta que também há tecnologias existentes no mercado que auxiliam o avicultor. De acordo com ele, existem aquelas que são responsáveis pela verificação do início da bicagem externa, atuando no controle de gás carbônico com o objetivo de reduzir a janela de nascimento, melhorando a uniformidade dos pintinhos.

Trasporte

Outro assunto que merece atenção do avicultor é o transporte dos pintinhos. Para isso, também há equipamentos adequados e disponíveis para proporcionar os melhores resultados. “O processo de transporte de pintos exige grandes cuidados para que a eficiência da produção possa ser mantida”, esclarece Salvaro.

Ele conta que existem carrocerias projetadas para proporcionar o microambiente ideal durante a viagem, controlando variáveis como temperatura, umidade e ventilação de forma automática. “Para que todas as ferramentas possam integrar o processo eficientemente, é necessário que as incubadoras possuam sistemas - aquecimento, refrigeração e ventilação - projetados para atender de modo eficiente as linhas atuais”, orienta.

O profissional afirma que empresas no mercado oferecem equipamentos de ponta, mas estão sempre em busca constante do aperfeiçoamento de novas tecnologias que venham automatizar e agregar positivamente ao setor da incubação, minimizando processos e maximizando resultados.

Mais informações você encontra na edição de Aves de agosto/setembro de 2017 ou online.

Fonte: O Presente Rural

NOXON

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.

PORK EXPO 2018Nutriquest TechnofeedFarmácia na FazendaACSURSNOXON